O Reino

Resenhas - O Reino

1 | 2 | 3 | 4

André 14/01/2013

Mais do mesmo
"O Reino" é o segundo livro do Clive Cussler - esse em parceria com o veterano da marinha de guerra Grant Blackwood - lançado pela editora Novo Conceito no Brasil. Dessa vez, ao invés de uma trama de espionagem encabeçada pelo infalível Isaac Bell, o protagonismo do filme é levado pelo casal Sam e Remi Fargo.

Essa não é, entretanto, a primeira aventura deles pelas mãos de Cussler que já tinha escrito "Spartan Gold" e "Lost Empire" em 2009 e 2010, respectivamente. Como é o segundo livro publicado pela Novo Conceito, fica inevitável a comparação junto ao primeiro romance. A começar pela capa que apresenta a mesma identidade visual de "O Espião", um trabalho bem feito e bonito de ser admirado. As semelhanças entretanto acabam por aí.

Diferente de "O Espião", a aventura do casal Fargo se passa em tempos modernos em uma aventura internacional em busca de um artefato antigo há muito esquecido. Contratados por Charles King, um texano ridiculamente rico, o casal inicia a busca por um antigo amigo que desapareceu quando participando de uma exploração encomendada pelo próprio King. Rapidamente o casal descobre que tudo não passava de um jogo em que eles eram objetos numa busca por um artefato que os leva por países como Nepal, Bulgária, Índia e China.

Uma trama gigante como essa seria um problema para os heróis mais modestos mas, assim como Isaac Bell, o casal Fargo tem a o melhor dos poderes - o poder aquisitivo - e isso associado à sagacidade do casal e a inteligência e habilidade da consultora profissional, Selma, acaba removendo qualquer tipo de obstáculo por parte deles.

Não bastasse toda essa ajuda, o casal Fargo ainda apresenta uma combinação propícia para qualquer tipo de aventura: ele engenheiro, ela antropóloga. Essa dupla consegue resolver qualquer problema, seja ele físico ou mental usando as qualidades de um ou de outro. Talvez entretanto o mais interessante seja o fato de que, independentemente da situação em que se encontram, Sam e Remi sempre arranjam um tempo para uma linha cliché de elogio ou uma carícia de casal que vive há anos juntos e teve seu amor, assim como suas habilidades, aguçadas.

Enfim, para quem procura um romance de aventura em que tudo da certo sem criar grandes pontos de emoção, "O Reino" pode ser uma boa pedida. Para aqueles que procuram por uma trama mais desafiadora, consistente e adulta recomendo esperar pela próxima aventura dos Fargo.

Milla 22/01/2013

www.amorporclassico.com
Um dos meus projetos do primeiro semestre de 2013 é acabar com todos os livros de parceria que recebi em 2012 e O reino é o primeiro livro dessa saga. Então, não estranhem se eu publicar várias resenhas na mesma semana.

Esse é o terceiro livro de uma série e, sinceramente, não gosto de ler séries fora de ordem :/
É um livro interessante (Alessandra, não leia este resenha ;D), mas terminou me decepcionando em alguns aspectos porque o autor se arrastou muito e usou de artifícios que poderiam ser dispensados sem subtrair nada ao livro, aliás, aqui certamente se encaixaria perfeitamente bem a ideia de que menos é mais.

Mas, primeiro vamos conhecer a história:

Sam e Remi Fargo são um casal e trabalham juntos "caçando tesouros". (1) Acredito que nos livros anteriores conhecemos melhor o trabalho deles e toda a sua vida. Inesperadamente, um homem muito rico e importante, Charlie King, entra em contato com eles porque precisa de sua ajuda para encontrar uma pessoa. Essa pessoa, um homem, amigo do casal e também caçador de tesouros, havia sido contratada para procurar pistas do desaparecido pai do King, mas ele também desapareceu e agora os Fargo seguem atrás de duas pessoas desaparecidas.

Mas King não falou todas as verdades e logo eles começam a perceber que estão metidos em um problema muito maior do que uma busca à uma pessoa desaparecida. Viajando pelo Nepal, China, Índia, visitando territórios e fronteiras perigosas, eles não sabem em quem podem confiar e começam a encontrar coisas que podem mudar completamente a história da humanidade.

Promissor? só que não.

Um livro que promete muita aventura, muito mistério, muita ação e não tem nada disso espontaneamente. O começo do livro é arrastado, o meio dá uma melhorada, mas no fim eu já estava saturada da leitura, das reviravoltas forçadas que o autor incluiu na trama. E me senti bem frustrada com tudo isso.

Os Fargo são protagonistas carismáticos e agradáveis, mas os vilões dessa trama não são fortes o bastante para satisfazer o leitor. Eles não são maus, perigosos, espertos, ardilosos. E continuo naquela minha ideia de sangue: faltou maldade, faltou aventura, faltou riscos.

Algumas cenas soaram bem surreais e outras têm explicações suprimidas tipo "eles estavam se afogando. Eles estavam dentro de um carro agora e o motorista os salvou sem saber" COMO?? Não, não coube. "Abandonei" o livro por um longo período e não conseguia sentir saudade dos personagens ou curiosidade para desvendar a história até porque o contexto fica mal explicado. Em alguns momentos nós não sabemos o que eles estão procurando e, no fim das contas, toda a busca resultou em algo tão mínimo.

Fiquei com a impressão de que o autor aumentou coisas que poderiam ter sido excluídas sem prejuízo e não deu ênfase a outras que teriam sido maravilhosas. Eu gosto desse clima de história, arqueologia, descobertas e a trama tinha conteúdo suficiente para fazer um livro alucinante, mas foi muito falho.

A capa é linda e eu ainda estou me sentindo receosa de tirá-lo da minha estante. Espero ter mais sucesso com O espião e, de verdade, acredito que o Clive Cussler e seus coautores ainda podem me surpreender, assim espero.

Jéssica R. 23/01/2013

Fiquei um pouco decepcionada com esse livro, pois o autor tinha em mãos uma história maravilhosa, com um “Q” de Indiana Jones, mas não com a mesma qualidade, uma história forte com heróis e vilões fracos e um final digamos “ridículo” de tão fraco. Acredito que faltou interação entre os personagens, não dá pra entender o que os personagens sentem, ficou uma história mecanizada, eu diria correta e sem emoção.

O livro tem seu mérito o casal Remi e Sam Fargo são simpáticos e cativantes, apesar de bem escrito fiquei um pouco cansada com excesso de detalhes e pouca aventura, em vários momentos pensei em abandonar o livro. Com um enredo fantástico, mas sem a emoção que espero de um livro de aventura.Uma coisa tenho que admitir foi legal conhecer o Nepal. Eu não indicaria esse livro, mas vale lembrar que esse é o meu ponto de vista.

Miloca 05/02/2013

Leia e comente em: http://colecionadores-de-historias.blogspot.com.br/2013/01/124-o-reino-os-fargo-03-clive-cussler-e.html

Acho que nem preciso começar com o mesmo comentário da resenha de O Espião, não é?
Vamos falar logo do livro que é melhor.

Cussler parece gostar de iniciar seus livros com fatos nervosos. Em O Reino, somos levados, no prólogo, ao ano de 1677 na China, quando os irmãos Lana de Terzi terminam a construção de uma aeronave para o imperador da Dinastia Quing. Essa seria a primeira embarcação aérea a ser usada em guerra.
Após isso, o primeiro capítulo nos trás aos dias atuais e ao casal Fargo, Sam e Remi, que está em Pulau Legundi fazendo escavações e é repentinamente chamado a se reunir com Charles King, um homem muito poderoso que tem informações sobre Frank Alton, detetive particular e amigo do casal.
Frank desapareceu enquanto fazia um serviço para King no Nepal e o magnata quer que os Fargo, famosos por encontrarem coisas tachadas como impossíveis, procurem Alton para ele. Além disso, ele também parece querer que eles achem Lewis “Bully” King, pai de Charlie, desaparecido há 38 anos.
À primeira lida, King me pareceu um ricaço bonachão, apesar de a assistente dele – Zhilan Hsu – ser muito sorrateira para o meu gosto e dos protagonistas, mas uma conversa dele com um empregado depois de se despedir dos Fargo me deixou ressabiada.
A busca dos Fargo pelo amigo os leva ao Nepal e à descoberta de uma lenda sobre um possível artefato de mais de mil anos que teria sido reverenciado com divindade por muito tempo. E que pode ser o verdadeiro objetivo de Charlie King ao contratar o casal.
Viajando também para o Tibete, a Bulgária, a Índia e a China, Sam e Remi vão desvendando a história por trás do artefato e percebem que King realmente não é um exemplo de ser humano.

A narrativa de O Reino é eletrizante, com investigação histórica, trilhas em meio a florestas pouco exploradas, perseguição, tiroteio, alguns dias numa geleira sem as devidas proteções e muita aventura, o casal Fargo – caçadores de tesouros – faz uma viagem por alguns dos recônditos do planeta, descobrindo fatos incríveis.
São tão bonitinhos os diálogos amorosos de Sam e Remi (eu acho que eles se conheceram e casaram no primeiro livro, mas não dá para saber PORQUE A NOVO CONCEITO SÓ LANÇOU O TERCEIRO! Desculpem o ataque, mas foi mais forte que eu. u.u), mesmo em meio ao perigo, explorando uma caverna ou simplesmente estudando documentos, eles são fofos. >.<
Os vilões são bem construídos e explorados. E me deram muita raiva! (Sabem quando você quer entrar na história e se livrar deles pessoalmente? Foi isso que eu quis fazer.)
Além desses personagens, há a equipe com a qual os Fargo trabalham, especialmente a Selma, que é presença constante e me divertiu; e aqueles que eles vão encontrando pelo caminho e de quem recebem alguma ajuda, em especial Jack Karna, estudioso que mora “escondido” numa vila do Nepal.
Cheio de mistério e aventura, além de uma óbvia pesquisa histórica e geográfica, é indicação garantida!

Jaque 19/02/2013

Resenha do Blog: http://estantevirtual-silva.blogspot.com.br/
Em O Reino o que não falta é aventura, conhecemos na historia o casal Sam e Remi Fargo. Sam é um esperto engenheiro e Remi uma arqueóloga apaixonada pela profissão, junto eles vivem de desvendar mistérios e achar artefatos que ao ver de muitas pessoas seria impossível encontrar. Durante uma escavação eles recebem uma visita inesperada, uma mulher asiática misteriosa que traz um recado do Charles King um poderoso contrabandista de artefatos antigos
O recado informava ao casal Fargo que ele havia contratado um grande amigo deles Frank Alton um investigador de primeira para encontrar seu pai Lewis King que esta desaparecido a 40 anos , mas durante a procura Frank também acaba desaparecido, e é ai que os Fargo entram.

Charles pede a eles que saiam à procura tanto de Frank como de seu pai Lewis, já que o casal tem a fama de encontrar o que ninguém consegue. Em consideração ao amigo eles aceitam e viajam para o Nepal pra começar a procura, lá eles percebem que a procura pelo amigo não seria tão simples assim.

Charles colocou o casal de filhos gêmeos dele na cola dos Fargo, o que é estranho sendo que eles estavam trabalhando pro próprio pai deles. Mas passando um tempinho de investigação eles percebem que o que realmente Charles queria era muito mais do que encontrar Frank ou até mesmo seu próprio pai.
Sam e Remi descobrem que Lewis, pai de Charlie, estava procurando um artefato muito importante na época em que desapareceu, e como os Fargo tem fama de serem os melhores no que fazem, Charles meio que deu um jeitinho de colocá-los a procura desse artefato, é assim em meio a tantos mistérios e perigos que Sam e Remi se aventuram por vários lugares pelo mundo a procura desse artefato que tanto interessa ao tão poderoso Charles King. Com ajuda de um ancião do Reino Tibetano de Mustang, eles chegam cada vez mais perto de encontrar o tão desejado objeto.

Será que eles encontram o Frank? E Lewis ainda estaria vivo depois de tanto tempo desaparecido?

Eu Amei a história, devido minha ultima leitura de aventuras que foi bem decepcionante estava muito receosa em relação ao O REINO, mas realmente me surpreendeu de uma forma bem humorada e otimista, Sam e Remi passam por todos os obstáculos durante a procura do tal objeto e se tornam assim em minha opinião, um casal muito simpático. Achei muito fofo a forma que Sam tenta sempre proteger a esposa e como os dois formam uma bela equipe juntos.

A história fluiu bem pra mim achei que foi bem escrita, você consegue entrar no espírito de aventura que o autor propõe. O livro não tem nada haver com O ESPIÃO também do mesmo autor, O REINO é de uma série e O ESPIÃO é de outra, a única coisa em comum são as capas que a Novo Conceito manteve o padrão, que por sinal eu acho belíssima me lembra muito quadrinhos. As paginas amarelinhas proporcionam uma comodidade maior e as letras também tem um tamanho ótimo. Pra quem gosta de uma ventura emocionante cheia de mistérios e muito bom humor é uma ótima opção. =)

Renata 23/02/2013

Clive Eric Clussler é norte-americano, tem 81 anos e atualmente mora no Arizona! Clive é autor de mais de 40 livros, vários deles á publicados aqui no Brasil, além de aventura e romance, ele também é famoso por suas obras de não ficção! O Reino tem co-autoria de Grant Blackwood, também americano, além de suas Clive Cussler, ele já trabalhou como co-autor de outros autores, já teve seus próprios romances publicados e também é ghostwriter!

Sam e Remi Fargo são caçadores de tesouros que, descobriram a paixão por desvendar os mistérios enterrados através de suas formações científicas! Remi é antropóloga e historiadora formada pelo Boston College e Sam um engenheiro que gosta do mar! E foi em pleo mar que eles receberam um convite para visitar King Chalerlie, um figurão da mineração e petróleo do Texas! King deseja contratar os Fargo para encontrar Alton, um amigo do casal que, havia sido contrato pelo próprio King e segundo ele, desaparecera levando todo o dinheiro que o milionário havia lhe dado para completar a missão de encontrar seu pai desaparecido a mais de 40 anos!

O casal estranhou o desaparecimento do amigo muito próximo, aceitaram a missão e partem em uma jornada que os vai levar para o Tibet, Nepal, Bulgária entre outros lugares! Porém os Fargo encontram muito mais do que procuravam pelo caminho e descobriram muito mais do que o Sr King desejava e isso pode ser um problema!

A escrita do Clive é inconfundível! Toda a aventura é narrada de uma forma que quase não permite que o leitor respire! Ação atrás de ação, mistério sobre mistério, e baseado em uma fórmula muito bem elaborada pra cumprir o papel do livro, entreter! O casal criado pelo autor é muito divertido, eles tem uma cumplicidade que é inerente a um casal que compartilha uma vida juntos, tanto nas aventuras quanto no cotidiano! Em muitas passagens o humor sarcástico dos dois aliviou a tenção da cena, eles meio que me tranquilizaram com uma piadinha, e isso eu achei bem interessante!

Apesar da narrativa do autor ser peculiar, percebi algumas diferenças em relação com o livro O Espião! Um ponto positivo para o autor que, mesmo ao escrever histórias de aventura, consegue trazer elementos novos para surpreender o leitor! Algumas partes da narrativa são de tirar o fôlego e eu tive vontade interferir na história, senti aflição, ou até claustrofobia em alguns momentos! Quem já assistiu A Múmia ou Indiana Jones e gostou, certamente vai gostar dos livros do Clive, eles têm esse ponto em comum, são repletos de muita ação, aventura, suspense e uma pitada essencial de comédia!

O vilão da história é bem inescrupuloso, porém no final do livro achei que ele virou meio que um gatinho acuado e senti falta demais maldade e dificuldade humana para o casal, as dificuldades naturais existiam sim, mas o vilão ficou um pouco apagado por um certo tempo, depois ele apareceu, não se preocupem quanto a isso! Eu indico o livro como disse anteriormente, para quem gosta de ação, aventura e Indiana Jones! Estou muito ansiosa para os próximos lançamentos!

Fiquei perplexa ao descobrir que O Reino já é o terceiro livro da série As Aventuras dos Fargo, mesmo as histórias sendo independentes umas das outras, como imagino que são, acharia legal se a editora publicasse na ordem, até pra gente poder acompanhar melhor o desenvolvimento do casal!

Read more at http://redequinha.blogspot.com/2013/02/resenha-o-reino-clive-cussler-e-grant.html#bQDqqk50lKkW3m0I.99

Rainy Girl 24/02/2013

As Aventuras dos Fargo
Resenha original do Blog Sook >>> http://the-sook.blogspot.com.br

Sam e Remi Fargo são caçadores de tesouros, juntos eles aventuram-se por diversos lugares em busca de artefatos que muitos consideram impossíveis de encontrar. Eles recebem um convite de Charles King ¬— poderoso contrabandista de artefatos antigos — para visita-lo e quando chegam, o milionário diz que quer contratá-los para encontrar Frank Alton, que desapareceu levando consigo muito dinheiro de King. Frank Alton é um investigador que goi contratado por Charles para encontrar seu pai — Lewis King — que está desaparecido há 40 anos. O fato de o casal conhecer Alton faz com que eles aceitem a missão e assim partem em uma aventura que os leva para o Tibete, Nepal, China, Veneza e na Sibéria.

Sam é um engenheiro e Remi uma antropóloga e historiadora, eles começam a procurar não somente seu amigo, Alton, mas também Lewis King e logo entendem que a missão deles não vai ser tão simples como imaginaram. Segredos são desvendados e o casal descobre que Lewis King estava procurando um artefato importante quando desapareceu. No Nepal eles escutam sobre a lenda de um artefato com mais de mil anos que havia sido usado como divindade. Logo concluem que esse deve ser o artefato que Lewis procurava.

Pelo fato de Charles King ser um milionário do petróleo e um contrabandista que sempre está procurando artefatos valiosos, Sam e Remi começam a desconfiar que sua missão possa não ser encontrar Frank Alton e Lewis King e sim encontrar o artefato. Será que Charles King quer seu pai ou o artefato?

“O Reino” é uma mistura de história antiga com uma moderna que apresenta uma narrativa encantadora. Os personagens principais são tão bem construídos assim como os secundários, e os cenários adaptam-se totalmente no rumo dessa misteriosa aventura. Um ponto positivo é que a narrativa não é maçante.

A diagramação da editora Novo Conceito apresenta uma capa linda, que combina com a estória do livro, páginas amareladas e fonte agradável. Para quem gosta dos gêneros aventura e mistério, não perca tempo e leia logo esse livro!
Myllena 25/02/2013minha estante
Ainda não li nada desse autor...

Biah @garotapaidegua 06/11/2012

O Reino é o terceiro livro da série As Aventuras dos Fargo, que o Clive Cussler escreve com Grant Blackwood. Apesar de de já ser o terceiro livro, não acho que dê para se sentir perdido, por que por mais que você não saiba tudo o que aconteceu com o casal nos livros anteriores, ao longo da narrativa alguns aspectos e informações das aventuras passadas são retomados e comentados, esclarecendo possíveis dúvidas ou apenas acrescentando mais informações sobre os protagonistas.

Nessa aventura, o casal Fargo, que normalmente sai à caça de tesouros, vai se envolver na busca por uma pessoa, um amigo em comum. Esse amigo foi contratado por um magnata do petróleo para, por sua vez, encontrar o pai desse magnata. Mas as coisas não saíram como era esperado e agora os dois estão desaparecidos. Sam e Remi então viajam até o Nepal para procurar pistas do seu amigo, e conforme avançam na investigação descobrem que há muito mais por trás do sumiço e que talvez estejam a ponto de descobrir uma relíquia considerada uma fantasia...

É um livro muito interessante no tema da investigação e na relíquia em questão, que já era conhecida minha de outras obras. Eles acabam passando por vários países durante a investigação e se envolvem em muitos perigos, usando as vezes de algumas estratégias para escapar que eu não achei muito críveis e sim um pouco fantasiosas. Também achei o final um pouco corrido, mas só um pouco mesmo ;D

No geral o livro é muito interessante, e dá pra passar um bom tempo entre as estratégias de fuga e deduções da investigação, que é o que mais me atrai nesse gênero de livros, mas não é daqueles que deixam uma pessoa que não costuma ler livros do gênero muito impressionada. Para mim que curto muito esse gênero de livros foi muito legal ;)

*Resenha originalmente postada no blog Garota Pai D'égua www.garotapaidegua.com)

Aline T.K.M. | @aline_tkm 09/04/2013

Divertido e acelerado. Só o final poderia ser mais trabalhado...
Descobertas arqueológicas, armadilhas, mistério e perseguições em locais inóspitos. Condições que brilham aos olhos de todo adorador de histórias de aventura. O Reino tem tudo isso e, completando o pacote, é simpaticamente apresentado em uma das capas mais legais que vi ultimamente em minhas andanças.

Os protagonistas da vez são Remi e Sam Fargo, um casal de caçadores de tesouros que se encaixa perfeitamente no perfil companheiro. Com uma pequena particularidade: aventureiros, eles topam qualquer parada juntos, mesmo que isso signifique explorar cavernas ou enfrentar perigos que intimidariam qualquer um.

A ação é mantida em tempo integral, o que garante uma leitura longe do tédio e livre de passagens maçantes. Os protagonistas enfrentam verdadeira corrida contra o tempo em sua missão e é também dessa forma que o leitor atravessa as páginas, em ritmo intenso e sem tempo para explicações exageradas. O preço disso tudo – infelizmente há um preço – é o desenvolvimento consideravelmente superficial dos personagens. Sem dramas: os Fargo são engraçados e têm tiradas ótimas. Só não esperem aquele quê psicológico tão próprio dos livros que costumamos achar "geniais". Aqui, o foco está justamente na ação, naqueles eventos quase sempre acompanhados da sensação de frio na barriga.

Mesmo que a narrativa seja ágil, o desfecho não precisava de tamanha velocidade – no sentido literal da palavra mesmo. Aquele nó suficientemente intrincado é desatado em um piscar de olhos. Simplesmente não há genialidade na reta final, seja pela falta de surpresas realmente surpreendentes ou ainda por não haver um desdobramento do que se passa com os vilões da história. Não me entendam mal, a trama empolga. Só não precisava ser tão apressada em sua conclusão.

LEIA PORQUE... A temática arqueológica e a expectativa de descobertas que responderiam a muitas questões sobre as origens da humanidade são, por si só, eletrizantes. Acrescente aí umas tantas paisagens ermas, assustadoras por sua imensidão, mas ainda assim magníficas... Difícil manter-se indiferente!
Não é daquelas leituras que convidam à reflexão ou que têm um significado ultraprofundo, e... tudo bem! Diversão gratuita, sim, e quem se importa?

DA EXPERIÊNCIA... O desenrolar e a ação da trama acabam, de alguma forma, “compensando” o desfecho que considerei decepcionante. Só não aconselho comparações excessivas com O Espião – também do autor, mas com o detetive Isaac Bell no comando –, a meu ver, superior em inúmeros aspectos.

FEZ PENSAR EM... Casamento! Sim, os Fargo têm um relacionamento deveras interessante. Depois de um dia exaustivo e regado a percalços, eles ainda se permitem comentários sugestivos, sutilmente sexies. Isso é que é casal, minha gente!

LEIA MAIS EM: LivroLab.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4