Suicidas Raphael Montes

Resenhas - Suicidas

Julia Souza 19/05/2024

A escrita do Raphael é bem cativante, detalhada, e o livro é impossível de parar de ler. Porém, eu achei muito pesado, os detalhes sobre a roleta russa chegam a doer na hora que se lê, é bem aterrorizante, talvez porquê não tenho costume de ler livros de terror, mas foi uma experiência diferente, mas não me interessei em ler mais nenhum livro dele :/.

NanS2 19/05/2024

Suicidas
Eu n sei nem por onde começar, mas meu deus q livro perfeito. A escrita é bem dividida e é rápido de ler. O plot é simplesmente PERFEITO, n sei como é possível amar e odiar tanto um autor como eu faço com o Raphael Montes.
Muitos traumas foram adquiridos nessa leitura, teve partes q quis vomitar mas tudo valeu a pena pelo final extremamente bem construído.

carolina 19/05/2024

U.A.U
Começando esse livro, já imaginei que iria gostar até pq tinha acabado de terminar Jantar Secreto e eu amei muito.

Tenho muitas coisas a falar, mas vamos começar a pontuar o quão agonizante é ler certas partes desse livro, eu cogitei diversas vezes em parar a leitura para preservar minha saúde mental, mas minha curiosidade foi maior e consegui terminar o livro, vou aqui dizer que achei apenas duas cenas em específico horrorosas de tão nojentas e agonizantes, que se você leu o livro tenho certeza que sabe de quais cenas estou me referindo. de resto, é bem tranquilo o livro.

Criei INÚMERAS teorias e cheguei a culpar TODOS em diversos momentos e mesmo assim consegui ser enganada com esse plot no final, foi genial como Raphael montes montou essa história e abordou ela. Eu gosto muito da escrita do autor e de como ele consegue me prender em cada linha.

Gostei muito do livro, e odiei cada personagem (menos o Dan), Passei muita raiva principalmente com o Zak que decide simplesmente influenciar todos a participar da roleta russa só porque pra ELE não valeria a pena mais viver, claro, cada um fez uma escolha, eles poderiam justamente negar, mas NENHUM deles ali era mentalmente estável, era óbvio que iriam acabar cedendo a proposta tentadora, mas eu odiei tanto o Zak por ter metido o Dan naquilo, só porque ele tinha síndrome de Down e que ele "viveria debaixo da asa da mãe" o Zak achou que poderia simplesmente decidir o destino de Dan (e aproveitando pra falar o quão idiota são as palavras que Zak ou até o Alê referem o Dan, como se ele não fosse uma pessoa normal por ter Down).

Enfim, no final quando o Plot é revelado, senti que alguns pontos não faziam tanto sentido (porém vou reler algumas partes que tive esse sentimento para ver se eu que não prestei devida atenção)

Ao todo gostei muito do livro, com certeza eu favoritei ele KKAKAKAK porque me trouxe um mix de sensações e eu sempre comento nas minhas resenhas que eu gosto bastante disso em um livro. Raphael montes não decepciona e com certeza vou ler os restantes dos livros dele!

kootallicas 18/05/2024

Sem palavras
Que livro incrível de verdade, é agonizante, emocionante, te prende do começo ao fim. As cenas são viciantes, parece que você não consegue parar de ler uma palavra se que ou irá perder toda a grandiosidade delas. Meu primeiro livro do Raphael e com certeza não consigo me arrepender, o cara é um gênio. As cenas muito bem detalhadas, sem ser cansativa, o personagem principal consegue ao mesmo tempo te fazer entrar na cabeça dele enquanto vem aquele odiozinho e os outros personagens, diferentemente de livros onde o personagem principal é o único que narra a história, não se tornam menos aprofundados. Com toda certeza, ainda vou ficar um bom tempo preso nesse livro.

lehdotartaro 18/05/2024

De tirar o fôlego!
Este livro me envolveu desde a primeira página. A escrita é dinâmica e, para mim, extremamente fotográfica, quase como se eu estivesse assistindo a um filme. Fazia tempo que eu não lia um suspense tão bom; o enredo é muito bem construído e a cada página minha curiosidade só aumentava.
Embora eu não tenha sentido muita empatia pelos personagens, eles são intrigantes e acrescentam profundidade à história. Estou empolgada para ler outras obras do autor e, com certeza, vou recomendar este livro aos meus amigos.
Paloma Silva 18/05/2024minha estante
eu também adorei a leitura, muitooo bom

Nathani G. 18/05/2024minha estante
Um dos melhores do Rapha

RoSousaAlenc 18/05/2024minha estante
Recomendo Jantar Secreto dele

Josiane211 18/05/2024minha estante
Eu acabei me apaixonando na escrita dele, comecei com esse livro também, agora estou no Jantar Secreto e estou gostando também.

Maria_eddu 18/05/2024

Livro 11 de 2024
O que dizer sobre? Raphael Montes né! Você fica chocado o livro todo, o final é super chocante e tem inúmeras partes que você fica com nojo da humanidade! Mas é muito bem escrito e te prende do começo ao final

JoAo.PiAeiro 18/05/2024

Que final foda ?
O engraçado, parece que nos livros de Raphael, os vilões sempre se dão bem. Acho isso fantástico ???
A reviravolta no final, eu não esperava por aquilo, de qualquer pessoa eu esperaria aquilo mas não dele. Fui pego de surpresa.

Livro bem pesado, vários gatilhos: Suicídio, assassinatos, violência, necrofilia.

Até agora não acredito naquele desfecho.

Irei ler outros livros dele até agora foram 2:

? Jantar secreto
? Suicidas

Léo 18/05/2024

É possível ser surpreendente o previsível?
O livro de estreia de Raphael Montes é grotesco. Você enxerga um Stephen King ali em alguns momentos, em outros um Poe e até mesmo um Hitchcock. É um macabro insano, com situações que às vezes me causavam enjôo.

Mas a escrita do livro já me trazia o final dele, desde o momento em que o jogo foi explicado. O que me deixou desanimado, confesso. Com o plot final descoberto, foram os pequenos plots que me despertaram a fome pelo término daquelas páginas e a ligação entre tudo é o que traz o sabor de uma boa estreia.

É surpreendente e prende você. Não assusta, mas gera incômodo. Uma mente perturbadora, com falhas no processo da construção das revelações, mas muito gostoso de ler, para quem gosta de um bom suspense.

skuser02844 18/05/2024

Com certeza um dos melhores livros nacionais que eu já li. A escrita do Raphael Montes é viciante, é impossível soltar o livro até terminar. Também foi um dos livros mais bizarros que eu já li,provavelmente por que as cenas são muito explícitas, e o plot é genial. O único ponto negativo é que a história não conta as motivações dos personagens.

Anderson808 18/05/2024

Suicidas
O livro é sensacional! Te prende do início ao fim, vale muito a pena a leitura, começar a ler Raphael Montes por esse livro é uma ótima opção, com certeza irei ler outros do autor

Jor Trindade 18/05/2024

Eu amo Raphael Montes. Sou apaixonada por Bom dia, Verônica e O Vilarejo. Porém, sempre tive muita curiosidade pelo plot de "Suicidas", e também por ser o grande queridinho do autor. Porém, me decepcionei imensamente. Que livro de mau gosto. Repugnante. E não digo isso por conta de todo o enredo sanguinolento de vários jovens se matando em um porão. Sempre gostei de conteúdo gore, já estou bem habituada com todo tipo de atrocidade. Contudo, existem algumas cenas que dão asco em qualquer um e que, na minha opinião, não tem relevância alguma para a história, só estão ali para chocar, a exemplo da cena da Ritinha e da história sobre o estupro da empregada, onde o abusador não demonstra qualquer remorso e o protagonista é tão bunda mole que parece ser conivente. Todos os personagens são absolutamente odiáveis. Todos eles possuem falas, atitudes e pensamentos extremamente problemáticos, por vezes intolerantes. Não é a primeira vez que um livro do autor traz menções gordofóbicas, racistas e homofóbicas, percebi isso também em "Jantar Secreto", de modo que você se pergunta até que ponto isso é apenas um ponto de vista do personagem ou reflete um juízo do próprio autor. Achei a construção de personagem péssima. Como eu disse anteriormente, todos os personagens são controversos, a ponto de alguns serem até caricatos, como a Maria João, que é extremamente ambiciosa e aceita até a morte do irmão em prol da grana, e a Olivia, que só sabe tecer comentários ácidos até nos momentos mais inoportunos, totalmente insensível até à descrição da morte do próprio filho. Parece que a personalidade deles se resume apenas a isso.
Entendo a óbvia tensão que existe no enredo, mas os personagens brigam O TEMPO TODO, e isso da metade pra frente se torna bem repetitivo e maçante. As motivações dos personagem, para mim, foram bem pífias. Não se justificam.
Eu só prossegui com o livro até o final na expectativa do "grande plot twist" que todo mundo fala. Mais uma decepção. Pra mim tudo já estava óbvio há um bom tempo, não foi nenhuma surpresa para mim. E, novamente, a justificativa do personagem pra ter feito tudo aquilo é bem tosca. A única parte que eu achei interessante foi o fato de, ao final, o autor se colocar como próprio personagem da história. E, obviamente, a escrita fluída que é merca registrada do autor.
Definitivamente, uma leitura que não funcionou pra mim.
carolina 18/05/2024minha estante
compreendo os pontos que foi dado na sua resenha, mas os personagens são desse jeito justamente por serem jovens, ricos, que não se importam com nada e nem com ngm. e esse foi o primeiro livro escrito do Raphael, quando ele o escreveu, ele era jovem, e o próprio Raphael disse que se fosse hoje em dia ele teria muito mais cuidado com as palavras e daria mais atenção.

Paulaornellas 22/05/2024minha estante
Você descreveu exatamente tudo que pensei. Além de todas as pontas soltas, os diálogos pareciam de Malhação, principalmente as discussões das mães. Todo mundo fala muito bem desse autor, mas a minha primeira impressão através desse livro não foi boa.

Jor Trindade 31/05/2024minha estante
Exatamente, diálogos de Malhação é a descrição perfeita do que acontece aqui kkk
Se você ainda tiver interesse em dar uma chance para o autor, leia Bom Dia, Verônica, a escrita já é bem mais amadurecida e sem essas pontas soltas.

bxxbr 18/05/2024

Suicidas
Gente, mas o que foi esse livro?
Sinceramente, maravilhoso. Acredito que esse livro possa deixar qualquer um boquiaberto, até quem não gosta desse tipo de livro e acaba lendo por curiosidade. Apenas leiam.

louise flor 18/05/2024

Um livro que define bem o autor. História que intriga, faz você querer saber cada motivo e o que levou cada um a estar naquele dia da roleta-russa.

Todos os personagens envolvidos tem suas próprias questões, suas próprias problemáticas, e alguns até dão raiva kkkkkk. Mas tudo isso contribui para as reviravoltas da história.

O final é muito bom e de você ficar de boca aberta com a real justificativa pra cada coisa. (E como o autor é malucooo)

Alguns pontos se tornam cansativos na leitura, como alguns momentos com as mães, mas nada que prejudique a leitura.

Para quem gosta de suspense, recomendo muito! Mas para quem é mais sensível a isso, o livro pode ser bastante pesado.