A Idade dos Milagres Karen Thompson Walker

Resenhas - A Idade dos Milagres

Júlia.books 17/03/2024

...
Vamos lá.... é um livro que conta a história de uma garota que está crescendo na puberdade e descobrindo coisas normais, porém o mundo começa a aumentar as horas do dia e tudo vira uma bagunça, e uma angústia para saber como/ oque você precisa fazer para sobreviver.
É um livro legal, porém achei ele bem paradinho, mas a sua história em si é um assunto legal de comentar e viver.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/02/2024

As mudanças na Terra afetam não apenas a natureza, mas o dia a dia e até o psicológico das pessoas, inclusive de Julia. Amizades se desfazem, crises familiares surgem, tudo parece de cabeça para baixo. A garota aprende sobre a volatilidade de tudo na vida em uma metáfora hiperbólica da nossa realidade – no seu mundo, não se pode contar sequer com a duração dos dias.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788565530088

KessyCosta 23/02/2024

Desaceleração
O tema me causou pavor e ao mesmo tempo curiosidade em relação aos efeitos dessa desaceleração no mundo.
A vida adolescente meio solitária foi um pouco monótono, mas foi interessante ver essa catástrofe contada pela visão dela.

Beatriz Kath 14/01/2024

A Idade dos Milagres
"Era visível que o professor tentava não nos assustar, mas nós, crianças, não sentíamos o medo que deveríamos estar sentindo. Éramos novos demais para ter medo, estávamos imersos demais em nossos próprios mundos em miniatura, convencidos demais de nossa própria permanência."

Quando comecei esse livro, eu tinha algumas expectativas e suposições, mas em nenhum momento eu previ o quão assustada ficaria com o que iria encontrar.

Vejo esse livro como um tipo de exercício filosófico que tenta imaginar como seria a nossa realidade se algo mudasse. Por exemplo, "e se a lua desaparecesse...?", "e se todos os adultos sumissem...?", "e se as leis parassem de valer durante um dia inteiro...?"

Então, a partir da questão: "e se a Terra começasse a girar mais devagar…?" e do ponto de vista de uma menina de 11 anos, esse livro tenta imaginar quais seriam as possíveis consequências e implicações dessa mudança nos mais variados aspectos da vida humana - e da vida em geral no planeta Terra.

Porém, a parte assustadora é que eu não achei essa "realidade alternativa" tão diferente da nossa. Principalmente considerando as questões de mudanças climáticas que já vem acontecendo.

Acho fascinante - e também completamente aterrorizante - pensar em como todas as formas de vida que existem no nosso planeta se afetam mutuamente, de forma que uma única mudança - por mais insignificante que possa parecer a princípio - como o aumento das temperaturas em 1ºC ou 2ºC, ou a redução da quantidade de indivíduos de uma espécie de mosquitos, já consegue impactar todo o resto do sistema de maneiras que podem chegar a ser catastróficas e irreversíveis.

Enfim, achei uma leitura interessante, com algumas boas reflexões.

"Muita coisa que parece inofensiva à luz do dia se torna imponente no escuro. E a gente acaba se perguntando: o que mais não seria apenas um truque de luz?"

Júlia Aun 03/10/2023

A Idade dos Milagres
Livro gostosíssimo de ler? fico me perguntando como agiríamos em uma situação dessas? só sei que eu fiquei esperando pelo momento feliz do livro e ele nunca veio ? caramba meu coração ta machucadinho agora

k4mix 03/08/2023

ATÉ QUE VALEU
Gostei do livro. But, achei um pouco cansativo citar o tempo todo como era os dias. Não achei que foi um romance, a traição me surpreendeu, mas também deixou muito vago o final, tipo ??? O que aconteceu com a professora? A história com a Hanna ??

teteu's bookshelf 21/01/2023

Não pensei que choraria com esse livro
Juro que eu estava pronto para detonar esse livro aqui na resenha mas, eu não consigo. Ele prometeu muito, mas mesmo não entregando tudo, a construção do mundo me ganhou, eu consegui sentir medo, aflição, dor e tristeza! Aqui o romance me conquistou, acho que pelo fato da amizade e cumplicidade ser o fator principal. Do capítulo 30 até o último, 34, senti um faca entrando bem devagarinho no meu coração. Foi no capítulo 33 que meus olhos encheram de lágrimas e eu não queria aceitar o que estava acontecendo e só quando chego na última página, do último capítulo, no último parágrafo e por fim a última frase, eu desabo! Queria ter alguém pra chorar aqui comigo, ainda não consigo parar de pensar nessa bendita frase e o que ela simboliza! ????????
teteu's bookshelf 21/01/2023minha estante
Faz uma hora que terminei o livro e ainda não parei de chorar VTNC ?

Laena 08/01/2023

tinha muito potencial
Mas um enredo absolutamente arrastado. A lógica da desaceleração como ficção é muito legal, mas difícil aderir ao restante do enredo que envolve a estória. Terminei pela força de saber como iria finalizar.

Amanda3321 18/05/2022

"Estivemos aqui..."
Digo com toda a certeza que esse livro é um dos melhores que já li. Terminei percebendo o quão tocada fiquei com a história e a vida da protagonista, que, de certa forma, foi bem triste. Recomendo demais!

Gustavo 28/09/2021

Um livro bem pesado, triste e muito importante!
Sabe, o livro já começa com a descoberta de que tudo vai mudar, com a incerteza quanto ao futuro e a continuidade da vida humana.

Eu simplesmente amei essa leitura, principalmente por não estar esperando muita coisa. Tive tempo de me apegar a personagem principal e acompanhar os dilemas dela em um mundo se desfalecendo.

Essa história me deu vários tapas e me permitiu distintos momentos de reflexão. No mundo distópico do livro, a desaceleração foi imprevista, resultado do acaso. No entanto, perceber que estamos seguindo rumos não tão distantes (e pelo puro egoísmo e ganância de uma sociedade que visa o lucro em detrimento da natureza, dos animais e, até mesmo, de outros humanos) é algo bem pesado e que me afetou muito.

Mas ele é um livro muito importante justamente por isso, me fez ver o valor de diversas coisas que (Graças a Deus) ainda podemos apreciar e desfrutar, ao presenciar a protagonista dizer adeus a cada uma delas. Coisas que, habituados com elas, não damos o valor que realmente merecem. E é importante ver o quanto PRECISAMOS preservar o NOSSO planeta - tão rico e diverso.

Por fim, é um livro bem pesado. Mas não do tipo que vc sente na hora, mas do tipo que, quando acaba, todo o peso dele cai sobre vc de uma só vez. Isso porque a destruição do planeta é lenta, mas constante. É aos poucos que vc vai sentindo as mudanças, e é as poucos que o livro te faz refletir cada vez mais e sentir o peso da narrativa, acompanhando o rumo da história e justificando alguns pontos que o livro foi mais lento.

A frase final simplesmente acabou comigo.

Me surpreendeu demais, simplesmente amei!

Pam 14/12/2020

Atualizando minhas resenhas, ainda que tardiamente.
A Idade dos Milagres é uma distopia... A narrativa da protagonista é simples, mas muito expressiva. Eu não era apenas alguém de fora lendo acontecimentos de um mundo futuro e distopico... Me senti vivenciando aquela realidade descrita, ao lado de Julia. É muito envolvente, e nem consigo expressar como o final dessa história me deixou, mas se você ainda não leu esse livro, sugiro que inclua na sua lista de leitura. Vale a pena.

Aline 21/06/2020

Bom livro
Não dou todas as estrelas, mas julgo merecer mais de 3,5. É uma escrita um pouco lenta em alguns momentos, com acontecimentos previsíveis.
Julia, com 23 anos, conta a sua história e de sua família anos antes, quando tinha 11 e o mundo passou a sofrer uma desaceleração do tempo. Os dias passaram a ter 25, 30, até 50 horas. Longas horas de claridade e escuridão, os efeitos disso na fauna, flora, na gravidade e no campo magnético, além da imprevisibilidade do que aconteceria mais pra frente. Mostra desigualdades sociais que esses tempos ressaltaram, escassez de recursos e surgimento de síndromes que afetaram as pessoas.
Devido a idade da personagem também tem relatos de seu período na escola, suas amizades e claro, o amor. É um livro bom, apesar de algumas características que na minha opinião podiam ter sido melhores desenvolvidas, como os fatos narrados, as surpresas e a escrita dos diálogos.

Carol 14/03/2020

É uma distopia bem triste e singela.

Carolina165 30/11/2017

A história se passa no momento em que a rotação da Terra começa a desacelerar, tornando os dias e noites mais longos; e afetando não só o campo magnético da Terra, como também as marés, o clima, e o sistema biológico dos seres vivos.
De início o dia passa a ter alguns minutos a mais, depois horas, até que chega um momento em que um dia passa a ter a duração de semanas.Com isso, o planeta perde a proteção contra a radiação solar fazendo com que as pessoas tenham que se refugiar da luz do sol, animais e plantas começam a morrer, e há a escassez de alimentos e energia elétrica, visto que as plantações começam a perecer devido aos grandes períodos sem luz e a necessidade de usar estufas e luz artificial para cultivar as plantações. Enfim, tudo vai caminhando para o caos total, porém ainda assim prosseguimos a leitura com a esperança de alguma melhora.
A narrativa é feita em primeira pessoa pela protagonista Julia, que conta como tudo aconteceu. Ela tinha apenas 12 anos, e além de lidar com os problemas da desaceleração também tinha que lidar com os problemas típicos da sua idade: a escola, os amigos, as decepções, etc. Ao final do livro ela já tem 23 anos e ficamos imaginando como foi viver mais de 10 anos naquele caos que a desaceleração causou.

"Era esse o momento que vivíamos: talentos começavam a emergir, pontos fracos se revelavam, descobríamos que tipo de pessoas seríamos. Alguns seriam bonitos, outros engraçados, outros ainda tímidos. [...] Os gordinhos provavelmente seriam sempre gordinhos. Os amados seriam amados por toda a vida, eu achava. E temia que o mesmo acontecesse com os solitários. Talvez a solidão estivesse impressa nos meus genes e, depois de adormecida durante anos, entrasse agora em plena floração.
[...] Em dias escuros como aquele, as janelas da biblioteca pareciam iluminadas como um aquário, seus habitantes em exposição para que todas as demais crianças os vissem: ali estavam os peixes mais exóticos, os solitários, os mal-amados, os esquisitos". Pág. 155, 156.

Em alguns momentos achei a leitura cansativa, porém ao terminar, percebi que fui tocada pela história bem mais do que imaginava. Não pude evitar de sentir um aperto no peito por tudo que a protagonista passou. Afinal é uma história triste, e apesar de eu sentir a necessidade de alguns esclarecimentos sobre certos pontos, achei o livro muito bom, reflexivo e original.
Vale dizer que a editora caprichou na capa, que além de bonita ainda brilha no escuro.
Bryan.Caratti 19/09/2020minha estante
Adoro suas resenhas

Carolina165 20/09/2020minha estante
Fico muito feliz de saber isso Bryan!! ?????

Bryan.Caratti 20/09/2020minha estante
??????