A casa das sete mulheres

A casa das sete mulheres Letícia Wierzchowski

Resenhas - A Casa das Sete Mulheres

Karina.Maman 29/11/2022

Que história maravilhosa!
Que riqueza esse livro!
Que riqueza a escrita da Leticia!
Fiquei muito presa a história, tinha começado a leitura a uns anos atrás e só consegui concluir esse ano, pois o livro havia sido emprestado de uma biblioteca, mas esse ano consegui adquirir e concluir essa belissima história.
A autora fez um trabalho de pesquisa primoroso, a ficção e a história andando de mãos dadas a cada página o que deixou tudo ainda mais cativante e interessante!
Adorei e recomendo muito!

carlanagy 05/11/2022

Um pouco da história do Brasil
Uma das partes mais interessantes do livro é conhecer um pouco mais sobre essa parte da história do Brasil, mas no geral achei que o livro tem um ritmo lento. As personagens são interessantes mas é triste acompanhar a rotina delas sempre esperando por notícias.

Vinnylit 31/10/2022

"Aprenderam os caminhos das estrelas, os hábitos do ar e do pássaro, as profecias das nuvens do Sul e da lua com um halo. Foram pastores do rebanho bravio, firmes no cavalo do deserto que domaram esta manhã, lançadores, marcadores, tropeiros, homens da p
A Casa das Sete Mulheres se passa em uma época turbulenta, a Guerra dos Farrapos, ou "Revolução" Farroupilha, para os mais íntimos.
Vemos, pelos olhos das mulheres da família de Bento Gonçalves, como a guerra pode afetar a vida de todos.
Manuela mantem seus diários, onde conta tudo aquilo que acontece a si e a sua família, até mesmo aos homens que estão luando em algum lugar do Rio Grande.

Narrando um fato histórico do Brasil, com um pouco de fantasia, óbvio, a autora nos prende em uma historia envolvente de amor, dor, tristeza, alegria, mas acima de tudo, superação.

ana 06/10/2022

manuela.
é a minissérie de conforto que eu compartilho com a minha mãe, decidi ir ler o livro e fiquei mais triste ainda. triste pela guerra, mas principalmente triste pela manuela que se estivesse viva hoje ainda estaria a espera do seu amado.

Marina 28/09/2022

A casa das sete mulheres foi uma das melhores leituras do ano pra mim. Apaixonada por ficção histórica que sou, mergulhei de cabeça na guerra dos farrapos e quase pude sentir na pele o vento e o cheiro do pampa gaúcho de que tanto tenho saudade. A voz narrativa de Manuela é de uma sensibilidade que me deixava emocionada toda vez que seus escritos apareciam durante o livro, e a personagem é incrível. Mariana e João Gutierrez foram o bálsamo de felicidade que acariciou essa história triste de guerras, perdas e longas esperas.
Enfim, esse livro e essa história entraram no meu coração e aqui vão fazer moradia sempre.

Marina516 27/09/2022

Arrebatador
Eu amei esse livro! Em 2003 quando a Rede Globo lançou a minissérie, eu tinha apenas 6 anos, lembro que já queria assistir, pois era sobre o RS, e eu como gaúcha sempre tive essa chama de orgulho no peito.

Acompanhar a Revolução Farroupilha durante os seus dez anos de duração através da ótica feminina, mostrando as ausências, angústias e espera que a guerra traz, sem dúvidas é muito interessante.

Ao mesmo tempo em que a autora descreve os acontecimentos da Guerra dos Farrapos, elas nos traz amores proibidos e paixões que foram capazes de transpassar o tempo.

A Narração da personagem Manuela em seus diários é imprescindível, além de suas vivências ela conta o que o acontece com as sete mulheres da família do General Bento Gonçalves da Silva. Além da vida pessoal da família, o livro nos traz as motivações da Revolução.

Essa leitura me prendeu, além de me fazer viajar pelo tempo. Merece as cinco estrelas.
DANILÃO1505 04/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

camy 18/09/2022

A casa das Sete Mulheres ?
Achei a história muuuito boa, muito bem escrita, porém a leitura é bem densa, então demorei pra conseguir terminar. Além disso, ganhei um autógrafo da autora pessoalmente quando eu tava no finzinho do livro, então foi um belo incentivo. Ela foi muito querida e era apaixonante ver que ela ama o que faz! (até comprei o novo livro dela)

Paula1735 11/08/2022

A casa das sete mulheres conta pela perspectiva de sete mulheres de uma família sobre a guerra dos farrapos. Mães, esposas, filhas, irmão, irmã, sobrinha que ficaram em uma enorme casa em que elas ficam preocupadas com o desenrolar desta guerra e respectivamente como pode estar este parente na guerra. E todas desejam terminar esta guerra e somente afasta de parentes queridos.

LER ETERNO PRAZER 04/08/2022

Bom vamos colocar aqui um pouco dessa maravilhosa escritora, que com essa obra me conquistou de primeira.

Leticia Wierzchowski nasceu em Porto Alegre, em 1972, e lançou seu primeiro romance, O anjo e o resto de nós, aos 25 anos. Desde a sua estreia literária não parou mais de escrever, sendo hoje considerada uma das mais talentosas e produtivas escritoras da literatura brasileira contemporânea.

"A casa das sete mulheres" primeiro livro que leio dela e já fui conquistado por essa maravilhosa história.
A meu ver "A casa das sete mulheres" já é sem sobra de dúvida um dos grandes clássico da literatura brasileira. Com um enredo primoroso Letícia Wierzchowski narra com detalhes esplendorosos a Gerra dos Farrapos ? que durou dez anos, de 1835 a 1845 ?, sob os olhos das sete mulheres da família do general Bento Gonçalves: Ana, Antônia, Caetana, Perpétua, Rosário, Mariana e Manuela.
Bento Gonçalves, sabendo que o perigo estava por vir devido a Revolução, decidi reunir as mulheres de sua família na Estância da Barra, uma fazenda distante onde, imaginava ele, elas poderiam viver tranquilas enquanto durasse a guerra. O que jamais lhe passou pela cabeça é que essa guerra iria durar 10 longos anos e para essas sete mulheres, vivendo no meio do nada, numa tão longa espera, tinham somente umas as outras como companhia além das crianças, os escravos e acima de tudo a angústia da espera que as acompanhava dia a dia . As noticias dos maridos filhos e irmãos só chegavam esporadicamente através de cartas e a tensão era sempre dolorosa aí receber essas cartas, pois não sabiam se teriam boas ou mas notícias.
Apesar das sete mulheres terem um certo protagonismo na história, na minha opinião, a mais importante delas foi Manuela, uma jovem cheia de carisma e sonhos, muito mais inteligente e esperta do que todas as pessoas imaginavam ? principalmente porque ela teve uma certa "premonição" com relação a guerra. Manuela também se torna o foco de um dos romances mais aclamados da literatura, com Giuseppe Garibaldi. Vale lembrar que tal romance é muito bem inserido no enredo, sem parecer que foi enfiado ali só para dar um gás na história e há um detalhe que achei genial nesse enredo, acompanhamos a história também pelos olhos de Manuela,através do seu diário, portanto temos aqui duas visões aí acompanhar a história dessas sete mulheres. Esse detalhe achei genial e super interessante.
Temos aqui uma narrativa, cheia de detalhes, que envolve o leitor de uma forma única. Uma narrativa, que, apesar de ser um pouco mais formal do que estamos acostumados, é muito fluida e fácil de entender. Acompanhamos o desenrola da história de uma forma bem interessante, em seus capítulos, têm a visão de vários personagens e junto a isso, trechos do diário/caderno de Manuela também são usados o tempo inteiro para contextualizar o leitor.
Leticia Wierzchowski, conseguiu com bastante competência e maestria, unir realidade e ficção, usando como pano de fundo um dos acontecimento mais importantes e emblemáticos da história do nosso país.
Um excelente livro. Adorei cada minuto da leitura!!

Geciane brilhante 24/07/2022

Uma história maravilhosa que arrancou sorrisos, suspiros e muitas lágrimas. Mulheres fortes vivendo uma longa espera, homens fortes vivendo um sonho de uma revolução, muitos heróis da nossa história.

" Tudo de bom e tudo de ruim fica para trás. As vozes, os cheiros , as lembranças, tudo se ia perdendo no limbo do tempo que passava. Havíamos vivido a história, e seu gosto era amargo , no final".

Pâmela Alvina 22/07/2022

Um misto de emoções
Uma escrita intensa, profunda, dolorosa e alegre. Narra a história das mulheres no qual a vida continuou em meio a Farroupilha.

Há um contexto histórico agressivo e doloroso. Repleto de preconceitos que nos fazem ?participantes? do cenário, nos indigna, constrange e perfura nossa alma.

Uma história que nos deixa com a sensação de impotência, em meio ao desfechos dos acontecimentos e também nos deixa com a vontade de ?queria ter escrito algo tão profundo e belo?.

Ps: não se encantem por Garibaldi ??

Cibele 11/07/2022

Maravilhoso
Ele nos possibilita compreender como uma guerra de longa duração afeta permanentemente a vida e o destino de pessoas que não estão no front.

Bella 22/06/2022

"Do mesmo sonho que se vivia também se podia morrer"
O primeiro contato que eu tive com A Casa das Sete Mulheres foi em 2003, quando a Rede Globo lançava a minissérie de mesmo nome. Desde criança sou muito noveleira, um costume meu e da minha mãe, e essa minissérie sempre foi uma das nossas favoritas, tanto que assistimos a reprise no Canal Viva.
No começo desse ano, o nome do livro não saía da minha cabeça, então eu decidi que precisava experimentar a obra original. Que construção incrível a da autora! As descrições e narrações das batalhas, os detalhes extremamente palpáveis, a sensibilidade de algumas cenas... É um romance histórico completo. Achei que a leitura seria um pouco arrastada por conta de conflitos políticos e tudo mais, mas a história flui muito bem e sem ser maçante.
Muito bom, recomendo!
Ray.Cass 23/10/2022minha estante
Aconteceu o mesmo comigo, não cheguei a acompanhar toda a série quando passou na televisão, mas nos últimos tempos ela me vinha muito à mente e eu simplesmente tinha que lê-la. Eu não esperava que fosse ficar tão envolvida com a história.

nessy.fg 20/06/2022

Trágico e belo
Essas duas palavras definem perfeitamente o livro. Pensar que esses personagens e suas tantas tribulações realmente ocorreram neste mundo, deixa tudo mais poético e faz o coração arder. Super recomendo!

Layla.Ribeiro 17/06/2022

Desafio literário 2022- Região Sul
O livro conta a história da família e principalmente das mulheres (irmãs, sobrinhas, filhas e esposa) do maior líder da Guerra dos Farrapos, Bento Gonçalves da Silva, mulheres que tiveram que se exilar na estância da irmã de Bento e por lá ficaram enquanto os homens da família iam para o combate. Acompanhamos a vida dessas mulheres em clausura, sobre a angústia, o medo de perder um ente, as consequências da privação e também histórias de amor que surgem em meio ao caos, mas também o narrador nos mostra a guerra do início ao fim, aprendi muito ao ler este livro, uma verdadeira aula de história sobre a Guerra dos Farrapos, aprendi mais sobre a história gaúcha e sobre a sua cultura. A autora utiliza de instrumentos narrativos que nos leva a pensar que ela realmente viveu nesta época. É um livro muito bom, recomendo a todos que gostam não só de História do Brasil, mas a quem aprecia Romance Histórico, lembrando que deve se atentar que há muitas doses de elementos ficcionais, porém foi uma grande viagem para mim.