Marighella

HISTORIA BRASILEIRA. O TIPICO LIVRO QUE FAZ JUIZO A FRASE: NUNCA JULGUE O
LIVRO PELA CAPA.

Daniel432 02/11/2019

Armas e Poesia
Quando leio uma biografia, minha maior atenção é quanto à imparcialidade do autor. Um autor parcial, seja a favor ou contra o biografado, faz com que a biografia perca muito do seu valor pois fatos importantes podem ser distorcidos ou ocultados. Por isso não faço questão de ler autobiografias, apesar de ter lido algumas.

Mário Magalhães cometeu alguns deslizes mas tratou o biografado com imparcialidade. Apontou o carisma aglutinando pessoas ao seu redor e até seu lado poético (coisa que eu, nem de longe, imaginava) utilizado, muitas vezes, de forma sarcástica, mas também apontou erros de avaliação da conjuntura em atitudes tomadas por Marighella, sendo a mais importante a insistência na instalação da guerrilha rural, e também erros táticos, sendo o mais importante o que resultou na sua morte. Essa foi a maior descoberta que fiz sobre Marighella nesse livro, ele trabalhou com armas e poesia.

Quantos aos deslizes do autor, ou melhor o deslize, relaciona-se com a forma que apresentou as notas. São 112 páginas sem nenhuma informação adicional ao texto do livro, somente referências a documentos, jornais, livros, depoimentos que corroboram o assunto tratado.

O outro deslize tem que ser visto com reserva pois há fatores que escapam do poder do biógrafo. Trata-se da necessidade do autor, em muitas vezes, contextualizar o ambiente em que Marighella estava inserido e agia, tais como o ambiente político do Estado Novo, durante o segundo governo de Getúlio Vargas e, principalmente, durante o período que antecedeu o golpe militar de 1964. Contextualizado o ambiente político, o autor viu-se na premência de esclarecer o papel de outros personagens históricos. Tais situações fez com que, muitas vezes, a biografia se afastasse do biografado. Outro fator incontrolável por parte do autor e explicitamente citado pelo autor ao final do livro é a ausência de registros sobre a vida do biografado já que grande parte de sua vida viveu na clandestinidade, escondido, apagando seus rastros. Quanto a esse deslize, não posso atribuí-lo ao autor.

Finalizando, esta biografia serviu para aumentar meus conhecimentos sobre o período ditatorial-militar no Brasil e, principalmente, para mostrar que Marighella não se insurgiu somente nesse período (essa era a minha visão), mas sua vida política e de resistência começou em 1935 no movimento que ficou conhecido como Intentona Comunista.

Depois dessa resenha, claro que recomendaria a leitura dessa biografia!!!

Ricardo de Andrade 15/01/2023

Guerrilheiro brasileiro
Demorei um tempo pra ler pois foi uma leitura a qual não me planejei para ler. Mas foi muito proveitosa. A biografia é escrita de uma forma nem um pouco cansativa e é rica em detalhes. Mostra-se um trabalho interessantíssimo, dado que não deve ter sido fácil achar detalhes da vida de um guerrilheiro que se mantinha a margem da ditadura militar.

Em certos momentos, chega a ser uma escrita quase que literária, acredito que pelas escolhas do autor de contar essa história. Marighella, apesar de ter sido conhecido por grande parte da população brasileira como um terrorista, hoje com a dissecação de notícias e registros falsos, atualmente pode ser enfim reconhecido como um dos heróis da história brasileira.

Vale a pena a leitura.

Breno 25/04/2022

uma obra sensacional. de fácil leitura, porém com muito detalhes sobre a vida do guerrilheiro e a situação do Brasil, principalmente na era Vargas e durante a ditadura militar

Juliana Cardoso 03/10/2020

Ideais
Marighella lutou até a morte pelo que acreditava. Liberdade e justiça social.

Marília 09/11/2023

Essa biografia é muito bem pesquisada e feita. Só faltou uma lista de quem sobreviveu 'as prisões e torturas.

opiveteinvisivel 18/03/2024

Um brasileiro que amou, lutou e morreu por seu país.
Filho de Oxóssi, resistindo a prisões e torturas na capoeira ou na bala, vivendo a maior parte da vida forçado a clandestinidade, Carlos Marighella ergueu uma fogueira que se espalhou por todo o mundo e ainda hoje clareia a chama no coração de homens e mulheres que sonham e lutam por um mundo melhor.

Mário Magalhães mergulha não apenas na trajetória de vida do guerrilheiro, mas nas histórias de um Brasil marginalizado que até hoje tentam esquecer ou apagar, como é exposto nas diversas tentativas dos fascistas de reescrever a história. E nessa o autor soma a resistência através de quase uma década de dedicado trabalho para construir essa biografia.

Desde a origem da Bahia de Todos os Santos e suas insurreições como a Revolta dos Malês, começamos a entender como suas raízes estavam ligadas a mais constituinte de um brasileiro comum. E assim se autodenominava o neto de escravizada Haussá, filho de mãe negra e pai operário anarquista. Mas foi além, escreveu a suor e sangue as páginas mais brilhantes e poéticas de um país que sonhou ser livre e revolucionário.

Conhecemos um humano de peito aberto e as pessoas que ao seu lado andaram e lutaram. O autor se abstém de julgamentos morais, mas sabemos que na selva de pedra capitalista é olho por olho, dente por dente, principalmente em momentos de repressão. O capitalismo sempre se escora no fascismo e a população da metade do séc. XX assim percebeu. Jamais houvera momento de tamanha ebulição política e cultural no mundo.

Um livro indispensável a quem deseja aprender a verdadeira história desse período, a quem deseja lutar e, se preciso for, morrer sorrindo a murmurar tal nome: Liberdade.

Carolina 19/11/2013

Porque abandonei
A história é boa, mas o livro é muito maçante !!!!! A leitura é bastante pesada, por isso acabei abandonando o livro, mesmo estando interessada na história.
Liana 04/12/2017minha estante
undefined