Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Nii 06/01/2023

Emocionante
É emocionante acompanhar a narrativa de uma pessoa com Alzheimer, entender como a cabeça dessa pessoa funciona e como é o avanço da doença. Muito emocionante.

Tatiana Patrícia 13/06/2020

Para sempre Alice
O que uma doença faz na vida de uma pessoa?
Muito triste saber que o Alzheimer ainda não tem cura.
Doença maldita que acaba com os sonhos do doente e afeta a família toda.
Só que já passou ou passa por isso, pra compreender de fato, como é destruidor ter algum familiar com a doença.
Livro muito bem escrito, narrado de uma forma que dá a impressão de estarmos presenciando os acontecimentos!
Livro pra nos questionarmos: como estamos vivendo? Estamos vivendo ou apenas existindo?
Pra quem tem alguém próximo com esse mal, como estamos o tratando? Como alguém que não precisa de mais nada, pq amanhã não se lembrará de mais nada mesmo, ou como um ser, q apesar de tudo ainda tem sentimentos, desejos e vontade?
Uma super lição de vida, con toda certeza!

Mah 13/12/2020

Esperava mais,não consegui a me prender a nenhum personagem e mal me emocionei nos momentos mais tensos da doença com a protagonista.

Kaline 06/04/2020

Para sempre Alice
A autora, Lisa Genova, compara a vida da protagonista, Alice, a de uma borboleta, por mais que seja breve pode ser bonita e plena. Alice, uma renomada acadêmica se vê aos 50 anos com um diagnóstico de alzheimer, como uma pessoa que possui um intelecto acima da média lida com a perda de suas capacidades mentais, com o esquecimento de coisas simples e de quem ela é e ama? A história traz a progressão da doença, as dificuldades enfrentadas, as tentativas de tratamentos, as dificuldades da família para assimilar a perda da essência da pessoa que já foi a mãe e a esposa, a pessoa que resolvia tudo e que passa a não conseguir nem mesmo mais se vestir sozinha. É uma trama emocionante que invade a cabeça de Alice e sua batalha interna para continuar a se lembrar até não o conseguir mais.

Carolina.Silva 05/07/2022

Esse livro é um fidedigno retrato da continuidade da vida e que sobre ela não detemos controle algum. Alice, intelectual de justo renome foi acometida pelo Mal de Alzheimer. A mesma inteligência acima da média que a levou ao cargo de docente titular em Harvard não a impediu de desenvolver a doença, bem como, esta, resultante de uma mutação genética, não invalidou os anos de brilhantismo profissional e pessoal. Mas essas duas realidades, não igualmente bem vindas, se impuseram e fizeram parte de uma mesma existência.
Existência a sua que era profundamente ligada a de seus filhos e esposo e todos precisaram aprender, à sua própria maneira, a lidar com a doença em suas vidas.
Por fim, é linda a forma com que a autora desenvolve sua escrita em correspondência aos estágios de avanço da demência. ?

Luzia 20/02/2023

_Inesquecível_

Alice Howkand, foi diagnosticada aos 51 anos com a doença de Alzheimer de instalação precose. Ela era uma conceituada professora de psicologia na Universidade de Harward e dava palestras pelo mundo todo. De repente sua vida foi virando de cabeça pra baixo.
É uma história forte, que reflete perfeitamente como o Alzheimer modifica literalmente a vida de uma pessoa.
É uma história linda, bem escrita, cativante e que transmite amor!
Super recomendo.

Bru.knutz 25/05/2020

Ótimo!!
Amei e indiquei pra todas as minhas amigas!! Além de um ótimo livro também traz bastante conhecimento sobre Alzheimer, impacto psicológico/social para quem tem e também para a família. Recomendo!

Beatriz 08/03/2023

Leitura obrigatória pra casos na família
Adorei o livro e acho que toda família que tem um caso de alzzheimer deveria ler esse livro. Triste, tocante é inspirador ao mesmo tempo.

Grazy Nahon 22/08/2022

Esse livro é muito triste!! Ver aos poucos ela perdendo a memória foi desesperador, só consegui imaginar o quanto essas pessoas e suas famílias sofrem com essa doença tão cruel.

taylany.rodrigues 09/07/2020

Maravilhoso!
Este livro me arrancou muitas lágrimas mas também me fez sentir muito amor. A temática dele é incrível é necessária. A autora escreveu a obra com maestria e de forma muito real.
Não tem defeitos.
Simplesmente incrível!

Vitória Duarte 28/10/2020

Muito bom.
Um livro emocionante, recomendo pra todos. Uma história forte que me fez refletir bastante.

Gabi 20/02/2016

Para Sempre Alice: Resenha
Alice, uma professora de Harvard formada em psicologia é dotado de uma inteligência e de uma mente brilhante, lembra e sabe de coisas que apenas pessoas com QI super elevado conseguiriam lembrar. Casada com um cientista, também professor de Harvard, tem 3 filhos, entre eles: Anna, Lydia e Tom. Mantém uma vida pacífica entre trabalho e casa, mas sua "paz" é ameaçada quando em um dia ao sair para correr, se esquece o caminho casa, crendo que está na menopausa, por já ter seus 50 anos, ela não liga muito para os sintomas que estão começando a aparecer. Após vários esquecimentos, decide consultar um médico e descobre estar com Alzheimer precoce, fato que a leva a perder o emprego, uma parte considerável de seus 'amigos', palestras, e sua memória. Os remédios que toma desaceleram o processo e doença, porém ela já percebe a falta que sente de lembrar de nomes, rostos, ruas, sente falta de dar palestras, de conseguir ler sem precisar ficar relendo 5 vezes uma única frase, de conversar com o John (seu marido), sem se esquecer do que estão falando, de lembrar dos seus filhos, ela sente falta de sua antiga vida. Alice é uma mulher muito corajosa e encara a doença de frente, mesmo que esteja "regredindo no tempo", como muitos se referem aos que têm Alzheimer, ela aprende a lidar com isso é melhor forma. Aproveita seus últimos momentos da vida e marca a vida de todos, principalmente dos leitores.

O livro é uma descrição incrível da trajetória que um portador de Alzheimer tem para conseguir a relacionar com as pessoas e, principalmente, com a doença. O livro te leva a questionar o que você faria no lugar da Alice, ou de seus familiares e você se 'pega', muitas vezes, refletindo sobre a vida, sobre como deveríamos curti-la como se todo dia fosse o nosso último dia. É um ótimo retrato da doença Alzheimer e um história muito tocante.
adenilza.rodrigues.5 25/02/2016minha estante
A muito tempo não me emocionava tanto e de maneira real , com um livro, como com para sempre Alice. É assustador o que essa doença faz com a pessoa. Ela retira toda essência de vida do doente. A própria pessoa não se reconhece, tudo que faz parte do seu ser, vai sumindo, ficando perdido pelo caminho. A estória de Alice é comovente e dramática. Toda pessoa deveria ler esse livro.

Ratinha de Biblioteca 13/09/2021

Muito instrutivo!
Ao mesmo tempo que aprendemos sobre o mal de Alzheimer, acompanhamos o drama familiar de Alice que, aos 50 anos, descobre que tem a doença em sua forma precoce.
Como disse, instrutivo, delicado, angustiante... Muitas emoções são despertas. Mas o principal: que haja uma cura para essa, e tantas outras, doença e que possamos ser seres humanos mais acolhedores com as dificuldades alheias.