Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Cláudia 14/07/2017

Segunda Guerra e mais!
Segundo volume da trilogia que compreende a História do mundo (do Hemisfério Norte) no século XX, Inverno do Mundo tem agora a geração seguinte aos protagonistas de Queda de Gigantes como seus personagens principais e dos quais acompanhamos o ponto de vista da narrativa. Estes personagens continuam bem posicionados nos acontecimentos que antecederam a Segunda Guerra Mundial, seu desenvolver e consequências.
Focado no drama dos personagens, suas ideologias e motivações, tem como plano de fundo os acontecimentos que descrevem a Alemanha de Hitler e a expansão do Terceiro Heich, o crescimento de ondas fascistas na Europa, a entrada dos EUA na Guerra, a primeira geração a viver na tentativa de comunismo na URSS.

Dos meus personagens favoritos, em Inverno do Mundo, acompanhamos através de Carla Von Ulrich, filha de social-democratas, a caída do Reichstag (Parlamento Alemão) e subida do Partido Nazista. As crueldades dos nazistas, que aqui não estão focadas nos judeus, pois como a família Von Ulrich não é judia, o que a atinge diretamente é o genocídio aos deficientes e homoafetivos, o que para mim foi uma abordagem bem diferente do que já li, já que o Holocausto Judeu é mais retratado (mas não esquecido na obra).
Nos EUA, Dayse Peshkov, é uma jovem rica, mas não aceita na sociedade de Buffalo, já que seu pai é um gangster e imigrante russo. De garota mimada, ela parte para a Inglaterra, onde encontra conflitos, fascismo e amores, [SPOILER] o que lhe trás amadurecimento e a coloca no hal de heroínas de Follett [/SPOILER]
Na URSS, Volodya Peshkov é um espião do Exército Vermelho, e com ele podemos observar a primeira geração que vive na sociedade comunista, sonho da geração anterior que tomou o poder da aristocracia. Eu sinceramente ansiava por mais capítulos desse personagem, gostaria de conhecer mais sobre a situação das pessoas do pais e da espionagem.

E apesar de Follett sempre proteger seus personagens, heróis, anti-heróis e vilões, é claro que por conta da passagem do tempo e por circunstâncias da Guerra, somos forçados a nos despedir de personagens que nos apegamos. Mas como uma semente de esperança para a revolução social, cultural, racial e sexual que está por vir, o livro termina com uma nova geração que está por vir em Eternidade Por Um Fio.

Quem gosta de resenha (sem spoilers!) em vídeo ou quiser me apoiar no Youtube, acesse:

site: https://youtu.be/xJdOIIcLP6Q

Mel 20/01/2022

Livro merece 10000 estrelas. Que história maravilhosa. Relato perfeito dos acontecimentos da 2 guerra Mundial.

Matheus 06/11/2019minha estante
Achei o contrário. No final de "Queda de Gigantes" os personagens percebem a besteira que foi apoiar a desastrosa Revolução, mas no Inverno do Mundo, a ditadura de Stalin "deturpou Marx", segundo o autor. Eles são os salvadores, um ponto de vista estranho ao meu ver.

Simone de Cássia 20/02/2018

Sempre me impressiona a quantidade de dados históricos nos livros do Ken,,,fico imaginando quanta pesquisa deve ser feita pra se compor uma obra dele. A saga das famílias continua e o que se vê não difere muito das famílias atuais: intriga, discórdia, disputa, briguinhas bobas.. No que toca a relação dessas famílias com o restante do mundo também é interessante, o modo de ser de cada um influenciando outras tantas vidas... Muito bom pra quem curte história.

Alex 27/06/2018

Muito bom, mas gostaria que fosse melhor
O livro é muito bom, mas não é tão interessante como o primeiro. A história é baseada nos filhos dos protagonistas do primeiro livro (que aparecem bem pouco), e o ambiente de toda a trama é a segunda guerra mundial. Sei que o foco não é a guerra, mas para mim que não conhece muito os detalhes da história, às vezes eu me sentia perdido, mas a gente tem que por em mente que o foco é a história dos personagens, e não a guerra.
Achei que faltou um pouco de "sal", o livro é bem interessante, a história flui graciosamente, é muito fácil de ler e de entender tudo, e isso ajuda. Existem momentos muito tristes e outros que você até se vê rindo. No entanto eu achei muita apelação sexual durante todo o livro, com "cenas" que acho totalmente desnecessárias e não tem nenhum valor na história do livro. Mesmo assim, uma boa leitura, rica em detalhes e em acontecimentos históricos.

Beto 18/06/2023

Embora não tão bom quanto ?Queda de Gigantes?, esse segundo título da série é tbm maravilhoso, a qualidade permaneceu inalterada, mto bem escrito e com personagens muito bem construídos. Com certeza, uma das melhores leituras desse ano. Pra mim é uma surpresa, Não esperava gostar tanto de Ken Follet, porém tem me proporcionado ótimas experiências, segundo ano consecutivo entre minhas top leituras.

? - Se você não se interessa, o que acontece é culpa sua.?

Daniel432 28/08/2019

A História Conhecida Através do Romance - Parte 2
Como escrevi na resenha do primeiro volume, o romance histórico é uma excelente forma de se conhecer a história real e Ken Follett escreve muito bem e a leitura é fácil, apesar da quantidade elevada de páginas.

O segundo volume está ambientado, principalmente, na Segunda Guerra Mundial e na Rússia de Stalin e o autor "sacrificou" diversas personagens no ataque japonês a Pearl Harbor, no desembarque da Normandia (Dia D), na guerra insular no Pacífico e na Alemanha Nazista "libertada" pelos russos.

O tempo de leitura (18 dias) foi maior do que o primeiro volume mas mais por minha culpa do que do autor. A gente vai cansando de carregar livros tão "pesados"!!

Rafa 27/04/2020

KEN FOLLET é definitivamente um mestre em contar história!
O segundo livro da trilogia é um máximo, mas acredito que ainda não tenha conseguido superar o impacto do primeiro livro.
Acredito que por eu gostar tanto da História da Segunda Guerra, já esperava algo muito mais detalhado, como: os desdobramentos das decisões de Hitler, um maior impacto do General Inverno, e principalmente senti falta da política japonesa! Nesses assuntos interessantes houve apenas pinceladas, mas ainda assim é um prato cheio!

Larissa 02/05/2020

Excepcional
Nunca aprendi tanto sobre a história da segunda Guerra Mundial. Pra quem já leu o primeiro, sabe com que genialidade Ken Follet sabe equilibrar e misturar de maneiras muito sutis a realidade com a ficção. Personagens fictícios encontrando-se com personagens históricos, dizendo suas falas históricas em momentos de fatos históricos.
O livro nos permite ver e sentir de perto os mecanismos e horrores da segunda guerra. Distinguir quem foram os culpados, quem foram os inocentes. De modo generalizado aprendemos na escola como os nazistas foram os vilões, mas com os detalhamentos históricos nesse livro conseguimos ver que não só eles foram culpados, mas que muitos outros cometeram terríveis atos. Conseguimos ver como muitos pró-facismo foram inicialmente dissuadidos pela propaganda facista, mas logo viram os verdadeiros horrores do regime.
Através dos personagens de Ken Follet conseguimos entender isso, conseguimos compreender um pouco como foi viver naquela época, do ponto de vista de cidadãos alemães, ingleses, americanos, russos.
Enfim, eu recomendo esse livro porque ele nos dá esse vislumbre e ainda nos permite entender a tudo que levou a essa guerra e outros acontecimentos durante e após a ela.

Claudenice 11/08/2020

Só amor.
Este autor ganhou meu coração.
Não vejo a hora de pegar para ler 3° livro.

Priscila 13/11/2020

Inverno no mundo
O segundo livro da trilogia ?O século? segue de forma nítida e específica a grandiosidade deste obra. Relatos verídicos da segunda guerra mundial, barrados de forma única! Ótimo livro.

Sandra Silva 22/04/2024

Necessário!
No segundo livro da trilogia ?O Século?, Ken Follett nos dá mais uma incrível (e cruel) aula da nossa história recente.
Acompanhamos a vida de vários personagens, no período entre a ascensão de Hitler e do nazismo, até o início da era pós bomba atômica.
Misturando ficção e realidade, e por vários pontos de vista, vemos o desenrolar dos principais fatos históricos das décadas de 30 e 40.
Cinco famílias - americana, alemã, russa, inglesa e galesa - são os principais personagens aqui. Pelos seus pontos de vista, somos transportados para a Guerra Civil Espanhola, para a Alemanha nazista, para a Rússia de Stalin.
O que eu achei muito interessante nesse livro, é que o autor se preocupou em narrar os fatos pelos olhos dos outros afetados pela guerra: os burgueses, a alta sociedade, os espiões russos, o governo americano, e não do ponto de vista judeu, apesar de termos alguns vislumbres no livro.
Minha personagem favorita é Carla Von Ulrich, uma menina alemã que amava os pais, sociais democratas, sobreviventes da Primeira Guerra, com um irmão que bebia muito da água do nazismo, e via Hitler como um grande líder. Pela sua história, vemos como alguns alemães arriscaram a vida para espionar o governo, ajudar famílias judias, lutar para ter um pouco de comida em casa, denunciar crimes como o assassinato de pessoas deficientes pelo governo, conseguir sobreviver a todo o período de guerra e depois sofrer com a brutalidade do exército vermelho.
Uma aula de história completa!
E a leitura (de quase 900 páginas) é fácil e envolvente, os personagens são cativantes e por mais que já saibamos o que vai acontecer, a ansiedade de saber o que virá no próximo capítulo é imensa.

gabi 04/05/2021

Maravilhoso
O livro é dividido em 3 partes, e começa apresentando e reapresentando os principais personagens e as famílias que irão aparecer ao longo do livro. Depois passa o desenvolvimento de todos dentro do contexto da segunda guerra mundial e então o fim dela, e início de uma guerra fria.
Achei que o livro teria mais ação e partes da guerra em si, como no primeiro livro da trilogia, principalmente pelo primeiro capítulo já começar tenso demais! Mas esse foi mais focado na vida dos personagens, assim como na parte de espionagem e política.
A descrição e escrita do autor é muito boa, flui muito bem e traz diversas informações históricas importantes junto ao romance.
Achei uma leitura maravilhosa e recomendo a trilogia para quem se interessa sobre história.

Paula.Graziela 05/05/2021

Livro muito bom, passado na época da segunda guerra, com histórias de várias famílias de países diferentes que se cruzam, relatando vários fatos história da época.