O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes Thomas Harris

Resenhas - O Silêncio dos Inocentes

Kay_Shinomiya 24/02/2024

Melhor livro que li
É e sempre será meu livro favorito, adoro ler ele quando me vejo enjoada de outros temas .

Personagens maravilhosos e escrita tão bem fluida, sem contar que essa versão do livro e perfeita em todos os detalhes .

Lili 19/02/2024

A incrível a complexidade e profundidade do personagem Hannibal Lecter e mais incrível ainda a maestria de Anthony Hopkins em materializar seus jeitos e trejeitos. Adorei a experiência de ler um thriller que se passa em outro tempo.
Fun fact: o assasino Buffalo Bill foi "inspirado" no criminoso Ed Gein, dá um google.
20/02/2024minha estante
Aaaaa fico tão feliz ?

Tarot Dealer 19/02/2024

Abandonei, pois o livro é muito preconceituoso!
Eu achei esse livro por dez reais no sebo (2023) e comprei sem nunca ter lido nada do autor ou assistido os demais filmes / séries. Também não sou muito fã de literatura policial, sou mais do Terror, Ficção e Espada e Feitiçaria. Nasci em 1982 e lembrava vagamente de ser um "nome de sucesso" quando eu era criança.

Uma das primeiras vítimas de Lecter ao aparecer, Raspnail, é gay. Até ai tudo bem. A leitura foi indo até lá pela página 180, quando se tornou insuportável. A filha da congressista presa pergunta ao seu captor se ele é das causa negra, ou de libertação da Palestina. Opa, acendeu um alerta de preconceito contra minorias. Segue a trama e quem a mantém cativa, Jame Gumb, que deseja fazer a cirurgia de afirmação de gênero, é tratado no masculino por Hannibal Lecter. Outro alerta grave. Dai segue uma discussão se Gumb seria uma pessoa "trans de verdade", com Raspnail afirmando em consulta com seu psiquiatra, o Dr. Hannibal Lecter, que Gumb que "Gumb não é homossexual de verdade, isso é algo que ele pegou na cadeia". Para ficar pior, o autor escreve homossexualismo, ao invés de homossexualidade. Ora, todo mundo sabe que o sufixo "ismo" é de doença, o que só reforça a ideia da frase "pegou na cadeia". Só essa discussão se a pessoa é "homossexual de verdade", se é "trans de verdade" já carrega em si muitos preconceitos. Será que todas as personagens nesse livro são preconceituosas? Ainda insisti mais um pouco, mas o diretor do centro cirúrgico é retratado como errado por não querer abrir o arquivo de seus pacientes para o FBI. Desisti da leitura.

Eu dei chance demais e foi só piorando. Mesmo para um livro de 1988 é muito discriminatório!

Fui pesquisar o título na internet e lá está que dez manifestantes pelos direitos LGBTQIAPN+ foram presos durante um protesto contra o o filme (1991) no Oscar de 1992:

Sinceramente, eu fui dedicar meu tempo à leituras que eu goste de verdade e que não perpetuem preconceitos. Fica o alerta se você quiser ler.

babi 19/02/2024

Prometeu e não cumpriu
O livro tem um ótimo suspense e desenvolvimento; porém, do meio para o final, fica um pouco massante. o desfecho promete ser ótimo, mas me decepcionou. a forma como tudo terminou foi muito simplória; poderia ter sido melhor desenvolvido. tirando isso, é um bom livro.

JP Schneider 16/02/2024

O Silêncio dos Inocentes
Esperava um livro totalmente diferente. Eu até tentei, mas não consegui gostar do livro, só não abandonei pois é de uma leitura coletiva. Tirando o Hannibal, nada mais salva.

Hannibal é interessante demais, a inteligência dele é surreal. Ele consegue dobrar todos a sua vontade. E ainda se coloca na pele da pessoa que ele quer respostas. Logo vi que quando mudasse ele de prisão, iria dar ruim. Ele aceitou tudo muito fácil, se brincar, já estava nos planos dele a tempos.

Igual já tinha dito, tirando ele, não sobra nada. É uma história mto enrolada, fica só no disse me disse. Nem da parte da investigação eu gostei, tive um problema com a Clarisse, e nem sei pq kkkkkk

Uma pena não ter gostado do livro, pois gosto do filme e da série ainda mais (deu até vontade de rever).
K4tropis 16/02/2024minha estante
serio??? poxa eu tava louca pra ler
amo a série

Ju Lanfredi 16/02/2024minha estante
Esse livro é o do filme?

JP Schneider 16/02/2024minha estante
K4tropis leia, talvez você goste. Ele só não funcionou pra mim.

JP Schneider 16/02/2024minha estante
Sim, tem o filme de 91

Marcos 15/02/2024

Clarice, o silêncio finalmente te alcançou!
É um livro bastante intrigante isso ninguém pode negar. Clarice é uma protagonista que é persistente e determinada, por mais que seja uma estudante, ela é obstinada. O livro traça principalmente os seus traumas e seu passado. Já no meio criminal, ela é alvo de olhares sexistas e até mesmo não sendo levada a sério em vários momentos, mas nada disso a impede de buscar por respostas.

Para mim, o ápice do livro de fato são as conversas do Dr. Hannibal Lecter e Clarice, por incrível que pareça eu não estava nem ligando muito para o caso central, apenas ansiava pelas conversas dos dois. Eram conversas interessantes e que dá para se extrair bastante coisa. Uma coisa que o autor soube fazer nessas cenas é trabalhar a química e dinâmica desses dois personagens.

É um livro muito bom, não vou mentir, a escrita é até de certa forma, poética! O Thomas é um ótimo escritor e vale a pena ler de verdade, fico no aguardo para ler o próximo e os outros da série!

Mah 15/02/2024

Eu já tinha lido anos atrás, muitos anos atrás na verdade. E decidi fazer a releitura pq não lembrava mais da história.

A história tem uma vibe policia das antigas, gosto de ver como a história se desenvolve sem um celular disponível 24h por dias. Infelizmente esses tempos também trazer falas machistas daquela época, mas Clarice é forte o suficiente por nós.

O livro é tão bom quanto o filme.

Tatiana.Rondelli 13/02/2024

Um bom exemplo de suspense
Eu já conhecia o enredo de O Silêncio dos Inocentes porque é um clássico atemporal, como ler esse livro sem visualizar o Hannibal como Anthony Hopkins? Encarei essa leitura como a leitura de um clássico mesmo, e isso foi muito bom.
Não sou novata no gênero de suspense mas esse foi um exemplo de maestria na crescente do clímax da história. A alternância dos pontos de vistas tanto dos detetives, como do Lecter e do Assassino foi muito bem escrita.
Minha única ressalva ficaria na insistência de se reforçar a ideia de que o Gumb precisava e caçava apenas mulher gordas, a quantidade de vezes que ele repete a palavra "gorda" me incomodou um pouco.
Eu também levei um pouco mais de tempo do que normalmente levaria pra terminar um livro com pouco mais de 360 páginas, mas o encerramento foi realmente mto bom.

gabspittol 11/02/2024

Como mencionei na minha resenha de Dragão Vermelho, Silêncio dos Inocentes já foi adaptado para o cinema e inclusive foi premiado. Anthony Hopkins deu vida a Hannibal Lecter e para mim, o fez com maestria. E ele foi tão bom no seu papel que eu, até hoje, não consegui assistir a série, porque pra mim, só existe um Hannibal possível, nosso querido Anthony Hopkins. De qualquer forma, li o livro bem depois de ter assistido ao filme, e eu sabia que ia gostar, porque dos filmes, é meu preferido. E o filme é bem fiel ao livro, para minha surpresa. Uma coisinha aqui e ali são diferentes, mas são meros detalhes. Até porque não cabe tudo em horas de filme...
Aqui temos o protagonismo bem evidente de Hannibal, para quem se decepciona com o fato de ele ser coadjuvante no primeiro livro da trilogia. E nem vou falar de Clarice, porque é chover no molhado! Uma agente que, apesar de jovem, tem um faro aguçadíssimo e cheia de personalidade, perseverança e força. E vale ressaltar que na época relatada no livro, mulheres ocupando cargos importantes era uma coisa rara e ela foi alvo de falar machistas e abuso moral em diversas situações.
E acho que dizer qualquer outra coisa é encher linguiça. Uma caçada eletrizante, os diálogos entre Hannibal e Clarice nos fazem gostar do criminoso e ao mesmo tempo nos sentimos culpada por gostar dele. A gente até esquece que ele foi responsável por diversas mortes cruéis, a gente ignora o fato de ele quase ter matado Will no livro anterior, porque ele parece eloquente em todas as suas colocações. Recomendo para todos! E preciso dizer que a edição do box da Record está simplesmente perfeita e lindíssima!

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Predo21 11/02/2024

E os inocentes conseguiram o silêncio?
Eu não sei exatamente como colocar em palavras o que eu senti ao terminar esse livro. É uma história de cinema escrita cuja cada página me deixou na ponta da cadeira de tanta tensão. Clarice Starling é com certeza uma das melhores protagonistas da literatura e sua relação com Hannibal é espetacular. Não vejo a hora de continuar essa saga maravilhosa.

CINEMA ABSOLUTO! ?

Juju 10/02/2024

Uma obra-prima do cinema e da literatura
Clarice Starling é uma jovem e promissora aluna da Academia do FBI em Quântico, Virgínia. A princípio ela é procurada pelo chefe da Divisão de Ciência e Comportamento, Jack Crawford, somente para cumprir uma tarefa que ninguém deseja realizar. No entanto, com sua honestidade e franqueza Clarice acaba despertando o inesperado interesse de um indivíduo peculiar, o Dr. Hannibal Lecter. Através dessa estranha e incomum relação, ela recebe informações privilegiadas que poderão ser utilizadas para solucionar o caso do mais novo serial killer que aterroriza a população americana: Buffalo Bill. Assim, tem-se início uma caçada frenética e impiedosa que tem como objetivo localizar o assassino esquivo e misterioso antes que ele tenha a oportunidade de fazer uma nova vítima.

Eu sou completamente suspeita para falar qualquer coisa nessa resenha, porque realmente O Silêncio dos Inocentes foi para mim um grande marco na minha vida. Aos oito anos de idade, ainda uma criança inocente - rá! -, eu me sentei à frente da televisão de tubo na sala de estar e contemplei a tela com o maior interesse do mundo. O filme que meu pai assistia naquela noite era certamente inapropriado para crianças e exibia uma jovem e bonita Jodie Foster na pele de Clarice Starling, além de Anthony Hopkins como o fascinante Dr. Hannibal Lecter. É claro, que sendo eu tão pequena, não conseguia compreender ou mensurar a complexidade das cenas, falas e o desenvolvimento de uma trama brilhante. Mas foi a partir desse filme, nesse fatídico dia que eu me apaixonei por produções cinematográficas e essa paixão eu carregaria comigo até a idade adulta, ainda ouso dizer pelo restante da minha vida. Esse é o poder que O Silêncio dos Inocentes teve sobre a minha pessoa e até hoje revisito o filme, absorvendo novos detalhes que apenas tornam a experiência ainda mais completa e especial.
Portanto, ler a obra literária que baseou essa obra-prima do cinema, foi algo muito incrível e mágico. E eu posso afirmar que este é um dos raros casos em que o livro e filme são igualmente satisfatórios, à sua própria maneira.

Thomas Harris foi capaz de criar personagens únicos e singulares, com personalidades realmente multifacetadas, ricas, complexas e maravilhosas de se mergulhar a longo prazo. Seus vilões são simplesmente fenomenais, mas acho que ninguém nunca vai superar o Dr. Hannibal Lecter em grandiosidade, ousadia, classe e inteligência. Um personagem que bebe de diversas fontes, cuja história de origem é no mínimo muito interessante e divertida. Curiosidade: Lecter foi baseado em um médico da vida real que Thomas Harris conheceu durante uma entrevista em uma prisão. Em se tratando de Clarice Starling, eu acredito que o que nos desperta tamanha afeição é o sentimento de identidade que ela emana aos leitores. Clarice é uma garota simples, interiorana, inteligente e dedicada que não é perfeita, mas se esforça ao máximo e sempre dá o seu melhor. Ela não é desprovida de traumas ou limitações, mas passa por cima de tudo isso com sua lealdade e sua coragem. Nesse sentido, Clarice é muito parecida com pessoas que encontramos em nosso dia-a-dia, ela poderia ser eu ou você. Já Buffalo Bill desperta fascínio por outros motivos, o horror de suas ações e a teatralidade de seus objetivos é algo que nos leva a refletir sobre a natureza e a maldade humana. Tendo ele sido supostamente baseado em Ed Gein (um serial killer que removia partes de corpos femininos e as armazenava em sua residência para fazer móveis e peças de roupa que poderia utilizar), torna-se ainda mais curioso e peculiar e a forma como Harris desenvolve sua história entregando migalha por migalha é algo belamente angustiante. Alguns reclamam que o livro é um tanto arrastado ou longo demais para entregar uma conclusão deveras sucinta, mas eu discordo em partes, creio que tudo foi construído de uma forma meticulosa, perfeccionista e astuta que não visava somente entregar um desfecho alucinante, mas sim todo um desenvolvimento intricado aos seus personagens, também ao Dr. Lecter que mais tarde viria a se tornar o ponto central das obras de Thomas Harris. Enfim, sublime e genial.

bia | @biatalendo 08/02/2024

Errei, fui mlk
Impressionante como eu fiquei embasbacada por tanta, mas tanta genialidade e complexidade dos personagens e da trama e do formato desse livro, mas não ter curtido tanto por conta do ritmo demorado que eu peguei. Vai ser releitura, com certeza.

priscila.carelli.58 07/02/2024

Teria o filme superado o livro?
Um dos raros casos em que o filme é tão bom ou melhor que o livro. Ainda assim, vale a leitura. Minha única ressalva é que o desenvolvimento é muito longo para um desfecho tão curto. Senti falta de que a motivação do assassino fosse melhor explorada.

Leandro423 06/02/2024

Contém possíveis spoliers
Ótimo livro, em um caso raro em que o filme é extremamente fiel a obra original, inclusive os diálogos são precisos, muito bom mesmo... quem assistiu ao filme é ler esse livro irá notar como é preciso.

Sei que é uma obra de ficção, mas a personagem de Clarisse merece um Nobel da paz pela paciencia com a senadora, com o secretário de justiça, com a filha da senadora... o povo chato.

O claro, a representação de Hannibal Lecter, é extraordinário os diálogos e a construção do personagem... muito bom mesmo.