A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken Jostein Gaarder

Resenhas - A Biblioteca Mágica De Bibbi Bokken

Amanda3781 31/03/2023

??
"-Quem lê muitos livros acaba criando olhos em lugares estranhos."

"Às vezes essas ideais florescem, às vezes não."

"Não é difícil descobrir uma mentira [...]. Nunca perder a verdade de vista é que não é tão fácil, pois a verdade muitas vezes tem diversos lados."

Gostei do livro ótimo para ler para as crianças e também para passa o tempo.

Nota: 3,5

???+?

Isabelle 27/03/2023

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken ? ??
Nils e Berit tiveram a ideia de comprar um caderno de cartas para poderem se comunicar. Quando Nils foi compra-lo, uma mulher muito estranha resolveu contribuir com aquele caderno, pagou para ele. Os dois primos decidiram investigar quem era essa mulher e o porque dessas atitudes suspeitas, e acabam tendo que resolver vários mistérios .

Confesso que no começo, essa dinâmica de cartas estava meio chatinha. Eu estava com vontade de abandonar, mas ainda bem que não fiz isso. Por boa parte do livro ser escrito por cartas, os personagens debatem as teorias que nós leitores também temos.

judeaquino - @juentreestantes 10/03/2023

Um infanto-juvenil que vale a pena
O único infanto-juvenil que li no ano e curti! Alguns pontos negativos, mas muitos positivos

Minha nota: 3,5 ⭐⭐⭐✨ (de 5)
• 180 páginas
• Autor: Jostein Gaarder
• Editora: Companhia das Letras

📖 RESUMÃO DO LIVRO
Os primos Nils e Berit, de 12 e 14 anos, por morarem afastados, decidem escrever um diário de conversas enviando o caderno pelo correio.
Ao comprar o caderno numa livraria, uma mulher estranha se oferece para pagar, e a partir dai Nils e Berit começam a seguir a moça, investigá-la, e trocar as descobertas entre eles através das cartas.

🗣 MINHA OPINIÃO SOBRE A LEITURA:

📚 Foi um livro diferente de tudo que já li e bem interessante, muito pelo fato de que os personagens são crianças (ao mesmo tempo que isso deixa a história legal, acho que pode atrapalhar um pouco a leitura dependendo do seu gosto literário e de ritmo).

📚 Eu li bem devagar, apesar de a escrita não ser chata. Ele não me prendeu muito, mas realmente nos deixa curiosos para entender cada "mistério" da história e principalmente quem é essa moça misteriosa e quais são suas intenções.

📚 Acho que o mais bacana de tudo é o fato de ser um livro sobre livros e bibliotecas! Isso realmente me deixou maravilhada, e já digo que vale a pena para quem gosta desse estilo.

📚 Dois pontos que amei é que é um livro bem curtinho e fácil de ler e grande parte da história é em formato de troca de cartas (adoro!)

📚 Outra coisa bacana foram as referências: de autores, estudiosos da Biblioteconomia e mais. Por exemplo: conheci a Classificação decimal criada por Melvil Dewey por causa do livro. Nunca tinha ouvido falar dessa pessoa e depois fui pesquisar. Super bacana!

📚 É um infanto-juvenil que aborda, sobretudo, a paixão por Livros e pelo Ler. Quem é apaixonado por livros vai gostar 😉 - só é importante ter em mente que NÃO É adulto, então às vezes pode parecer meio "bobo", mas cumpre o objetivo, vale a pena!

📝 3 TRECHOS

• "Quem mantém os dois pés no chão não sai do lugar"

• "Quando leio um livro que gosto, parece que o que estou lendo faz meus pensamentos saírem voando do livro. De certa forma, o livro não é feito apenas de palavras, mas também por tudo o que invento quando leio."
_______________________________________

Vamos conversar sobre livros e leituras no Instagram? 🙃 Vem comigo: @juentreestantes

Nara93 08/03/2023

Um livro que você sente um calorzinho no coração quando termina.
É uma leitura breve, leve e fluida.
Ler ele depois de tantos livros com temáticas pesadas me fez perceber o quanto eu sentia falta de ler livros infanto-juvenis.
Mas sobre o livro, eu amei DEMAIS todas as referências à Biblioteconomia, em especial ao Díui, eu ri muito enquanto eles tentavam solucionar quem era ele. E o formato do livro ser cada capítulo uma carta foi feita de uma forma muito interessante, eu não conseguia parar de ler.
Me senti lendo O mundo de Sofia de novo sendo que dessa vez na minha área e eu não poderia estar mais encantada.

Gabriela.Pavan 03/03/2023

Só suspeita a comentar pois sou mega fã do trabalho do Jostein Gaarder, a escrita é leve e te prende; o livro em si é um livro leve e fácil de ler. É aquele tipo de livro que chega uma parte e você quer saber o final o mais logo possível.
Adorei as referências que os autores fazem, e adorei o final.

ncrln 10/02/2023

Uma aventura leve e cheia de mistério dos incríveis primos detetives. E eu com certeza me identifico com a paixão por livros da Bibbi

Alexa 06/02/2023

É um livro para pré adolescentes, porém é emocionante!
Para um livro pra esta faixa etária é até 5 estrelas, ao coloquei 4 porque caí de paraquedas nele e ao fui notar isso quando estava envolvida na história, daria um belo filme de aventura! Inclusive teve vários momentos no meio do livro que eu senti tanto medo e ansiedade quanto os personagens!

Como amante de histórias de fantasia achei o final em parte decepcionante mas ainda sim teve uma entrega bacaninha.

Parar por aqui antes que eu comece a dar spoiler, a leitura é rápida, fluida e boa pra curar a ressaca :)

Marghani 05/02/2023

Primeira releitura do ano
O livro é simplesmente muito bom. Nós somos introduzidos no mundo dos livros, ou seja, um livro sobre o mistério de um livro! Interessantíssimo!

A Berit e o Nils são personagens que não são muito desenvolvidos, eles continuam na mesma durante o livro inteiro, não que eu me importe, por que no final não é o desenvolvimento dos personagens a coisa mais importante, mas eles são legais. O mistério em si é quem brilha, os dois curiosos em relação a uma mulher obcecada por livros.

O plot não é dos melhores e meio previsível, mas surpreendeu, porque eu esqueci o final do livro.

Leitura rápida e fluída, um livro norueguês show de bola.

Malu 23/01/2023

Leitura fácil e rápida!!! Aos poucos você vai se sentindo parte da história e se enturmando com os personagens, simplesmente incrível.

Fran Luchetti 23/01/2023

Leitura Livresca
Após as férias, os primos Nils e Berit iniciam uma troca de experiências através das escritas no epistolario enquanto forma de continuarem se comunicando.
Porém, fatos fantásticos acontecem e eles começam uma investigação para desvendar os mistérios que sondam o "momento da verdade".
Uma senhora bibliotecária, um senhor surdo italiano, um professor e sua esposa e um cara mal encarado são parte dos elementos que enfeitam a imaginação de Nils e Berit.

A escrita é sensacional, bem intuitiva e conduz a história de um jeito interessante, uma aventura livresca que permite o leitor a pensar e refletir o quão importante é o hábito de ler e também que não importa até onde sua imaginação pode ir.

Boa Leitura!

Lívia.Beatrice 18/01/2023

Eu amei como as cartas contam a história
Livro escrito por Jostein Gaarder , mais conhecido por O mundo de Sofia, a Biblioteca Mágica conta a história de dois jovens primos, Nils e Berit, que moram em cidades diferentes da Noruega e trocam cartas para contarem os últimos acontecimentos de suas vidas. O livro é quase todo epistolar.

Nils é criativo e sabe contar uma história, além de ter um humor bem peculiar, já Berit é craque em pesquisas e desvendar mistérios. Um belo dia, Nils se deparou com uma estranha babando sobre os livros numa livraria. Quem era aquela mulher excêntrica? Movidos pela curiosidade, e através de uma linguagem simples e pura, os primos começam a investigar este grande mistério. Este este é o principal tema que permeia as cartas trocadas entre eles.

“Quem mantém os dois pés no chão não sai do lugar”

Como se soubessem ainda quando adolescentes criar “ganchos” para suas histórias, a cada carta eu pensava que queria ler a próxima, e assim devorei o livro sem dificuldades.

Além da trama principal, Jostein faz desta história uma maneira lúdica de ensinar conceitos do mundo literário, como Bibliógrafo, Bibliófilo, Biblioteconomia, Classificação Decimal de Dewey, além de citar outros livros e escritores que eram famosos até o momento que foi escrito (1993).

É um bom livro para amantes de livros, é um bom livro para se presentear jovens, é um bom livro para curar ressaca literária.

Aproveitem!

Luciana Assis 09/01/2023

Uma graça de história!
Uma história simples com crianças inteligentes e hilárias, com uma biblioteca como pano de fundo, não tinha que dar errado. Adorei!

Kit_Kat_ 08/01/2023

???
Gaarder tava visivelmente chapado quando escreveu o final desse livro, eu adoro esse cara! É impressionante como todos os livros dele são tão diferentes e, ao mesmo tempo, você aprende algo acadêmico em todos.

Sthefany.Fabricia 03/01/2023

Sensacional!
Um dos melhores livros que já li em minha vida. O enredo, os personagens, os detalhes; foram muito bem pensados. No ensino médio, o li pela primeira vez; pois o achei na biblioteca da escola. Um novo mundo se abriu para mim. Até hoje, 3 anos depois, me lembro da sensação que tive a cada página que se passava. Amo!!!