Cuco Julia Crouch

Resenhas - Cuco

Mari 13/05/2013

O livro conta a história de Rose, uma mulher doce e feliz que mora com seu marido e suas duas filhas. Rose recebe um telefonema de sua melhor amiga Polly dizendo que seu marido havia falecido, imediatamente Rose a convida para morar com ela e sua família.

O livro no começo é um pouco cansativo, mas depois vai ficando envolvente e pertubador.

Começa a acontecer coisas estranhas na casa de Rose, e ela vai perdendo sua autoridade e Polly vai ganhando a confiança de Gerry, marido de Rose, que antes a odiava.

A história é narrada pelos olhos de Rose, então você não sabe se o que ela vê é realmente verdade, ou se é coisa da cabeça dela, embora os indícios que comprovam tudo o que ela vê e fala parecem bastante verdadeiros.

Esse livro me lembrou muito outro livro chamado "Dom Casmurro" de Machado de Assis, onde Dom Casmurro é quem narra a história e nunca sabemos se Capitu traiu ou não ... Enfim, me lembrei disso porque no final de Cuco, os acontecimentos não são esclarecidos, então temos que confiar no que a Rose está vendo.

Polly transmite uma imagem primeiramente de uma "coitada", mas depois revela ser muito pertubada e descontrolada.

Tem um ditado popular que caracteriza muito bem o final desse livro:

"Se você não pode com o inimigo, junte-se á ele."

O final foi surpreendente e inesperado, gostaria que alguma coisa acontecesse á Polly, mas ...

Bem, vou parar por aqui se não vou contar a história toda, mas posso garantir que o livro é surpreendente e cheio de mistérios avassaladores, e que vale a pena muito ler esse livro, porque mexe com o nosso psicológico e ativa nosso olhar investigativo.

Thamires Oliveira 16/08/2013minha estante
Só um detalhe: a narrativa é feita em 3ª pessoa e não pela Rose

Rennan 22/05/2013minha estante
Ss , tbm concordo q Cuco daria um super filme , eu tipo , AMEI o livro , só o final , q deixou a desejar ... Mas concordo com tudo q vc falou ^^

Mi Hummel 02/05/2013

Através das aparências...
Outro livro da série: "preciso relaxar."

Foi uma leitura rápida. Mesmo. Eu me envolvi rapidamente na trama e fiquei em dúvida em como qualificar o livro por aqui.
À certa altura eu fiquei um pouco incomodada com a leniência da protagonista e, realmente, comecei a suspeitar de que a verdadeira vilã poderia não ser bem quem parecia ser.

Isso tornou a trama um pouco confusa...Entre a "suposta" passividade de Rose e seus fantasmas do passado. Fantasmas estes que envolvem a amiga de infância, Polly. O que se agrava com a falta de respostas claras ao longo da trama.

A questão não é descobrir quem é Polly. Mas sim, quem de fato é, Rose. A modelo de proficiência e dona de casa esmerada.
O final não é bem o que eu esperava.

Tampouco, Rose.

E, sim, existe uma falta de coerência em alguns pontos...Como o completo e total esquecimento das crianças e seus sentimentos diante de tudo.
O final foi brusco e, pois é, levanta ainda mais questões.

No fundo, Rose e Polly são realmente feitas uma para outra.

Camila Alexandrino 30/04/2013

Até onde você iria por uma amizade ?
Rose e Gareth têm uma boa vida: Uma bela casa que eles mesmos construíram e duas lindas filhas. Só que tudo muda com a ligação de Polly, uma das primeiras amigas que Rose teve na infância. Polly está passando por uma situação difícil - Acabou de perder o marido em um acidente de carro -, ela está desolada e perdida, e Rose, oferece sua casa para que ela possa passar o tempo que fosse necessário para ajustar a vida dela e de seus dois filhos. Gareth não aceita muito bem a situação, pois nunca gostou de Polly, mas diante dos fatos, se vê obrigado a aceitar. Pouco à pouco, Polly vai invadindo o espaço do casal; Fazendo a cabeça do marido de Rose e de sua filha, Anna. O mundo inteiro de Rose começa a desabar bem a sua frente, mas por amor a sua amiga, ela fica cega as situações. Até que ela se depara com a verdade: Polly está destruindo seu lar e seu casamento. Daí em diante, Rose trava uma luta para tentar tirar Polly de sua casa, o que se torna uma tarefa muito mais difícil depois que Gareth começa a se dar bem com ela...
É um bom livro, eu gostei bastante. A história me prendeu, mesmo com a enorme passividade de Rose. Não contarei o final, mas leiam queridinhos e vocês vão gostar também ! Recomendo ;)

Ester 29/04/2013

Cuco
A frase da contra capa foi o que mais me chamou a atenção "Cuco é um pássaro que rouba outros ninhos".
Conta a história de Rose que vive com suas duas filhas e seu marido no campo, tudo está normal até que o marido de sua amiga Polly morre e ela vem com seus dois filhos viver na casa da amiga. Quanto mais você vai descobrindo sobre a vida de Rose, mais você começa a sentir raiva ou curiosidade dos outros personagens. Você vê planos sendo formados em frente ao seu nariz, as pessoas crescendo ou mudando de personalidade. Acho que esse foi um dos livros que mais prendeu minha atenção. O suspense do livro é muito bom, principalmente para quem gosta desse gênero, e vai direto ao ponto sem enrolação. A trama se desenrola daquele jeito que você só consegue parar de ler quando é obrigado a parar (:

Fridas 29/04/2013

Amizade
Até que ponto você se arriscaria por uma amizade...

Ralf 13/04/2013

O final vale mais que todo o livro. A frase da contra capa sempre me chamou a atenção (Cuco é um pássaro que rouba outros ninhos...). E com essa frase já captamos um pouco de como será o livro.

Os personagens cuja autora criou foram ótimos. Suas personalidades foram mantidas até o final, sem nenhuma "bipolaridade" de algum personagem. Odiei muito Polly durante a leitura, mas a amei no final. Polly é a estrela do livro, em seus poucos momentos de aparição todos tinham um elo com ela, e esse elo poderia ser de diversas maneiras e com alguns sentimentos, como por exemplo desconfiança da parte de Gareth marido de Rose.

Sim, Rose é muito otimista para não dizer estúpida. Sua vida familiar vai se modificando a ponto de não conseguir mais restaurar o controle. Seu marido distancia-se dela, sua filha age de uma maneira diferente. E nada de perceber que algo está acontecendo. Mas não liguei muito pra isso. Queria realmente saber como seria o desfecho deste livro.

E foi um dos melhores desfechos que li. Me pegou desprevenido, faltam livros com desfechos desse tipo. O ínicio foi monótono, mas depois que a autora acerta a mão você não quer largar mais. Quer saber o que está acontecendo, qual o motivo de uma família que parecia perfeita estar repelindo sua matriarca.

Só não virou favorito pela mesma razão que gostei muito dos personagens. Rose. Rose é muito lerda e não percebeu o problema real antes, e é difícil encarar que realmente existe pessoas como Rose no mundo afora. Recomendo se você ficou curioso com a trama, mas alerto que você pode ter opiniões diferentes da minha.

Lucas 25/03/2013

O tema levantado no livro é o que me chamou a atenção. A autora é capaz de abrir os olhos de quem lê o livro sobre nossas amizades. A Polly era como um anjo para Rose, e logo depois se mostra pior que um demônio. Eu confesso para vocês que tenho alguém como a Polly na minha vida. Ela acha que é muito inteligente, mas deixou pontos soltos nas maldades que fez comigo. Felizmente eu já sei uma maneira de banir ela da minha vida. Acho até que muitas pessoas têm uma Polly em suas vidas.
Recomendo.

Tribo do Livro 13/03/2013

Cuidado com o Cuco
Resenha por Ver Sobreira

Vocês conhecem o cuco? não o do relógio e sim a ave. O cuco é uma ave que quando encontra um hospedeiro apropriado,– ave cujos ovos se assemelham ao dos cucos–, ela espera até que o ninho deixe de estar vigiado. Retira então um dos ovos dos hospedeiros e põe um dos seus no lugar. Ele é considerado uma espécie parasita, pois ao em vez de construir seu ninho, deposita os seus ovos nos ninhos de outras aves.
(...) O telefone ecoou pelo assoalho ladrilhado, irrompendo no interior do silêncio rural que ainda consideravam um pouco enervante .(...)Levando consigo o cálice de vinho , Rose foi atender o telefone
– Christos está morto- foi a primeira coisa que Polly disse.
Rose teve que sentar-se no balção da janela(...)
– O quê?
– Ele morreu. Em um acidente de carro. Estava bêbado.(...)

Em Cuco romance de estreia de Julia Crouch, a autora ao nomear seu livro faz clara alusão a esta conhecida ave e seu modo de vida – uma usurpadora – , para contar a história de duas amigas de infância: Rose e Polly. As duas são amigas desde a escola primária, ambas casadas com artistas que são amigos de longa data e justamente a morte de um deles Christos, marido de Polly que coloca esta dentro da casa de Rose em um vilarejo na Inglaterra.

Rose e Polly são amigas desde sempre. Ambas tiveram uma vida complicada, porém Rose sempre se sentiu um passo atrás de Polly e está sempre fez o que quis. Tiveram uma juventude cheia de estravagâncias e atos inconsequentes, uma talvez mais que a outra. Rose casou-se com Garrett, um artista americano que foi viver na Inglaterra e Polly casou-se com Christos, um artista grego e grande amigo de Garrett. Porém não é só isso, a história destas duas mulheres parece simples, mas é extremamente confusa. Tudo acontece porquê Polly fica viúva, pois Christos morre em um acidente. Sem pensar e nem mesmo consultar o marido, Rose convida Polly para que esta vá para Inglaterra e fique com eles o tempo que quiser. Tal atitude gera conflitos com Garrett, pois este não confia de forma alguma em Polly. A partir dai muitas coisas acontecerão, pois o passado retorna juntamente com Polly e muitos segredos veem à tona. Rose vê-se perdida no turbilhão que é Polly. E assim perde o controle sobre sua vida, seu casamento e suas filhas, Anna e Flossie.

Bem, a narrativa é muito boa e extremamente enigmática. Polly se abanca na casa de Rose com os dois filhos Nico e Yannis e transforma a casa de Rose. No começo Rose, parece mais a mãe de todos, do que a amiga que quer confortar e para nós leitores é possível perceber que Polly aproveita-se ao máximo disso. Conforme a narrativa se desenvolve, você começa a se questionar quem é Rose realmente e se Polly é um pouco diferente do que aparenta. Há tantos fatos a serem questionados que há momentos que pode-se perder o fio da meada.

Cuco é uma história impressionante que te prende o tempo inteiro, pois você percebe que algo está completamente fora do lugar e quer tentar descobrir o que é. O final é surpreendente e até chegarmos a ele verdades "verdadeiras" virão à tona. É difícil fazer uma análise clara desta história, porque simplesmente ela te confunde o tempo todo. E com a quantidade de segredos encobertos que estão no passado de Rose e Polly, você começa a se perguntar quem é realmente a vilã e quem é a vítima. Por isso não deixem de ler Cuco e tirar suas próprias conclusões. Confira

Sol 10/03/2013

Cuco - Julia Crouch
O livro é o primeiro thriller da escritora Julia Crouch, lançado no Brasil em 2012.

Ele conta a história de Rose e sua melhor amiga, Polly.

Quando Polly perde o marido em um trágico acidente de carro, Rose não hesita em convidá-la, junto com seus 2 filhos, para ficar em sua casa recém-reformada, até que se estabilize novamente no país, já que Polly estava morando na Grécia.

O marido de Rose, Gareth, foi contra a decisão, mas a acatou por respeito à amizade das duas.

O único problema é que o mundo de Rose, tão meticulosamente construído, começa a desabar, e algo diz a ela que Polly está por trás de todo o caos.

O nome do livro, Cuco, remete ao pássaro, que rouba outros ninhos. E é exatamente isso que Polly está tentando fazer ao ninho de Rose. Com seu jeito único, ela se infiltra de uma maneira tão sólida à rotina da família que Rose percebe que se torna quase impossível tirá-la da sua vida.

O livro é impressionante, embora eu ache que o final poderia ter sido mais eletrizante. O que não deixa o livro em nada a desejar. A única questão é que ficamos com um gostinho de “quero mais”, como se precisássemos de mais alguns capítulos para entender algumas coisas. Por outro lado, usar a imaginação também faz bem.

Fiquei muito ansiosa, cheguei a odiar a Polly, tanto quanto achava que a Rose poderia ter tomado algumas atitudes diferentes ao longo da trama.

Felizmente, é mais um daqueles livros em que ansiamos pelo final, pelo caráter de suspense, mas que não queremos terminar pois é excelente.

Gostei bastante e recomendo. E vamos aguardar o próximo thriller de Julia Crouch.
Silvana Barbosa 24/07/2013minha estante
Resenha das boas !

Ademar Jr 08/03/2013

Cuco
Estava passeando numa das livrarias aqui na cidade e me deparei com este livro, de nome curto e de capa pouco interessante, exceto pela seguinte frase: “Seu primeiro erro foi convidá-la a entrar…” Isso me deixou curioso de imediato. Sentei-me num daqueles banquinhos que se encontram dentro das livrarias e li os primeiros cinco capítulos ali mesmo. Minha ânsia por lê-lo aumentou ainda mais, no entanto, não pude comprá-lo naquele dia. Tempos depois, a editora cedeu um exemplar ao blog, o que me permitiu concluir a leitura.

Leia a resenha completa em: http://wp.me/sCGut-cuco

Angélica 03/03/2013

Não recomendo!!!Perda de tempo!!!!

Laira.Tomaz 26/02/2013

Cuco - Julia Crouch
“...Por mais afastadas que estivessem, elas sempre pareciam capazes de retomar de onde tinham parado. Rose e Polly eram intimamente ligadas.”

O primeiro romance de Julia Crouch é intrigante além da conta. “Cuco” supera todas as expectativas imagináveis pela facilidade que faz com que os leitores acreditem e visualizem, num primeiro momento, a história de amor, amizade e também de vida dos personagens.

Gareth, artista plástico, pai de família e marido de Rose, faz o tipo “workaholic”, mas ainda assim, é um pai digno de elogios e um ótimo esposo. Americano, ele vive feliz com sua mulher e filhas, Anna e Flossie, em sua casa de campo, construída com muita luta nas colinas de Wiltshire, Inglaterra. Até que o inesperado acontece!

Gareth e Rose passam por um dos momentos mais atribulados de suas vidas após receberem a notícia do acidente de carro que matou Christos, um dos melhores amigos da família, na Grécia. Também artista plástico, Christos, nascido em Cárpatos, despede-se da vida deixando sua esposa e dois filhos, Nico e Yannis. Com a morte do marido de sua melhor amiga, Rose sente-se obrigada a acolhê-la em sua casa até que ela e os filhos estejam novamente em condições de seguir em frente. O único problema é que Gareth faz questão de deixar bem claro seu sentimento de aversão à Polly. Mas, com toda a sua calma e carinho, Rose, sempre prestativa, consegue contornar a situação, recebendo então, de braços abertos, sua desenfreada amiga e pop star em sua casa.

“Cuco é um pássaro que rouba outros ninhos. Rose era dona de um deles.”

No decorrer da narrativa, descobrimos que o título do livro se encaixa perfeitamente ao que nos é retratado! Com o passar do tempo e com a estadia de Polly já consolidada, Rose sente-se estranha quanto a atmosfera de sua própria casa, quanto ao comportamento diferenciado de seu marido que começa a fazer coisas que antes não fazia e com os constantes avisos que recebe de seu vizinho Simon e da médica de sua filha, Kate.

Recheada de suspense, a história faz com que você imagine coisas o tempo inteiro; faz com que você tire suas conclusões antes mesmo de chegar à metade do livro. E quando finalmente você alcança a marca final, você acaba ficando indeciso se quer sentir-se chocado, intrigado, mas ao mesmo tempo feliz pelo rumo que as coisas tomam.

Diferente de tudo o que já li, foi o único livro que de fato fez com que eu “visitasse” as páginas finais (antes do término da leitura) na tentativa de obter informações que confirmassem as minhas suspeitas! É, eu sei, um tanto quanto desonesto e sem sentido, mas não teve jeito, eu não me contive.