Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

BenicioDG 05/09/2021

Mais um livro maravilhoso do Ken Follett
O clima desse segundo livro é bem mais pesado que do primeiro principalmente por causa dos nazistas. Foi ótimo ver o desenvolvimento dos personagens do Queda de Gigantes nesse livro, me apeguei aos personagens na mesma intensidade que me apeguei aos personagens do primeiro livro. Virei fã do Ken Follet e quero ler até a lista de compras do mercado dele, escrita perfeita!

Rogério 28/08/2021

Livro marcado por mulheres fortes
Ken Follett conseguiu manter o mesmo nível do primeiro livro, com uma pesquisa detalhada e ritmo de escrita perfeito. A história das cinco famílias cruzou com tristes eventos da História mundial, sobretudo a Segunda Guerra. Atrocidades nos campos de batalha, os porões da polícia nazista, o racionamento de comida, a miséria espalhada, as mentiras disseminadas pelos líderes das nações, tudo mostrado de forma crua pela visão dos personagens.
Se no primeiro livro, Ethel e Maud foram destaque, neste, Carla e Daisy se tornaram memoráveis: a primeira, apanha do mundo no livro inteiro e me fez questionar se teria a mesma coragem que ela pra conduzir as situações em que se envolveu; a segunda, teve a maior evolução de toda a história, de patricinha a heroína. Com certeza, o único personagem que, pra mim, teve um desfecho ruim foi o do pobre Chuck Dewar...
Ansioso pro último volume!!!

Pedro.Gondim 27/08/2021

Velhos Tormentos
"Carla deduziu que os russos queriam manter afastadas as forças americanas, britânicas, francesas e canadenses, que se aproximavam rapidamente pelo oeste. Maud havia citado Lenin: 'Quem controla Berlim controla a Alemanha, e quem controla a Alemanha controla a Europa". (p. 758)

Aline Oliveira 25/08/2021

Inverno do Mundo
Sou apaixonada pela escrita do Ken Follett, e a precisão com a qual ele descreve os fatos é muito vívida.

Difícil a leitura desse livro por saber que são fatos reais e em alguns momentos tive que parar, senti náusea, tristeza, e não dá pra imaginar o que aquelas pessoas passaram de verdade durante o período da guerra.
Dá um pouco de medo também

Fiquei incomodada com a questão dos personagens fictícios estarem muito próximos dos históricos, e penso que quem não conhece o mínimo da história isso vai causar um pouco de confusão,
Mas apesar de tudo a gente não deixa de torcer pra que no final a história seja diferente e que dê tudo certo, pra que as pessoas fiquem bem.

Gabi Dietrich 22/08/2021

Um período extremamente triste da nossa história.
Todos aprendemos sobre a segunda guerra na escola. Mas todos esses detalhes me fizeram entrar de cabeça na vida desses personagens. E como foi triste acompanhar suas histórias, os desafios que eles enfrentaram, perceber a facilidade com que algumas pessoas tem de absorver sem pensar discursos autoritarios e extremistas... (logo pensei em como a história vive se repetindo e que pessoas assim existem em todos os lugares).

Amei a riqueza da narrativa, principalmente o fato do autor também introduzir personagens tanto que lutavam contra o nazismo mas também outros que estavam obcecados e cegos por ele. E a abordagem dele, trazendo personagens de vários países que, mesmo longes, tem suas vidas totalmente afetas pela guerra, é simplesmente maravilhosa. E quando lembro que nossos avós viveram nessa época e que tudo isso aconteceu.. fico muito triste.

Acho que é extremamente importante livros assim, para pensarmos e refletirmos mais sobre o que fazemos e as escolhas que tomamos. A história está presente em nossa vida pra nos alertar e ensinar que podemos fazer diferente.

Que obra incrível pessoal!

Katielly1 20/08/2021

Perfeito e chocante
Assim como o primeiro, esse livro é maravilhoso. Fiquei chocada em algumas partes e mesmo se tratando do tema ?guerra?, não imaginei que fosse ler certas crueldades. Mas o autor fez uma pesquisa minuciosa. O triste é imaginar que isso realmente ocorreu, principalmente as barbaridades do Exército Vermelho contra as alemãs.
O desenvolvimento de alguns personagens aqui foi esplêndido. Um dos livros com melhor desenvolvimento que já li.

Fabio.Barbosa 11/08/2021

Altamente recomendável
Continuando essa maravilhosa trilogia, acabei entendendo melhor o desfecho desse tema histórico, por mais que seja uma ficção, continua sendo baseado em fatos e datas históricas.

Bela 02/08/2021

O melhor
Esse é o melhor livro da trilogia! É de tirar o fôlego a narrativa da ascensão de Hitler e do fascismo, os horrores da segunda guerra... Devorei esse! E me relacionei muito mais com os personagens. Se fosse para escolher apenas um da trilogia para ler, com certeza seria esse.

LucasOlif 17/07/2021

Continuação magnífica.
Segundo obra da trilogia 'O Século' de Ken Follett, nos apresenta a continuação da história das cinco famílias que tiveram seus destinos traçados no decorrer do Século XX. A nova geração terá que enfrentar a guerra civil espanhola, a ascensão do Terceiro Reich e, principalmente, a segunda guerra mundial. De maneira incrível Ken Follett mantém a estrutura apresentada no primeiro livro, com passagens longas, cheias de ação e, principalmente, repletas de passagens históricas. Vimos aqui o retorno de personagens memoráveis do primeiro livro, mas agora, eles são apenas de apoio, servindo de base para os seus filhos. Nos é apresentado personagens sensacionais, como o Daisy Peshkov, Lloyd Williams e Woody Dewar, mas também personagens desprezíveis, como o inspetor Thomas Macke. Única coisa que senti falta nesse livro foi cenas de batalhas na segunda guerra e em campos de concentrações, quase não há nenhuma. Enfim, é uma obra que merece ser lida. Aguardo ansiosamente pelo terceiro e ultimo livro da saga.

Reifhel 12/07/2021

Obra prima
O melhor livro da saga e sem duvidas o mais pesado, assim como o primeiro livro, esse trata de uma guerra mundial, no caso a segunda, oq faz ainda ser mais pesado pois foi nela onde surgiram governos facistas, assim fazendo o livro abordar temas como o holocausto.

Quanto ao livro os personagens, escrita e historia sao perfeitos, 0 defeitos esse livro, recomendo mt

Arthur Sanches 07/07/2021

Conheci o Ken Follet pela sua “trilogia do século“ formada pelo livros Queda de Gigantes, Inverno do Mundo e Eternidade por um fio, fiquei ainda mais curioso em ler estas obras depois de saber que Follet contratou uma equipe imensa de historiadores para contribuir com a criação dos livros a fim de que os fatos históricos ali retratados fossem os mais próximos possíveis àqueles ocorridos ao longo do século XX, em especial a primeira e segunda guerra, bem como a guerra fria.
A maestria com que o autor narra os principais eventos que moldaram o século XX é única, tornando até os mais complexos entreveros fáceis de compreender.
Minha única ressalva é com relação à característica novelesca do enredo de seus personagens no qual todos se conhecem e se relacionam em algum momento fazendo com que o mundo pareça ter apenas 200 pessoas de modo que o autor enche a trama de facilitações narrativas para que eles acabem se cruzando.
Contudo, para mim o foco principal é a narrativa histórica dos romances de modo que entendo as decisões narrativas que o autor utilizou para conta-la, se assim não fizesse essa jamais seria contada.
Fica a dica destes excelentes romances históricos.

Monica Sobrinho 05/07/2021

O livro 2 da trilogia o século me deixou presa e ansiosa pelo que ia acontecer em cada capítulo. Ken Follet escreve muito bem e fez com que eu não quisesse largar o livro. Vamos para o livro 3.

Daniel Andrade 27/06/2021

Ótimo, porém..
O primeiro terço do livro é sensacional, realmente me prendeu muito. Porém, tinha expectativa de que em algum momento teríamos a visão de personagens em campos de concentração ou em situações diferentes do usual. O mais próximo disso foram algumas cenas de guerra, mas que sinceramente não fizeram muita diferença. A Carla é um sofrimento só, até nas últimas três páginas a menina tava apanhando na rua. Lloyd teve o melhor final (apesar de que aquela cena com o Fitz me deu vergonha pois não consigo ver nada real nela). Daisy eu gostei muito, me parece a mais verídica das personagens. Erik honestamente gostaria que tivesse sido torturado por horas, moleque insuportável pra porra.
Enfim, espero ter vontade de ler Eternidade Por Um Fio logo logo.

Gabi Mauruto 19/06/2021

As diferentes faces sociais da 2 guerra
Ken Follet como sempre descrevendo perfeitamente e de forma harmoniosa com a ficção, momento históricos marcantes da nossa sociedade. Venho um continuação dos descendentes do primeiro livro, que embarcam em suas próprias trajetórias de vida em meio a mudanças sociais da época. Considero que uma pessoa que não leu o primeiro livro da série não se sentir perdido ao ler esse uma vez que as ligações com os personagens passados podem ser deduzidas no livro.

Rodrigo.Lobato 14/06/2021

Como aprender história de um jeito divertido
A livro consegue criar uma história rica em detalhes fictícios perfeitamente articulada com o contexto histórico. Mostra a realidade brutal do século passado, e nos faz sentir na alma as sensações que raramente conseguíamos entender nas aulas de história do colégio.
O sofrimento se torna real ao entender a realidade da época, e entrar na vida das pessoas, mesmo sendo personagens de uma história quase real.