Legend

Legend Marie Lu

Resenhas - Legend

brina 25/05/2023

Bom livro.
Legend é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome, de Marie Lu. Em resumo simples, o enredo se passa em um futuro distante, assombrado por um vírus mortal aos mais pobres que nunca vai embora, o qual levou à miséria e uma guerra entre a República e as Colônias.

A história inicia-se com o assassinato de um agente militar pelo criminoso mais procurado de toda a República: Day. Uma história de vingança, muitas reviravoltas e surpresas.

Confesso que até a página 100, não me prendeu muito, talvez tenha sido o enredo repetitivo, até aquele momento, ou a escrita da autora que me parecia apressada e desorganizada, mas então tudo mudou de uma página para a outra e eu me vi viciada nesse livro.

Como um todo, para fãs de carteirinha de distopias como Jogos Vorazes, Maze Runner, etc. , Legend é tentador.

Aira 19/05/2023

É um livro interessante, eu li bem rápido.
A história é uma bem comum em livros de distopia, não é nada de se apaixonar, mas é um livro bom.
??

mai celestino 17/05/2023

"tudo se resume a um dia após o outro"
Legend consegue abordar bem os elementos distópicos numa história breve (um futuro problemático, povo oprimido, governo opressor, sociedade dividida, conflitos, alguém para burlar as leis e tentar reverter o sistema). E assim se dá...

June é uma prodígio de 15 anos, extremamente inteligente e bem resolvida, nasceu na elite da República, mas sua família se resume agora a seu irmão mais velho, Capitão Metias. Seu futuro? Ocupar um cargo militar, função a qual ela se dedica e vem sendo treinada.

O menino Day, tem a mesma idade, porém é o seu oposto, ele é altamente famoso, mas por ser o criminoso mais procurado do país. Usa suas habilidades contra o governo como forma de protesto. Sua família é das favelas e precisa de sua ajuda para sobreviver.

Mundos completamente diferentes, mas que se cruzam quando a única pessoa a quem June tinha é assassinado e acaba que Day se torna o principal suspeito. Ela então jura a todo custo se tornar o que for preciso para fazer justiça.

Porém nem tudo é tão fácil, nem tão óbvio; segredos mudam todos os planos.

Os capítulos são narrados de maneira alternada na perspectiva dos dois personagens principais, June e Day, assim conseguimos ter uma visão clara dos fatos. E por mais que você já imagine o fim da história, a autora consegue manobrar os acontecimentos e gerar surpresa, é um previsível imprevisível.

Fiquei realmente satisfeita como Marie Lu deu vida a esse mundo com a medida certa de detalhes. Sem excessos, mas com personagens expressivos. Legend é uma distopia bem próxima da realidade, sem aqueles aparatos, invenções sensacionalistas e surreais que outros títulos apresentam (embora eu também goste disso), mas é que tu consegue de fato imaginar o mundo igualzinho uns anos à frente.

Se teve um ponto negativo foi a ausência de quotes. Para alguém que já senta com caneta, marcador e flags foi decepcionante terminar o livro catando uma frasezinha de efeito rs. Outra coisa difícil foi associar as ações a jovens de 15 anos, mas talvez isso faça sentido logo mais a frente. No entanto, esses dois fatores não tiraram o brilho da história. E depois de reler três vezes, vamos pro próximo da trilogia.

Isa Riva 15/05/2023

Lenda
Eu li em inglês como um desafio do meu curso. Eu achei a história incrível, desde a praga fabricada pela República até as lutas de Skiz. Os personagens, a Antártida, as guerras, tudo. Me prendeu do início ao fim

???????

marcela 14/05/2023

Mds eu enrolei TANTO pra ler esse livro achando q fosse ruim...PRA QUE PRA QUE EU ADIEI ESSA OBRA DE ARTE!!!!

leticia2513 14/05/2023

Esse livro é perfeito!! Juro q n achei nenhum defeito. A construção da história é mto boa, o desenvolvimento dos personagens e os plots, q plots!! Estou MTO ANSIOSA para ler os próximos aaa. Tenho certeza q vai ser uma das melhores sagas q já li.

Soofs 11/05/2023

Primeiro livro dessa trilogia e já me fez apaixonar nesse universo, Day e June conquistaram meu coração e me fizeram torcer a cada momento para que tudo desse certo, chorei, vibrei e me emocionei.

somethimes reader 10/05/2023

Me prendeu do início ao fim
a escrita é mt boa, e eu estava com mt saudades de ler uma distopia TÃO boa, achei que faltou um pouco da exploração daquele mundo, quero saber bem mais e espero que nos próximos livros seja explicado. mas, eu amei muito os personagens, são cativantes e eu me identifiquei dms, a história em si é mt boa.
dps que vc passa do terceiro capítulo sente vontade de terminar o livro todo de tão bom, eu amei mt e ansiosa pra ver o desfecho de tudo isso. day e june tem meu coração!!

Marina 08/05/2023

Day & June ?
Depois de quase dez anos resolvi reler Legend e que surpresa... maravilhosa? confesso que a escrita é extremamente jovial, o que pro meu eu de 13 anos foi maravilhoso, pra hoje nem tanto. ainda assim, a história é tão cativante que não dá pra não gostar! os personagens, o plot, tudo é muito bom. me trouxe uma nostalgia gostosa de distopias dos anos 2010???? pretendo reler os outros em breve!

PsiMônicaB 07/05/2023

Muito bom!
Daquelas leituras gostosas e rapidinhas, sem muita enrolação e vai direto ao ponto. Embora eu tenha sentido falta de uma descrição melhor para cenas e cenários.

A dinâmica me lembrou Jogos Vorazes. A narração dos capítulos intercala entre June e Day, June como parte da República, que tenta impor a ordem, e Day do time dos rebeldes, tentando sobreviver num mundo tomado por pandemias e instabilidade climática.

Ewy 03/05/2023

Esse livro é uma fórmula de distopia batida, são só duzentas e poucas páginas mas eu demorei muito para ler, não sinto que os personagens são cativantes, não é uma história imersiva e muito menos original mas até que promete bastante, não sei se vale a pena continuar a trilogia

Beatriz 02/05/2023

Mundo distópico bem construído
É um livro bom, apesar de ter um cenário bem complexo, a escrita é fluída e bem explicada, despertou a vontade de ler os outros 2 da série.
Tenho algumas dúvidas acerca da alta capacidade apenas dos protagonistas, sobre a guerra com as colônias, a vida dos patriotas, e até sobre como ocorreu a morte do Metias, mas pretendo ler os outros livros e ver se essas coisas são esclarecidas.

"Cada dia significa novas vinte e quatro horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro. E aí você tenta caminhar sob a luz."
? Legend (Marie Lu)

Henrique 01/05/2023

Legend
Uma distopia muito top onde mostra uma ditadura que está em guerra com outro país, ele narra dois personagens, um é pobre e vive na miséria e a outra é rica e trabalha pro governo, o pobre ele é o ladrao mais procurado do seu país enquanto a rica quer achar esse ladrao, porém quando ela acha ela percebe que tudo oque ela tá fazendo é errado e então se junta a ele para eles tentarem derrubar o governo.
Eu achei esse livro excelente