A casa das sete mulheres Letícia Wierzchowski

Resenhas - A Casa das Sete Mulheres

Jéssica 16/12/2023

"A casa das sete mulheres" é um misto de histórias. Seu plano de fundo é a Guerra dos Farrapos, ocorrida entre 1835 e 1845. O General Bento Gonçalves, líder da revolução, isola em sua casa, na estância, as mulheres da família para que elas fiquem afastadas e seguras das áreas de conflito. A partir daí, o livro discorre durante os 10 anos de duração da guerra, porém seu grande foco não são os que foram lutar nela, mas aqueles que ficaram, especificamente as sete mulheres que passaram a viver no isolamento proporcionado pela estância.

A leitura é fluída, apesar de um pouco parada em determinados momentos. Algumas mulheres têm uma vida mais interessante que outras, mesmo no isolamento, porém achei todas um tanto quanto “iguais”, tanto que demorei um pouco para saber quem era quem, até a metade da leitura parecia que só mudavam de nome, rs. Além disso, apesar de serem sete mulheres isoladas, não há grandes conflitos entre elas – o que achei estranho/senti falta, afinal, são sete mulheres presas em uma casa haha.

De qualquer modo, foi uma experiência incrível acompanhar suas vidas, crescimento e desenvolvimento; ver como elas precisaram fazer com que a vida seguisse mesmo com a guerra, mesmo em meio à longa espera, ao medo da morte de um familiar, à aflição causada por esse contexto de violência, à angústia das notícias ruins que chegavam...

Este livro foi um verdadeiro achado da literatura brasileira pra mim. Comprei porque estava na promoção, mas ficou parado na minha estante por mais de um ano porque eu realmente não esperava muito dele. Mas me surpreendi e agora indico muito esta leitura.

É sobre uma guerra, mas de um ponto de vista diferente: daqueles que ficam. Vale a pena conhecer.

Cristiane 14/12/2023

A casa das sete mulheres
Li este livro por sugestão de Isabela Luprano, ler antes de morrer.
Não acompanhei a L.C porque estava lendo outros livros.
Neste livro acompanhamos as mulheres da família de Bento Gonçalves (líder da revolução farroupilha) por meio da voz de sua sobrinha Manoela.
A guerra é sempre cruel.
Eles lutaram com bravura, deram dez anos de suas vidas (os que sobreviveram) e não alcançaram seus objetivos.
Escreveram seu nome na história do Brasil.

Regiane.Consulin 23/11/2023

Mais do mesmo
A história se passa durante a guerra e retrata a espera e incertezas das mulheres que tiveram maridos, filhos e sobrinhos levados para o combate.
Muito bem escrito, mas não me prendeu, acabou sendo mais do mesmo.

Biggie 15/11/2023

A casa das sete mulheres
O livro é baseado em eventos reais ocorridos durante a Revolução Farroupilha, um conflito militar que aconteceu no sul do Brasil entre 1835 e 1845.
A vida se concentra nas vidas das sete mulheres da família Gomes que, devido à guerra, se veem obrigadas a viver todas em uma estância, uma propriedade rural.
A história é narrada por Manuela, sobrinha de Bento Gonçalves e uma das sete mulheres.
O livro destaca não apenas a bravura e resiliência das personagens femininas, mas também aborda questões mais amplas, como as transformações sociais e políticas decorrentes do conflito.

Jesraylanne 05/11/2023

?A Casa das Sete Mulheres? é um romance histórico escrito por Letícia Wierzchowski, que se tornou ainda mais conhecido após ser adaptado em uma minissérie de televisão no Brasil. O livro oferece uma visão fascinante da Guerra dos Farrapos, um conflito que ocorreu no século XIX, no Rio Grande do Sul.

A narrativa se desenrola a partir da perspectiva das sete mulheres da família do general Bento Gonçalves, que se refugiam em uma estância durante a guerra. Cada uma das mulheres tem sua própria voz e personalidade distintas, o que enriquece a trama. O livro explora temas como amor, resistência, tradição e as complexidades da vida durante um período de agitação política.

Letícia Wierzchowski tece uma história envolvente, repleta de detalhes históricos e personagens cativantes. Sua habilidade em dar vida às protagonistas e à paisagem do sul do Brasil durante a guerra é notável. ?A Casa das Sete Mulheres? é uma obra que combina ficção e história de maneira magistral, proporcionando aos leitores uma experiência imersiva naquele período conturbado. É um livro recomendado para aqueles que apreciam romances históricos e desejam conhecer melhor a história do Brasil.

Eduarda 04/11/2023

"Havíamos vivido a História, e seu gosto era amargo..."
Finalmente terminei o livro. Apesar de ser muito muito bem escrito, a leitura não me cativou, infelizmente. Muito disso se deve ao fato de que a maior parte da história é mais do mesmo - uma eterna espera das mulheres pelos homens que estão na guerra. Claro que considero os atravessamentos históricos e culturais do contexto, mas a leitura foi um pouco maçante para mim. As exceções foram os poucos conflitos que surgiram na convivência de anos das mulheres e as descrições de algumas batalhas. Por fim, reitero que a escrita foi um dos elementos que eu mais gostei no livro, muito poética, fluida, bonita mesmo... uma pena que a história não funcionou muito para mim.

Livinha 01/11/2023

"A Casa das Sete Mulheres" é um romance histórico escrito por Letícia Wierzchowski. O livro narra a história real das mulheres da família de Bento Gonçalves, líder da Revolução Farroupilha, mais conhecida como a Guerra dos farrapos, que ocorreu entre os anos de 1835 a 1845.

A trama se passa no período conturbado da guerra, onde Bento Gonçalves lidera um movimento separatista contra o governo imperial. Enquanto Bento está na linha de frente da batalha, sua esposa Ana Joaquina e suas filhas ficam em casa enfrentando as dificuldades e incertezas da guerra.
Cada uma das sete mulheres tem sua própria personalidade e enfrenta desafios diferentes durante o conflito. O livro explora as relações familiares, os laços de amor e lealdade entre as mulheres e como elas se adaptam às circunstâncias adversas.

A autora retrata a vida cotidiana das mulheres da época, mostrando suas lutas, medos e esperanças. Ela também aborda temas como o papel da mulher na sociedade, a força feminina e a importância da união familiar.

Além disso, "A Casa das Sete Mulheres" apresenta uma rica ambientação histórica, com detalhes sobre a guerra, os costumes da época e a cultura gaúcha. A narrativa é envolvente e emocionante, transportando o leitor para o cenário da guerra e fazendo-o sentir empatia pelos personagens.

O livro também foi adaptado para uma minissérie de televisão que fez grande sucesso no Brasil. A adaptação trouxe vida aos personagens e à história, tornando-a ainda mais cativante.

pryvaz 29/10/2023

A leitura da casa das sete melhores foi para mim uma mistura de sentimentos controversos. A escrita da Letícia é muito poética e bonita, mas passei raiva. Bons livros sempre me causam revolta. Entendi melhor o ufanismo gaúcho e o pq de a autora criar qse um conto de fadas pra tamanha tragédia. Apesar da extrema sutileza, as críticas e a realidade crua de uma revolta baseada em ideais dispersos e distintos estão lá para quem quiser ver.

Lets 21/10/2023

Um clássico histórico brasileiro
Genteee... mas a "revolução" dos farrapos foi guerra mesmo. Incrível como no Brasil guerras que duraram anos e anos super sangrentas são chamadas de revolução tipo como se fosse algo pequeno. Esse livro é interessante mas me incomoda algumas coisas: em plena guerra a casa não tem problemas de mantimentos e dinheiro nunca, os escravizados parecem super "ok" com a escravatura, não há uma fuga ou revolta, as mocas são padrões românticas e apaixonadas e predestinadas e exercerem seus papéis de esposas e mulher (a única que foge um pouco do esteriotipo é Anita Garibaldi), como a mini série da globo mudou a história do livro hein? Tipo a história da Rosário por exemplo...

Lobita_______ 15/10/2023

Leitura bem fluida, história interessante. Gostei, mas esperava mais aprofundamento nas personagens. Eu leio pra sofrer e achei que aqui teria um prato cheio, mas não me tocou tanto. Tenho um apego por conta da minissérie que me influenciou, acabei gostando mais por isso mesmo talvez

Rodrigo 15/10/2023

Leitura interessante
Neste livro, que mescla realidade com ficção, onde a espera e a observação do tempo passando e dos desdobramentos dos fatos são os personagens principais. Tudo isto sob a ótica feminina. A revolução Farroupilha é vista neste livro por um ângulo peculiar, mas não menos cruel, violento e, no fim, sem sentido, como é toda a guerra. A visão feminina deste episódio formador da história do Rio Grande do Sul buscando sempre o sentido das coisas, enfrentando bravamente à espera e com um olhar esperançoso para o futuro é, na minha opinião, a grande revelação deste livro.

Andrea.Garcia 12/10/2023

A angústia da espera
Esse livro foi uma releitura. Li pela primeira vez na época que saiu a minissérie e me espantei pelo fato de ter se passado 20 anos e eu ainda me recordava da maior parte dos acontecimentos.
Após termos passado pela pandemia do COVID conseguimos ter uma empatia maior sobre a clausura e o medo envolvido na incerteza de um futuro.
É nesse clima de tensão e muita angústia que acompanhamos um período de 10 anos de guerra e as suas consequências.
Recomendo a leitura.

Cleber 11/10/2023

LC no lerantesdemorrer
E chega ao fim a jornada das sete mulheres, Bento Gonçalves a guerra dos farrapos. Gostei muito da leitura e agora vou esperar para o final da LC.

Erica.Barone 10/10/2023

Um bom livro, bem escrito, mas acho que faltou algo que realmente empolgasse. Por vezes cheguei a sentir um pouco do tédio das mulheres que esperaram isoladas por longos anos o término do conflito. O contexto histórico é o ponto alto do romance. É uma leitura interessante, mas não excepcional. Minha vaga lembrança é que a série foi mais interessante.