A casa das sete mulheres

A casa das sete mulheres Letícia Wierzchowski

Resenhas - A Casa das Sete Mulheres

Micaasantos 02/09/2020

Um livro de espera
Um romance de época de respeito. Durante a guerra Farroupilha, no Rio Grande do Sul, enquanto os homens da família lutavam, as mulheres ficavam em casa, na espera. Em situações como essa, de guerra, o que elas podiam fazer era esperar, governar a casa e rezar pelos familiares para que eles voltem para casa, com esperança de revê-los vivos. Tudo dura dez anos e acompanhamos todas as angustias, tristezas, felicidades, conflitos e espera de sete mulheres no pampa, afastadas da cidade. Mulheres essas da família de Bento Gonçalves, um dos principais líderes dos farrapos que querem a república. Um livro muito emocionante e cheio de amor e saudade.

Barbosa 04/09/2020

É um livro sobre espera, a passagem de tempo lhe faz esperar e trás o cansaço da guerra pra você pois ele é extremamente cansativo propositalmente.

São personagens extremamente distintas que fiquei chocada que eram baseada em fatos reais.

Cintia295 18/09/2020

INCRÍVEL
Nossa que livro, sofri junto com os personagens, quando chegava as cartas dava uma angústia, homens na guerra sofrendo, morrendo, sendo mutilados, e mulheres em casa orando, sofrendo, e recebendo feridos ou mortos. Mas um livro ao meu ver impecável, tirei 0,5 estrela por uma coisa no final, não vou dizer devido o spoiler. Mas com certeza favorito. Super recomendo.

Kethely.Karol 19/09/2020

O tempo da espera pode ser muito doloroso
Quando comecei o livro, não imaginei que fosse me apegar tanto a leitura e aos personagens.
Uma guerra deixa muitos rastros, muitas sequelas, sofrimentos...
É uma leitura ótima, super rápida de ler, mas se torna dolorosa e sofrida por tudo que acontece no livro.
Senti os sentimentos de cada personagem, inicialmente a esperança, a alegria, a juventude, que as poucos vão se transformando em cansaço, dor, desilusão, tristeza e o envelhecimento, do corpo, dos sonhos...
Torci pela felicidade de cada homem e mulher que tive a oportunidade de me apegar durante o livro, mas a realidade muitas vezes é diferente.
De longe, o melhor livro brasileiro que já li, e um dos melhores que li nesse ano.
A escritora é capaz de nos transpassar cada acontecimento e sentimento com muita maestria.

Viviane.Fonseca 23/09/2020

Apesar de gaúcha, conhecer a história sobre a Revolução Farroupilha e ter visto a minissérie há muitos anos atrás, esta leitura foi incrível. Sofri e fiquei angustiada junto das sete mulheres que esperavam seus maridos e filhos que estavam na guerra. Como em qualquer guerra, não se sabe muito bem o que esperar, sairiam vivos ou mortos? Voltariam para casa? Só restava a oração. Neste livro, os que restaram, nunca mais foram os mesmos. Uma leitura triste, difícil e que rendeu algumas lágrimas.

Patricia Milani 03/10/2020

A história do livro é boa retrata um pouco da revolução farroupilha. Embora muito triste pois trata-se de uma longa guerra e suas consequências. Gostei muito das descrições do clima que a autora faz durante a história, agora toda vez que sinto o vento frio me lembro do Minuano.
Acabei não simpatizando com a forma que as cartas de Manuela foram colocadas durante a história, revelando acontecimentos que serão narrados apenas mais adiante no livro. Isso acabou me deixando meio confusa durante a leitura. A troca de narrativa a todo o momento também foi algo que me incomodou.

Ariella 06/10/2020

Gostei
Achei a história boa, porém em alguns momentos fiquei entediada por parecer sempre a mesma coisa

Thalita 29/10/2020

É um livro bem envolvente.Parece que você está ali,na estância da barra junto com as personagens confinadas, você sente a mesma ansiedade para ler uma carta que chegou,a emoção dos momentos felizes e tristes. É uma obra que requer um pouco de paciência mas,a história vale a pena.

Maria Tereza 30/10/2020

Sete Vidas, Amores e Guerras
A Casa das Sete Mulheres narra, entre fatos e ficção, o cenário da Guerra dos Farrapos concomitante com a vida das sete mulheres mais importantes da vida de Bento Gonçalves, o líder da revolução.
A idealizada paixão e determinação dos heróis de guerra é cativante para quem gosta de um bom romance histórico.
No entanto, as mulheres são as protagonistas deste livro, pois são exemplo de força e resiliência, demonstrando a cada dia se tornarem mais hábeis, mas também exaustas, na arte da espera. A espera pelo fim da guerra, por tempos melhores, por antigos amores.
As mulheres gaúchas vêem suas vidas passando e continuam a esperar. Parece simplório ao narrar assim, mas a realidade da guerra as afetou para sempre. "Havíamos vivido a História, e seu gosto era amargo, no fim". Obrigada Letícia Wierzchowski.

Trilha Sonora: Álbum Sete Vidas, Amores e Guerras - Marcus Viana.

Natalia.Martineli 02/11/2020

Sabe aquele livro que você se envolve tanto com as personagens, história, cenário, a ponto de querer vivenciar tudo de perto? Foi isso que aconteceu comigo nesse livro.
Mas, vamos lá, do que se trata essa obra? ⠀⠀⠀⠀
Contexto histórico: o livro se passa no Rio Grande do Sul e retrata toda a Revolução Farroupilha, a qual aconteceu no Brasil ao longo do período regencial entre os anos de 1835 e 1945, foram longos 10 anos e os rio grandenses formaram uma república própria, tendo como principal líder da revolta Bento Gonçalves. ⠀
Muito mais que história: em a casa das sete mulheres a guerra se faz muito presente sim e essa parte histórica do Rio Grande do Sul deve sim ser lembrada, mas muito mais que esse contexto histórico, aqui acompanhamos a vida dessas 7 mulheres, as quais vivenciaram a guerra, a solidão, a perda de entes queridos, a falta de seus maridos e filhos. Mas também vivenciaram paixões, encontraram e desencontraram o amor, enlouqueceram, e, sobretudo, esperavam. Esperavam pois era isso que deviam fazer, enquanto seus maridos e filhos lutavam.
Basicamente, a história irá retratar o cotidiano dessas mulheres e de todos que viviam na casa. Por vezes, há cenários da guerra, mas não é o foco principal da história. Acompanhamos também os cadernos da Manuela, que narra, do seu ponto de vista, a sua vivência na guerra, mas com os olhos do futuro.
Eu me envolvi do início ao fim nessa leitura. A casa das sete mulheres é o primeiro livro de uma trilogia, e possui uma leitura, extremamente fluída, possibilitando ao leitor emergir nos acontecimentos da época. Você se envolve e se apega as personagens, emociona-se e toma todas as suas dores. Afinal, o livro retrata uma guerra de longos 10 anos e em toda guerra há perdas, mas há também amores.
Acho importante salientar que o livro se passa no contexto da escravidão, embora tenha sido publicado em 2002. Portanto, de acordo com o seu contexto histórico, há sim registros de uma sociedade escravocrata e machista, o que nos faz refletir e fazer um paralelo com a nossa atual sociedade, principalmente, a respeito das conquistas que fizemos, mas também dos preconceitos que se mantiveram, vale essa ressalva.

No mais, eu indico a todos que almejam conhecer um pouquinho mais essa parcela da nossa história e a se envolver com as mulheres dessa casa e suas respectivas histórias, porque eu tenho certeza que vocês irão amar!!

Nine 07/11/2020

Espera....
Achei um livro fluído, que consegue mesclar as informações entre passado e futuro.

As personalidades dos personagens sao bem definadas. É uma historia em minha opinião triste, sao muitas percas, amores não vividos, esperas eternas, mas uma bela leitura.

Pretendo ler os demais livros da saga.

Sayonara 10/11/2020

Perfeito!
Romance, guerra, revolução e fatos históricos sobre o RS. O livro é muito bem ambientado e tudo é tão bem descrito que nos leva a sentir o cheiro das flores, o vento minuano e as dores e angústias das sete mulheres que passaram (e perderam) anos de suas vidas na Estância da Barra esperando o fim da guerra. Recomendo a leitura.

lillimarlene 13/11/2020

Ah!! Os Pampas....
Mais uma volta histórica ao passado! Romanceado, trazendo personagens ricos, humanos, fortes. Com meandros de fantasia ( quem não as tem,?) que só enriquece os personagens.

Jania Marta 14/11/2020

A escrita da autora é muito parecida com a de Érico Verissimo, usa parágrafos longos sem se perder neles para descrever fatos históricos envoltos a romances, tragédias, esperanças, enfim retrata a vida com suas agruras encenando com esse mundo e o outro tornando a trama envolvente e cativante. É uma pena que atualmente Letícia não esteja em destaque.

Barbara.Colodette 25/11/2020

Muito bom...
É uma história angustiante, sem muitos acontecimentos mas escrita de uma forma belíssima. Foi muito fácil comparar a situação delas com a que vivemos agora durante a quarentena, quando os dias são longos e iguais. Contudo, mesmo com as angústias, há sempre aquela ansiedade por um fim que parece não chegar nunca.
Durante a leitura se observa os mais profundos sentimentos dos personagens, isso tudo, é claro, graças a riqueza de detalhes da autora. Obra excelente e, com toda certeza, uma das melhores da nossa literatura nacional.