Marighella

Marighella Mário Magalhães
Mário Magalhães




Resenhas - Marighella


55 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Andre.Costa 10/12/2019

A história de um brasileiro que é pouco estudado nos colégios e escolas desse país, apesar de ser um dos grandes personagens que passaram por sua história no século passado, que mesmo com algumas ressalvas e contradições, enfrentou com coragem os tempos conturbados que passou, em busca de uma sociedade mais justa e próspera para os que nela vivem
comentários(0)comente



Roberta 26/11/2012

Vigoroso mergulho na vida de um personagem que simbolizou, como poucos, a vida por uma causa. Vibrante relato da história política brasileira dos anos 1930 a 1970.
comentários(0)comente



csartoretto 31/12/2021

Livro necessário e didático. Em alguns momento chega a ser cansativo de tão detalhista. Mas conhecer a história de pessoas comuns, que acreditam tanto em um ideal que sacrificam tudo para lutar por ele é primordial nesse momento em que algum setores da sociedade desejariam a volta de um dos períodos mais negros da nossa história e onde o sentido de heroísmo foi deturpado.
Mariguella é o melhor exemplo da frase "é melhor perder a vida do que a liberdade", que dita por gente mal caráter tem um sentido completamente abjeto.
comentários(0)comente



Lucão 10/12/2023

"A única luta que se perde é aquela que se abandona"
Ler "Marighella" é mais do que conhecer a história de um brasileiro brilhante, que teve ideias que influenciaram militantes de múltiplas gerações. Ler "Marighella" é também ter a oportunidade de acessar análises de diversos momentos da esquerda do século XX, é saber a respeito de diversos revolucionários que muitas vezes são esquecidos. Ler "Marighella" é se sentir revoltado com o sistema que matou Carlos e observar que aquele ainda mata, por mais que não seja a partir da repressão de uma ditadura militar. O autor Mário Magalhães trata a missão de escrever sobre o guerrilheiro que incendiou o mundo com muita seriedade e cuidado e merece aplausos por construir uma narrativa tão verossímil e tocante do homem que era calmo como uma bomba, do homem que não teve tempo para ter medo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vitória 22/04/2022

Acho que esse comentário vai ser mais curto. Estamos falando de uma biografia, então não sei se terei tanta coisa assim pra dizer aqui. Eu sempre tive muita curiosidade pela figura do Marighella. Eu e meu pai nascemos no dia em que ele foi assassinado, então era algo que esteve presente durante toda a minha vida, principalmente pelo fato de militar no PT desde sempre. Não sei se foi por causa disso, mas acabou que essa biografia trouxe poucos fatos novos pra mim, grande maioria deles eu já conhecia.
A escrita do Mário é boa, gosto do fato de ele não só explorar a vida do Marighella, como de todos à volta dele. Temos uma breve contextualização do que estava acontecendo antes mesmo do Marighella nascer, como os pais dele se conheceram, e são coisas que acho importante de estarem presentes aqui. Na verdade, acho que as coisas que aconteciam ao redor do Marighella acabaram me interessando até mais do que ele mesmo. Já sabia da amizade dele com o Jorge Amado e a Zélia Gattai, e amei ver algumas histórias deles retratadas aqui.
Gosto do fato do autor não tentar transformar o Marighella num herói. Ele faz questão de falar dos acertos e conquistas dele, mas não deixa de lado os erros que ele cometeu. A expulsão da Pagu do PCB, autorizada por ele enquanto dirigente do partido, era algo que eu não sabia que tinha acontecido, e que, mesmo que tenha diminuído um pouco a minha admiração pela figura do Marighella, foi necessário que estivesse aqui. No fim, isso só serve pra que o Marighella se torne mais humano e próximo ao leitor.
Quando assisti o filme baseado nesse livro, fiquei extremamente incomodada porque as pessoas que constroem a guerrilha junto com o Marighella parecem apenas figurantes, alguns sequer nome tem. E, quando falamos de pessoas que militaram durante um período tão opressivo, é necessário darmos espaço e nome a elas, para que, mesmo se passando tanto tempo, elas e seus atos não sejam esquecidos. Achei que isso aconteceria no livro também, mas, por sorte, foi o contrário. O Mário faz questão de citar o nome de todos os envolvidos, seja do lado dos militantes ou dos torturadores, e em alguns casos até expõe suas histórias. Também gostei do fato de que, no final, ele dá um breve resumo do que aconteceu a elas após o assassinato do Marighella.
Mesmo que o Marighella seja uma figura contraditória até pra mim, que acabo discordando veementemente de algumas de suas atitudes, acho que esse é um livro essencial. Mesmo sem ter dado certo, a guerrilha organizada durante a ditadura militar não pode jamais ser esquecida. Mesmo tendo se passado mais de 50 anos desde o golpe militar, esse pedaço da nossa história é algo que precisamos relembrar todos os dias. Já tivemos outro golpe em 2016, mesmo que com configurações diferentes, agora temos um fascista como presidente do país. A nossa história é essencial pra que coisas como essas não aconteçam mais.
comentários(0)comente



Daniel432 02/11/2019

Armas e Poesia
Quando leio uma biografia, minha maior atenção é quanto à imparcialidade do autor. Um autor parcial, seja a favor ou contra o biografado, faz com que a biografia perca muito do seu valor pois fatos importantes podem ser distorcidos ou ocultados. Por isso não faço questão de ler autobiografias, apesar de ter lido algumas.

Mário Magalhães cometeu alguns deslizes mas tratou o biografado com imparcialidade. Apontou o carisma aglutinando pessoas ao seu redor e até seu lado poético (coisa que eu, nem de longe, imaginava) utilizado, muitas vezes, de forma sarcástica, mas também apontou erros de avaliação da conjuntura em atitudes tomadas por Marighella, sendo a mais importante a insistência na instalação da guerrilha rural, e também erros táticos, sendo o mais importante o que resultou na sua morte. Essa foi a maior descoberta que fiz sobre Marighella nesse livro, ele trabalhou com armas e poesia.

Quantos aos deslizes do autor, ou melhor o deslize, relaciona-se com a forma que apresentou as notas. São 112 páginas sem nenhuma informação adicional ao texto do livro, somente referências a documentos, jornais, livros, depoimentos que corroboram o assunto tratado.

O outro deslize tem que ser visto com reserva pois há fatores que escapam do poder do biógrafo. Trata-se da necessidade do autor, em muitas vezes, contextualizar o ambiente em que Marighella estava inserido e agia, tais como o ambiente político do Estado Novo, durante o segundo governo de Getúlio Vargas e, principalmente, durante o período que antecedeu o golpe militar de 1964. Contextualizado o ambiente político, o autor viu-se na premência de esclarecer o papel de outros personagens históricos. Tais situações fez com que, muitas vezes, a biografia se afastasse do biografado. Outro fator incontrolável por parte do autor e explicitamente citado pelo autor ao final do livro é a ausência de registros sobre a vida do biografado já que grande parte de sua vida viveu na clandestinidade, escondido, apagando seus rastros. Quanto a esse deslize, não posso atribuí-lo ao autor.

Finalizando, esta biografia serviu para aumentar meus conhecimentos sobre o período ditatorial-militar no Brasil e, principalmente, para mostrar que Marighella não se insurgiu somente nesse período (essa era a minha visão), mas sua vida política e de resistência começou em 1935 no movimento que ficou conhecido como Intentona Comunista.

Depois dessa resenha, claro que recomendaria a leitura dessa biografia!!!

comentários(0)comente



Fernando.Dias 30/08/2022

História do Brasil na veia
Tendo como fio condutor a vida de Marighella, o autor nos apresenta um panorama da atuação da esquerda brasileira desde os primórdios do movimento estudantil nos anos 1920 até o golpe de 1964, sob a liderança do PCB. A partir daí o foco vai para as dissidências dentro do partido e a organização da luta armada. O livro nos brinda com uma enorme quantidade de informações históricas, com destaque para a rotina dos prisioneiros políticos em Fernando de Noronha, a atuação de Marighella e seus companheiros de partido no ínterim democrático 1945-64, os muitos acontecimentos imediatamente anteriores e posteriores ao golpe militar e até detalhes de espionagem e contra-espionagem envolvidos no envio de militantes para treinamento em Cuba. São narrados os acertos e os muitos erros do PCB e das organizações armadas. Marighella não é apresentado de forma idealizada, e ao final o leitor poderá tirar suas próprias conclusões sobre o biografado. O livro não é recomendado para aqueles que buscam uma leitura mais rápida, pois a quantidade de detalhes é imensa.
comentários(0)comente



Mari 31/12/2022

A história que precisa ser contada
Achei um livro extremamente bem escrito e detalhado, narrando do nascimento até a morte do lendário Marighella. Recomendo e já aviso que é uma leitura densa!
comentários(0)comente



Bolena 15/09/2023

Nada contra esse livro, foi ótimo, mas quando acabou fiquei sentindo que faltou alguma coisa. Depois de refletir sobre isso percebi que na verdade eu queria também um livro sobre a ALN. A história de Mariguella é interessantíssima e muito importante, mas eu queria muito saber sobre os rumos da organização e do pessoal que fazia parte dela. A morte de Marighella aconteceu em 1969, olhando para a luta armada no Brasil como num todo, parece como num daqueles filmes em que o personagem que é o principal (ou a gente pensa que é) se vai num dos primeiros atos e você fica sem entender.
comentários(0)comente



Luana.Rayalla 31/12/2019

Muito interessante!!
ENSINA O QUE FAZER E NÃO FAZER NA POLITICA, MOSTRA
OS BASTIDORES DA HISTORIA OFICIAL DE UM JEITO BASTANTE IMPARCIAL,
CONTÉM INFORMAÇÕES QUE ACREDITO QUE É DESCONHECIDA PELA MAIOR PARTE
DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E NÃO É O LIVRO SOBRE O MARIGHELLA MAS SIM DA
HISTORIA BRASILEIRA. O TIPICO LIVRO QUE FAZ JUIZO A FRASE: NUNCA JULGUE O
LIVRO PELA CAPA.
comentários(0)comente



Rafael 21/01/2020

Cada vez mais necessário
Mário Magalhães conta a história de um brasileiro que lutou em todos os campos na defesa de uma sociedade mais justa e igualitária e pagou muito caro por isso.
Conhecer a vida de Marighella se faz cada vez mais necessário diante dos rumos do país.
comentários(0)comente



Fabrício 14/03/2023

Muito completo
Essencial para conhecer a respeito de tudo que envolveu a vida de Mariguela. Relatos históricos bastante relevantes e todos embasados em fatos documentais e relatos dos participantes e envolvidos.
comentários(0)comente



bella 04/06/2023

A vida de quem não teve tempo pra ter medo.
Aquela coisa né, impossível falar da história do Brasil sem citar Carlos Marighella e sua incrível trajetória como guerrilheiro, militante e intelectual. ainda que o livro seja meio maçante, é muito bem escrito ─ não é atoa que levou 9 anos pra ser finalizado ─. ademais, não tenho muito a dizer sobre a vida dele (até pq eu seria muito tiete). foi uma ótima companhia durante esses 3 meses.
comentários(0)comente



55 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR