Em Defesa de Jacob

Em Defesa de Jacob William Landay

Resenhas - Em Defesa de Jacob

Greice 24/08/2021

Final chocante
Senti dificuldade no início da leitura, demorou a engrenar. Porém na metade do livro, eu simplesmente devorei, dormia e acordava pensando na história. E que final chocante! ?

@estantedajulia 18/08/2021

Resenha do bookstagram @conhecaolivro
Sabe aquele livro que você não consegue largar por nada até chegar a última página? “Em defesa de Jacob” teve esse exato efeito sobre mim.

Esse thriller jurídico escrito pelo autor William Landay conta a história de Andy Barber, um promotor veterano e respeitado que vê o próprio filho, Jacob, ser o principal suspeito de assassinar um colega de classe.

Ele que antes estava a frente da investigação, disposto a encontrar o assassino, agora precisa reunir forças junto da família para provar a inocência e defender o adolescente, que jura de pé junto não ter feito nada.

O problema? A cada novo capítulo Andy é apresentado a novas provas que dificultam ainda mais o processo, o dia a dia da família e até mesmo o próprio casamento.

Bom, você precisa saber que a história é narrada pelo ponto de vista do pai, com capítulos que alternam o passado época do crime e julgamento de Jacob, com o presente, um segundo julgamento onde Andy é ao mesmo tempo juiz e réu.

Ok, falando assim parece ser complicado. Mas confia em mim, não é.

O autor soube entregar de maneira perfeita todo esse aspecto jurídico, até mesmo para aquele leitor, que assim como eu, não entendo nada sobre o assunto.

De quebra ele ainda possui uma escrita cativante, nos envolvendo nessa rede de segredos prestes a explodir a qualquer momento. Sério, que LIVRO!

Depois de escrever todo esse desenrolar ele ainda pensou “bom, posso melhorar isso aqui” e adiciona um plot twist que meus amigos é de aplaudir.

E, para reforçar o quanto essa história é boa, a Apple Tv+ a adaptou para uma minissérie com o CHRIS EVANS no elenco!

Juro a adaptação, mesmo com algumas mudanças é tão perfeita quanto. Se você não quiser ler o livro, ao menos assista a esses episódios porque vale muito a pena.

site: https://www.instagram.com/conhecaolivro/

Carol 16/08/2021

Não esperava
Esse livro tem duas coisas que gosto, suspense e Direito. Pra quem é da área ou se interessa por ela, o livro tem muita cena no tribunal e mostra detalhes do processo de julgamento em júri. Quem gosta de suspense e investigação também será bem servido porque eu sinceramente não espera esse final.

Gabrielle Hensel 10/08/2021

How to get away with murder? Getting murdered.
"Sejamos pragmáticos quanto às nossas expectativas em relação ao Direito Penal...."

Pra quem é da área do Direito, como eu, a primeira frase do livro já atiça a curiosidade e nos anima pra leitura. Em relação a isso, as cenas nos tribunais, os termos utilizados, toda a atmosfera e condução do processo foi muito bem escrita e descritiva. Na verdade, é uma qualidade do autor esse detalhamento, não de uma maneira cansativa ou monótona, mas sim, de um modo que te enfia dentro da história, dá rosto e cor aos personagens e às cenas. É incrível como eu vejo nitidamente cada personagem agora, na minha cabeça, após terminar o livro, de uma forma muito completa e viva.

Voltando ao Direito, aqueles que não gostam, não se preocupem: ele faz com que o tribunal seja a história, te ambienta e te aproxima das particularidades de um julgamento -claro, estadunidense, porque no Brasil há inúmeras diferenças, apesar do rito ser muito parecido. Ou seja, realmente fica interessante.

Recomendo, achei a leitura bem fluida e, apesar de me irritar com algumas coisas, que vou falar sobre já já, eu acabei gostando bastante.

Ah: pra quem já leu Precisamos falar sobre Kevin, esse livro vai te lembrar muito a leitura! As sensações são as mesmas em diversas partes, o que fez com que, inclusive, meu imaginário visualizasse o Kevin e o Jacob como a mesma pessoa. Mas aqui, diferente de lá, você não tem a mãe do psicopata pra concordar com você que o filho é um assassino em potencial (e literal). Sabe a cena da mãe visitando o Kevin na prisão, que te deixa extremamente puto pensando como pode ser tão burra? Então, esse aqui é um livro repleto desse sentimento.

Não dei 5 estrelas por alguns motivos, entre eles (aqui começa o spoiler):

1. Estou acostumada a ler thriller, então finais nos quais o vilão acaba morto são muito fáceis pra mim, não acho graça, não curto. Por isso que, diante de inúmeros finais possíveis, nunca passou pela minha cabeça que ele morreria, até porque sempre pensei que seria um final não muito "feliz". No fim, o vilão morrer acaba sendo um final feliz para todo o resto. Eu esperava que os pais tivessem certeza, de alguma forma, que ele realmente matou as outras duas crianças, que ele confessasse, ou algo do tipo, para que tivessem que viver com o fardo de ter defendido o próprio filho assassino, com a certeza, e sem dúvidas.

2. Quando percebi o caminho que a história ia tomar, ainda aguardava um teor menos clichê nessa questão dos pais super protetores, e me irritou muito o fato de a última frase da mãe dele ser um "eu te amo". Seria mais impactante se ela deixasse muito claro pra ele que sabia o que ele tinha feito, e fugiria dessa chatice que teve o livro todo de "amor incondicional e cego" pelo filho.

3. Queria que a culpa do Andy sobre o filho ser um possível assassino fosse melhor trabalhada. Muito se falou sobre isso quando o Jacob era criança, mas é óbvio que o motivo do pai não acreditar, ou não querer acreditar, que o filho era assassino, não era somente o tal amor irracional, mas também o peso da sua culpa, pois o "gene assassino" vinha dele. Então, acreditar que seu filho era um psicopata, era ter que encarar tudo aquilo que ele negou por toda uma vida.

4. A Laurie é uma personagem chata e clichê. Ponto. Não tenho muito mais o que dizer, além de que ela me irritou mais na história que o próprio Andy ou o promotor de acusação -que não aprendi a dizer e nem escrever o nome dele.

No mais, como eu disse, a ambientação e descrição dos personagens e das cenas são muito boas. A cena que o pai do adolescente morto chega com a faca, a cena da mãe do adolescente cuspindo na cara da Laurie, a descrição da esposa definhando em razão do julgamento e da possibilidade do filho ser um psicopata... tudo isso é bom demais!

Eu recomendo bastante.

Brenda 07/08/2021

Bom!
Durante a leitura me irritei um pouco de como tudo é levado, principalmente os pais muito parados com a situação. Porém o fim até recompensou. A leitura foi um pouco arrastada e chata pois são muitos detalhes que não precisavam ser tão longos. Por conta do final eu considerei uma leitura boa.

gabi_reading 26/07/2021

Resenha - Em defesa de Jacob
Estou em 61% do livro (p. 273). Até agora gostando muito, não é um thriller rápido, mas vamos acompanhando aos poucos o que vai acontecer com Jacob.

Manu 17/07/2021

A estrada vai além do que se vê
Inicialmente, comecei a ler esse livro como “quem não quer nada”. Na verdade, confesso que esse livro só me chamou atenção devida a série da Apple +. Estrelado pelo charmosíssimo Chris Evans (Capitão América), pela talentosíssima Michelle Dockery (Downton Abbey) e pela estrela em ascenção Jaeden Martell (It: A Coisa). Então, para ver minissérie lançada ano passado, busquei ler a fonte na qual inspirou.

Ao me deparar com a premissa que trata de um adolescente acusado de assassinar seu colega da escola, pensei logo em diversos crimes que a gente vai sabendo ao longo da vida de jovens com transtornos psicológicos. Assim, logo deduzi: será Jacob um mini-psicopata (banalmente falando) no qual os pais negligenciavam?

Por se tratar um crime a ser investigado, o livro percorre por dois gêneros: o de mistério e o de drama de tribunal. Meio CSI e How to Get Away with Murder. Ao longo da minha jornada nele, aprendi bastante coisa curiosa sobre julgamentos, direito penal e leis estadunidenses, tudo isso de forma dinâmica, didática e nada maçante. Nesse sentido, posso dizer a vocês que a leitura de em Defesa de Jacob é bastante fluída.

Nesse sentido, um dos pontos fortes do livro, para mim, é a forma que é contado pelo personagem principal, Andy Barber, pai do Jacob, interpretado pelo Evans na minissérie da Apple. Com a experiência de ser promotor por 22 anos da cidade de Newton, Massachusetts, dessa vez Andy está do lado oposto. Vendo seu filho julgado, o mesmo demonstra o quanto uma simples acusação pode desfiar psicossicialmente uma filha. Andy, Jacob e Laurie sofrem na pele a repulsa da cidade por eles, com clima hostil constante por parte da comunidade local, além de uma mídia que só quer ver o circo pegar fogo na espera por um condenado.
Porém, o que também muito me irritou ao longo da leitura foi a postura do próprio Andy e sua tamanha irracionalidade ao lidar com as acusações que o filho sofria. Muito negligente, naqueles momentos percebia que realmente estava lendo uma ficção, porque não é possível um pai se cegar o tempo todo e não se abrir a qualquer especulação de que o filho possa ter cometido algum normal. Tudo para ele era normal, é quase como enxergar o filho como santo.

Chegamos então a quarta parte da história, que é a última. Posso dizer que esse momento da história é muito surpreendente. De chocar mesmo. Porém, ainda assim acredito que foi uma parte pouco desenvolvida e talvez apressa pelo autor William Landay. A história, que até então estava sendo cadenciada e contada dia a dia do julgamento do Jacob, toma um rumo inesperado que a leva para um outro caminho. Desse outro caminho, surge um plot twist devastador e bem plausível e de prender o leitor – que vai pensar naquela coisa “Causa x consequência”, “efeito borboleta, “efeito bola de neve”, mas ainda assim umas páginas a mais nessa condução da história poderiam deixa-la ainda mais redondinha e brilhante.
A Leitura de Em Defesa de Jacob é super gostosa e as páginas passam voando. A dinâmica tribunal – mistério – investigação, com suas constantes pistas deixam sempre uma hipótese na mente do leitor: será que foi realmente Jacob que matou o garoto Bem? É um livro recomendado para aquelas pessoas que estão sofrendo com alguma ressaca literária.

Além disso, a leitura é enriquecida por trabalhar alguns temas sem se tornar reflexivo demais, como a da importância da atenção dos pais na formação dos filhos. Vivemos numa sociedade em que os pais cada vez passam menos tempo com seus filhos e preferem que os mesmos fiquem em um computador do que interagindo com eles.

Agora, vamos ver a minissérie. Dizem até que o final é diferente. Estou na expectativa (já vi até os primeiros episódios antes de terminar o livro, confesso).
KaarineAzevedo 17/07/2021minha estante
De forma didática = áudios da amiga aqui. Tome vergonha e me dê meus créditos rpz rsrsrs

KaarineAzevedo 17/07/2021minha estante
E é por isso que a mami aqui, não acha adequado a mídia soltar os nomes de suspeitos. Querem audiência entregando a quem se deve odiar. O caso da escola base ta ai como prova, destruiu a vida de todos. Ninguém se recuperou. ?

Manu 17/07/2021minha estante
Miga kkkk se tivesse o arroba aqui eu te marcava, mas tb pensei que vc não iria olhar pq não sei se leria pelo tamanho do texto kkkkkkk

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU AMO QUE VOCÊ ME CONHECE

KaarineAzevedo 17/07/2021minha estante
Só li porq eu to curiosa c esse livro

Monick.Markic 12/07/2021minha estante
????????

Sanchez 29/06/2021

Muuuiiito bom...
Me prendeu desde o início. Dúvidas bem contadas sempre me prendem, matou ou não matou e o mais importante, vai se safar ou não? Mas melhor que isso, um final bem surpreendente. Mais que vale, dei 5 estrelas, pra mim muito merecidas.