Suicidas

Suicidas Raphael Montes

Resenhas - Suicidas

Fabio 27/05/2023

"Montes" de sentimentos!
Duro, cruel, nojento, mas, principalmente complexo!

Mais uma vez fui "sequestrado" pela escrita viciante e criativa de Raphael Montes e sua mente "sinistra"!
Durante a leitura, foi um misto de sentimentos, que iam da perplexidade ao asco; do.espanto as risadas; da raiva ao desespero... Enfim, mesmo quando eu não gostava do que lia, ficava fascinado pela capacidade criativa do autor.
Apesar de ter sido um final que eu considero previsível, não posso deixar de dizer que me surpreendeu, pela complexidade da trama, e do desfecho irretocável!

Recomendo demais!
Obrigado mesmo, Rogeria!?

Jóice D. 28/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha Fábio! ??

Daniel 28/05/2023minha estante
Gostei das ?escalas de sentimentos? na resenha. Parece ser uma leitura provocadora mesmo! Esse vai entrar para a minha lista dos QUERO LER.

Vanessa.Castilhos 28/05/2023minha estante
Ótima resenha, Fabio!! Como a Rogéria falou, não é um livro que eu leria, mas vc realmente aguçou a curiosidade! Parabéns!!

Carolina165 28/05/2023minha estante
Gostei da resenha Fábio! Excelente! ?????

Flávia Menezes 28/05/2023minha estante
Que resenha!! Você tem essa capacidade de escrever de um jeito que mesmo não sendo um gênero que eu tenha qualquer interesse em conhecer, eu já quero começar a ler?. e começar agora!!! De fato você já tinha aguçado muito a minha curiosidade quando me falou sobre essa escrita do Raphael, e eu estou aqui desesperada já pra ler algo dele.
Lindo, que resenha mais perfeita!!! E que capacidade é essa que você tem de falar de uma trama sem soltar um único spoiler, ou dar qualquer dica sobre o que acontece, e ainda assim, conseguir instigar o leitor apenas descrevendo a essência da trama e como o leitor será ?pego? por ela. Simplesmente perfeita!!!! Amei e agora você me fez colocar outro autor na minha lista de leituras desse ano!
Mas quando se trata de falar de livros, você é mesmo o melhor! E por isso que eu sou (ontem, hoje e para sempre!) a sua fã #1! ??

Obrigado Joice!?

Fabio 28/05/2023minha estante
Daniel, pode colocar na sua lista que não vai se arrepender, pensa, num livro estigante, viciante, mas com um certo grau de repulsa kkk... Complexo, né?
Só lendo mesmo!

Fabio 28/05/2023minha estante
Poxa, obrigado mesmo Vanessa ! ?
Fico lijonjeado!?

Obrigado Carol, eu disse que ia terminar ! Kkkkkk

Fabio 28/05/2023minha estante
Obrigado Flávia, meu anjo!
Obrigado pelo carinho, eu fico realmente lisonjeado, com tantas belíssimas palavras, e ainda mais por você ser esta resenhista incrível que, me inspira tanto!
Eu que sou seu fã!???

Carolina165 28/05/2023minha estante
Fábio, O livro da Holly, edição brasileira já está na Amazon? Pq vc disse que já separou na pré-venda mas não achei por lá, só vi a edição estrangeira

Flávia Menezes 28/05/2023minha estante
Sou nada! Você que é incrível! E agora você precisa me ajudar a escolher por qual dele eu vou começar a ler! ???

RayLima 28/05/2023minha estante
O trocadilho hahahahah Nunca li nada dele, mas sua resenha me deixou com muita vontade. Indica algum pra começar?

Fabio 28/05/2023minha estante
Oi Carol, eu comprei a versão em inglês, como eu sempre faço e depois quando a Suma disponibilizar, só fazer a seleção! Eu sempre faço assim, pra receber nos primeiros lotes! Rsrs

Fabio 28/05/2023minha estante
Flavia, querida, eu te disse outro dia, que o melhor livro para iniciar o Raphael, é "O Vilarejo", mas, "Uma Mulher no Escuro", é mais viciante!
Qualquer um dos dois estará começando bem!!!
E sobre as resenhas, vc está sendo muito humilde!!
??

Fabio 28/05/2023minha estante
Oi Ray, obrigado mesmo!!!?
Se quiser começar nos livros do Raphael, eu indico "O Vilarejo", é curto, viciante, e com um final canal!!!
Só, cuidado que tem umas partes de gelar a espinha! Kkkkk

Flávia Menezes 28/05/2023minha estante
Lindo? eu vou fazer isso então. E leio nessa ordem. Você que é o especialista? fala e eu obedeço! ??
Não estou sendo humilde não. Esse é o tipode resenha que eu amo. E a sua.. é perfeita! ????????

Carolina165 28/05/2023minha estante
Ah tá, entendi. Pensei que já tivesse saído na Amazon ?

Fabio 28/05/2023minha estante
Flávia, meu anjo!!! Obrigado ??????

Manú Tristíssimo 28/05/2023minha estante
Também escrevi na minha resenha sobre esse final fraco, achei previsível mas ainda tinha esperança de ser melhor

Fabio 28/05/2023minha estante
Manu, eu achei o final bem previsível, mas, gostei do jeito que ele (Raphael) encerrou a história, de forma epistolar!

Núbia Cortinhas 02/06/2023minha estante
Adorei a resenha e a criatividade do título! Parabéns! ???????

Fabio 02/06/2023minha estante
Obrigado, Núbia!

LourencoJess 09/04/2024minha estante
Se eu tivesse o poder de apagar da mente tudo o que li só para poder ler novamente, assim eu o faria! O Raphael Montes é um gênio ??

Fabio 09/04/2024minha estante
Concordo Jess!
Nosso brasileiro é um gênio do suspense!!!!???

Lucas Rocha 07/09/2012

Intenso
Ler um bom livro nacional é sempre um prazer. Não é papo tropicalista nem bravata de identidade brasileira impressa na literatura. Não. Muito longe disso, é apenas um prazer maior que faz brotar aquele pequeno sorriso e nos faz pensar sim, temos qualidade em meio a tantos livros medianos; sim, temos romancistas tão competentes quanto os gringos; e sim, fazemos literatura de entretenimento mostrando realmente quem somos como escritores e como pessoas. Talvez o maior mérito de Suicidas (Benvirá, 488 p.), do escritor e amigo Raphael Montes, seja exatamente esse: o de ser um ótimo livro de entretenimento, que não se prontifica a explorar os meandros da natureza humana nem de montar um jogo narrativo complexo que se sobrepõe à história. Aqui, o principal é o enredo, e toda essa exploração de personagens e narração é consequência de uma boa história que precisa ser contada.

Vamos à história. Um ano após o suicídio coletivo de nove adolescentes de classe média alta do Rio de Janeiro que aparentemente não possuíam nenhum problema maior do que pegar o metrô até a faculdade e se preocupar com o trabalho de Foucault pra entregar na próxima aula a polícia, na figura da delegada Diana Guimarães, reúne as mães desses jovens para discutir o caso à luz de uma nova prova: um diário, escrito em tempo real por um dos jovens, que narra os acontecimentos sucedidos durante a fatídica noite em que as mortes aconteceram. Através dessa reunião carregada de tensão e a leitura desse diário, verdades inconvenientes e segredos serão revelados.

É uma sinopse promissora, e o livro cumpre muito bem o que promete. Temos três narrativas paralelas: as anotações cotidianas do jovem Alessandro, que almeja ser escritor e mantém um diário com os principais acontecimentos à sua volta; o diário em tempo real do adolescente, encontrado pela polícia no porão onde os adolescentes se mataram; e a gravação da reunião das mães dos adolescentes. Essa escolha, que alterna diversos tempos narrativos e parte para uma escrita não linear, possibilita que o livro vá revelando segredos aos poucos, instigando o leitor a continuar lendo para que entenda o que diabos aconteceu naquele porão e porque esses adolescentes resolveram se matar.

Montes é habilidoso com as palavras: elas parecem dosadas para revelar apenas o que querer dizer ao mesmo tempo em que deixam algumas pistas que podem auxiliar o leitor a montar o quebra-cabeça que pouco a pouco vai se delineando para explicar o acontecido. Os personagens são muito bem montados: conseguimos identificá-los mentalmente apenas pelo nome, e suas atitudes são muito mais relevantes do que suas breves descrições físicas. O autor prefere um texto carregado em diálogos e dá pouco espaço para descrições, salvo nas partes mais gráficas do texto, que acontecem principalmente na narrativa do diário em tempo real. Isso faz com que as mais de 400 páginas do romance passem quase despercebidos por quem lê. O livro é um baita de um pageturner, sem dúvidas.

Uma coisa que achei bem interessante no livro foi o de se desprender de pudores ao mostrar a vida desses adolescentes. São, como grande parte dos adolescentes de classe alta carioca, arrogantes, preconceituosos, meio estúpidos e superficiais com os problemas que cercam o mundo. São cheios daquele discurso de Brasil, país das bananas e Subornar um policial fácil assim só no Brasil, sem tentar se aprofundar muito nas questões que levam as coisas a serem como são mesmo que quatro personagens estudem direito. Essa opção, no entanto, é bastante acertada: demonstra toda a empáfia dos personagens, que se acham superiores aos outros apenas por terem mais dinheiro e uma educação privilegiada. Os únicos que conseguem ter um equilíbrio maior nessas questões são Waléria (única não-rica do grupo) e o protagonista Alessandro, que tenta se desvencilhar da postura de riquinho nariz em pé em grande parte da narrativa.

Não há muito o que falar do enredo sem acabar caindo em algum spoiler, mas se há uma qualidade que esse livro possui é o de ter sempre alguma coisa nova a apresentar para o leitor. Até que toda a história comece a se montar, são necessárias menos de trinta páginas; para pegar o leitor preso num vórtice narrativo, trinta e cinco. Logo, o livro te pega pelo pé e te obriga a virar a próxima página para mais explicações. Os capítulos das anotações cotidianas de Alessandro são, talvez, a parte mais tranquila da narrativa, mas é essencial para dar todo o panorama externo ao sótão onde ocorre a brincadeira da roleta-russa e explicar a vida de cada um dos personagens que está lá dentro.

Outro fato importante é o de que o livro é narrado sob a ótica de um personagem. A escolha da narração em primeira pessoa cai como uma luva no texto: não raro nos pegamos odiando os personagens que Alessandro odeia e admirando os que ele admira. Ele é a câmera que guia nossos olhos ao longo da narrativa, e partilhar as memórias com ele nos faz compartilhar das emoções que ele sente. Se ele diz que Waléria é uma vaca arrogante, acreditamos nele; se diz que Otto é um mentiroso, também acreditamos e, quando alguma coisa abala Alessandro, nos abala também. Ver os personagens sob a ótica pessoal de um dos que participa da roleta-russa é essencial para que os mistérios desse livro sejam dissolvidos aos poucos para o leitor, que tem Alessandro como catalisador de sentimentos.

Falar do desfecho seria estragar o romance, portanto não o farei. Só tenho a dizer que a história possui um fim extremamente satisfatório a todo o mistério sustentado quase até os últimos capítulos, quando enfim revela, de uma forma muito bem pensada não espere o vilão relevando todo o seu plano maligno antes de perder a arma e morrer no final todas as explicações necessárias para fechar o caso. Há uma ou outra ponta solta, mas nada que prejudique o entendimento do romance e a sensação de que uma ótima história foi contada.

Raphael Montes estreia de forma extremamente competente nesse primeiro romance: visceral, intenso, gráfico e violento são alguns dos adjetivos que posso usar para qualificá-lo. É um livro que vai te obrigar a chegar ao fim e vai te dar um ótimo final para uma ótima história, que parece ter sido planejada nos mínimos detalhes para chegar até você, leitor. É sua obrigação não deixar de lê-lo.
Ana Cristina 10/11/2013minha estante
Excelente resenha! Se a sinopse me fisgou de primeira, sua resenha me fisgou de vez! Ansiosa para lê-lo, ainda mais sabendo que o autor é brasileiro! Penso exatamente como vc colocou no início do texto.

19/03/2014minha estante
Perfeito :D

AlexAff 01/02/2020minha estante
Seus comentários sobre esse livro me lembraram os meus quanto ao filme "Bacurau"

Marcia Jozzolino 13/04/2020minha estante
Excelente resenha!

ciliav 13/05/2020minha estante
Quis muito ler esse livro durante muito tempo, mas tava sempre muito caro! Quando encontrei em pdf foi uma felicidade só. Adorei o enredo, e o livro também, mas no final o Raphael Montes me deixou decepcionada, ao meu ver o livro é ótimo, mas o final deixou a desejar.

Mariana.Freitas 25/11/2020minha estante
Lendo e adorando!!!

Manu 23/12/2020minha estante
boa noite. nunca usei o app e to meio perdida em como faz para ler os livros, scrr

Katrine.Moreira 25/01/2021minha estante
Como faz pra ler

Larissa 28/01/2021minha estante
Amei a resenha. Esse livro foi um dos meus favoritos do ano passado

Bruna 02/04/2022minha estante
O livro te prende muito, mas o final deixou muito a desejar.

Priscila 29/04/2022minha estante
Gente não dá pra ler o livro por aqui, o app é só de resenha mesmo

Menino do vício 29/09/2022minha estante
Esse livro é mto louco, todos podem ser o acusado, todos tem aquela pulga atras da orelha e nós nunca conseguimos realmente saber... maravilhoso esse terror brasileiro

Caju.._ 16/10/2022minha estante
(Spoiler) o final desse livro é como se fosse a peça do quebra cabeça que falta para você monta-lo, simplismente perfeito.

Maria 03/01/2023minha estante
Graças ao Raphel Montes, descobri que sou amante de ficção criminal. Eu não sabia que amaria a sensação de encaixar as peças conforme os capítulos e mesmo assim ter um final inesperado, até ter o contato com tudo isso. Bom demais fechar o livro por causa da indignação, choque e aborrecimento.

Maria175 29/01/2023minha estante
Pqp que livro não tem como, e muito bom, não esperava pelo plot que teve, o desenvolvimento dos personagens são muito bem feitos!

Mariana 10/02/2023minha estante
Achei incrível! Fiquei com vontade de ler mais do autor, não estou acostumada com ficção criminal mas o livro me envolveu? o final é incrível! Fechou com chave de ouro.

skuser02844 29/03/2023minha estante
Lucas, vc escreve muito bem. Sua sinopse me convenceu a colocar esse livro na minha lista de leitura. Na próxima edição vc poderia escrever o prefácio. Parabéns.

Lulu :) 03/07/2023minha estante
Muito texto vai tomar no cu

Giu Felix 26/10/2023minha estante
Agora eu tenho que ler!!

valentinna :) 02/11/2023minha estante
Incrível, esse livro é PERFEITO em todos os sentidos, em como todos os integrantes da banda tinham seus próprios sonhos e desejos, e como mostram isso visivelmente bem

Francisca.kassia 11/11/2023minha estante
Não consigo abrir o livro pra ler

VitAria80 26/01/2024minha estante
Eu quero tanto ler esse livro, mas eu tenho tanto medo de ler esse livro...

Fernanda1169 11/02/2024minha estante
que resenha maravilhosa, suas palavras me deram muuita curiosidade de ler

Gabriela3611 05/04/2024minha estante
Simplesmente perfeitooooo

CatLopes 25/02/2017

O escritor Raphael Montes acaba de ganhar uma nova fã. Este foi o primeiro livro que li do autor e amei. Muito bem escrito, cheio de suspense e um final surpreendente. Não estava mesmo nada a espera daquele final!!!
Concerteza que lerei mais livros do autor.
Micky 07/03/2017minha estante
Ainda não li nada do autor T-T

CatLopes 07/03/2017minha estante
Nem sabes o que perdes, Mouse! Gostei muito do livro. O final foi muito surpreendente :)

Micky 07/03/2017minha estante
Obrigado Catinha, conte-me mais quero saber ;* só vou ler esse quando eu for para Portugal kkj

CatLopes 07/03/2017minha estante
Xiiiii tens assim tanta coisa para ler? kkkkk Acredita que este livro merece a tua atenção! Quer dizer eu pelo menos gostei

CatLopes 07/03/2017minha estante
Hum, o que posso dizer sem dar spoiler? Digamos que.... sabes quando achas e tens quase a certeza que o livro vá acabar de certa maneira e que só há uma pessoa que pode ser o culpado? Pois bem, o autor mostrou-me que não é bem assim. A única pessoa que eu achava normal é na verdade a mais psicopata... Amei kkk

Micky 07/03/2017minha estante
O pior que tenho kkk muitos encalhados, acho que vou roubar suas habilidades de leituras para eu terminar mais rápido, kkk alguns chegam a ultrapassar 10 anos de espera kkk e ele tem minha atenção desde 2013 se não me engano. Eu tenho ele marcado como "quero ler", e se a Flasha gostou eu também vou gostar kkkkkkkkkkkkkk

Micky 07/03/2017minha estante
Ahh foi enganada kkkkk só eu que não te engano, não é, princesa? Kkkkk

Gostei Catarina

Céus, Mic, 10 anos? :0 eu empresto-te as minha habilidades de flasha kkkk

CatLopes 08/03/2017minha estante
Tu não me enganas? Olha que não sei, não kkkkk

E sim, Sr Raphael Montes me enganou :p

Catarina? Quem é essa? rsrs

Micky 08/03/2017minha estante
+ de 10 na verdade, amore kkkkk talvez há até de 20 anos, é porque não recordo-me kkkkk já viu falar de "efeito bola de neve"? kkkk mais ou menos isso que aconteceu, não lia como leio de uns anos para cá. Minha mãe trazia muitos livros de onde ela trabalhava, então acumulou-se, e depois que eu ainda passei a adquirir alguns, resultado é que há muito o que ler, algum dia eu te mostro o monte kkkkkkkkk e sua generosidade comove-me ;P - Daisy não foi tão benevolente como você kkkkk Obrigado, estou precisando delas mesmo ;* Não te engano, ou engano? Quando/Como? kkkkk Catarina é Catinha, foi o corretor ¬¬'

20? Meu deus :o então praticamente quando nasceste já tinhas livros para ler rs
Um monte de livros *.* esse é o meu sonho.. Não é em nadar em dinheiro, mas sim nadar em livros.. Apesar de que para nadar em livros preciso de dinheiro kkk
Vou colocar na minha meta de leitura o livro Dias perfeitos ou algo assim, deste autor. Falam muito bem dele :) E também pq acho que não conseguiria ler Jantar secreto

Micky 09/03/2017minha estante
20 ou quase, sim. Kkkkkkkkkkkkkk compartilhamos do mesmo sonho então, e o mesmo problema ;) mas se quiser é só vir e eu terás alguns para nadar kkkkk

Micky 09/03/2017minha estante
Eu acho que ambos já estão como minhas metas, e acrescento o "O Vilageiro"

Micky 09/03/2017minha estante
Você consegue, sim, amor. Vcs consegue qualquer coisa kkk

CatLopes 09/03/2017minha estante
Eu levo os meus então.. Assim sempre são mais alguns para o monte em que vamos nadar kkk

CatLopes 09/03/2017minha estante
Já ouvi falar bem desse, O Vilarejo. E pela sinopse parece ser bom! Mas Jantar Secreto acho que não vai dar mesmo para ler rsrs
Ler um livro em que pessoas gostam de comer carne humana? Não não não, não conseguirei

Micky 10/03/2017minha estante
Traga os, baby quanto mais melhor ;) kkkk

Micky 10/03/2017minha estante
Parece sim. E carne humana mas não é secreto? O pessoal não sabe, não? Kkkkkk esse é o mais novo. Mas tu consegue, vamos ler junto então, deixa um saco ou balde ao lado para o vômito kkkkkk brincadeira, mas se quiser uma ajuda kkk mas só poderá ser feita daqui uns anos kkk

keyla 12/01/2022

coisa de louco
ok, sim, eu estou escrevendo isso na pura adrenalina. eu terminei o livro agora e, meu deus, que livro, caras. que livro.
Raphael Montes é um maluco sadico. que homem louco. como pode escrever baita genialidade? a maneira como os fatos são mostrados, as brutalidades escritas (necrofilia, tortura, suicidio entre outros) de maneira insolente.
não sei o que dizer??? apenas, leia.
aprecie tal obra de arte nacional.
Cah 12/01/2022minha estante
Só o Montes pra fazer a gnt querer ler um livro sobre suicídios e gostar! Amooo demais ??

Gabriel.Aaron 12/01/2022minha estante
Rafinha é brabo de mais

Raphaela ð @noseosdogs 12/01/2022minha estante
???? adorei essa resenha!!! O meu sentimento foi o mesmo. Adoro os livros do Montes! O cara é genial!

Lais 12/01/2022minha estante
Eu vivo para aclamar o Raphael

Dea 12/01/2022minha estante
Agora lembrei de que li O vilarejo. Vou add e pegar sua dica.

keyla 12/01/2022minha estante
Andréa, ainda não li O vilarejo, você gostou?

Dea 12/01/2022minha estante
Eu li em 2015. Tem a ver com os 7 pecados capitais. O final é impressionante.

Andressa.Corina 12/01/2022minha estante
Agora tô mais ansiosa pro meu chegar logo?

keyla 12/01/2022minha estante
espero que você goste!!! vou acompanhar as tuas atualizações, boa sorte

Medo ??????????????

Michela Wakami 13/01/2022minha estante
Tá arrasando nas leituras, só 5 estrelas.
??????

keyla 13/01/2022minha estante
Michela, estou lendo livros melhores ou estou sem senso crítico ultimamente? kkkkkkk prefiro marcar a primeira opção

keyla 13/01/2022minha estante
tu já leu Raphael Montes, aliás?

Michela Wakami 13/01/2022minha estante
Acredito na primeira opção.????
Já li, Vilarejo, e abandonei.
Não dou conta, sou medrosa.
Dos autores de terrores, eu pego sempre o menos terror para ler e as vezes não dou conta. ?
Você é corajosa!????

keyla 13/01/2022minha estante
eu não sabia que O vilarejo era terror ? mas suicidas é suspense, ficção do tipo perturbador que mostra o pior do ser humano com uma pitada de crítica por trás, sabe? em alguns momentos as atitudes dos personagens chega a incomodar de tão repugnante

Michela Wakami 13/01/2022minha estante
Depois de Vilarejo, achei que os livros dele fossem todos terrores.
Os suspenses perturbadores também me perturbam.
Tipo, O impulso, fiquei perturbada, mas amei.
Momento masoquista.
Legal quando tem uma crítica construtiva por trás.

Vilarejo é terrorzão.??????

keyla 13/01/2022minha estante
eu vou acabar comprando O impulso desse jeito kkkkkkkk

Michela Wakami 14/01/2022minha estante
A crítica construtiva falei relacionado ao Suicidas.
O impulso, nos faz um alerta, sobre um determinado assunto. ( não quero dar spoiler .????)
Compra, compra , compra?????

Ronaldo 10/07/2014minha estante
O maior erro para mim foi a motivação, que achei fraca, mas na vida real vemos gente cometendo crimes por muito menos, que nada chega a ser absurdo na ficção. Achei-o parecido com O Caso Dos Dez Negrinhos. Eu só queria que você me dissesse qual é o livro a que se referiu, pois gosto desse estilo.

Ju 12/07/2014minha estante
Nossa, eu tava achando que era a única pessoa que não tinha amado esse livro.
Assim como o Ronaldo disse, também achei a motivação fraca, tanto da armação do crime, quanto das pessoas que meio que do nada resolveram se suicidar. Ok, elas tinham alguns problemas, mas acho que não "justificariam" aceitarem o convite pra morrer de um dia pro outro, pelo menos alguns dos personagens.
Também não gostei da construção dos personagens, achei eles fracos e não consegui simpatizar com nenhum.

Gláucia 21/07/2014minha estante
Ah sim, nem tinha abordado a questão da motivação, pra mim totalmente sem nexo.

buca 20/05/2015minha estante
além da da motivação fraca dos suicidas, a participação da mãe do alê não me convence. ela matou os amigos só pro filho poder escrever um livro? muito tosco. isso sem contar todos os outros problemas já apontados por vocês.

Karine Casaes 11/06/2015minha estante
Adorei a resenha. Eu gostei da leitura pois não desvendei o assassino tão facilmente quanto você. Fiquei por capítulos imaginando que poderia ser todo mundo, e a cada virada de folha minha concepção de assassino mudava, por isso para mim valeu. Porém, o enredo é arrastado demais, o livro é muito extenso e acaba de fato cansando o leitor. A história tem muitos buracos (principalmente no desfecho), e o final não convence. As motivações não convencem, o mirabolante plano ter dado tão certo, também não. Eu também gostaria de saber qual livro você se refere e fez associação com Suicidas.

Patri 26/06/2015minha estante
Primeiro livro que leio que não simpatizei com nenhum personagem, todos arrogantes... A história é boa, mas me cansei do livro e já estava bem desconfiada do final...

sula 21/07/2015minha estante
Achei que havia sido eu a implicante, diante de tantos comentários positivos. Quando comprei o livro, foi pela sinopse e o título interessantes, mas antes do primeiro terço, já estava achando a história com muitos furos, fora os estereótipos já mencionados. Simplesmente abandonei sem me arrepender e não pretendo voltar a ler nem esse, nem outros livros do autor, pois não curti o estilo da escrita.

Hudson.Araujo 01/12/2015minha estante
Essa é a sessão coletiva para quem não gostou tanto assim do livro e achava que era a única pessoa? hahaha

O livro tem várias falhas, é pretensioso demais, mas acredito que são coisas que da pra relevar se você quer apenas se divertir. Ou esta atras de Uma leitura menos crítica e atenciosa.
Mas o que realmente me incomodou foi a questão da banalização do Suicídio, talvez seja sisma minha, mas isso me incomodou mais que qualquer outra falha do livro.

Pedro 28/04/2016minha estante
Achei a história criativa, mas o livro tem 486 páginas, quando, na minha opinião, se resolveria com 250. Principalmente por causa dos diálogos repetitivos demais. As mães conversando com a delegada são uma prova disso. Isso me cansou muito! Porém, é um defeito fácil de corrigir para os próximos livros.

Cyssa 24/05/2016minha estante
Cansativo, a unica personagem que me atraiu foi a olivia pois como ela, também fiquei com antipatia com o motivo tosco da reunião. A delegada com perguntas inciais sem nexo que no fim da trama continuaram sem sentido, e sem respostas (o que não fez diferença alguma), foi péssima a imbecilidade do personagem. Fiquei perguntando: "é serio que a duvida da policial é esta?". Comecei com mta vontade de ler, mas igual a você personagens estereotipados, cheio de falhas, motivos fúteis. Não recomendo.

Sandro 28/09/2016minha estante
Eu também estava achando que era o único que não tinha gostado haha.
Então, o autor estava mais preocupado em abordar temas ~polêmicos~ como (ooohhh!) homossexualidade, estupro, necrofilia... (aliás, até pedofilia ele forçou a barra pra encaixar na história) do que em construir bons personagens e uma boa trama.
Essa "transgressão" toda, no fim das contas, deu preguiça.

Rafael 13/09/2017minha estante
Amei sua sinceridade

Gláucia 13/09/2017minha estante
Oi Rafael, você leu esse livro?

Rafael 13/09/2017minha estante
Não. Tava meio curioso. Mas com o pé atrás. Li jantar secreto. Achei bom. Mas nada formidável. A sinopse deste me lembra O Caso dos dez negrinhos (Não sobrou nenhum) da Aghata Cristie. Não sei se vou ler.

AlexAff 02/02/2020minha estante
O livro também diz que Noel foi encontrado ainda "conectado" à Ritinha. Mas nos é revelado que abriu a barriga de todos com a chave de fenda e o martelo. Isso iria, com certeza, requerer que ambos se "desconectassem".

Rafael.Montoito 30/04/2020minha estante
concordo com vc.
também achei cheio de falhas que, para o plano dar certo, só se o universo inteiro se alinhasse...
além disso, achei a linguagem muito elementar e os diálogos bem superficiais.

Amanda 15/10/2021minha estante
Devo concordar! Eu admito que gostei do livro, mas saí pensando que poderia ter sido muito melhor. Então, o único furo sobre o qual faço um adendo para você é o do legista sobre a vítima grávida... O legista fez o laudo atestando que ela estava grávida, pelo jeito, pois a mãe já sabia e reclama com a delegada por ter anunciado na frente de todos. O resto dos furos... É verdade. Grandes furos, motivações fracas. Eu poderia ter gostado muito mais.

Gabi 01/07/2019

Difícil de digerir...
Então... É evidente que essa seria uma leitura pesada, afinal de contas, com o tema suicídio, não teria como ser nada leve.

Confesso que imaginei algo totalmente diferente, mais rápido no sentido das mortes, mais "frio", se é que consigo ser entendida assim. Mas, me deparei com um livro sádico e cruel até a última página.

Leitura rápida, escrita incrível, sem enrolação... o que faz dele um livro apenas para quem tem estômago forte, senão, meu amigo, passe pro próximo porquê nenhum detalhe é deixado de lado.

Jamais imaginei o desfecho, fiquei surpresa sim, porém, em muitas resenhas eu ouvi e li o seguinte: "A última frase desse livro é incrível", "Não leia a última linha antes da hora"... sinceramente, não vi nada de tão fodastico nessa "última linha" pra ser tão venerada assim.

No mais, por ser um romance de estréia, idealizado por um adolescente (Raphael tinha 17 anos quando o escreveu, não é?), é muito bom mesmo! Num futuro próximo pretendo ler outras obras dele. Qual me indicam?
Carlos 01/07/2019minha estante
Eu n consegui ler esse livro todo, mas por ser um livro pesado nesse sentido que você diz. Eu li e gostei bastante de Jantar Secreto. Só fiquei muuuito puto com o final, mas em suma é muito bom livro.

Monique.Araujo 01/07/2019minha estante
Uou amei sua resenha.... Realmente é um livro sádico e sangrento. O final foi incrível mas realmente não lembro da última linha kkkkk leia jantar secreto é de longe o melhor do Raphael e dias perfeitos pra mim tá no top 2.

Jefferson Vianna 01/07/2019minha estante
Fiquei curioso... =)

Gabi 01/07/2019minha estante
Carlos, só não abandonei pq minha curiosidade foi maior. Tem umas reviravoltas legais. Mas partes sangrentas eu só pensava "é um livro... é só um livro" e foi, terminei kkkk

Gabi 01/07/2019minha estante
Monique, obrigada. Vou ver se consigo o PDF desse Jantar Secreto... Mas por enquanto vou em leituras mais leves, pq né... kkkk

JuhVogel 01/07/2019minha estante
Eita, vou ler só por conta dessa resenha rs

Vinicius.Veloso 01/07/2019minha estante
Gostei muito de O Vilarejo. É um livro para ler numa sentada só.

Lu 01/07/2019minha estante
Cara, leia mais Raphael Montes. Mas se prepare, são todos nesse nível.

Eu li esse livro, há uns 2 anos, e curti muito, em seguida eu li Dias Perfeitos, e até hoje eu faço careta com certas cenas que eu não consegui esquecer.

Tenho medo da mente do Autor. Rsrs

Lu 01/07/2019minha estante
Eu confesso que depois de Dias Perfeitos, eu comprei os outros mais não consegui ler ainda. Pq fiquei muito incomodada com as cenas de violência.

Vinicius.Veloso 01/07/2019minha estante
Já sei o final de Suicidas. Acabaram me contando spoiler. Vc acha que a leitura vale à pena mesmo assim?

Monique.Araujo 01/07/2019minha estante
Lu eu TB penso nisso. Se ele escreve esses livros o q será q não passa na cabeça dele q ele não escreve kkkk. Mas eu conheci ele pensa num cara gente boa. O livro uma mulher no escuro é bem simples não tem cenas sangrentas e o final sem reviravolta.

Monique.Araujo 01/07/2019minha estante
Gabi se quiser os PDF de livros eu participo de um grupo q libera todos q vc quiser tem lá.

Gabi 01/07/2019minha estante
Lu, meu Deus... acho q tudo tem limite, né. Eu amo thriller, mas sei lá, de ruim já basta a nossa realidade. Prefiro os psicológicos e de vez em quando encaro um assim mais pesado.

Gabi 01/07/2019minha estante
Vinicius, sinceramente, se eu recebo um spoiler perco toda a vontade de ler. Mas conheço quem não se importa e diz q mesmo assim a leitura vale a pena. Se tu tiver curiosidade, leia. Esse é um livro que te prende de verdade até o fim. Sacanagem de quem te contou kkkkk

Gabi 01/07/2019minha estante
Monique, qual grupo??? Quero!!!

Lu 01/07/2019minha estante
Vinicius, eu acho que mesmo com spoiler vale a pena. Pq a forma como a história é construída, pra mim foi uma grata surpresa dentro da literatura brasileira. Gabi, a história não é ruim, de maldade. Tem cenas violentas "sanguinolentas", mas tem todo um viés psicológico por trás. Ele não da um motivo por trás, não é maldade por maldade, nem violência por violência não. Pra isso tem quem goste de Jogos Mortais. Os livros do Rafael são ótimos, pq ele pesquisa as formas psicológicas. No caso do Dias Perfeitos, o Téo se descobre um stalker, e fica obcecado. E o Raphael soube trabalhar. O que me deixou chocada é justamente me dar conta de que tem gente muito pior que o Téo vivendo entre a gente. Se vc se interessar, leia. Acredito que a história pode ter cenas que vai te incomodar, mas num todo é boa.

Fabiana 01/07/2019minha estante
Comecei com Jantar Secreto. Depois li Suicidas. Tudo nos últimos 10 dias de junho. Hoje comprei Dias Perfeitos, que foi escrito depois de Suicidas (mas ambos não têm relação).

Evelyn179 24/01/2024

Repugnante
Não sei como esclarecer minha opinião sobre esse livro. Não vou dizer que é ruim, pq não é. Por isso vou separa-lo em pontos positivos e negativos.

Positivos: Tem uma escrita fácil e fluida que deixa o leitor curioso. Ótimo plot, apesar de ter suspeitado por um determinado tempo... Ótima trama.

Negativos: Praticamente tudo. Personagens repugnantes, todos eles, não consigo afetuar a nenhum apenas sentir nojo. Descrição completamente preconceituosa, chamando os personagens de 🤬 #$%!& , gorda, horrenda. É apenas ridículo ver a narração e odiar ate mesmo o protagonista. E que nojo oq todos os personagens são capazes, cenas de estupro, necrofilia, abuso contra deficientes etc... descrita sem nenhum anseio e nenhum personagem fez a porcaria de nada para evitar ou mostrar repulso... Tive que pular um capítulo por simplesmente repulsa.
E o motivo do culpado final foi tão sem sentindo um motivo tosco e irrelevante.

Apesar de tudo isso, pode ter sido um jeito do autor mostrar a vida real. Talvez quem a gente pensa conhecer não conhecemos tanto assim e todos são capazes de diversas todas. Entretando a ideia do autor foi otima mas algumas coisas descritas foram pesadas demais.
Valéria @meucapitulofavorito 24/01/2024minha estante
Não é ruim, mas me deixou revoltada.

@meucapitulofavorito
Siiiiim, vc resumiu minha opinião, q odioo

Camila1856 24/01/2024minha estante
To lendo ?Uma mulher no escuro? dele e a energia que o livro passa é tão pesada que to até com medo de começar esse

Bellesbooks 24/01/2024minha estante
Já li dois livros dele esse e o jantar secreto, aparentemente a maioria dos livros dele são assim.

-JV- 24/01/2024minha estante
Amei o livro mas realmente é muito pesado

Evelyn179 24/01/2024minha estante
@Camila1856 "Os suicidas foi o primeiro livro que eu li dele. Por isso não sei opiniar que esse vc esta lendo é pior. Mas bom, esse é meio pesado por conta dos personagens totalmente repugnantes, mas o livro em si não é ruim

Evelyn179 24/01/2024minha estante
@Bellesbooks ai mds, acho q vou começar procurar um clichê p ler agr

Evelyn179 24/01/2024minha estante
@JV eu n odiei ele, só que acho q é o primeiro livro pesado pesado q leio. Acho q estou traumatizada haha

Camila1856 24/01/2024minha estante
Já li Jantar Secreto e agora estou lendo Uma mulher no escuro, pelo que percebi esse realmente é o estilo de escrita dele. É uma forma bem literal de fazer criticas a sociedade. Eu amo a escrita dele, mas realmente chega a ser pesada se a pessoa é mais sensível. Acho que Suicidas é mais pesado, pelo que ouvi falar.

-JV- 24/01/2024minha estante
@Evelyn179 Já leu Verity??

Yasmin.Natany 24/01/2024minha estante
Eu adoro os livros dele, mas concordo que tem cenas extremamente pesadas, mas gosto muito o jeito que me deixa intrigada e revoltada

Evelyn179 24/01/2024minha estante
@Jv acredita que já! Apesar que Verity me assustou mto acho q esse me deixou com mais nojo

Evelyn179 24/01/2024minha estante
@Camila1856 Pois é,acho q n estou acostumada, sou fã de romances cliches haha. Mas leia ss e me fala oq achou

Evelyn179 24/01/2024minha estante
@Yasmin.Natany vdd, ele conseguiu prender mto minha atenção, tanto q li em um dia. Mas acho q sai traumatizada haha

-JV- 24/01/2024minha estante
@Evelyn179 Concordo com você!! Só que no eu já esperava o plot twist de "Suicidas" e já o de "Verity" me deixou horrorizado e principalmente com o capítulo extra

Juninho 06/07/2019

Que final é esse minha gente !!!
Livrão de explodir a cabeça ! No começo é arrastado mas no final é de roubar o ar do jeito que eu gosto!
Alcione13 06/07/2019minha estante
Quero!!!=") rsrs

Juninho 07/07/2019minha estante
Incrível como ele escreveu com 19 anos , sensacional

Mari 07/07/2019minha estante
Quero muitoooooo! Amo Raphael Montes!

Alcione13 07/07/2019minha estante
Quando se tem talento,vai longe. Pretendo ler outros dele

Mari 07/07/2019minha estante
Ele é ótimo! Gosto muito..

Juninho 07/07/2019minha estante
Nesse livro tem referência com outro livro dele jantar secreto =_=

Alcione13 07/07/2019minha estante
Não li por conta da lista gigante rsrs mas O vilarejo eu curti bastante. Que aliás foi um incrível presente...=")

Rsrs

Mari 07/07/2019minha estante
Em Jantar secreto, tem uma parte que faz referência do livro Dias Perfeitos, também do Raphael, e eu adoro isso..

Alcione13 08/07/2019minha estante
Vou colocar ele na lista rsrs

Juninho 08/07/2019minha estante
Alcione leia , é um baita livro, o final vai explodir sua cabeça , o cara escreveu com 19 anos escrito com uma grande maestria

Juninho 08/07/2019minha estante
Quero ler dias perfeitos rsrs o Rafael que fazer a mesma coisa que Stephen kig faz nas obras dele

Juninho 08/07/2019minha estante
E a leitura dele não é massante

Alcione13 08/07/2019minha estante
Juninho,anotei. Obrigada. Tá na lista rsrs
Quanto a King, essa junção me fez passar raiva com A torre Negra...

Giovanna1239 15/10/2023

Juro pra vocês eu esperava de tudo nesse livro, mas não esse final pqp que plot foi esse ????? Como assim, nunca me passou pela cabeça que poderia ter sido ele. Acho incrível como o Raphael montes entra na nossa cabeça e faz com que criemos teorias e depois mostra como estavamos totalmente errados, pqp que livro foda.
CARA SIM

Aurora 16/10/2023minha estante
Eu fico de cara quando alguém fala que dava pra prever eu fico tipo ?oi ?!

Aurora 16/10/2023minha estante
Sem contar que fico encantada como ele faz personagens insurportáveis e fácil de odiar

Giovanna1239 16/10/2023minha estante
Siiim mn, eu já li três livros dele e nos três não tem como vc prever quem é, pq tipo ele faz vc achar que é uma tal pessoa, e depois mostra que é quem vc menos imaginava

Giovanna1239 16/10/2023minha estante
Siiim, não precisa nem de muita coisa pra conseguir odiar, são uns babacas

Aurora 18/10/2023minha estante
Ss eu fui ler a mulher no escuro e tava jurando que sabia quem era ?

Aurora 18/10/2023minha estante
Sério parece que amo ser feita de trouxa

Com certeza
Acho que esse é o que tem os piores

Giovanna1239 20/10/2023minha estante
Eu leio esses gêneros já sabendo que eu vou ser feita de trouxa

Giovanna1239 20/10/2023minha estante
Ainda mais os do Raphael e a paciente silenciosa

Giovanna1239 20/10/2023minha estante
Esse até agr foi o que eu li que teve mais babacas

Aurora 20/10/2023minha estante
Realmente ler suspense é maravilhoso ,ser feita de trouxa nos livros é bom kkkkk só nos livros mesmo

Giovanna1239 22/10/2023minha estante
Siim, nos livros é até bom ser feita de trouxa

caspaeletrica 30/11/2022

8/10: Getúlios
Devo começar admitindo que este livro foi o primeiro suspense brasileiro que li, se eu não me engano. Claro que já havia assistido a série baseada no livro do autor, "Bom dia Verônica" mas não é a mesma coisa do que ler um livro, é claro.

Tendo em vista tudo isso e ainda acrescentando o fato de ser o livro do mês de um de meus clubes do livro, dei uma chance para o Raphael. A história me intrigou muito e eu li em menos de um dia, foi agoniante. Eu achei que alguns capítulos foram desnecessários e prolongados demais; não me importo com muitas páginas para ler, claro, mas desde que sejam imprescindíveis para a história.

Confesso que embora não tenha sido o maior fã de seu estilo de escrita, o autor deste thriller tem umas sacadas extremamente interessantes e inéditas (menção às últimas três frases do livro, mind-blowing); e no final de contas, ele fez o precisava ter sido feito para a contribuição para a trama.

E por fim, para me gabar, digo que consegui acertar o final pois já vinha na minha mente quase desde o início do livro. Mas o "plot" não é a parte mais importante de um suspense, embora algumas pessoas pensem que livros do gênero supracitado só tem a reviravolta final de importante.

Meço um livro de suspense bom pela sua trama, criatividade e desenvoltura ? e Raphael Montes foi muito sagaz nisso, embora ainda hajam algumas pontas soltas.

PERSONAGENS FAVORITOS: OTTO, WALÉRIA, RITA, JOÃO & MÃE DA JOÃO E DO LUCAS

PIOR PERSONAGEM: LUCAS
bruno 01/12/2022minha estante
surpreso que vc conseguiu ter personagens preferidos kkkkkk

caspaeletrica 03/12/2022minha estante
@bruno aaah sla, acho que tirando o otto, não foi muito uma questão de gostaaaar. acho que todos são horríveis em algum quesito ent é mais uma questão de "melhores personagens" ? tipo, alguém que eu defendia de vez em quando, em algum ponto ou que não eram tão ruins quanto os outros, sabe?

Bianca 07/12/2022minha estante
eu adorei o desenvolvimento dos personagens, mesmo que numa situação onde é difícil implicar isso, e acabei gostando muito do livro tb!! essa parte do plot eu lembro q tb acertei e me deu a maior sensação de vazio ?? por ter acertado desde o começo kkkkkk mas fora isso mt bom, quais pontas soltas seriam? genuinamente nao lembro

Clara 08/12/2022minha estante
GETULIOS

Jovania 09/12/2022minha estante
Amg, tu sabe que essa edição tem um cap cortado né? Kk o Rapha falou em uma entrevista. Eu li a edição da cia das letras. É de contorcer os nervos aquela cena...

caspaeletrica 11/12/2022minha estante
@bianca não lembro direito juro, mas algumas coisas que as mães diziam não batiam e tinham algumas coisas que eram impossíveis de terem sido escritas pelo ale em tempo real, sabe? não batia com realidade. mas no final das contas, é um livro ne

caspaeletrica 11/12/2022minha estante
@clara eu sou mt sagaz ne

caspaeletrica 11/12/2022minha estante
@jovania eu li aquela edição roxa lá, por pdf. eu marquei essa sem querer e fiquei com preguiça de botar de novo pois já havia marcado leitura. mas sobre oq tratava o cap cortado? pq vai que né eu perdi msm ?

Jovania 12/12/2022minha estante
@arthurbonacorse eu n posso falar aqui né kkk seria um spoiler e tanto. Mas se vc leu na outra edição, crtz que leu esse

caspaeletrica 12/12/2022minha estante
@jovania me fala na dm

barbitoss 22/02/2023

Eu vou falar desse livro pra minha psicóloga
Quero começar isso daqui dizendo que eu tenho medo da mente do raphael montes? é isso mesmo que você tá lendo, eu tenho medo do quão perturbada esse homem conseguiu me deixar e olha que stephen king é um dos meus autores favoritos hein?????? mas vamos lá: esse livro é um completo soco no estômago de tanto gore, sério! eu amei odiar CADA UM desses personagens, principalmente o Alessandro pois pense num protagonista IMBECIL e multiplique por 10, é o Ale e a síndrome de ?sou diferente dos outros caras, eu leio bukowski, escrevo peças e livros bla bla bla? você só é um chato babaca, isso sim!

gente sério eu não tenho muito o que falar pois minha cabeça não tá raciocinando após terminar de ler o último capítulo eu só quero ligar pra minha psicóloga e falar que esse livro é o motivo pra eu ter pulado da janela do meu quarto é isso nota MIL

ps: Danilo sua passagem foi, digamos assim, ?rápida? pelo livro mas você foi um dos melhores personagens criados nessa história e lamento muito como tudo terminou pra ti, eu queria poder ter entrado dentro das páginas e impedido você de conhecer cada uma dessas pessoas :((((
Aaaaahhhhh!!!!!

Raphael Montes é MONSTRO!!! Já leu Jantar Secreto?! Eu AMEI!!

Suicidas está na minha lista!!!

sthe.may 22/02/2023minha estante
Ô amg sua empolgação me deixou morrendo de vontade de ler! ?

Estante Mágica 22/02/2023minha estante
SIM SIM SIM ALESSANDRO E UM SACO kkkkkkk eu peguei uma raiva dele durante o livro sksksk o Dan pra mim a mais injustiça de todos

Sthe

Sobre jantar secreto???

Tutu

amg ?jantar secreto? é o próximo da minha lista pra ler mas como já vi os avisos sobre eu vou esperar me recuperar de ?suicidas? pra me jogar de cabeça nesse kkkkk

Sthe

amg leia pois é bom demais!!!!! juro pra vocês que em varios momento eu largava o livro e ficava olhando pra parede pensando como o raphael pensou nisso tudo kkkkk

Estante Mágica

nossa amg que cara chato pelo amor de deus ele queria sempre estar bancando o maioral mas era super conivente com tudo de errado que acontecia eu só tinha vontade de SOCAR A CARA DELE TODINHAAAAA

Luana

Tem que se recuperar mesmo!
Eu peguei um romance leve depois de Jantar Secreto!

Tutu Cavalieri 23/02/2023minha estante
Vou acabar a Biblioteca e cair de cabeça em A Mulher no Escuro

Tutu Cavalieri 26/02/2023minha estante
Genteeeeeee

Uma mulher no escuro

????

Vinny Britto 07/12/2017

Surpreendente
Essa foi minha primeira experiência com Raphael Montes e foi melhor do que eu esperava. Só não dei nota máxima por dois motivos.

O primeiro foram as motivações. Algumas não me convenceram e achei até forçadas de certo modo.

O segundo foi os capítulos com a reunião das mães, achei as partes mais chatas, mas entendo que foi necessário.

Em compensação, Raphael criou um suspense sólido, que prende e instiga, fica quase impossível largar antes do desfecho. Por falar em desfecho, o capítulo final foi sensacional, muito bem sacado e bolado, achei genial mesmo.

Fica aqui registrado como uma das melhores leituras de 2017.
Belarmino.Alves 07/12/2017minha estante
Kkkk Esse não chega nem aos pés do Jantar secreto, da tempo para você ler o melhor de 2017 ainda. Kkk vai por mim, fica a dica.

Vinny Britto 07/12/2017minha estante
Que bom, me empolgou ainda mais, mas ficará pra 2018 apesar de ja possuir na coleção, na verdade tenho os 4 livros já.

Belarmino.Alves 07/12/2017minha estante
Já li tds dele, mais o melhor de tds para mim foi o jantar secreto.. Ou top que te indico é o Bom dia verônica, da darksite.. Mesmo nível do jantar secreto.. .

Vinny Britto 08/12/2017minha estante
Tenho também mas ainda não li.

Jackson 08/12/2017minha estante
Dias Perfeitos é outro dele. Tem uma cena que dá até aflição.

Belarmino.Alves 08/12/2017minha estante
Dias perfeitos, gostei também, porém achei o mias mediano dele. Em vista do suicidas e o Jantar secreto...

Jackson 11/12/2017minha estante
Eu gosto de todos na realidade...rs. Só comentei Dias Perfeitos porque ninguém tinha falado ainda.

Pri 14/12/2017minha estante
sobre as motivações corcondo com vc , não me convenceram tambem , porém é um livro que te prende realmente e para mim o final foi imprevisível.

Neidee 04/01/2022

Impactada com o plot final!!!
Fiquei chocada em vários momentos da leituras até mesmo enojada rsrs?? livro com um baita plot que vai bugar sua mente, até hje me pego pensando no final.
kit tat 04/01/2022minha estante
diz que esse autor e foda

Neidee 04/01/2022minha estante
Maravilhoso!!! Li O vilarejo também e simplesmente favoritei os dois, pretendo ler todos dele esse ano.
Super recomendo!

kit tat 04/01/2022minha estante
e ficou enojada pq? tenho um pouco de medo kkk

Neidee 04/01/2022minha estante
Não posso falar pra seria um spoiler rsrses posso dizer que o Raphael Montes quando escreve é bem explícito não usa filtro nenhum...deu pra entender onde quero chegar né rsrs

Bia 24/01/2022minha estante
Tô lendo ele, já cheguei nessa parte que vc me falou que eu ficaria bestificada ?. Depois daquilo espero qualquer coisa no decorrer do livro ?

Neidee 24/01/2022minha estante
Kkkkkk quando vc acha que não pode ficar pior fica!?

Bia 24/01/2022minha estante
Medo kkkk

Gustavo Rodrigues 06/08/2022

Confesso que eu esperava bem mais desse livro. Já vi muita gente falando que é genial, que tem um plot muito bom e tudo mais, massss eu discordo. ?

A escrita do Raphael Montes é muito boa, isso é fato. Na maior parte do tempo a leitura é bem fluida, tirando as partes que as mães estão na reunião. No geral, não é um livro maçante.

O problema, pra mim, foi a história. Não curti as motivações, as explicações, o desfecho, além de achar o plot MUITO previsível. No meio do livro eu já tinha imaginado que seria o que realmente foi. Se é um livro que tem o seu ?gran finale? baseado em um plot, acho horrível quando ele pode ser manjado bem antes.

Além disso, algumas coisas não foram esclarecidas. E não foi o caso de deixar em aberto pra manter um ?suspense? no ar, como já vi em alguns livros. Foi só falta de explicação mesmo.

No geral, achei bem fraquinho. Peço desculpas pra quem gosta, mas só lamento. ?
Dani 06/08/2022minha estante
Acho que eu fui uma das que elogiei? um pouquinho! ?

Lorena 06/08/2022minha estante
pior livro dele!

Edison.Eduarddo 06/08/2022minha estante
Fraquinho tb é um exagero... Tem suas força... O final é q é tétrico, ainda assim eu dei 5 estrelas pq até o final chegar tem muitas coisas interessantes que valem a pena, mesmo q vc não esteja gostando...

Roberta 07/08/2022minha estante
Concordo com sua opinião, embora não tenha lido esse livro.

luanastefanie 09/08/2022minha estante
Esse livro e Jantar Secreto são ?iguais? em termos de plot.

Edison.Eduarddo 09/08/2022minha estante
Ainda nao li o Jantar.... mas tah na fila....

Rachel 16/02/2024minha estante
A escrita é boa, mas achei o final muito "forçado" pra ser algo chocante- que pra mim não fez sentido nenhum. Mas valeu a leitura!

Laura.Bianchini 27/08/2020

A atração humana pela desgraça alheia
''Eu acredito que todo ser humano é um suicida em potencial. Quero dizer: todos nós temos um limite. Uma linha imaginária de problemas e deficiências que, se atingida, faz a vida perder o sentido.''

Conheci as obras do Raphael Montes a alguns meses, mas já tenho ele em minha mais alta conta. Suicidas é com certeza a minha preferida dele até o momento, mas é de longe uma leitura fácil ou agradável.
A temática do suicídio já é pesada, mas quando você retrata nove jovens em uma roleta-russa, se torna algo realmente macabro de ler.
Em vários momentos, o Raphael nos joga uma narrativa nua e crua, carregada de violência e crueldade, e é muito difícil ler sem se sentir angustiado. Por esse mesmo motivo que acho que os leitores que estiverem dispostos a encarar esse livro devem tomar cuidado, porque ele pode servir como um gatilho em determinadas partes.
Gostei muito da forma como ele estruturou esse livro, alternando entre os manuscritos do Alessandro, um dos jovens suicidas, e os diálogos em uma reunião entre as mães, um ano após a tragédia. A cada capítulo ele nos tortura, pausando no momento mais importante, sendo realmente capaz de prender o leitor.
Não me simpatizei com nenhum personagem, com exceção do Dan, mas não acho que esse seja o objetivo do livro mesmo. Nos manuscritos do Alê, vemos o ser humano em uma condição de total livre arbítrio, sem amarras ou limites, o que justifica o fato de ser tão difícil gostar dos personagens, pelo menos para mim.
A minha única ressalva é em relação ao final. Foi um final bom, mas que parece meio forçado pelo excesso de informação, mas que não retira de nenhuma forma o mérito do livro.
Portanto, eu finalizo com a questão que representa o livro como um todo: ''Até que ponto realmente conhecemos as pessoas?''
Laura.Bianchini 27/08/2020minha estante
Que bom que eu posso contribuir com a sua lista da mesma forma que você contribui com a minha KKKK Porque você acabou com a listinha pequena que eu costumava ter.

Sopinha cobalthorn 27/08/2020minha estante
Kkkkkkkkkk vamos ajudando uma a outra e surtando juntas

Victor Dantas 27/08/2020minha estante
Nunca li nada do Rahael, mas sua resenha me interessou bastante.

Tenho muito receio da narrativa "Gore" dele kkk

Victor Dantas 27/08/2020minha estante
Raphael*

Laura.Bianchini 27/08/2020minha estante
São todos beem pesados e angustiantes, ele realmente descreve as cenas bem. Ai eu assisto às entrevistas dele, e ele é um amor de pessoa KKK.
Você pode começar lendo ''uma mulher no escuro'', que é o mais recente e não tem uma linguagem tão pesada assim.

Edison.Eduarddo 28/08/2020minha estante
Eu achei exactamente isso do final.... Aquela parada do mendigo.... Acho q ele deverua pensar uma melhor forma....

Laura.Bianchini 28/08/2020minha estante
Sim!! foi tão mirabolante que ficou difícil de acreditar.