Bom Crioulo

Bom Crioulo Adolfo Caminha

Resenhas - Bom Crioulo

beca 11/07/2023

É um livro curto, tranquilo de ler e fácil de entender. O que mais chama atenção são os temas abordados que são até hoje discutidos. Para quem tem tempo e interesse, vale a pena.

Katia.Borges 10/07/2023

Sobre a atualidade de Bom Crioulo
Bom Crioulo, de Adolfo Caminha, aborda temas atuais a despeito de ter sido publicado em 1895 : além do relacionamento homoafetivo, o fato de o personagem principal ser negro e a crítica às instituiçoes miliares.

Na época em que foi lançado, o livro causou burburinho. Os motivos atravessam as temáticas citadas e o perfil branco, heteronormativo e burguês que compunha a maior parte da crítica especializada. Acusado de imoral por tocar num assunto que naquele contexto histórico era proibido, o próprio autor se defendeu da acusação afirmando que longe de apoiar o sexo entre dois homens, o seu livro seria uma espécie de contribuiçao à ciência que atestaria os efeitos nefastos da ?pederastia? sobre o caráter humano.

Se julgamos com os olhos de hoje é possivel apontar Adofo Caminha como homofóbico. Mas numa época em que os discursos destituiam os negros de humanidade e, portanto, de afetos; e as relações homoafetivas eram invisibilizadas pelo discurso moralista, Bom Crioulo, a obra mais do que a intenção do seu autor, como espaço aberto, passivel de reelaborações, foi resgatado algum tempo depois pela comunicade LGBTQIA+ como o primeiro romance basileiro a ter como portagonista um homem negro e gay.

Se o fato de o livro ter sido a primeira obra nacional a trazer uma personagem com essas características não for suficiente para abrirmos mão de uma leitura crítica acerca do circuito discursivo criado em torno dos personagens; seria igualmente injusto fazermos uma leitura anacrônica de Bom Crioulo, e acredito que esteja aí o maior desafio imposto pela obra na atualidade.

Mas, afinal, por que que ler Bom Crioulo hoje?

Ao lermos Adolfo Caminha, o livro e o artigo que escreveu em que se declara homofóbico, é impossível não refletirmos sobre a importância da literatura para pensarmos a sociede. Uma vez que parte do que os autores escrevem é fruto dos valores de uma época, a literatura é uma espécie de testemunha que lança luz sobre o próprio contexto histórico em que foi escrita.

Ler Bom Crioulo como um testemunho vivo e presente sobre as agruras de um passado que teima em se repetir. Na literatura, inclusive.

#literaturabrasileira
#literaturacearense

ojvlucena 06/07/2023

Bom Crioulo
Bom Crioulo considerado o primeiro livro de romance da literatura brasileira com tema lgbta+  entre dois homens. Publicado em 1985.
O autor Cearense Adolfo Caminha tinha 27 anos quando escreveu. Era marinheiro e dizem que ele escreveu sobre o que presenciou a bordo dos navios da Marinha em que trabalhou.
Confesso que me surpreendi pois tive a expectativa que seria uma leitura mega difícil e gostei demais. É um livro com estereótipos culturais que descreve história de muita gente do público lgbtqia+.
É a história de um homem negro, forte e ex escravizado chamado Amaro que mesmo após escravidão, a violência permanece em sua vida na Marinha, o romance começa quando seus caminhos se encontram com Aleixo, homem branco e de olhos azuis até acontecer um desfecho triste, profundo e mal sucedido. Seu fim seria uma loucura de amor ou não?

Matheus837 03/07/2023

Literatura Brasileira é foda
Esse livro é tão maravilhoso e surpreendente que faz com que o leitor o queira digerir lentamente, mesmo dessa forma muitas coisas passam despercebidas... No início, quem mal conhece a história imagina que será uma obra romântica e quando menos se espera, traição pula na cara do leitor... Amizades que se mostraram gratas, ao longo, se tornam ingratas e tiram a máscara de bondosas, nos exibindo todo racismo que estava velado; tudo isso são características de Dona Carolina! Essa edição vem com um posfácil maravilhoso, auxílio tremendo para que a comprenssao do leitor seja mais eficaz!
Racismo, homofobia e prisão sentimental; são os pontos mais fortes que esse clássico polêmico ainda nos traz, mesmo sendo lançado ha mais de 100 anos!

Flavitta81 14/06/2023

Abrindo o caminho do Realismo.
Este livro me fez reviver os bons momentos de leituras realista feitas anteriormente. Retrata a vida como ela é e mostrou questões sociais polêmicas para a época. Um toque importante sobre a liberdade sexual.

Nandavxr 30/05/2023

Gays marítimos
Um livro mt realista, com uma escrita tão poética. Adolfo foi mt ousado ao escrever essa história.
E eu amei, em vários momentos me senti dentro do livro, me conectei ao ambiente de uma forma surreal. Foi uma ótima experiência.
leashy loo 30/05/2023minha estante
deu vontade de lerr

Nandavxr 31/05/2023minha estante
É mt daora o livro :)

Dhiota 28/05/2023

Minha humilde opinião.
Olha, para um romance de época é algo assim surpreendente, a forma como ele aborda os interesses de um homem por outro homem naquela época é deveras impressionante, o livro aborda temas que sinceramente são tabus nos dias atuais, um livro como esse merece mais reconhecimento da nossa literatura, o seu desenvolvimento é bastante interessante e pode ser analisado por diversos pontos, se pararmos pra olhar bom-criolo mesmo sendo alguém bruto e bastante animalizado consegui demonstrar amor de seu jeito, a forma como o escritor vai tratar a contrução de uma paixão de Amaro por Aleixo é incrível deixando claramente que não são sentimentos apenas de amigos que se presam muito, mas sim sentimentos de amantes. Por fim, o fim é algo também que não era de se esperar, mas também não é algo longe de acontecer.

Fernando1355 27/05/2023

O amor de um homem
Um negro que fugiu da escuridão encontra seu destino na Marinha, onde conhece Aleixo, um jovem "bonitinho". Mas o futuro não é tão bom quanto ele planeja...

psJay 08/05/2023

Emocionante.
Após uns dois anos, finalmente terminei esse livro, já havia começado, mas pela linguagem difícil, eu abandonei. Mas agora voltei, e sinceramente, eu achei a leitura fluida, não sei se é por causa de ser meu segundo livro clássico nacional, mas já estava bem habituada com a forma de escrita.
Sinceramente, é muito bom, fiquei de coração quebrado 60/70% da leitura. Por mais que entendesse um pouco Aleixo, eu não conseguia desconsiderar o sentimento do Amaro.
Apenas não dei 5, por causa do final, que achei meio inesperado, de um jeito estranho/ruim.

arneiyh 07/05/2023

É bom, meu problema é com clássicos.
Ilicitei no pdf e quebrei a cara, não satisfeita com a derrota literária, fui atrás dele físico e quebrei a cara de novo.
É algo pessoal, o pioneiro não é de fato todo ruim.

Bitenca 23/04/2023

Esse livro não passava nas editoras...
É engraçado pensar que Adolfo Caminha quase não conseguiu publicar por causa de conteúdo... Hoje em dia, então, ele jamais seria publicado, totalmente cancelado (pelo menos é oq eu acho...)
Loucura total esse livro. Recomendo pra quem achou o Cortiço levinho kk Pra quem se surpreendeu com o Cortiço (como eu) o Bom-Crioulo vai ser punk

Vih___ 07/05/2023minha estante
Gostei da sua análise!

verAnica54 17/04/2023

Já sabia a história toda quando li, então não teve graça nenhuma. como o livro é antigo não tem como julgar certas coisas (que eram ok pra época) poremmm apesar dos apesares, achei a história comovente

Priscila.Colucci 08/04/2023

Merecia uma céu de estrelas!
Só pela ousadia de escrever um romance interracial homossexual em uma sociedade conservadora, patriarcal foi de uma ousadia incrível.
Tenho críticas sobre a idade do grumete (tenho cuidado para não cair no anacronismo), sobre a sexualidade imposta a ele e por isso 4 estrelas.

Maria 20/03/2023

Achei uma bosta o final e a narração é meio tediosa, não é o tipo de narração que que gosto mas eh.. muito bom para utilizar na redação