Suicidas

Suicidas Raphael Montes

Resenhas - Suicidas

thecruelj0 28/12/2022

melhor plot que já li!
simplesmente o melhor!!!!! sua cabeça faz um BOOOOMMM depois que encaixa cada pedacinho do quebra-cabeça que o autor monta ao longo do livro, e no final não é NADA do que foi imaginado (pelo menos não por mim). incrível, 5/5, 10/10, 1000/1000!!!!!
Priscila795 28/12/2022minha estante
É maravilhoso demaiissss eu sou fã do Raphael. Já li todos os livros dele hehehe

Valerio.Assolari 28/12/2022minha estante
Me fez acrescentar à minha lista de leitura

Gabriel 29/12/2022minha estante
Top demais

eiller 06/01/2021

ALL IN
Suicidas foi a primeira escolha do ano, e estou feliz com essa leitura. O livro pode parecer confuso nos primeiros momentos por intercalar 3 atos que se convergem, mas todos são muito bem escritos. Esse foi o terceiro livro que li do Raphael Montes e posso dizer que gosto muito do autor. Para mim, o final foi meio previsível, eu meio que suspeitava do plot na metade do livro, mas não estragou a experiência.

Recomendado.
Deise.Maria 06/01/2021minha estante
Achei este livro forte ,a história teve um final sem sentido com mortes por motivo banal ,mas a escrita desse autor é maravilhosa ,foi meu segundo livro ,ele é fantástico

eiller 07/01/2021minha estante
de todos que eu li dele, o que eu mais gostei foi dias perfeitos. vou ler jantar secreto no mês que vem.

Deise.Maria 07/01/2021minha estante
O primeiro que li foi Uma mulher no escuro é gostei bastante

Lara.Naman 26/10/2022minha estante
SIM!!!!! Raiva do Alê desde o começo

Lara.Naman 26/10/2022minha estante
Fica a dúvida se o Zak era todo esse mal, ou se o Alê que transformou ele nesse monstro na narrativa

Thaionará 26/10/2022minha estante
Eu acho que o Zak era tão ruim quanto. Todo mundo era pau no cu

Mari.Silva 26/03/2023

Finalmente consegui ler esse
Foi o primeiro livro desse autor que li. Eu tava muito, muito ansiosa pra ler esse. Então, vou dizer minha real impressão. Ele dividiu minha opinião e dividiu literalmente porque até metade do livro eu achei um pouco parado e não acontecem coisas que me surpreenderam tanto. Acho que o autor se prolonga demais em descrever certas coisas como por exemplo as brigas constantes e repetitivas das mães. Não que não sejam necessárias mas não acho que precisava sempre se prolongar tanto todas as vezes. Mas da metade para o final começa a acontecer coisas que realmente prenderam minha atenção. Muita coisa começa a acontecer e ser revelada e você só quer saber qual a ligação de tudo aquilo e qual vai ser o desfecho. Tem uma cena em especial que envolve umas das jovens que é bem pesada e quem leu sabe de qual eu tô falando. Eu fiquei bem surpresa com o plot e apesar de já ter adivinhado parte dele, consegui ficar até com uma pontinha de medo no final, nas últimas palavras mesmo. (Raphael, realmente fiquei preocupada com esse final kkkkkkk). Mas gostei sim do livro, esperava que ele fosse um pouco diferente mas deixo passar certos erros até porque se não me engano esse foi o primeiro livro do autor.
Aleixo 26/03/2023minha estante
eu terminei de ler agora e fui pesquisar "suicídio de roleta russa em rio de janeiro" no Google, pra ver se aparecia alguma coisa que denunciasse ele kkkkkkkkk

Mari.Silva 26/03/2023minha estante
Menina eu fiquei realmente paranoica com isso kkkkkkkk isso me deu mais medo que o livro todo

Aleixo 27/03/2023minha estante
eu tbm ó, te juro, fui procurar na internet e tudo, morrendo de medo

Meucantinholiteral 12/04/2023

Se tornou um dos meus autores preferidos
Que a escrita do Raphael é maravilhosa, eu já disse em todas as resenhas que escrevi sobre os livros dele. Mas em Suicidas ele se superou. Confesso que fiquei um pouco perdida com a linha do tempo no início, em quantas narrativas a história é contada mas tudo contribuiu com o final. E que final. Não conseguia largar a leitura e sempre queria mais. Se tornou meu livro favorito e o Raphael se tornou um dos meus autores preferidos. Apenas leiam. (Se atendem aos gatilhos do livro)
Nathalia Polito 12/04/2023minha estante
eitaaa, já tá na minha lista enhi ?

Nathalia Polito 12/04/2023minha estante
Ele escreve mto bem po ?

Meucantinholiteral 12/04/2023minha estante
Esse livro se tornou o meu favorito dele, o choque com as últimas duas palavras do livro foi REAAAL

Brunão 13/12/2016

Nem bom, nem ruim.
Nunca fiz nenhuma resenha em minha vida, não reparem nos erros, mas vamos lá.

Nunca tive prática de ler livros, apesar de gostar muito de ler. Botei na cabeça que queria tornar isso uma rotina, por diversos motivos. Então comecei a pesquisar livros de temáticas que gosto, como assassinato, investigação, suspense, e etc. E também queria um livro onde o autor fosse nacional, onde eu conseguiria ter mais facilidade para acompanhar a leitura, exatamente por estar iniciando o hábito.
"Achei" esse livro após pesquisar por vários, e a sinopse me prendeu, e também as excelentes notas e resenhas.

Os primeiro 1/3 do livro é sensacional, li em seguidas horas sem conseguir parar. Nos deixa instigado, querendo saber os reais motivos de tudo o que aconteceu. Acho que esse é o principal motivo da leitura. Mas parou por aí. Se torna uma leitura muito arrastada e cansativa, apesar do fácil entedimento.
Ao acompanhar os fatos, vemos que é tudo muito raso. Tirando o Zak, não consegui achar nenhum motivo para que os outros estivessem participando da roleta russa. Fiquei esperando onde tudo ia se encaixar, como que 9 jovens acabaram tendo a idéia de se juntarem e se suicidarem, mas simplesmente não encaixa. Sem contar os acontecimentos no porão, uma coisa mais inacreditável que a outra. O autor quis chocar, e ao fazer isso relatou várias coisas que não se encaixam com o perfil dos personagens, e o que acabou ficando ridículo. E o plot twist final achei muito fraco, com vários furos, que se pararmos pra ver, várias daquelas coisas não teriam como ter acontecido, muito menos planejada.

Não vou dizer que é um livro ruim, porque mesmo com essas falhas ti prende e faz você querer acompanhar até o final, esperando que aconteça algo que exploda a sua cabeça. Pra mim, não aconteceu. Mas li tudo em 2 dias, então pelo menos serviu como experiência para entrar de vez no "Mundo dos livros". Quem sabe mais pra frente leia de novo e mude minha opinião, mas hoje não tenho vontade de ler nenhum outro livro do autor.
Simone de Cássia 15/12/2016minha estante
Bruno, vc escreveu " Não vou dizer que é um livro ruim"... então deixa que eu digo: " o livro não é ruim, ele é muiiiiito ruim" !!! Owuuu livrinho chato, sem fundamento... rs rs rs Eu já não gostava de autores nacionais, e esse foi a "pá de cal". Nunca mais!!! Vc que tá começando agora tem um "mundo" de livros bons no estilo, mas, estrangeiros, claro.. rs rs

Brunão 16/12/2016minha estante
Simone, cada vez que eu paro pensar sobre o livro, eu desgosto mais dele. Acho que no final você está certa hahaha. E é o que farei, já vi várias indicações do tipo mas estrangeiros, será minha próxima leitura.

Brunão 16/12/2016minha estante
Simone, cada vez que eu paro pra pensar sobre o livro, eu desgosto mais dele. Acho que no final você está certa hahaha. E é o que farei, já vi várias indicações do tipo mas estrangeiros, será minha próxima leitura.

Alice 23/02/2023

Eu amo todos os livros do Raphael Montes e esse não foi diferente!!! Só vou precisar ficar um tempo sem ler livros dele pq são muito pesados kkkkk?
Lazaro 23/02/2023minha estante
acabei falando numa conversa sobre o king, que eu tinha interesse em ler algum livro do Rafael montes por falarem q eh "parecido", aí eu ganhei exatamente suicidas de presente, li só o primeiro capítulo e to enrolando já tem messeeeesss. É parecido com o king msm??

Alice 27/02/2023minha estante
acredita que eu nunca li um livro do king? quero ler mas ainda não li! então não sei se sao parecidos mas eu juro q é muito bommmmm! lê que vale a pena

Lazaro 03/03/2023minha estante
aaaaa vou dar uma chance, vai ser a próxima leitura já

julia 08/05/2023minha estante
Mano eu tô doida pra ler sua resenha mas ao mesmo tempo não quero spoiler aaaaaa kkkk

-Paula- 08/05/2023minha estante
Não leiaaa, tem spoileerrr...

julia 10/05/2023minha estante
Kkkkkkk eu não li mulher, mas a tentação foi grande ?

lelis 25/01/2022

"mil beijos do seu filho, Raphael Montes"
Eu não sei nem por onde começar.
A escrita do Raphael Montes é absurda de boa, amo o jeito que ele consegue deixar o suspense extremamente bizarro e asqueroso, me fazendo ficar viciada pelo livro, sem conseguir parar de ler página atrás de página.
O livro é super pesado mas a construção dele é perfeita. A intercalação entre os relatos das mães, a noite do caso e os dias antes do caso são essenciais pro final ser surpreendente.
É um livro pesado e extenso mas cada página foi essencial pro final ser ?; não teve nenhuma enrolação nem encheção de linguiça, cada fato que foi escrito no livro foi necessário pra alguma descoberta no final.
Faltando 15 páginas pro livro acabar eu ainda não fazia ideia de NADA do que tinha acontecido, tava super confusa tentando juntar todos os pontos (vários no caso pq são mtas coisas acontecendo ao mesmo tempo). Faltando 10 páginas eu tive uma ideia do que poderia acontecer. E faltando 5 páginas eu descobri o que aconteceu, e não foi NADA do que eu tinha imaginado.
Eu amei como a história fica cheia de lacunas em branco até o último segundo, e o resultado é completamente diferente de qualquer coisa que eu poderia prever.
Foda demais Raphael Montes, amo o caráter brasileiro que a escrita dele tem.

Obs: fiquei ARREPIADA com as 2 ultimas linhas do livro!!!!!!!
lelis 25/01/2022minha estante
Uma coisinha que tinha me deixado meio desapontada no meio do livro era a falta de explicação do porque os participantes fizeram o que fizeram, mas, com o passar do livro eu percebi que a escrita do Raphael é muito mais do que essa linha reta dos suspenses tradicionais (e eu acho isso foda d++++). Mesmo sem essa explicação básica o livro segue sendo foda em cada momento.

Gabriela.Schlesner 25/01/2022minha estante
Eu quero mto ler esse livro socorro

giulia29 26/01/2022minha estante
esse livro eh um absurdo de bom

Silvia.Cristina 21/06/2023minha estante
Achei de uma coragem essa brincadeirinha do Raphael, eu amei essa parte.
Oq eu pensava quando eu via as passagens do diário do Alessandro era que ele se esforçava muito para pintar uma imagem péssima do Zack.
Gostei das coisas que vc apontou e agora estou me perguntando se os outros adolescentes eram mesmo como ele pintava...
Uma coisa me incomodou um pouco, em um momento Diana diz que Zack perdeu a voz, algo assim, devido ao estrangulamento, me corrige se estiver errada, vou até voltar o livro para ler, mas não tinha marcas? E na carta Alessandro conta como forjou isso e não menciona nada que justifique as marcas na garganta e o perder da voz de Zack (ok, ele está em estado vegetativo). Quase acreditei que ele tbm estaria vivo e unido com Alessandro e Débora.

MariTramonte 21/06/2023minha estante
Sim, ela fala mesmo e depois fica por esse mesmo. Muitas coisas ficam por isso mesmo, são jogadas e não são explicadas, isso incomoda bastante, o livro não é ruim, mas poderia ser melhor, também pensei por um momento que o Zak estaria com eles.

lua 22/06/2023minha estante
OBRIGADA!! concordo com tudo que você falou. tem muitas coisas que não fazem o menor sentido nesse livro, por que eles tratam os livros como verdade absoluta? por que os policiais foram falar pro Zac que sabiam que ele tinha matado os pais em um bar qualquer sem provas, só com acusações, e verdade absoluta também? o livro inteiro passa como se todo mundo fosse incompetente e isso me irritava muito. além das várias coisas sem explicação, os personagens tinham atitudes muito sem sentido

Márcio Felipe 05/04/2023

Não consegui parar de ler.
É o meu segundo livro do autor que leio, e esse sem dúvida conseguiu me surpreender ainda mais que o jantar secreto, que inclusive é muito bom também.

Acredito que um livro de terror seja puxado pro gore ou um terror psicológico tem o papel principal de chocar o leitor, e esse livro faz muito bem disso, é livro que contém diversos gatilhos, recomendaria somente para aqueles que já estão acostumado com esses tipos de leitura, cenas perturbadores e bem descritivas, o livro faz várias críticas, sendo o mais nítido é ao mercado editorial, publicando livros muitas vezes de fora e não dando a chances aos escritores nacionais.

Tem o final surpreendente, e nem dá pra acreditar que é primeiro livro do Raphael Montes, até agora é o meu livro favorito do autor.
FádioDS 07/04/2023minha estante
Chegado já li todos dele. Leia bom dia Verônica achei foda.

Márcio Felipe 07/04/2023minha estante
Aos poucos vou lendo tudo que ele publicou, esse vai está na minha lista também, estou aqui pra ler também uma mulher no escuro.

FádioDS 07/04/2023minha estante
Boa escolha meu chegado.

Diana.Chaib 25/07/2023minha estante
Também na dúvida sobre o motivo pro Ale ter matado os pais do Zak. Pelo que entendi o sonho dele era escrever um livro e quis escrever sobre uma tragedia, depois aconteceu a ideia da roleta russa e aí viu que seria uma história melhor pra escrever. Mas mesmo se for isso, eu não fiquei muito satisfeita com essa justificativa pra ele ter matado os pais do melhor amigo

Cardoso47 25/07/2023minha estante
Pois é, fiquei meio sem entender... pensei que talvez soubesse do dinheiro, mas em nenhum momento mostra q ele sabia... tbm pensei que talvez ele quisesse matar eles, peo zak ficar com todo o dinheiro e aí conseguir manipular o zak. Sei lá. Realmente ficou meio que mal resolvido pra mim kkk.. além de N explicar por exemplo quem estava no caminhão q fechou eles. A mãe ajudou, mas foi ela q fez isso? Sei lá kkk

Diana.Chaib 26/07/2023minha estante
Verdade. Essa parte da morte em si não ficou bem explicada mesmo.

bruno 02/06/2021

Ainda não sei os meus sentimentos com esse livro.

Achei a leitura bem fluída e frenética, mas a questão do plot achei bastante previsível desde o primeiro momento, até pensei que não seria isso porque tava muito na cara, fiquei mais surpreso com uma coisa que não teve muita importância pra história do que com o plot em si. Acho que fui ler esse livro com muitas expectativa, pois algumas pessoas dizem ser o melhor livro dele, com a melhor reviravolta e expectativas minhas mesmo depois de ter lido uma mulher no escuro.
Também não consegui gostar de nenhum personagem, todos são desprezíveis, extremamente homfobicos, gordofobicos, capacitistas e misóginos.
Enfim, acredito que vale a pena ler, mesmo com todas essas ressalvas.
Ruth33 20/07/2022minha estante
Eu tô traumatizada dps de ler esse livro

bruno 20/07/2022minha estante
esse livro é muito pesado mesmo, foi mais pesado do que o primeiro que eu li dele, uma mulher no escuro

Ruth33 21/07/2022minha estante
O primeiro q li dele foi O Vilarejo. Foi fichinha perto desse kkkkkk

Isabelle @juntandocapitulos 15/02/2022

recomendo!!!
desenvolvi alguns gatilhos novos, que não existiam antes do início da leitura (da minha vida msm) e acabei lendo o livro, q deveria ser lido de forma eletrizante, em bastante tempo, com varios períodos de pausa, isso prejudicou um pouco a experiência.

porém, Raphael Montes segue genial.

infelizmente mesmo achando o autor um gênio (e um louco) acabei por adivinhar quase todos os plots e isso me deixou meio ?? mas eh uma leitura incrível, com uma escrita - como sempre - sensacional.

recomendo só pra quem tem estômago, eh um livro repleto de gatilhos bem pesados, o autor escreve sem dó algum do leitor.

de forma resumida. adorei e sigo querendo ler tudo oq ele vier a escrever ?? mto cadelinha desse louco!
Marina 15/02/2022minha estante
gostou das minhas anotacoes amg

Isabelle @juntandocapitulos 15/02/2022minha estante
sim!!!! dei umas risadas tu: ? zak ??? KKKKKKKKKKK era cada uma

Isabelle @juntandocapitulos 15/02/2022minha estante
?- quero casar c um homem rico?
tu: somos 2
KKKKKKKKKKKKKKK verdades ne bb

IvAnia17 19/03/2021minha estante
Recomendo "Uma Mulher no Escuro". Gostei bastante.

_limamanu 19/03/2021minha estante
Esse eu já li, achei muito bom também ;)

IvAnia17 19/03/2021minha estante