Suicidas Raphael Montes

Resenhas - Suicidas

Luana.Nishizawa 10/06/2023

Realmente foi um dos melhores livros que já li. Bem intrigante e estruturado, o que não deixou a leitura monótona. Os acontecimentos não me chocaram tanto quanto achei que iriam, dava para deduzir o que iria ocorrer em certas partes, já outras...
É um livro bom para quem quer um pouco de adrenalina e a vontade de querer ler "só mais um capítulo".
Mikiii 10/06/2023minha estante
amei, já quero ler

Mikiii 10/06/2023minha estante
a parte da necrofilia a gente deixa meio de lado

Julia1664 20/06/2023minha estante
Adoro livro que deixa um gostinho de quero mais. Fiquei com vontade de ler já ??

Bia Carvalho 12/09/2023

Muito perturbado
Perturbado e me deixou com nojo muitas vezes kkkkk mas a investigação policial não me deixou largar o livro.
O plot é sensacional, o desenvolvimento é impecável e a cada capítulo você fica desconfiado de alguém diferente, sempre querendo saber o que vai acontecer.
Achei que não conseguiria terminar e acabei adorando.
Lanny 12/09/2023minha estante
Raphael Montes é simplesmente perfeito ??

Bia Carvalho 12/09/2023minha estante
Simmm! To doida pra ler jantar secreto

Joo 12/09/2023minha estante
Meu primeiro contato com Raphel Monte foi com "Janta Secreto" e ele sabe entreter muito! O leito...pense em um livro bom e doido ao mesmo tempo hahaha

Diego Lima 01/05/2022

A história ocorre um ano após o evento do suicídio coletivo envolvendo nove jovens. As mães dos suicidas e uma delegada reúnem-se para ler um manuscrito deixado por Alessandro - livro encontrando no local e foi escrito enquanto rolava a roleta russa -, para ficarem sabendo o que acontece no porão do sítio, bem como tentar achar possíveis pistas obscuras as quais não foram relatadas.

Raphael Montes foi bastante feliz na forma a qual escreveu, onde temos um capítulo da conversa da delgada com as mães, outro capítulo com o diário de Ale conteúdo as memórias de dias antes da roleta russa e um capítulo para cada capítulo do livro escrito por nosso protagonista. Assim recebemos informações dos acontecimentos no tempo presente, o que aconteceu no dia dos suicídios e sabemos o desenrolar dos acontecimentos até o dia da roleta russa. Com isso, aos poucos vamos somando as pistas para tentar desvendar o mistério criado pelo autor, onde seu objetivo é tirar nossa atenção como um mágico faz com sua plateia e depois os surpreende com a magica a qual estava a sua frente.

Mais uma vez não acertei o desfecho do enredo, porém, não fui decepcionado pelo escritor, onde ele entregou mais uma obra fantástica de tirar o chapéu. Leitura bastante fluída, sem enrolação nenhum, direta ao ponto e entregando tudo. Algo necessário a se dizer é sobre os diversos gatilhos os quais podem surgir durante o livro, por isso, se não está bem psicologicamente recomendo deixar para ler essa história em outro momento.
letssissio 23/05/2022minha estante
virou um dos meus favoritos?

Diego Lima 12/06/2022minha estante
Sinistro demais esse livro, mas muito bom. Você não consegue parar de ler para saber o que vai rolar ^^

Amadeu.Rebouças 09/08/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso

sab. 02/04/2022

Surpreendente!
Colocaram em mim um hype para esse livro, e no começo estava com medo de ficar decepcionada. É bizarramente bom. Os personagens são quase todos odiáveis e mesmo assim continua impecável. Te prende muito. É uma leitura meio pesada (e por algum motivo eu achei que não seria....?)

Só achei o final ?? em alguns detalhes como a motivação para tudo aquilo.

De resto, é perfeito.
Marcus Fer 02/04/2022minha estante
Raphael Montes é incrível, li praticamente todos os livros dele no ano passado, e todos são muito bons, realmente os finais dos livros dele dividem opiniões, nesse em específico eu fiquei puto, mas não chega a superar o final de "Jantar Secreto", se gostou desse acho que vá gostar de Jantar Secreto e de Dias Perfeitos, tem a mesma pegada, são bem pesados, Dias Perfeitos um pouco mais. Se tiver a oportunidade recomendo ler...

sab. 02/04/2022minha estante
estou com um pé atrás se consigo manter esse tipo de leitura... Mas achei a ler Raphael Montes uma experiência incrível! Tenho medo de me traumatizar com dias perfeitos kkkkkkk

Marcus Fer 02/04/2022minha estante
Eu gostei muito de Dias Perfeitos, tenho várias críticas sobre, a história é muito irreal mas ao mesmo tempo tão boa e instigante, se parece muito com a série "You".
É o livro mais pesado, o tema abordado pode causar muitos gatilhos, se quiser manter a experiência com o Raphael recomendo primeiro Jantar Secreto é "mais leve" e tem um dos maiores plot twists que eu já vi... Se um dia criar coragem, vai fundo em Dias Perfeitos, foi uma experiência muito boa pra mim, pretendo reler novamente algum dia.

IvAnia17 19/03/2021minha estante
Recomendo "Uma Mulher no Escuro". Gostei bastante.

_limamanu 19/03/2021minha estante
Esse eu já li, achei muito bom também ;)

IvAnia17 19/03/2021minha estante

ravenz 06/11/2023minha estante
ESSE LIVRO É PERFEITO

Maria1691 06/11/2023minha estante
Tenho muito medo do Raphael Montes kkkk, vai que isso aconteceu mesmo e ele é o Alessandro??

taisriello 06/11/2023minha estante
Eu tô pensando nisso desde que acabei o livro, medo kkkk

skyxlord 18/01/2024

Particularmente gosto de como o terror no universo de Raphael Montes se perpetua unicamente sobre o homem. A ideia é mostrar o lado mais extremo, visceral e pútrido do ser humano, que se esconde perante as indispensáveis máscaras sociais. Em "suicidas", o autor apresenta de maneira eletrizante as facetas deploráveis de alguns jovens da elite carioca, as quais, me fizeram não largar o livro por dois dias seguidos.
O jeito que a história é intercalada é bem interessante e consegue desenvolver um ciclo que instiga a curiosidade a cada página. No entanto, mesmo gostando de vários elementos da obra, devo pontuar que o tratamento dirigido às personagens femininas e o plot final não me agradaram muito (como não é o primeiro livro que leio do autor acredito que as minhas percepções e expectativas foram um imbuídas por essa bagagem).
Sua amiga 18/01/2024minha estante
Já li esse livro, mas não tive opinião tão fortes qnt as suas, apesar do q disse sobre as personagens femininas, vc parece ter gostado bastante do livro?? ainda é meu 1° e único do Raphael montes??

Sua amiga 18/01/2024minha estante
Opiniões**

talissaroque 18/01/2024minha estante
Terminei esse livro tem 5 minutos e concordo plenamente com tudo o que você disse! Além de objetificar personagens femininas, também não gostei do impacto exagerado e negativo de descobrir a homossexualidade do amigo.
Mas o plot twist da história me prendeu bastante e me fez devorar o livro em alguns dias

Tainateixeira92 14/10/2023

Que escrita viciante
Este livro merece todo o reconhecimento; é um dos melhores que já li do Raphael Montes. Acho intrigante e poderoso misturar elementos estranhos (devido ao que acontece na história) de forma tão realista e convincente. A narrativa explora os lados mais sombrios da natureza humana, mostrando como as pessoas podem ser manipuladas, assim como também podem manipular os outros. A história faz uma distinção importante entre pessoas que são psicopatas e aquelas que são más e cruéis. Ao longo do livro, os personagens vão sendo apresentados com diferentes graus de maldade. O final da história me deixou pensativa e até um pouco perturbada. Para mim, o desfecho elevou a experiência de leitura a outro nível.
Junior Rodrigues 16/10/2023minha estante
Quando o li também achei bem intrigante, mas já vi comentários bem ruins sobre esse livro. É o famoso caso do ame ou odeie

Malu 27/10/2023minha estante
Eu adoro os livros dele! São deliciosamente pertubadores.

Beatriz 30/10/2023minha estante
Para mim o melhor do autor até agota

Fabiano133 02/08/2021minha estante
Esse livro é muito da hora. Ré indico Por Trás de Seus Olhos, o final é muito doido

Fabiano133 02/08/2021minha estante
*Te

Rafa 02/08/2021minha estante
Já vou colocar na lista! Rs

Vênus_Alice 09/01/2024

Suicidas
O primeiro romance do Raphael Montes, e que talento!
O autor nunca decepciona e sempre traumatiza.

Fiquei completamente em choque ao descobrir que foi o romence originário do autor, li outras obras suas e sempre promove um misto de emoções, sobretudo horror e curiosidade pelo absurdo, crime e o desejo pelo macabro. Nesta obra não é diferente, muito bem feita, com plots geniais e que prende facilmente.
São mais de 400 páginas, mas ao longo da leitura, dá a sensação de que não serão o suficientes e que eu precisaria ler mais.

Uma história horrível em que nove jovens se reunem para um suicídio coletivo atrás de do jogo roleta-russa, mas que nenhum deles teria motivo aparente, em que ao juntar as peças, ninguém compreende.
É fascinante que tem o relato escrito do que ia acontecendo durante o jogo, um diário de um integrante e a entrevista com as mães feita pela investigadora.
Desse modo, me sentia uma detetive e ao mesmo tempo participante do jogo.

O Raphel sempre nos assusta ao nos fazermos depararmos com desejos sádicos e instintivos que não admitimos...
cerqueirasandy 09/01/2024minha estante
eu fiquei traumatizada

Ciaa_p 09/01/2024minha estante
Romance ? Jurava que era um thiller policial ou algo mais puxado pro macabro kkkkkkkk
Pq misericórdia

Vênus_Alice 09/01/2024minha estante
eu sempre fico traumatizada com os livros dele, eu também fiquei curiosa por estar na categoria romance, mas deve ser o formato maior e a divisão por capítulos

Bufalari 24/05/2022

Até que ponto realmente conhecemos as pessoas?
Sei nem por onde começar,
Achei bem confuso a forma de separação dos capítulos, que são em três tempos diferentes e cada um com uma narrativa, foi bem difícil pra eu entender e conseguir acompanhar.
Foi difícil pra mim me apegar aos personagens e depois ver eles morrendo um por um, inclusive é detalhado demais as mortes, um ponto que eu não gostei, fora que além disso teve e*tupro algo que eu realmente não esperava e alerto a todos sobre o gatilho!!!
Pra mim não fez sentido nenhum o Alê acabar com a vida do melhor amigo dele, simplesmente pelo motivo que queria tornar seus livros famosos (tudo bem que o Zak também não era uma excelente pessoa, mas isso não justifica), e a mãe dele que foi cúmplice do assassinato da sua melhor amiga???? gente, sem sentido nenhum.
Outro detalhe foi que no final, o autor deu seu próprio nome para o personagem, um personagem ganancioso, assassinato, arrogante, homofóbico e machista ??????
Por favor alguém investiga esse autor?!
Deise 24/05/2022minha estante
O autor é gay

Deise 24/05/2022minha estante
E o spoiler amg.... sua resenha está cheia de spoilers

DANILÃO1505 13/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Marcelly.Foureaux 30/07/2021

Suicidas
Um grupo de jovens que se reúnem para jogar roleta russa.
Muita gente fala desse livro e estava doida pra ler e só consigo pensar, que livro foi esse?? Será que a gente conhece mesmo as pessoas que estão ao nosso lado?
Me prendeu do início ao fim, não conseguia parar de ler
Pesado e perturbador, por várias vezes tive que parar, respirar pra conseguir continuar.
O final foi genial!!
Recomendo!
luanabarcelosr 30/07/2021minha estante
Ual, que interessante...

Cris 25/09/2023minha estante
Não vejo a hora de começar esse rs!!

Marcelly.Foureaux 25/09/2023minha estante
Muito bom!

Marcelo Caniato 06/06/2022

Esse é o terceiro livro que leio do Raphael Montes. Já tinha lido O Vilarejo e Dias Perfeitos, e gostei muito de ambos, o que me fez ficar bastante interessado por Suicidas, além de já ter ouvido várias vezes dizerem que esse é o melhor livro dele. Bom, eu achei uma merda (o que foi uma surpresa pra mim). Vou escrever algumas coisas mais gerais e no final colocarei uma seção de spoilers devidamente identificada. Mas eu recomendo ler a seção de spoilers também, afinal meu objetivo aqui é te poupar de gastar seu tempo no futuro kk.

Achei os personagens todos muito estereotipados e com diálogos totalmente artificiais. Tem o filhinho playboy do casal milionário, que ostenta a riqueza e odeia pobre igual em novela. Em um dado momento, o papai endinheirado conta um caso em que ele ri de como humilhou uma pessoa usando a famosa frase "você sabe com quem está falando?". Sério, Raphael? Que original hein? Tem também os policiais corruptos que aceitam propina e os detetives que se dizem honestos e acham que bandido bom é bandido morto. Tem o rapaz que é homossexual e não se aceita, e o outro que é homofóbico. Tem até um personagem que aparece por apenas DUAS páginas e é "descoberto" como pedófilo pelo narrador, com um argumento sustentado por conveniências do enredo. E essa descoberta tem alguma importância pra história central? Não, isso tá lá só pro autor dizer "olha aí o cidadão de bem hipócrita". E com isso o autor vai aproveitando pra salpicar a história com pequenas discussões aleatórias que a gente vê todo dia nas redes sociais.

Os capítulos com as mães são um porre. Em primeiro lugar, o formato de transcrição de áudio não ficou interessante. Todas aquelas "pausa", "silêncio - três segundos", "farfalhar de papeis" só servem pra cansar o leitor. Além disso, as discussões das mães são enjoativas, giram em torno do mesmo lugar o livro inteiro, com a delegada o tempo todo falando "por favor, senhoras, não briguem", não acrescentando praticamente nada à história. Também não dá pra diferenciar uma da outra. Tirando a Olivia, que foi escolhida pra ser a chata-mor, todas as outras mães parecem a mesma personagem com nomes diferentes.

Há também várias coisas sem sentido ou forçadas. As descrições das mortes são muitas vezes absurdas. Alguém leva um tiro na cabeça e o autor diz que havia apenas uma massa de sangue e miolos no lugar da cabeça. O que é isso? Resident Evil? Desde quando um revólver 38 faz um estrago desses? Há também um caso de sabotagem de freios em que os freios sabotados funcionam perfeitamente até o momento exato em que eles precisam falhar rsrs.

[SPOILERS DO FIM ABAIXO]

Por fim, a motivação dos personagens! O rapaz decide cometer os crimes para publicar um livro? E a mãe decide ajudar o filho por amor a ele??? Por favor, me ajuda aí né? Imagina a cena: meu filho, eu te amo, por isso vou te ajudar a matar meu casal de melhores amigos e 8 adolescentes num porão pra você escrever um livro e ser famoso. E aí o livro ainda termina com duas cartas entre mãe e filho em que ele (novamente, convenientemente) conta pra ela como ele executou todo o crime, provando que tudo aquilo não fazia o menor sentido e só podia funcionar mesmo com a mão do autor guiando os acontecimentos.
MMo 06/06/2022minha estante
HAHAHAHAH MDS por mais resenhas sinceras assim

Ari Phanie 06/06/2022minha estante
Mto boa resenha, Marcelo. Tbm sou adepta desse tom sarcástico kkk. O livro não é bom, não pode poupar só pq faz sucesso e todo mundo curte.

Tay 11/06/2022minha estante
Essa resenha é T U D O

bruno 02/06/2021

Ainda não sei os meus sentimentos com esse livro.

Achei a leitura bem fluída e frenética, mas a questão do plot achei bastante previsível desde o primeiro momento, até pensei que não seria isso porque tava muito na cara, fiquei mais surpreso com uma coisa que não teve muita importância pra história do que com o plot em si. Acho que fui ler esse livro com muitas expectativa, pois algumas pessoas dizem ser o melhor livro dele, com a melhor reviravolta e expectativas minhas mesmo depois de ter lido uma mulher no escuro.
Também não consegui gostar de nenhum personagem, todos são desprezíveis, extremamente homfobicos, gordofobicos, capacitistas e misóginos.
Enfim, acredito que vale a pena ler, mesmo com todas essas ressalvas.
Ruth33 20/07/2022minha estante
Eu tô traumatizada dps de ler esse livro

bruno 20/07/2022minha estante
esse livro é muito pesado mesmo, foi mais pesado do que o primeiro que eu li dele, uma mulher no escuro

Ruth33 21/07/2022minha estante
O primeiro q li dele foi O Vilarejo. Foi fichinha perto desse kkkkkk

thais.moore 16/09/2017

*Geniallllllll*
Terminei esse livro ontem a noite e fiquei sem palavras. Raphael montes confirma sua maestria com um final de "arrancar os cabelos".

O livro te deixa perplexo em varios momentos é dificil vc descobrir como ira ser finalizado, cada vez que vc lê vc fica com mais pulgas atrás da orelha rs.

Nove jovens, aparentemente normais cometem suicídio e apos um ano uma delegada tenta descobrir os mistérios que envolveram essas mortes. A historia trásvarias criticas a sociedade, muito bem colocadas.

Foi o primeiro livro do Raphael que li e sinceramente , ja quero ler todos. Super indico, virou um dos meus favoritos.
Kelly Martinez 16/09/2017minha estante
Meeeeedo de ler isso! É thriller psicológico? Se for... neemmmm pensar em dar uma folheada....

thais.moore 16/09/2017minha estante
é sim.. tem umas partes pesadas. Pra quem nao gosta indico nao ler rs

Kelly Martinez 16/09/2017minha estante
Ui!