Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Karyn 19/05/2023

Para Sempre Alice
É um livro que trata de um assunto delicado de uma forma muito linda. Acompanhar a Alice do momento do seu diagnóstico em diante é muito interessante. Ver como ela lida com as situações e como de uma certa forma, ela passa a apreciar o presente.
Eu achava que seria uma leitura muito mais triste do que ela realmente foi. Achei inspirador ver como a personagem e os familiares se adaptaram a situação, e aprenderam a amar a Alice de uma nova forma. E ela, simplesmente foi perfeita (do seu próprio jeito) do início ao fim.

Doris8 18/05/2023

Uma leitura interessante
O livro mostra uma visão que pessoas que nunca conviveram com alguém com alzheimer entenderiam, e ele mostra isso de uma maneira responsável, indo direto ao ponto.

skuser02844 14/05/2023

Lindo
Eu sou apaixonada por esse livro. Me fez pensar em tantas coisas. Ate hoje to pensando ksksksksk Chorei igual uma cadela abandonada.

Julia Barrow 07/05/2023

Extremamente tocante
Eu rinha feito uma resenha linda pra caramba, mas o meu skoob deu bug e apagou ?

mas o livro e lindo, daqueles que você não esquece. ele te deixa marcas profundas e é muito, muito sensível. recomendo demais, é maravilhoso ?

James Ratiere 05/05/2023

Alice me deixou no chão
Apesar de termos racistas ? não sei se da tradução ou da escritora mesmo ? Para sempre Alice consegue te emocionar.
Acompanhar a personagem em sua saga na descoberta de uma doença degenerativa que não poupará tua trajetória e inteligência, fará desaparecer cada memória, além de comprometer grande parte do seu cérebro e agonizante.
Entrar na rotina de Alice, conhecer sua vida e ir perdendo isso é aterrador. E vem a reflexão que esse livro me causou, quem sou sem minha memória? Será que as pessoas vão contar a história dessa pessoa que perdeu tudo?
Gostaria que a editora considerasse o que citei no primeiro parágrafo, acredito que pessoas pretas não se sentirão a vontade ao ler ?cabelo de bombril?.

Stellarbn 03/05/2023

?Sinto saudades de mim?
Já tinha visto o filme e sabia os acontecimentos da história, mas não esperava ficar tão reflexiva. Já estudei sobre a Doença de Alzheimer, sei sobre sua clínica e todo o impacto que causa no paciente e seus familiares, mas nunca tinha parado de verdade para pensar sobre como a pessoa com o diagnóstico pode se sentir.

De fato acaba que nos concentramos mais nos cuidadores, porque muitas vezes eles têm que parar a faculdade, o trabalho e a vida para cuidar da pessoa com o mal. E, por isso, acabamos nos esquecendo de olhar pra quem está sendo afetado diretamente.

Com o desenvolver da doença a pessoa pode esquecer que está doente, mas e no começo? Como será que é ser a pessoa que esquece palavras, nomes, rostos? Como será que é se sentir perdida ou não conseguir mais ser autônoma e independente? Como será que é esquecer a si mesmo?

Esse livro me fez me colocar no lugar de uma pessoa com Alzheimer. E eu chorei. Nunca esperamos que isso aconteça com a gente ou com quem amamos, e, por isso, não sabemos lidar quando algo assim acontece.

Então a história foi maravilhosa para mostrar essa realidade. A realidade de que quem tem a doença. A realidade de quem também sofre e que quer ser ouvido.

Dayane 17/04/2023

O livro narra a história de Alice Howland, uma mulher feliz, bem casada e com três filhos crescidos, que está no auge de sua carreira como professora universitária. De repente, ela percebe que está começando a se esquecer das coisas. Conforme a confusão nubla cada vez mais sua mente e a memória dela continua a traí-la, ela recebe um diagnóstico que mudará sua vida para sempre: mal de Alzheimer precoce.

Ju 15/04/2023

Comovente
Esse livro descreve muito bem a doença de alzheimer, minha avó infelizmente teve, e em alguns momentos da história é como se a Alice fosse minha avó de tanto que me lembrei :/
Quem teve/tem alguém na família com essa doença consegue ver como esse livro é bem real.
" Já fui todas essas coisas, eu acho. Só que ainda não acabei. Não acabei em grande estilo."
Dor.
Larissa3099 15/04/2023minha estante
esse livro é tao emocionante ?

Ju 16/04/2023minha estante
Muito! ?

WAgnner.Montenegro 06/04/2023

Alice Howland é professora de Harvard e especialista em linguística. Ela está feliz pelo que conseguiu construir, tanto a nível pessoal, quanto profissional. No entanto, sua vida muda inesperadamente quando ela é diagnosticada com Alzheimer.

Robs 02/04/2023

Livro incrível e muito comovente.
É uma leitura imprescindível, principalmente para aqueles que possuem familiares que sofrem de Alzheimer. É bem angustiante ver a evolução da doença, a tristeza da Alice ao perceber que está esquecendo coisas que eram extremamente importantes e a solidão que ela sente.
Eu já era bem empática com pessoas que passam por isso, mas o livro expandiu ainda mais a minha percepção de como elas acabam sendo incompreendidas e ignoradas, basicamente o tempo todo.
Esse livro realmente mexeu muito comigo, algo semelhante ao que senti com "Flores para Algernon" e chorei bastante em alguns momentos. Um favorito, com certeza.