A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken Jostein Gaarder

Resenhas - A Biblioteca Mágica De Bibbi Bokken

@moniquebonomini 16/11/2016

Cativante
"Um livro é um mundo mágico", pra quem gosta de ler isso é óbvio! Com uma trama juvenil o livro é bem bacana e a leitura muito envolvente, gostei bastante do desenrolar, afinal o que poderia dar mais certo do que um livro que fala de livros? Recomendo, além da leitura, passear no Google Maps pelos locais onde a história se passa na Noruega, exuberante!

Momentos da Fogui 15/10/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/06/a-biblioteca-magica-de-bibbi-bokken.html

Taiany Araujo 28/09/2016

Eu vou falar, falar e falar, e ainda assim não será o suficiente para descrever esse livro incrível que nada mais é que uma declaração de amor aos livros, a arte de transformar palavras em histórias, de proporcionar viagens inesquecíveis.
“(...) Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos sinais, em que os mortos podem regressar à vida e os vivos podem viver eternamente. É incrível, fantástico e “mágico” que as letras do alfabeto possam formar tantas combinações, capazes de encher enormes estantes de livros e de escancarar-nos um mundo infindo, que continuará a crescer e a expandir-se enquanto houver homens sobre a Terra.”p.148
A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken é o tipo de livro que pode ser lido por qualquer pessoa, de qualquer idade sem que a sua mensagem se perca. Os autores Jostein Gaarder e Klaus Hagerup conseguem a façanha de nos envolver tão intrincadamente no mistério da história que por vezes eu sentia minha boca salivando como se pudesse sentir o gosto dos livros. Era louco. Era maravilhoso.
“De repente senti muita fome. Não de comida, mas de todas as palavras escondidas naquelas estantes. Mas eu sabia que, por mais que eu lesse durante toda a minha vida, nunca conseguiria ler um milésimo de todas as frases que já foram escritas. Sim, pois há tantas frases no mundo quanto há estrelas no céu. E elas se multiplicam e se expandem continuamente, como o espaço infinito.
Mas ao mesmo tempo eu sabia que, a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho do céu. Sempre que lesse uma frase, saberia um pouco mais do que antes. E tudo o que leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também.” p.148
O enredo começa quando os primos Berit e Nils que estavam passando as férias juntos resolvem fazer um livro de cartas “como se (...) enchessem um álbum com palavras em vez de foto”. (p,9) para continuarem a se comunicar depois que as férias acabam. Eles ficam super empolgados com essa forma que encontraram para manter contato e Nils logo vai comprar um caderno com cadeado um cadeado para cada. No entanto, é quando Nils está na livraria escolhendo seu caderno que o mistério do livro se inicia.
Começam a acontecer muitas coincidências, coisas realmente estranhas que giram entrono de uma mulher misteriosa, um cara estranho de sorriso zombeteiro, como um smile, uma biblioteca mágica,livros que ainda não foram escritos, tuneis e nome esquisitos que eles nunca tinham ouvido falar. Berit e Nils logo se veem envolvidos em um mistério, tipo novela policial, que estão decididos a decifrar. Assim, ao descobri que a mulher misteriosa mora em Fjearland, cidade onde Berit também mora, a garota começa a investigar e acaba por descobrir uma correspondência na casa da estranha mulher endereçada a Bibbi Bokken, pronto, sabemos o nome da mulher misteriosa, agora é um caminho sem volta para tentar descobrir todo o enigma que a cerca.
“Quem mantém os dois pés no chão não sai do lugar”.p.32
Pode-se dizer que A biblioteca mágica de Bibi Bokken é uma ode os livros e a imaginação, em meio sua trama, ela nos apresenta a história da criação do livro e do surgimento da Biblioteconomia, sem perder uma das principais características do autor, os elementos filosóficos e capacidade de contemplação maravilhada do mundo. Já a imaginação fica por conta das crianças que diante de todo o mistério que os cerca, dão redia solta a ela, mesmo nas vezes em que Berit tenta trazer o primo, um ano mais novo, de volta a realidade, as coincidências são incríveis demais para não se perder no mundo das ideias.
Vale dizer que o livro é dividido em duas partes, sendo que a primeira consiste nas cartas trocadas em forma de diário entre Berit e Nils, e a segunda, no encontro de todos os personagens e a resolução do mistério.

site: http://www.conversacult.com.br/

VanessadeOliveira 28/09/2016

Medio
Nao achei nada de magico...nao é ruim. Só nao me inspirou como jostein costuma fazer.

Matheus 26/01/2016

Mágico!
RESENHA = Nils e Berit querem manter contato após as férias do "verão" norueguês, e para isso, decidem seguir o conselho de Billie Holiday e manter contato por cartas (sendo enviadas como um livro): o epistolário. Tudo começa com um estranho acontecimento, quando Nils compra o epistolário de Sognefjord e Lilli dos Livros (no fim da resenha vou esclarecer algumas diferenças do nome dela em outras edições) o ajuda a pagar, com uma nota de mil. Berit Boyum e Nils, os narradores do epistolário, discutem por vezes à questão, chegando a conclusões precipitadas de que Lilli/Bibbi é uma "assassina de matadouro", pois veem ela "lambendo os lábios" ao ver pessoas e também sempre com incunábulos (livros publicados entre 1450 e 1550, no primeiro período da impressão). A trama gira ao redor de descobrir quem ela é, após Berit achar uma carta endereçada a Lilli, que diz que sua amiga Siri achou um antiquário em Campo dei Fiori, um colecionador com livros publicados e que serão publicados algum dia, e ele diz a ela que no próximo ano, 1993, ao completar 350 anos do primeiro livro impresso na Noruega, será publicado A Biblioteca Mágica de Lilli dos Livros. Berit e Nils tentam descobrir e criar teorias sobre o que é o livro e achar a "biblioteca" de Lilli, sendo sempre perseguidos pelo "zombeteiro" e pelo seu professor de norueguês e sua esposa.

OPINIÃO = Gostei bastante do livro, apesar de algumas partes do meio serem (um pouco) lentas... Adorei o final e a verdadeira identidade dos personagens, o modo como os autores Jostein Gaarder e Klaus Hagerup conduziram o livro. Gostei muito de conhecer, viajar pela Noruega nas asas da imaginação, no livro e em todas as aventuras de Nils e Berit. Recomendo à todos, principalmente as pessoas que gostariam de conhecer a literatura de outros países. Gaarder tem vários outros livros famosos, entre eles O Mundo de Sofia... Achei Berit e Nils bastante sonhadores e extrovertidos, não deixando o livro ser cheio de altos e baixos. Gostei do modo como descobrem e depois explicam as palavras para nós leitores e também a forma como os lugares são descritos. Gostei até mesmo das poesias que Nils e Berit compõe. É um livro cujo leitor se apega, e os pequenos, mínimos detalhes são especiais aos nossos olhos. Antes eu tinha receio de ler e não gostar ou de ter filosofias no livros, mas foi um receio bobo e aproveitei a leitura!

"Aqui, a aproveitar o sol de Verão
Bebemos Coca-colas bem geladas.
Nils e Berit, nossos nomes são,
E as férias ainda não estão acabadas.
Aqui no alto há paz, tranqüilidade,
Não queremos voltar à cidade!"

DIFERENÇAS = Eu li a versão portuguesa, chamada de A Biblioteca Mágica (ou A Biblioteca Mágica de Lilli dos Livros). Eu conhecia (e havia abandonado) a versão daqui, chamada A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, e, por vezes, me perguntava se Lilli dos Livros era a famosa Bibbi... Sim! Lilli dos livros e Bibbi são a mesma pessoa, e creio que os protagonistas não tiveram seus nomes modificados, já os outros personagens não sei... A língua e pontuação de Portugal são um pouquinho diferentes, mas mesmo assim recomendo, um livro para aproveitar, ter um bom dia de aventuras!

"A única coisa que sei é que há muitos livros que ainda não foram escritos e que as 26 letras do alfabeto têm mais potencial do que a cabeça de todos os homens que existem sobre a face da Terra. Gosto da idéia! E quem sabe se, porventura, neste exato momento, uma misteriosa mulher de vestido vermelho deixa cair uma carta do seu bolso? E uma garota corajosa a apanha e sente que o seu corpo é atravessado por uma estranha e eletrizante sensação? Conheço bem essa sensação.
Chama-se INSPIRAÇÃO!"

site: http://smileyouhaveabook.blogspot.com.br/2016/01/a-biblioteca-magica.html

Gio 10/09/2015

Perfeito para Skoobers
Jostein Gaarder tem um super talento com as palavras, inclusive comprovado com o livro O Mundo de Sofia. Em A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken mergulhamos nos mistérios e aventuras dos primos Nils e Berit. Morando em cidades diferentes da Noruega, a saída encontrada para manter o contato é montar um livro de cartas por meio do qual se correspondem. A primeira carta é sobre a estranha mulher que olha para os livros como se fossem feitos de chocolate ou marzipã. A investigação dos primos revela que Bibbi Bokken não é só uma mulher apaixonada por livros, ela esconde algo mais, pode ser uma ladra de livros ou membro de uma perigosa seita, envolvida com uma biblioteca mágica. Com muito suspense, diversão e amor a leitura, o livro mostra a importância da imaginação, das palavras e da amizade, além de ensinar a história e curiosidades sobre a escrita e livros.

site: https://instagram.com/p/y-RR5HSt6R/?taken-by=monlivre

Fêh Calheiro 27/08/2015

Universo das letras
Pela primeira vez na minha vida compreendi o que é um livro. Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos sinais, em que os mortos podem regressar à vida e os vivos podem viver eternamente. É incrível, fantástico e «mágico» que as letras do alfabeto possam formar tantas combinações, capazes de encher enormes estantes de livros e de escancarar-nos um mundo infindo, que continuará a crescer e a expandir-se enquanto houver homens sobre a Terra.
E esse belo livro me fez flutuar no imaginário...excelente.

Fogui 27/06/2015

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder & Klaus Hagerup
Bibbi Bokkens Magiske Bibliotek
A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken
Jostein Gaarder & Klaus Hagerup
Cia. Das Letras
2008

Apesar de ser classificado como literatura infanto-juvenil e literatura norueguesa, acho que posso dizer que não há distinção de idade, pode ser lido por todos.

Já de início é possível ficar encantado com Nils, figuraça e sua prima Berit. E suas correspondências. A forma que eles resolveram se comunicar "um diário" é fora do comum se pensarmos na Internet e WhatsApp. Mas ainda há pessoas que se comunicam assim....

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

Júlia 07/04/2015

O maravilhoso mundo dos livros
Simplesmente adoro os livros de Jostein Gaarder, e quem já leu O Mundo de Sofia, romance mais conhecido do autor, já conhece seu estilo filosófico, enigmático, mas tão prazeroso de se ler. E com A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken não foi diferente.

O livro acompanha Nils e Berit, dois primos que depois de passar as férias juntos, resolvem continuar se comunicando, através de cartas. Mas é quando Nils conhece uma estranha mulher em uma livraria, uma que os dois já haviam encontrado antes, que um mistério se inicia. A mulher faz questão de pagar para Nils o diário que estava comprando, e ao relatar isso para sua prima Berit, a garota resolve investigá-la. Seguindo a mulher misteriosa, Berit encontra uma carta na porta da casa dela, uma carta endereçada a uma tal de Bibbi Bokken falando sobre um sebo em Roma que continha livros não só raros, mas livros ainda não escritos, e um desses livros falava sobre uma biblioteca mágica. Mas quem seria Bibbi Bokken? Como um lugar poderia conter livros ainda não escritos? E que biblioteca mágica seria essa? Nils e Berit não resistem e começam a investigar por conta própria, cada um em sua cidade, relatando um ao outro através de cartas as suas descobertas.

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken é basicamente dividido em duas partes. A primeira parte é constituída não de capítulos, mas sim de cartas, as cartas que Nils e Berit trocaram em seu diário durante a narrativa, e não poderia haver forma melhor de contar a história. Intercalando as cartas entre os dois primos, os autores vão construindo o enredo através das palavras das crianças, o que é divertido e faz com que conheçamos bastante sobre elas. Como de costume nas obras de Jostein Gaarder, temos aqui crianças espertas, com uma incrível capacidade de contemplar o mundo à sua volta e se encantar por ele, pequenos filósofos apaixonados por livros, poesia, e que comentam entre si sobre as coisas que gostam. É maravilhosa a forma como esses personagens são apresentados.

A narrativa é bem misteriosa. Cada vez mais, as crianças se deparam com acontecimentos inexplicáveis, e o leitor fica cada vez mais curioso em descobrir como todas essas coisas se encaixam. O fato de os protagonistas serem crianças também torna a leitura muito mais divertida, e a maneira como Nils e Berit narram em suas cartas, cheios de drama e mistério, tornam a história ainda mais empolgante. Essa primeira parte foi simplesmente perfeita e o final dela é bem tenso e cria bastante expectativa.

Então veio a segunda parte do livro.

Confesso que fiquei muito decepcionada. O livro estava indo tão bem que eu esperava que fosse terminar em um final épico, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Intercalando a narração em primeira pessoa entre Nils e Berit, a história fica enrolando até chegar à solução dos mistérios, e quando finalmente chega, tudo é explicado de uma vez só, surge do nada um vilão completamente aleatório e então o livro termina sem nada de mais. A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken começa como uma grande homenagem ao mundo dos livros, mas termina de forma simples e esperada, sem grandes feitos. Ainda não li outros livros de Klaus Hagerup, mas conheço a escrita de Jostein Gaarder, e depois daquele final emocionante de O Mundo de Sofia, esperava mais desse livro que começou de forma tão promissora.

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken é um livro pequeno, bem rápido de se ler, e que além de ser divertido e misterioso, encanta com seus personagens cativantes e uma história que promove o amor à leitura. Se você não criar grandes expectativas para o fim, pode aproveitar a narrativa agradável e desvendar juntamente com Nils e Berit os mistérios de Bibbi Bokken e sua biblioteca mágica, e se apaixonar mais uma vez pelo maravilhoso mundo dos livros.

Resenha do blog Mundo Sereno ;)

site: www.serenomundo.com

Celaro 03/04/2015

Uma viagem para os amantes da leitura
Dois primos que se correspondem tentando desvendar os segredos de uma estranha mulher, que parece muito entender de livros. Uma trama agradável que faz os amantes da leitura viajarem pelas mágicas páginas deste livro.

Gislane Molleri 12/01/2015

"Aquele que tem ambos os pés bem assentados na terra está parado".

Douglas P Da Silva 26/05/2014

Recomendo!!!
O livro possui a classificação de infanto-juvenil, mas é uma leitura recomendada para todos aqueles que gostam do mundo dos livros e das bibliotecas ou àqueles desejam conhecer mais a arte da palavra escrita.
É o terceiro livro que leio do Jostein , e cada vez fico mais chocado, com a capacidade que ele tem de nos prender. Este por exemplo, não consegui para de ler, acabei eram 3:30 da manhã, é maravilhoso. Nils tem uma imaginação tão surpreendente e Berit é tão pé no chão, que acabo esquecendo que são personagens. Ri tanto com Nils, que acho q sou mais doido que ele. Adorei e recomendo.

Mila 29/03/2014

Sempre que leio algum livro de Jostein Gaarder me desperta uma vontade incrível de conhecer a Noruega e seus lindos fiordes , lugares maravilhosos descritos em seus livros .

Essa história é sobre dois primos Nils e Berit eles passam divertidas férias juntos , mas como eles moram em cidades diferentes da Noruega , decidem comprar um caderno (tipo um diário com chave) e decidem iniciar correspondência , o chamado livro de cartas (achei essa ideia tão incrível que me deu uma vontade imensa de fazer o mesmo !)

E é justamente nesse momento que começa um mistério : Ao comprar o caderno , Nils encontra uma mulher muito “estranha” que decide pagar a sua conta , Nils começa a escrever para Berit sobre a tal mulher estranha , é aí que começa uma história repleta de mistério , trama de detetives , e muita imaginação ( e isso os dois tem de sobra !)

Mas também é uma história para falar sobre os livros ( e o nosso amor por eles ) e o que eles significam para nós .

Um trecho : “E tudo o que leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também. Por um momento, eu contemplei o fantástico, o mágico mundo dos livros".”

E quem se encantar por esse livro também poderá gostar de :
“ A sombra do Vento “ ( e outros livros sequenciais de Carlos R. Zafón)
“ A história sem fim “ (Michael Ende)