Suicidas

Suicidas Raphael Montes

Resenhas - Suicidas

Duda 16/04/2021

Meu Deus que livro!!
A construção da história e dos personagens é ótima e a leitura flui muito!
O final me surpreendeu e eu não esperava
Raphael Montes me conquistou , esse foi o meu primeiro livro dele e eu adorei , pretendo ler mais alguns!!
Obs: A leitura é pesada , cruel em diversas partes e contém vários gatilhos então não recomendo pra quem é sensível
theo 17/04/2021minha estante
como assim vc já terminou véi

Duda 17/04/2021minha estante
Kkkkkkkk eh q a leitura desse livro flui mtt Theo , aí eh rapidinho

laracarlota 17/04/2021minha estante
AMOOOOOO mais uma raphael stan ?

Duda 17/04/2021minha estante
A escrita dele eh perfeita Lara!! Obrigada pela indicação!??

isa 23/06/2021

se o objetivo do raphael montes era me fazer odiar todos os personagens ele ta de parabéns. Juro que livro bom cara, eu demorei pra ler pq to com ressaca mas qualquer um que pegar ele consegue terminar em 1/2 dias ele prende de uma forma inexplicável, conforme vc vai lendo vai se surpreendendo cada vez mais e os diálogos que ele cria são incríveis.

a forma como ele conseguiu passar a essência de cada personagem, nem foi preciso muita descrição pra sentir que você conhece cada um e sabe as atitudes que cada personagem tomaria durante a roleta russa. Tiveram literalmente duas pessoas no livro inteiro que eu consegui gostar (vulgo passar pano pq tds vacilam, afinal são adolescentes), eu gostei da experiência de não ter uma descrição perfeita com personagens perfeitos e cenários perfeitos, tudo parece um caos e acredito que as partes mais tranquilas são nas anotações do Alessandro (o livro se passa em 3 narrativas paralelas). Curti muito a escrita do raphael e pretendo comprar mais livros dele, consegui entender o por quê do autor ser tão conhecido
ANIMADA

Gigi 23/06/2021minha estante
recomendo dias perfeitos e jantar secreto

isa 23/06/2021minha estante
eu acabei de comprar jantar secretoKKKKK to com medo pelo oq falam dele

Gigi 23/06/2021minha estante
cara é tenso demais... um dos mais pesados dele! mas gostei mttt foi o meu primeiro dele

isa! 01/11/2023

“Quando deixamos de ser humanos?”
Raphael Montes mais uma vez foi o responsável por meus delírios assombrados e, dessa vez, de uma forma muito mais gráfica e assustadora. Porque, vamos ser sinceros, a sua criatividade e os detalhes de seus livros são surreais! Eles são capazes de nos perseguir por uma vida inteira. Haha. É sério! Em Suicidas, Rapha nos mostra um universo curioso, movido pelos mistérios e pelas descobertas mais estranhas que já li em toda minha vida. Esse livro é do tipo que te instiga desde o primeiro capítulo, mobilizando sua curiosidade e, no final, ainda levanta uma questão extremamente pesada, mas real. Assim como os personagens se interessavam em olhar as cenas, nós também as lemos. E, puxa, Raphael! Só você para nos incluir em um crime tão pesado como esse, além de provar que, sim, os humanos são fascinados pela desgraça alheia. Essa é uma leitura pesada, claro. Mas, ainda sim, é uma história muito boa, que te enganará até a última página - nos deixando de boca aberta!

No começo do livro, somos apresentados aos primeiros trechos das anotações do livro de Alê, no qual escreve sobre Cyrille’s House, casa da família de Zak, onde acontecerá a roleta russa futuramente na história. Desde o início, é perceptível a relação de amizade entre Alê e Zak, os personagens principais. Mas, ainda sim, existe uma certa desigualdade entre eles, já que Zak é o amigo rico, que consegue conquistar todas as garotas da faculdade, enquanto Alê é o tipo de garoto nerd, que prefere seus livros a alguma festa universitária, além de ter uma certa dificuldade com as mulheres. Porém, quando se é amigo, essas diferenças não são capazes de estragar uma relação tão importante. Ou, são? Até que ponto conhecemos as pessoas? É justamente essa questão que o livro aborda durante a roleta russa, e até mesmo antes dela. Às vezes, em uma relação de longa duração, temos a ideia de que conhecemos uma pessoa completamente, que sabemos de todos os seus segredos e de todos os seus desejos. Mas, será mesmo? Até que ponto conhecemos nossos amigos para saber que eles não arrancariam os cílios de uma pessoa em um jogo idiota? Ou, até mesmo fazer coisas piores? No livro, ao decorrer do enredo, Alê descobre que Zak tem interesse em um garoto, algo que seu amigo nunca soube, porque Zak dormia com todas as meninas da faculdade. Aliás, o livro se passa em 2008, ou seja, muitas falas e atitudes são carregadas de um extremo preconceito, até mesmo por parte de seus amigos - não que hoje em dia seja diferente, não é? Alê não conhecia suficientemente seu amigo para saber de seus interesses por garotos, então, imagina como ficou sua cabeça ao decorrer dos acontecimentos da roleta russa? Realmente, não conhecemos as pessoas do jeito que achamos.

Do outro lado da narração, temos uma conversa entre a delegada responsável pelo caso e as mães dos nove jovens mortos durante uma roleta russa. Nessas cenas, são lidas partes do livro de Alê, que o personagem narra os acontecimentos da noite misteriosa, nos menores detalhes, nos fazendo questionar sobre tudo juntamente ao lado das mães. Lembram da história de “Flores Partidas”, em que os personagens diziam que os detalhes são capazes de nos matar? Então, é exatamente isso que acontece nesse livro. Os detalhes das mortes, dos abusos físicos e verbais e as revelações são chocantes, definitivamente capazes de assustar quem escuta, no caso das mães, e quem lê, no caso da gente. A narração da reunião é uma das partes mais interessantes do livro, depois do livro de Alê, claro. Porque, caramba! Como uma mãe aguenta escutar sobre a morte do próprio filho e sobre os detalhes que os cercam diante dessa maluca brincadeira? É nessa hora que começamos a desconfiar de tudo isso, até das próprias mães. Desconfiamos também dos filhos, dos motivos que levaram a roleta russa a ser feita. É um livro que te fará arrancar os cabelos, porque - poxa! - queremos saber o que aconteceu a todo instante. Por isso continuo dizendo que os livros do Raphael Montes são, de certa forma, perturbadores, mas são espetaculares. Quando terminei, repassei a cena final umas mil vezes na minha cabeça, duvidando de onde saia tanta criatividade do autor para escrever aquelas cenas. Acho que nunca saberemos!

Quando a roleta russa começa com os personagens todos juntos na casa de Zak, imaginamos que serão cenas repletas de suicídios e mortes pesadas, porém um pouco tristes. Mas, não! Talvez, todos os acontecimentos possam ser explicados com base em uma tese científica que aborda as mudanças do indivíduo quanto a sua necessidade de sobrevivência urgente. Ou, sei lá. Às vezes, o álcool e as drogas podem ter mexido com a cabeça dos personagens verdadeiramente. Mas, será mesmo? Ou, as pessoas que convivemos podem ser ruins desse jeito também? Quando Zak mata a primeira pessoa, eu ainda me sentia inocente. Não imaginaria que seria dessa forma, porque Zak matou aquele garoto enquanto ele estava prestes a revelar seu segredo. Até que ponto as pessoas estão dispostas a manter sua dignidade e guardar um mistério consigo? Zak, pelo visto, estava bem disposto. Haha. Como os acontecimentos da roleta russa são revelados através de um rascunho do livro de Alê, algumas vezes desconfiava da veracidade do que estava escrito. Se aquilo tivesse sido tão pesado como realmente foi escrito. E, de repente, parava para pensar que, em um livro, nos assustamos quão o quanto ruim pode ser um ser humano. Mas, na vida real, já nos acostumamos com as desgraças alheias.

Se você leu o livro, provavelmente entenderá o que vou escrever sobre um certo acontecimento. Não quero dar spoilers, porque nada melhor do que ler um livro de mistérios sem saber de nada do que acontece durante. Essa cena da roleta russa é capaz de traumatizar muita gente. Não quero ser dramática, mas é uma passagem pesada. Daquelas que machucam nosso coração só de imaginar na cabeça. É nojento, é horrível. A cena é a definição do quanto as mulheres, principalmente, nunca estão seguras, nem mesmo mortas. E, poxa! Como foi difícil ler a violação do corpo e a negligência das pessoas ao redor olhando toda situação. Em que momento eles deixaram de ser humanos? Quando deixaram de ser amigos? E, caramba! Quando deixaram de ter empatia pelo próximo? Isso não é normal! Não venham me dizer que carreiras de drogas e diversas doses de bebida alcoólica são justificativas para a perda da humanidade. Nesse livro, Raphael Montes nos mostra o quão pavoroso uma pessoa pode se tornar e tudo aquilo de ruim que ela pode fazer. Tudo gira em torno da crueldade humana, mas, de certa forma, é diferente de livros de tortura ou abuso - como Flores Partidas. Aqui, se fala sobre o quanto achamos que conhecemos as pessoas e como somos burros acerca disso, porque são essas que mais confiamos que são capazes de nos machucar. E, machucar de verdade. As cenas de violência são explícitas, claro. É um livro que retrata isso. Mas, caramba! Raphael foi extremamente cirúrgico quando escreveu essa história, porque ele sabia que as pessoas se interessam pela desgraça alheia. E, ele estava certo! Falamos sobre os personagens, mas também lemos as cenas. E, também nos interessamos pela história. AH! Só o Rapha para nos colocar dentro de um crime desses. Você me paga!

Quanto ao final do livro, eu só tenho três letras a dizer. UAU. Eu fui completamente enganada! Não foi um engano bobo, mas sim daqueles ridículos, de ficar com a boca aberta. Claro que, em todos os livros de suspense, desconfiamos de todos ao mesmo tempo, mas a ideia de ser a pessoa que mais esperamos é muito improvável, porque o livro se modifica a todo momento e nossa cabeça também. Enquanto lemos o diário de Alê, pensamos em alguma conspiração, mas mudamos assim que lemos as cenas da delegada. Nossas opiniões oscilam e, quando, enfim, achamos que descobrimos o mistério. Boom! Estamos novamente enganados. Não é um livro que você vai se surpreender porque você nunca imaginaria que isso iria acontecer, pois, de certa forma, você pensou nessa possibilidade em determinado momento. Mas, logo descartou, em razão da manipulação, dos diários e dos acontecimentos. Você talvez saiba o que acontecerá, mas escolhe não acreditar. E, é assim que Raphael Montes continua enganando uma geração inteira de jovens. Haha.

Por fim, quero dizer que esse livro é muito viciante. É uma leitura agitada e muito fluida, daqueles que você diz que será apenas um capítulo antes de dormir. Se olharem meu perfil no Skoob, não é difícil perceber que sou apaixonada por livros de romance, mas há algo nos livros do Rapha que me faz desejar ler todos, independente da história. Eu diria que é por ser uma escrita viciante, mas é mais do que isso. Ele escreve sobre a crueldade de uma forma diferente, ele nos faz perceber que essas coisas podem acontecer, mesmo que não deixe claro. Nesse livro, acontece uma roleta russa e pessoas são assassinadas diante de diversas pessoas, aquelas que acham que conhecem. E, nada é impedido. Vamos ser honestos, isso não é nada identificável. Mas, o fato de acharmos que conhecemos as pessoas e que elas nunca seriam capazes de nos machucar é uma coisa que acreditamos, porque é real. Quantas vezes amigos fizeram coisas que diziam que nunca fariam? Até nas coisas mais bobas. Somos uma raça hipócrita, mas, ainda sim, somos humanos. Caramba! Esse livro é bom demais. Rapha, você é um gênio, ainda que eu desconfie de suas fontes. Haha. Não indico para quem tem certos gatilhos com suicídios, mortes e, principalmente, necrofilia. Cuidado com os gatilhos, pessoal!
arilopes 01/11/2023minha estante
um dia quando eu ler, eu volto aqui ?

JurúMontalvao 02/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha!??

isa! 02/11/2023minha estante
volte simmm, amigo! esse livro é bom demais

isa! 02/11/2023minha estante
obrigada, juruuuuu!! fico feliz que tenha gostado

@bibliotecafelina 12/02/2021

TIRO, PORRADA E BOMBA!
Já na primeiras leitura fiquei apaixonada pela escrita do Raphael montes, é o tipo de livro viciante, que é impossível largar, quando deixa de lado pra viver a vida só fica pensando na história e tentando arrumar minutos no dia para continuar a ler.
Aquele livro que é soco no estômago, um atrás do outro, possui personagens bem construídos a tal ponto de você ter uma imersão na história, traz uma realidade humana tão crua que chega a chocar em alguns momentos.
Até onde as pessoas podem ir para esconder os seus segredos?
O que vc faria para chegar aonde quer?
Com diversas críticas sociais, o autor utiliza do caminho contrário, em vez de mostrar como alguém sofre com um preconceito e tal, ele faz com que seja tão direto, aberto e agressivo que ao ler causa desconforto e traz a reflexão, achei inteligentíssimo isso!
P E S A D O mas que a partir do momento que começar a ler não poderá parar até a última página!
(Contém um número infinito de gatilhos, cuidados!)
Cheio de reviravoltas, adrenalina pura, ritmo frenético.
E o final?! Arrepiou até a espinha aqui! hahaha
Vitoria.Milliole 13/02/2021minha estante
Ansiosa pra começar minha leitura dos livros do Raphael ?

@bibliotecafelina 13/02/2021minha estante
Olha, é impossível largar de ler, porém é uma leitura pesada, real!

Gustavo | @guh_santtoos 15/08/2021minha estante
O único que não li do Rapha

@bibliotecafelina 15/08/2021minha estante
Leia, vai curtir, tenho certeza!

kaisa.gomes 26/05/2023

Suicidas | Raphael Montes
Perfeito. sem defeitos. 5 estrelas e favoritado com ctz!!
n tenho palavras pra descrever essa obra prima, esse livro é totalmente imprevisível, os plots q teve me deixaram literalmente de boca aberta e eu cai em tds kakakakaka o último capítulo.. mds, nunca imaginei q ele seria capaz de fzr td aql
a descrição do alê narrando a morte deles me deixo com ânsia em alguns momentos, mas enfim... mto bom, apesar disso
o livro é meio pesado, mas a escrita do Raphael é mto boa, te faz querer mais e mais e qnd vai ver acabou o livro kkkkk (so demorei pra ler pq antes tava com ressaca)
n sei pq demorei pra cmcc, ja qro ler os outros livros do autor lg!! achei um ótimo escritor nacional
e eu feita de besta pelo autor e pelo alê? kkkkkk
super recomendooo, inclusive vou emprestar pro meu namorado ler kkakakaka
Neidee 26/05/2023minha estante
Simplesmente perfeito!!! Raphael Montes é sem defeitos, leia os outros dele vc não vai se arrepender só vai se apaixonar mais pela a escrita dele.
Suicidas é o meu favorito.??

kaisa.gomes 26/05/2023minha estante
eu to qnrdd comprar, ja tenho jantar secreto

Neidee 26/05/2023minha estante
Vc vai ficar tão chocada quanto suicidas rsrs
Só falta eu ler Dias perfeitos, minha próxima leitura.

kaisa.gomes 26/05/2023minha estante
tenho q me preparar entt kkkk n tava esperando o final desse e fiquei um bom tmp processando cm as coisas aconteceram

anacxzs 07/02/2024minha estante
EXATAMENTE,vc desconfia de todo mundo,menos do ale

Solidade. 07/02/2024minha estante
É sempre assim, quando a pessoa tá narrando uma história é pq ela é a culpada, mas smp dão um jeito de fazer você esquecer disso.

Vinnicyus.Oliveira 07/02/2024minha estante
Acabei de ler esse livro, estou em choque. Eu não gostava muito do Alê, mas ele passava uma imagem de inocente, que ódio! Mas amei.

Solidade. 07/02/2024minha estante
O choque de todo leitor do Raphael kkkkkkkkk

carlosmanoelt 23/02/2024

?Até que ponto realmente conhecemos as pessoas??
?Suicidas? é um romance policial original e muito bem desenvolvido, escrito por Raphael Montes com um estilo que chama atenção, principalmente ao sabermos que ele escreveu a obra com apenas 19 anos de idade. Denotando maturidade e ciência de todas as etapas do processo narrativo em seu livro de estreia, sem dúvida nenhuma, trata-se de um talento natural do ofício da escrita ficcional. As grandes inovações desta publicação estão na escolha dos focos narrativos e na apresentação fragmentada da trama em diferentes tempos narrativos. Há um mergulho profundo na psique humana e nas complexidades da mente, explorando temas relevantes como a depressão, a solidão, a busca por identidade e a degradação humana. O desfecho é extremamente contundente, depois de alimentar o suspense com várias peças aparentemente soltas, o autor consegue encaixá-las com excelência no final, apresentando um desenlace surpreendente. A brincadeira de misturar realidade ficcional e realidade não ficcional presente na última linha da página final só torna a proposta do autor ainda mais rica. Impossível não gostar disso. Raphael Montes é insanamente foda.
Vinicius.maris 23/02/2024minha estante
Tenho vontade de ler essa

carlosmanoelt 23/02/2024minha estante
é muito bom

Ecleticbird 24/02/2024minha estante
Meu livro favorito do Raphael Montes amo que amo

Vinicius.maris 24/02/2024minha estante
Eu só li "jantar secreto", achei impecável

Nii 12/02/2022

O livro mais pesado que já li
Eu achei que depois de ler jantar secreto nada ia superar mas nossa e como, esse livro foi um sacrifício de ler, era um acontecimento e eu já ficava semanas de ressaca literária, mas com um mês eu consegui. To dando cinco estrela pelo fato desse livro ter mexido tanto comigo através das palavras, raphael montes é um gênio
Paula 12/02/2022minha estante
Nossa, quero muito ler esse livro e tô adiando justamente por não saber muito bem como vou lidar com ele

Micael 12/02/2022minha estante
Tive uma seria ressaca literária com esse livro, ainda bem que foi o último da maratona literária de Halloween.

Diana 12/02/2022minha estante
Eu fiquei exatamente assim enquanto lia, passei mal com DIVERSAS partes, mas nossa QUE EXPERIÊNCIA AMGS!

deisi 12/02/2022minha estante
Eu não tenho coragem de ler um livro com esse título

Gabi M. 30/07/2014

Melhor final.
Simplesmente não consigo acreditar na genialidade do autor.
Livro sensacional, narrativa que prende por completo o leitor, e quando eu li o final,não poderia ter ficado mais chocada(de um jeito maravilhoso).
Surpreendente, emocionante e sem dúvidas, espetacular .Se eu dissesse que amei o livro, ainda assim não chegaria ao que senti ao lê-lo.
Rodrigo Soares 04/11/2014minha estante
tenho que ler!

Gabi M. 06/11/2014minha estante
Leiaaaa Rodrigo.
Dias perfeitos também.É muito bom

Dani 27/04/2015minha estante
A ultima frase é de deixar qualquer um boquiaberto! Estou até agora!!

Bruna3810 29/10/2015minha estante
A última frase realmente, eu tbm estou de boca aberta ainda...acabei de ler e meu Deus!!!!

maysleituras 09/01/2022

Surpresa marcante
Então, eu nunca tinha ouvido falar do Raphael Montes. A primeira vez que soube dele foi praticamente no fim do ano passado, por recomendação do meu primo. E a conclusão é: antes tarde do que nunca. Como muitos, fiquei feliz por se tratar de uma obra nacional - de mistério, suspense, terror ainda. Foi realmente um achado e tanto.

O destaque vai para a trama um tanto quanto inovadora. Assim, eu nunca tinha lido algo nesse sentido, então foi realmente uma experiência diferente e única. Também gostei do fato dele ter pesado a mão, seja no palavrão ou nas cenas explícitas, envolvendo violência, sexo e coisas assim. Primeiro por saber que não é uma tarefa fácil. Quando eu tentava escrever algo assim, eu me sentia muito culpada ou meio envergonhada usando os termos e tal. Então eu sempre acho meio corajoso.

Além disso, a complexidade dos assuntos, né. A maioria gera repulsa e até mesmo afastamento de algumas pessoas - e com razão. Não é todo mundo que tem estômago para continuar a leitura normalmente depois de enfrentar algumas linhas. Fora os sentimentos de pessoas que já passaram por situações parecidas. Resumindo, não é uma leitura fácil e não é uma escrita fácil. Então eu admiro que o autor tenha conseguido expor essas coisas.

E, para mim, o livro é meio que isso sabe. É para ser grotesco, chamar atenção nas coisas sórdidas. Não acho que os elementos tenham sido colocados de forma gratuita, só para atrair os leitores a partir de coisas polêmicas. Na verdade, o autor meio que critica isso, falando que as pessoas têm deleite pelos desastres. Então ele conversa com a gente sobre isso e traz umas reflexões indiretas. É bem intrigante.

Uma das críticas mais interessantes foi a parte da internet. Gostei muito desse capítulo. É algo que dá medo mesmo e as vezes a gente esquece do quão assustadoras as pessoas podem ser quando assumem um papel novo no mundo virtual.

Enfim, eu gostei de tudo praticamente. O final foi surpreendente sim, pois o autor só entregou tudo beeeem lá no finalzinho, de maneira intencional. Uma hora ia ter que revelar tudo, né? Mas ficou bem elaborado e teve ótima reviravolta. Incrível!

Por fim, a parte que menos gostei foi a reunião das mães. Entendo a necessidade de ter esse momento, mas era chaaato demais. Sempre que chegava nessa parte eu só queria que acabasse logo.

No mais é isso. Ansiosa pelas próximas leituras dele, principalmente Jantar Secreto.
Karol.Goncalves 09/01/2022minha estante
Li jantar secreto e o cara consegue mesmo, te prende do início ao fim! Eu diria um tanto quanto emocionante!

Jéssica Lenz 09/01/2022minha estante
Pela tua resenha, acho que tu vai gostar bastante de Jantar secreto, pois esse livro também tem essa pegada gore e traz umas reflexões bem válidas. Bom dia, Verônica, livro que o Raphael escreveu junto com a Ilana Casoy também vale muito a pena!

Karol.Goncalves 09/01/2022minha estante
Já li jantar, e estou na leitura de verônica...mas também estou lendo junto muitos outros...talvez eu não saiba usar o Skoob direito ainda, entrei tem uma semana só na ativa kkk obrigada!

maysleituras 10/01/2022minha estante
Eu vou ler O Vilarejo antes (parece que é pequeno) e depois vou correndo para a leitura de jantar secreto. A sinopse me lembrou de um mangá que eu curto, então to bastante curiosa!

OBS: nao costumo ler vários juntos, no máximo 2 ou 3. E olhe lá. Mas prefiro ler um por vez

Amanda Aranttes 12/07/2023

Superestimado
Gostei da escrita, porém a forma como se deu o desenrolar da história me irritou bastante. Achei que foi muito arrastado, com necessidade além do desejável de explicar e detalhar pequenos diálogos e tão enrolado que o final não surpreendeu tanto.
Talvez seja por ser o primeiro livro do autor, ao qual vou ler outros livros para poder dizer melhor se me agradou, mas esse me decepcionou muito.
Achei também que a preocupação era tão maior era chocar com as cenas que, sim, foram bem elaboradas, que o motivo maior ficou deixado de lado. Não me convenci com o motivo individual de alguns para participar do plano, principalmente do Alessandro. Achei fútil. Mas essa opinião é totalmente minha como leitora, não me convenci.
Acho que eu esperava muito desse livro, li muitas resenhas positivas sobre.
anastacia 13/07/2023minha estante
foi o terceiro que eu li do raphael e achei o mais fraco!! Recomendo muito Jantar secreto! E uma mulher no escuro é muito bom também!

Amanda Aranttes 13/07/2023minha estante
Vou dar mais umas chances pra ele então ahah Esse foi complicado, eu li com tanta vontade de querer gostar, mas não rolou

anastacia 13/07/2023minha estante
também tinha ido com sede ao pote nesse e me decepcionei kkkkk meu fav dele é jantar secreto, e o bom foi que eu li ele sem nem saber a sinopse nem nada

Amanda Aranttes 13/07/2023minha estante
Esse vai ser o próximo dele então kk

Giovanna 18/01/2024

Mais uma leitura que foi extremamente envolvente, não larguei o livro até terminar e acabei em um dia.

Achei o enredo super interessante, e super bem escrito, você não consegue largar até descobrir tudo o que aconteceu no dia do caso.

Por incrível que pareça o plot não me surpreendeu tanto, o que não o torna um plot ruim, mas com todos os absurdos que ocorreram eu estava esperando um final como aquele.

O livro é bem gráfico então fiquei bem desconfortável durante vários momentos, mas valeu a pena a leitura!!
pimelloso 18/01/2024minha estante
Omgg eu fiquei chocado com o plot, pra mim foi o melhor do raphael. A única coisa que n faz sentido é como esse plano com uma roleta russa deu tão certo!!

italyitgirl 18/01/2024minha estante
amg vc tem o arquivo??

Giovanna 20/01/2024minha estante
Não amigaa, eu comprei no kindle mesmo!! Nao achei ePub grátis ??

Giovanna 20/01/2024minha estante
Amigo como eu tinha acabado de ler um livro dele, acho que minha mente tava deturpada igual a do Raphael, por isso já esperei o pior KKAKAKAKKA

Lilith 02/05/2023

Definitivamente um dos melhores livros de mistério
Não tenho outras palavras para descrever esse livro além de surpreendente, e em grande parte sórdido, e é exatamente isso que faz você ficar focado, você quer descobrir o que realmente aconteceu com os nove adolescentes que decidiram jogar roleta russa, todas as pistas que nos mostram uma coisa específica, e quando você descobre, percebe que foi TOTALMENTE enganado pelo autor, esse foi literalmente o único livro em que eu não consegui acertar o plot final, uma parte eu cheguei a desconfiar mas ainda sim tinha muito mais coisa envolvida. Sério LEIAM, vale MUITO a pena
Eloisaw 02/05/2023minha estante
Eu fiquei MT CHOCADA com o final, realmente n esperava

Luana G. 02/05/2023minha estante
se você gostou de Suicidas le também os outros do Raphael montes, são incríveis

Lilith 02/05/2023minha estante
Juro assim que terminei esse livro, já adicionei outros desse mesmo autor no meu carrinho, estou OBCECADA pela escrita e pelo jeito que ele faz a gnt se interessar

Lilith 02/05/2023minha estante
SIM, eu fiquei MUITO chocada, eu acabei AGR praticamente, ainda tô assimilando scr

Bianca.Leite 10/09/2023

Raphael é um gênio
Esse livro me prendeu de um jeito que nem sei explicar. Apesar de conter várias cenas pesadas, o livro me surpreendeu demais, eu fiquei curiosa só início ao fim pra saber o motivo de casa um ter aceitado participar do jogo. A leitura do livro feito pela delegada, as entrevistas com as mães, o porão... tudo me deixava cada vez mais curiosa.
E o final... ??
Simplesmente perfeito esse livro. Recomendo demais, não só esse como todos do Raphael!!
Lavinia190 11/09/2023minha estante
Amg,sobre oq seriam as cenas pesadas? Queria saber antes de ler

Bianca.Leite 11/09/2023minha estante
Tem cenas de homicídio, suicídio, necrofilia, tortura...

Lavinia190 11/09/2023minha estante
Eitaa,pesado mesmo. Obrigada.

Bianca.Leite 11/09/2023minha estante
Por nada ??

Bruna3810 27/04/2022

LEIAM!!!
Meu deu, esse é o melhor livro que já li (depois de harry potter). O FINAL CARA, O FINAL!!!! Eu amei do início ao fim, que livro sensacional juro.
Campbell 27/04/2022minha estante
Aaaaa me fez querer ler tbm
tô lendo jantar secreto dele

Bruna3810 27/04/2022minha estante
lê mesmo é perfeito!! esse outro dele é bom também?

Campbell 27/04/2022minha estante
siiim, tô gostando bastante