Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Nat 15/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Volume 2 da trilogia O Século, e a história segue acompanhando as mesmas famílias que conhecemos no livro anterior – mas agora com novos arranjos, casamentos e filhos. O período histórico é a Segunda Guerra Mundial; é, portanto, um período mais longo de anos. É, também, uma guerra muito cruel, então nos deparamos com mais mortes (inclusive de personagens queridos) do que no volume anterior. Ambos os livros são excelentes, no entanto, achei Inverno no Mundo menos detalhado; acredito que esperava mais detalhes de guerra e menos de política. Sigo na leitura para logo terminar a trilogia.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Camila 09/09/2020

Interessante
Livro que mistura realidade e ficção, ótimo enredo e bom para aprender um pouco sobre a Segunda Guerra de forma fácil!

Luiza Valente 08/09/2020

Historicamente atual e intenso
Batendo palmas de pé!

Ken Follett possui o talento admirável de nos possibilitar a vivência intensa e atual da história mundial como se estivéssemos vivendo a nossa própria historiografia.

Essa trilogia são aqueles livros que precisamos, sem dúvida, lermos antes de morrer.

Gratidão ao autor pela generosidade de compartilhar seu talento.
Natália 08/09/2020minha estante
Estou amando tbm. Que autor, minha gente!

Cyntia 06/09/2020

Sensacional para ter um vislumbre da história sob várias perspectivas.

Ivette 30/08/2020

Impressionante a facilidade de Follet em nos envolver! Não perde o ritmo em nenhum momento e a gente se alegra e sofre junto com os personagens.
Ler sobre o fascismo e suas consequências nesse momento foi um pouco mais difícil, mas muito necessário.
Já quero o terceiro livro.

Aline 22/08/2020

O autor consegue nos prender em um enredo incrível e com uma grande dose de história.

Gisele Alves 16/08/2020

O Autor conseguiu fazer um livro ainda melhor que o primeiro da Trilogia O Século, Queda de Gigantes. Nesse ele relata a 2a. Guerra Mundial aos olhos dos filhos dos personagens do 1° livro. As atrocidades cometidas por Hitler, o papel da União Soviética para derrubar os nazistas, a participação dos Estados Unidos e dos outros países. A luta vivida pelas mulheres fortes é de uma descrição impecável. Valeu cada página lida.
Fran 12/09/2020minha estante
Tão feliz que você gostou... É uma leitura incrível.

Rafa 12/08/2020

É uma leitura intensa como o primeiro livro, queda de gigantes, mas não tanto quanto.
A comparação é inevitável, a pesar de fazer parte da mesma triologia é um livro independente que permite ao leitor entender e aproveitar a leitura mesmo que nao tenha conhecimento do seu predecessor, porem acredito que nao com o mesmo entusiasmo. O vislumbre dado a vida dos personagens que tato nos apegamos é um frescor muito bem vindo.

Claudenice 11/08/2020

Só amor.
Este autor ganhou meu coração.
Não vejo a hora de pegar para ler 3° livro.

Carool 09/08/2020

Ótimo
É um livro muito bom. O mais interessante é que você consegue ter uma visão bem completa do que acontecia em cada um dos países e grupos políticos que existiam na época

Nanda 04/08/2020

Inverno no mundo
Amor, ódio, desafios, princípios e virtudes... Todos postos a prova, numa Guerra que sem piedade, mundou o mundo.

Gabriela 02/08/2020

Não dá vontade de largar
O livro é arrasador! Não dá vontade de parar de ler, e em meio a tantas tragédias e reviravoltas, no mostra personagens que poderiam sim ser pessoas reais, como tantas outras que enfrentaram os horrores da Segunda Guerra Mundial!

Ana Paula 11/07/2020

Inverno do Mundo
Segundo livro da Trilogia do Século
Neste livro continua a história das 5 famílias e sua próxima geração, passando pela 2°Guerra mundial e a Guerra Espanhola.

Ebenézer 30/06/2020

Enfim, li a trilogia inteira:
- Queda de Gigantes ( 908 pg)
- Inverno do Mundo ( 874 pg)
- Eternidade Por Um Fio (1069 pg)
É inegável a sobeja criatividade de Ken Follet no manejo de tantas personagens num longuíssimo enredo na cruzada bem sucedida de abarcar um recorte amplo da história contemporânea.
Numa boa mistura de ficção e realidade Ken Follet levou a bom termo seu objetivo de cativar o leitor por um tempo bastante generoso.
O foco de Ken em sua trilogia é a dramatização de muitos momentos históricos destacando aqueles de maior impacto na humanidade e que transformaram completamente a nossa sociedade. Follet procura evidenciar na sua narrativa as possíveis vivências das famílias que participaram daqueles eventos contextualizando e tornando verossímil cada situação.
Ainda que muitas personagens sejam ficcionais, há um elenco de nomes reais de pessoas (estadistas) que fizeram parte efetiva daqueles instantes. Nesse sentido Follet contribui excepcionalmente para um aprendizado histórico.
A força narrativa de Follet é bastante vigorosa uma vez que consegue transportar o leitor para o centro das tensões a que o momento se reporta. E muitos desses eventos são excruciantes e narrados com muita propriedade.
Dar conta da leitura da trilogia inteira é um exercício comparado a realizar uma corrida de longa distância, uma Maratona: o leitor/atleta tem a clara noção do que lhe está reservado.
É necessário muita paciência e persistência para vencer o longo trajeto.
Tal como numa Maratona, o princípio é leve e festivo; na metade do percurso aparece um evidente cansaço; no último quartel o corredor já questiona a sua sanidade mental...
Esse fenômeno da exaustão também fica evidente na trilogia: lentamente aparecem os indícios da perda da potência narrativa. E para manter o fio condutor do enredo e sustentar desperta a atenção do leitor o autor exagera um tanto no recurso recorrente da exposição das intimidades sexuais de seus personagens vertidas, muitas vezes, em cores escatológicas.
A comparação não é exagerada: à medida que se aproxima da Linha de Chegada é natural que o maratonista extenuado e de corpo exaurido, que já é um outro atleta totalmente diverso do início da peleja, se exaspere pelo momento que o arremate da trilogia com a Eternidade se mostre logo no horizonte.
Se valeu a pena ler a trilogia? Claro que "tudo vale a pena se a alma não é pequena".

MariBreyer 30/06/2020

Segundo livro da trilogia e continua excelente.
Achei um pouco mais denso do que o primeiro.
Muito bom rever os personagens do primeiro livro já mais velhos e acompanhar a saga de suas famílias.
Maravilhoso!!