A casa das sete mulheres

A casa das sete mulheres Letícia Wierzchowski

Resenhas - A Casa das Sete Mulheres

Mel 19/06/2020

Verdade aula de história e poesia

Leticia 08/07/2020

A casa das sete mulheres, romance que retrata a Revolução Farroupilha sob a perspectiva das mulheres. Ao iniciar o conflito contra o império, o General Bento Gonçalves envia as mulheres de sua família para uma fazenda no interior do Pampa. Passamos a acompanhar a angústia dessas mulheres em meio a guerra, a falta de notícias e mortes.
O romance tem um tom novelesco, até mesmo piegas em alguns momentos, mas ainda sim gostei muito da leitura. Minha única ressalva é relativa à escrita, recheada de vocábulos racistas, o que de certa forma compreendo por retratar um período escravocrata. Contudo, acho que a edição merecia alguma nota ou prefácio da autora contextualizando essas questões.

Wanessa Rastoldo 10/07/2020

Dez anos de espera.
Dez anos.
A guerra que era pra ser rápida, curta, se transformou em anos de espera. Esse livro é tão delicado e bonito. Acompanhar a vida dessas 7 mulheres, que viviam à espera de seus maridos e filhos, é de mexer com o coração.
Eu amei essa leitura e não vejo a hora de ler os próximos livros da saga.

Vicioouss 20/07/2020

Um livro bom, ainda melhor que a minissérie, baseado em fatos reais

Leiloca 21/07/2020

Li esse livro ainda adolescente e recentemente o reli é para minha surpresa a estória ainda estava bem clara na minha memória. Gosto bastante.

Karine Reibrich 24/07/2020

Um conto maravilhoso das dificuldades de mulheres durante a guerra. O romance se passa na Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul, estado do sul do Brasil, entre os anos de 1835-1845. O livro narra a vida de sete mulheres da família de Bento Gonçalves da Silva, general e capitão da revolução que queria abolir a escravidão e obter independência de seu estado.

Essas sete mulheres são de diferentes esferas da vida. Você segue a história deles por 10 anos de infortúnios, loucura, solidão, doença e preocupação. Os homens vêm e vão da porta deles, enquanto tudo o que podem fazer é tricotar e orar para que Deus poupe a vida inteira.

Se você gosta de livros leves, curtos e doces, não é isso que procura, é muito longo. No entanto, é uma reviravolta total, fiquei viciado, passei para as outras três mulheres da minha casa e elas também adoraram. É uma leitura incrível, minha descrição parece um pouco deprimente, mas é um livro fascinante.

Adriana 28/07/2020

A casa das sete mulheres

Letícia Wierzchowsi

Bertrand Brasil.

????????

"o escuro guarda os piores receios. O escuro é como uma arca repleta de velhas coisas empoeiradas. Não se pode abri-la, nem esquecê-la".

Temos aqui, entre os anos de 1835 e 1845, a história de mulheres, que durante a guerra dos farrapos, tinham que esperar seus esposos, filhos, sobrinhos e amores a voltarem da guerra. Mães, irmãs e mulheres que não pelejavam na guerra, mas em casa e em orações pedindo proteção aos seus entes queridos de todo o horror da guerra.

Para proteger as mulheres da família, general Bento Gonçalves, isolou-as em uma estância afastada das áreas de conflito e lá cada uma delas, Manuela, D. Ana, Mariana, Maria Manuela, Perpétua, Caetana e Rosário viveram a sua maneira a guerra e os seu males.

Mulheres que viviam na expectativa de notícias da guerra e de seus familiares.

Durante a guerra, as mulheres sofreram perdas de entes queridos, se apaixonaram, se decepcionaram, adoeceram e uma até enlouqueceu, algumas conseguiram ser felizes além da guerra.

A autora trouxe para nós uma história maravilhosa mesclando de forma incrível a  realidade e fantasia, história e ficção, e o sobrenatural.

Letícia conseguiu passar tanta realidade que me pergunto o que foi real e que foi ficção.

Cada um dos personagens teve seu espaço no livro, principalmente as mulheres, que sofreram com as agruras da guerra e as perdas que ela trouxe.

Adorei esse livro e reviver essa história  foi incrível. Conhecia só pela série de tv.

É uma leitura para se fazer devagar, uma escrita maravilhosa e personagens fortes. E tinham que ser, não lhes restavam nada a não ser esperar e orar para que a guerra acabasse.

Esse é o primeiro da série de três livros e com certeza vou ler todos.???.

Caroline 05/08/2020

Livro apaixonante. O desenrolar é um pouco lento, demora para fluir e certos trechos julgo desnecessários, porém, no geral, é uma bela obra. Eu já conhecia a Revolução Farroupilha, mas, observá-la por esse ângulo, acompanhar a espera das mulheres, foi surpreendente.

Taíla 18/08/2020

Um épico que fez eu me apaixonar
Quem aí não foi impactado de alguma forma pelo sucesso da minissérie A Casa das Sete Mulheres exibida pela Rede Globo em 2003 e reexibida em 2006. Eu, com meus 13, 14 anos na época não podia acompanhar todo o desenrolar da história, pois passava tarde e no outro dia tinha que levantar cedo para ir à escola. Cadê essa série no Globo Play, hein, Rede Globo?

Mas, mesmo não podendo ver todos os episódios, eu sabia do furor que a série estava causando, pelo menos aqui no Rio Grande do Sul. Depois de Érico Veríssimo, quem mais tinha nos apresentado a visão das mulheres em um cenário político totalmente dominado pelos homens?

Eu não vou negar que histórias de antigamente instigam muito a minha curiosidade, sou a louca das cidades velhas, de querer saber a história das construções antigas e fico sempre imaginando que pessoas passaram por onde a gente anda hoje? O que elas encontraram por aqui? Tantas vidas, tantos sentimentos e tanta coisa para ser contada que, quando me deparo com um livro como esse, eu mergulho com tudo e só saio quando terminar de reviver cada pedacinho do que eu li.

Eu conhecia a história graças à minissérie que falei ali em cima e já sabia que a história tinha origem de um livro. O que eu não sabia, era que a obra não é uma ficção total, essas mulheres existiram. Admito que nós estamos tão acostumados a não ter a participação das mulheres nos momentos históricos, salvo nesse caso por Anita Garibaldi que já conhecia das aulas de história pro ter feito parte da luta Farroupilha ao lado de Giuseppe.

Quando, nas primeiras páginas da obra estávamos falando de mulheres reais, o livro me ganhou. Claro que é um romance e estamos falando de ficção, mas sim baseada nas vidas dessas mulheres que realmente viveram a espera de 10 anos pela resolução dessa revolução e longe de seus pais, irmãos e entes queridos.

Acompanhamos a espera das mulheres Caetana Garcia Gonçalves da Silva (esposa de Bento Gonçalves) e sua filha Perpétua Garcia Gonçalves da Silva, Caetana possui outros filhos, mas o foco é na história das sete mulheres adultas da família. Ana Joaquina Gonçalves da Silva e Maria Gonçalves da Silva Ferreira são irmãs de Bento Gonçalves. Maria é mãe de Manuela, Rosário e Mariana.

Se para nós que estamos há alguns meses em casa (outros nem tanto) e com um amplo acesso à informação, podendo entrar em contato e saber notícias de quem amamos, já estamos sofrendo e muito, imagine como era antigamente. Raras formas de entretenimento, ainda mais as mulheres que ficavam em casa a maior parte do tempo, e pouquíssimas notícias do que estava acontecendo, já que se dependiam de cartas e de pessoas que estivessem indo para o rumo desejado fazer a entrega.

Por ser da elite gaúcha, a família de Bento Gonçalves ainda tinha seus privilégios, pois imagine se as famílias dos soldados e escravos que lutavam pela liberdade recebiam alguma notícia tão cedo.

Pois bem, falando de ficção, os romances vividos pelas jovens mulheres da família são mais pudicos do que vemos na minissérie, mas o amor consegue transpassar muitas das dificuldades impostas pela época e pelas circunstâncias e com sete mulheres em uma casa não tem como a gente não se envolver com as histórias, as dores, as perdas e as conquistas também, nem só de sofrimento é feita essa vida. Tem muitos momentos bonitos, de esperança, mas claro que temos muitas dúvidas e espera e como fundo de tudo isso, a Revolução Farroupilha que continua sendo contada e tem seus acontecimentos entrelaçados à vida dessas mulheres.

Confesso que deu muita vontade de ver a série completinha, mas cadê achar um streaminzinho na legalidade? É pedir muito?

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-sobre-o-livro-a-casa-das-sete-mulheres

Giovanna2273 22/08/2020

Amei, Amei!
Como descrever uma obra tão incrível? Estou maravilhada.
Eu confesso que iniciei a leitura sem muita vontade, parecia um livro longo, cansativo, sem graça, mas me ENGANEI profundamente. A medida que avançava nas páginas a história ficava ainda melhor.

São 10 capítulos contando os 10 anos da guerra dos Farrapos dentro da família do general Bento Gonçalves.

Eu fiquei bem envolvida com a história e com os personagens. Sofria as consequência da guerra junto com eles como se fossem da minha família.

Foi uma experiência muito boa e com certeza vai para a lista dos meus favoritos.

Micaasantos 02/09/2020

Um livro de espera
Um romance de época de respeito. Durante a guerra Farroupilha, no Rio Grande do Sul, enquanto os homens da família lutavam, as mulheres ficavam em casa, na espera. Em situações como essa, de guerra, o que elas podiam fazer era esperar, governar a casa e rezar pelos familiares para que eles voltem para casa, com esperança de revê-los vivos. Tudo dura dez anos e acompanhamos todas as angustias, tristezas, felicidades, conflitos e espera de sete mulheres no pampa, afastadas da cidade. Mulheres essas da família de Bento Gonçalves, um dos principais líderes dos farrapos que querem a república. Um livro muito emocionante e cheio de amor e saudade.

Barbosa 04/09/2020

É um livro sobre espera, a passagem de tempo lhe faz esperar e trás o cansaço da guerra pra você pois ele é extremamente cansativo propositalmente.

São personagens extremamente distintas que fiquei chocada que eram baseada em fatos reais.

Cintia295 18/09/2020

INCRÍVEL
Nossa que livro, sofri junto com os personagens, quando chegava as cartas dava uma angústia, homens na guerra sofrendo, morrendo, sendo mutilados, e mulheres em casa orando, sofrendo, e recebendo feridos ou mortos. Mas um livro ao meu ver impecável, tirei 0,5 estrela por uma coisa no final, não vou dizer devido o spoiler. Mas com certeza favorito. Super recomendo.

Kethely.Karol 19/09/2020

O tempo da espera pode ser muito doloroso
Quando comecei o livro, não imaginei que fosse me apegar tanto a leitura e aos personagens.
Uma guerra deixa muitos rastros, muitas sequelas, sofrimentos...
É uma leitura ótima, super rápida de ler, mas se torna dolorosa e sofrida por tudo que acontece no livro.
Senti os sentimentos de cada personagem, inicialmente a esperança, a alegria, a juventude, que as poucos vão se transformando em cansaço, dor, desilusão, tristeza e o envelhecimento, do corpo, dos sonhos...
Torci pela felicidade de cada homem e mulher que tive a oportunidade de me apegar durante o livro, mas a realidade muitas vezes é diferente.
De longe, o melhor livro brasileiro que já li, e um dos melhores que li nesse ano.
A escritora é capaz de nos transpassar cada acontecimento e sentimento com muita maestria.