Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Neto Murracho 29/01/2023

Conheça a história para não repetir os erros do passado !
É o tipo de livro que gosto de ler, onde os personagens fictícios ( ou nem tanto ) interagem com o real cenário da época.
O bom dessa trilogia é que você consegue ver a história pelos ?olhos? da maioria dos povos envolvidos nessa situação.

Pude entender melhor os motivos que fizeram o Japão entrar na segunda guerra.

Ver como o nazismo chegou ao poder e ver que a barbaria já começou bem antes dos campos de concentração, onde o fato de não concordar com suas ideologias já era risco de vida.

E a decadente União Soviética após virar a casaca pro lado dos aliados, libertar a Alemanha dos nazistas acaba se mostra quase tão ruins quantos os próprios nazistas.
Aryana 29/01/2023minha estante
??????????

Núbia Cortinhas 29/01/2023minha estante
Adorei a resenha!! Super me identifiquei com o seu relato nos primeiros parágrafos. É muito legal, empolgante, emocionante ler uma ficção histórica bem escrita. A leitura flui que nem percebemos o tempo passar, sem falar do conhecimento adquirido. E o Ken Follet arrasa!! ?? ?? ??

Neto Murracho 30/01/2023minha estante
Fui aprendendo ao Follett ano passado, ele já está listado dos meus autores favoritos.

Cristineul 25/01/2023

Resenha
A forma com que o autor aborda todos os acontecimentos nos anos 1933 a 1949 é impressionante. São inúmeros fatos, relatados minuciosamente. Fazendo o leitor se prender ao livro. Deixando ainda com mais curiosidade de ler o próximo. Então vamos lá pra Eternidade por um fio !

Patresio.Camilo 25/01/2023

SEGUNDA PARTE DA TRILOGIA
Novamente Follet volta à Europa durante uma guerra.
O livro começa em 1933, na Alemanha preste a se tornar nazista.
Maud e Walter casados e com sua família constituída, vivendo uma vida razoável e respeitável, até Hittler subir ao poder.
Enquanto isso nos EUA, a complicada família Peshkov, com suas relações complicadas entre Lev e suas múltiplas vidas.
Novamente o núcleo galês nos traz boas histórias, mas particularmente achei este livro melhor que o primeiro.
Tanto no quesito das cenas de guerras que não foram tão tediosas como no volume anterior, mas principalmente pelos toques de suspense, que duram quase 300 páginas.
Devo confessar que prefiro os suspenses de espiões às cenas de guerras.
Um fato que acho que empobrece o livro são as cenas de sexo, que mais parecem descrições de pornô barato, e creio que elas não enriquecem em nada a obra.
A narração dos dramas de guerra neste livro são mais envolventes, apesar de Follett pecar em não explorar mais o núcleo judeu, uma vez que já está escrevendo um calhamaço, mais 100 páginas talvez não fariam diferença.
O livro termina de forma mais tocante que o primeiro - literalmente, e as perdas que temos nele são dolorosas. Lembre-se que ele conta as gerações de famílias.
Enfim, uma excelente leitura, com uma boa base histórica, e indo agora para o terceiro e último volume da saga.
Espero que gostem.

Kelly899 16/01/2023

Literatura Histórica, algo assim...
Assim como no primeiro livro da trilogia " O Século", este segundo livro traz a geração seguinte das famílias e um outro marco histórico como pano de fundo: a segunda guerra mundial. Ken Follet nos leva pra dentro da história e nos traz fatos bem interessantes sobre coisas reais, mais uma vez, misturando pernagens com pessoas reais. Recomendo!

Lorena1708 10/01/2023

Minha nossa, que livro...
Um dos melhores romances históricos que eu já li! Apesar dos personagens fictícios, o plano de fundo histórico é extremamente realista e narrado de forma tocante e profunda.

Eliane 02/01/2023

Extremamente bem escrito, como tudo em Ken Follett, o livro mantém a expectativa do leitor em pico constante! A todo momento, estamos à beira de acontecimento extremos e em tom de suspense, nos prendendo absurdamente à leitura! A resalva vai para uma leitura política americanizada, onde o mal é a esquerda e o bem supremo é a direita e o capitalismo. Com o devido discernimento, é uma leitura cativante e de perder o fôlego!

Bianca.Vemdrame 25/12/2022

Aula de história através de um romance
Segundo livro da trilogia o século é um romance que dá continuidade a vida dos personagens do primeiro volume, que viveram a primeira guerra mundial e desta vez, com seus herdeiros e uma nova geração foram obrigados a viver uma nova organização geo política e passar por acontecimentos que culminaram na segunda guerra mundial, ataque a Pearl Harbor, e lançamento da bomba atômica no Japão. O autor consegue entrelaçar a vida de 4 famílias vivendo em diferentes países na mesma época: Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e Alemanha e narrar detalhamente em como todos os acontecimentos impactaram em suas vidas. O livro é fenomenal, sem dúvida uma escolha interessante de leitura.

Rodolfo 18/11/2022

Uma Lição de História
Particularmente estou gostando muito, nada sensacional; às vezes empolgante, em outros momentos entendiante (quando os personagens debatem tecnicamente e de forma extensa/contínua sobre política, o que para mim é o ponto fraco da trama), torna no geral uma boa leitura.

O que mais me atraiu foi o quanto é transmitida a História mundial (dentre os marcos das Guerras, nesse livro especificamente da 2ª Guerra Mundial) e sem perceber, aprendemos de uma forma que nenhuma aula da escola ousou explorar.

Nesse segundo volume da trilogia, boa parte da trama é vista pelos olhos da 2ª geração das famílias protagonistas presentes no volume anterior (detalhe que são muuuuuuitos personagens, e confesso que tive bastante dificuldade em saber e lembrar quem era quem, mesmo no fim do livro). Enfim, tenho uma opinião bem positiva até agora pela coleção, após finalizar o 3º volto aqui e digo o que achei hehe.

Maristela 14/11/2022

Como é bom ler um livro onde a ficção e a história se misturam, assim como queda de gigantes, uma leitura incrível.

Kelly.Jesus 29/10/2022

Escelente
Livro muito bom, nos traz os desdobramentos da segunda guerra mundial, uma leitura muitas vezes difícil, pois mostra a realidade nua e crua do conflito sob os aspectos de todos os lados envolvidos!
O triste nessa leitura é observar em muitos trechos que estamos vivendo algo bem parecido na nossa política atual, o fanatismo ideológico tanto de direita quanto da esquerda. Enfim, recomendo a leitura!

Lilian.Inoue 01/10/2022

"Inverno do mundo"ou seria inferno...?
Guerra é uma lástima, independente de onde e quando, muitas vidas perdidas, por um ideal de "alguns" seres irracionais. O ser humano é uma desgraça ?

guimpinheiro 27/09/2022

Tão bom quanto o primeiro
Continuando os acontecimentos de seu último livro, o Inverno do mundo nos mostra as consequências da segunda, a ascensão do nazismo e dos bolcheviques, enquanto prosperavam Inglaterra e EUA a sua maneira.

Assim como o primeiro livro da trilogia de Ken Follett, o romance histórico conta de forma tão bela e natural a história de seus personagens dentro de um dos períodos históricos mais abordados pelos historiadores e diretores de Hollywood que você acredita que eles estiveram lá e você sente todo o drama que eles passaram como se fosse um relato real.

Se você gostou do primeiro, com certeza vai adorar o Inverno do Mundo.

Peter.Molina 22/09/2022

A destruição por mais uma guerra
O segundo livro da trilogia conseguiu ainda ser melhor do que o primeiro. As passagens que relatam os horrores do nazismo e de outras ideologias que promoveram mortes e abusos chegam a ser impactantes. A narrativa prende o leitor e por muitas vezes a emoção fica forte, entre extremos do choque e da ternura. São lições de história que muitos deveriam ler para ver o quanto as ideias podem ser catastróficas.