Legend

Legend Marie Lu

Resenhas - Legend

sofia136 07/07/2023

Ja tinha lido esse livro a uns 2 anos atrás, e ao reler ele continuo tendo a mesma opinião: é um dos melhores livros de ação que eu ja li. A história é extremamente envolvente, a escrita te faz se sentir personagem dali, com as emoções e tudo. Os capítulos tem plot twists que te deixam de boca aberta. Recomendo MUITO ele, merece mais visibilidade.

Larissa 05/07/2023

Legalzinho
é bom, mas não é nada demais, e os plots são bem previsíveis, mas não faz com que o livro seja ruim, porque me deu vontade de ler o próximo pra ver onde essa história vai parar

MARIAGALATHYNIUS 05/07/2023

?Nascida em uma família de elite em um dos bairros mais prósperos da República, June, de quinze anos, é um prodígio militar. Obediente, entusiasmada e comprometida com seus pais, ela está sendo preparada para o sucesso nos círculos mais elevados da sociedade. Nascido nas favelas do setor Lake da República, Day, de quinze anos, é o criminoso mais procurado do país. Mas suas ações talvez não sejam tão mal-intencionadas quanto dizem. Originários de mundos completamente diferentes, os caminhos de June e Day poderiam jamais ter se cruzado. ?

O universo dos personagens que mostra a corrupção, armas biológicas, pobreza e luxo, violência e lavagem cerebral em muito me lembra situações reais de países vítimas de governos capitalistas e ditadores. No entanto, achei um pouco apelativo as cenas lutas para os personagens, principalmente pelo fato de terem 15 anos.

A história é incrível, a conteúdo super envolvente que te prende do início ao fim. Para quem quer se envolver em um livro bem construído, para quem quer uma leitura profunda mas ao mesmo tempo rápida, para quem gosta de distopias e rebeliões contra o sistema vigente.

Leila 03/07/2023

Nada surpreendente, gostei muito da proposta criada sobre o mundo e a escrita, tanto que eu já estava em 80% do livro e nem tinha percebido.
descobri o plot alguns capítulos antes, mas mesmo assim valeu a leitura.
livro gostoso de ler, ótimo para passar o tempo. acredito que eu não vá ler as continuações tão cedo, mas está aí uma recomendação para quem quer ler algo com um futuro distópico.

juisreading 29/06/2023

Legend.
O primeiro dessa trilogia que queria começar há bastante tempo. gostei da escrita, bem tranquila e fluida, a história tem personagens legais, mas algumas coisas ficaram um pouco implícitas e "mal" explicadas. mesmo com tudo, assim que terminei, já comecei o segundo!

Ludmila.Mattos 28/06/2023

Distopia! Amooo
Desafio DLL23
Tema: um livro escrito por autora asiática ou da Oceania

E vamos novamente sair da caixinha e procurar um livro para o tema.
São muitas opções e não queria repetir autores do passado, preferindo algo novo. Assim numa listagem de autores asiáticos famosos encontrei a chinesa Marie Lu.
E fiquei fascinada pelo livro!
Acho que distopia está entrando em meus temas preferidos. Já li vários e amo uma nova série deste tema.
Legend uma distopia que destaca os Estados Unidos, conhecido agora por suas divisões: República e Colônias. Retrata a cruel diferença entre a área rica e a pobre. Retrata o favoritismo a pessoas de linhagem altas e exclusão daqueles que lutam pela vida.
Num mundo onde pragas assolam a população pobre e a rica possui vacinas, remédios e toda uma assistência, temos um governo que é impiedoso e intrometido. Temos June, a jovem menina prodígio da República, e Day, o criminoso mais procurado das colônias.
Seus caminhos se cruzam na fatídica morte do irmão de June, que a faz sair dos estudos e dar um salto como oficial para se infiltrar nas colônias e capturar Day, que apesar de ser um criminoso procurado, ninguém o conhece, nem sabe sua fisionomia.
Lu cria uma história cheia de críticas, usando a visão de dois adolescentes. June é um prodígio, mas ser leal à República é uma escolha dela, alimentada por suas convicções ao longo da vida. Day, contudo, tem todos os motivos para odiar ordem e lei e agir contra ela, mas trabalha sozinho, negando parceria com o grupo opositor conhecido como Patriotas.
O livro é narrado pelos dois personagens, cada capítulo mostra a a visão dos dois mundos. June e Day são excepcionais: inteligentes, astutos, habilidosos. Destreza, lado furtivo e mentes perspicazes os tornam faces da mesma moeda. E é por causa dessas características de Day que leva June a pesquisar mais sobre a prova do garoto, e ver o quão suas convicções sobre a república podem estar erradas.
O que temos no final é um livro viciante, que no final deixa uma ponta solta sobre a sua sequência. Já está na minha lista a continuação.

Monaliza 20/06/2023

Na primeira vez q li, acho que eu tinha uns 16 anos, me lembro de ter amado e agora tô achando bem chatinho, então prefiro guardar as boas lembranças

Sabrina.Oliveira 15/06/2023

Devorei esse livro rapidinho, muito bom!!! Desde jogos vorazes nao lia uma distopia tao tao boa! Vale muito a leitura

Helio Oliveira 12/06/2023

Livro excelente de distopia, parece que pegou um pouco da fórmula de O Teste, em alguns detalhes, mas sem o fato de ficar na cara que é um "copia e cola" de outras obras, principalmente jogos vorazes.
Também senti algumas referências sutis a 1984, obra de George Orwel, principalmente onde vemos os líderes alterando fatos e a população aceitando.
Realmente, muito bem construído a narrativa.

Jack Kline 11/06/2023

Distopias são incríveis!
Eu sempre terei um carinho especial por Legend. Por ser o livro que me introduziu nesse universo chamado distopia, do qual nunca mais saí!

Sabe aquele livro que você gosta tanto que nem sabe se expressar? Foi exatamente isso que me aconteceu!

Legend é simplesmente MARAVILHOSO. É aquele livro que te prende do começo ao fim, com uma narrativa fluida e completamente eletrizante. Os capítulos, alternados entre os dois personagens principais, trazem tantos detalhes sobre o mundo, onde a história se passa, que fica quase impossível acompanhar.

E por falar em mundo, como posso descrever a República?

Se eu imaginasse um futuro onde todos os problemas sociais de hoje em dia não fossem resolvidos, esse futuro se chamaria LEGEND.

Diferentemente de outras distopias onde o futuro apresentado foge tanto da realidade que chega a beirar a fantasia, Marie Lu conseguiu trazer para nós um futuro muito verossímil. Os acontecimentos que se passam na República estão tão próximos da nossa realidade, que durante a leitura eu fiquei me perguntando se um dia viveria em uma "República da vida" (espero que exista um Day pra nos salvar).

E é claro: NÃO PODE FALTAR ROMANCE! Apesar de não ser o foco da narrativa, o romance está presente durante quase todo o livro.

June e Day são a personificação da frase: "Os opostos se atraem" e para um bom leitor de romance, esse é um dos melhores clichês de casal!!

Eu sou apaixonada nessa obra e super indico a vocês!

Aline Maia 05/06/2023

Distopia YA bacana
Legend foi uma surpresa boa encontrada no Kindle Unlimited. Tentei ler em 2022 e esse ano me forcei a engatar na leitura. Fico feliz de ter me forçado.

Marie Lu traz uma distopia YA com acontecimentos bem manjados e previsíveis, porém, a medida que June descobre como as coisas são na República a construção de mundo se revela ser bem interessante.

Gostei da figura do Day principalmente por encontrar um YA com um protagonista masculino bem bacana. June começou como uma personagem genérica, mas que vai se tornando bem mais interessante conforme a história caminha.

A leitura é bem fluida com escrita envolvente (mesmo eu não curtindo a narrativa com os verbos conjugados no presente quando a ação está acontecendo, recurso para colocar o leitor na pele do personagem) e personagens cativantes.

Pelo que entendi a Marie Lu escreveu Legend quando era bem mais jovem e sabendo dessa informação o livro se torna especial. Teria sido legal ler quando eu era adolescente, mas acredito que os livros chegam na hora que precisam chegar. E encontrei nessa história uma boa companhia para dias frios de preguiça.

Legend me apresentou uma história com potencial de ser mais explorada nos próximos livros. Me conquistou o suficiente para ir atrás de suas continuações.

______
Comentários bem pontuais
ps.: Curioso porque o relacionamento do Metias com a June não me emocionou em nada, mas a história da família do Day foi bem tocante.

ps 2.: A cena final me lembrou bastante Battle Royale, mas de uma forma positiva, não um plágio (como Suzanne Collins fez em Jogos Vorazes kkkkk).

ps 3.: Gostei que não teve enrolação com o desenvolvimento do casal. Em um parágrafo o Day já mostrou maturidade por saber que o que aconteceu com sua mãe ia além de uma missão da June. Ela não sabia como as coisas eram fora de sua bolha e o fato de não ter capítulos de enrolação sobre o perdão foi um ponto super positivo para a história.

ps 4.: Tem umas descrições vergonha alheia, mas é aquilo.. os personagens principais tem 15 anos...

Isabela.Coine 31/05/2023

É realmente uma pena eu ter lido só agora
Achei a escrita fraca, não vou enrolar.
Achei simples e mal trabalhada. Os personagens são legaizinhos, até, mas nada nessa história me prendeu.
Talvez se eu tivesse lido com 13, 14 anos eu teria virado cambalhotas e rido, me frustrado, ficado chateada, etc.
Mas não foi dessa vez.

Eu não curti, mas pode ser que seja bom e eu que só li errado ksks