Selvagens

Selvagens Don Winslow

Resenhas - Selvagens

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Literatura 23/11/2012

Metal frio e sangue quente
- Vai se foder. – Assim começa a obra de Don Winslow, que é ex-detetive particular, além de autor de vários outros livros, dentre eles A morte e vida de Bobby Z. Mas dessa vez DW caprichou, criando seu melhor livro!

A história gira em torno de Ben, um pacifista e filosófico garotão na casa dos vinte, mas muito maduro, sensato, racional e expert em química, produtor do melhor baseado dos EUA. Junto com ele, temos Chon, ex-seal (marinha americana). Ele é frio, cruel, experiente na guerra e sem dó, só violência, ou quase. Os dois tem a mesma namorada, a garota mimada, rebelde e tarada, Ophelia, a quem eles chamam de O. A combinação perfeita, um trio e tanto.

Ben e Chon entram em encrenca quando um cartel poderoso quer tomar o mercado deles e reduzir seu lucro com a maconha. Ben diz: Chega dessa merda. Ele só quer sair, pois odeia guerras e conflitos. Chon diz: Vai se foder. É o “malportamento” dele de sempre! E quanto a O.? É sequestrada pelo violento cartel, que não aceita não. E agora? Rendição?

Nunca! Ben e Chon aceleram, assim como Don Winslow, que enfia o pé no acelerador até o talo e nos dá uma obra que reinventa o sentido de eletrizante! DW é um mestre do gênero no auge de sua carreira, como disseram os críticos, e eu digo mais, ele é excelente e trouxe a tona um livro de tirar o fôlego!

Assim como a leitura, que é rápida e você não consegue largar até o fim ou desgrudar os olhos e torce para que os planos deles deem certo, sentindo a adrenalina no melhor estilo Highway to hell!

Veja resenha completa no site:

Gina 06/11/2012

Selvagens
O livro tem uma história diferente e interessante, que logo me chamou a atenção, não apenas por se tratar sobre o comércio de drogas, mas pelo fato de que os personagens tem um relacionamento a três, totalmente sem clichês ou romance demais.
Um dos melhores pontos dos livros, além dos personagens, que são envolventes e bem desenvolvidos, é a maneira como foi escrito. o autor usa uma linguagem simples, porém não boba ou infantil, e escreve de um modo totalmente diferente; fazendo com que a história flua e fique ainda mais interessante.
O livro é muito recomendando para qualquer um que procure por uma história diferente e bem escrita.

Hannah 05/01/2013

Resenha publicada no http://www.elasabemtudo.com/2013/01/resenha-selvagens.html

Esse livro deu origem ao filme de Oliver Stone que estreou no Brasil no 2o semestre do ano passado (2012).
O livro foi lançado lá fora em 2010 e só chegou por aqui em 2012, muito provavelmente por conta do filme, mas algo falhou ai, afinal o filme só ficou uma semana em cartaz.Talvez pela classificação (18 anos), pelo tema forte ou por falha de marketing mesmo.
Há 3 protagonistas na estória: Ophelia ou simplesmente O, Chon e Ben. Sim, além de melhores amigos eles também são amantes e têm um relacionamento aberto.
Ben e Chon comandam a venda de maconha em Laguna Beach, California. O Ben é o cérebro e Chon a força armada.
Ben é botânico, ambientalista, filantropo, de tempos em tempos abandona o negócio para ajudar projetos sociais em países do terceito mundo
Chon é ex-mercenário e foi integrante da ¨tropa de elite¨ da Marinha Americana (SEAL). Trabalhou no Afeganistão, que por sinal tem a melhor maconha no mundo.
Através de estudos, testes eles desenvolvem uma droga com qualidade como nenhuma outra e ameaçam os demais cartéis, apesar da produção deles ser pequena e controlada.
Ophelia é a garota bonita que conquista os dois, ¨California girl¨ e que adora fazer compras. Tem um relacionamento complicado com a mãe. Na verdade, a mãe não se preocupa com a ela.
No meio dessa briga, o cartel da mexicano da Baja comandado por Elena ou ¨ La Reina¨, (no filme Penelope Cruz), quer negociar com os rapazes e fazer uma fusão. Eles não querem, estavam pensando em largar tudo e ir morar no Sudeste Asiático e viver da renda dos investimentos do Ben.
Como Elena não aceita não como resposta ela manda sequestrarem O e asim Ben e Chon têm que ou pagar o resgate dela (o equivalente a fazerem negocios com o cartel dela por 3 anos, ou trabalharem com os mexicanos por 3 anos e só então a O será solta).
Eles criam um plano para conseguir o dinheiro necessário (aproximadamente 20 milhões de dólares) o mais rápido possível afinal acreditam que a O não sobreviverá muito tempo como refém. Eles decidem pagar Elena com o dinheiro dela.
Elena tem que mostrar a sua força foi o seu reinado está sendo ameaçado. Ela herdou o cartel quando o seu marido morreu, e os demais ¨trabalhadores¨ do cartel não a aceitam muito bem, são machistas e não conseguem lidar bem com ordens recebidas de uma mulher. Então ela tem 2 problemas, controlar os seus subordinados e e descobrir quem a está traindo e roubando o seu negócio, pois o primeiro pensamento dela é que há um vazamento interno. Ela não acredita que algum outro cartel teve a audácia de desafia-la.
O livro é narrado em terceira pessoa, a narrativa te prende do começo ao final. Não é possível determinar quem é o narrador. Não posso dizer nada da diagramação pois li em e-book.
O livro trata de temas fortes, tráfico de drogas, sexo, guerra de cartéis, violência e isso é retratado no filme. A única coisa que eu não gostei no filme foi o final.
Na verdade, Oliver Stone fez 2 finais para o cinema, o final do livro e um final, digamos, hollywoodiano. Tirando isso o filme foi bem fiel ao livro, claro que uma ou outra passagem foi modificada, mas é sempre bom ler o livro antes de ver o filme.
Só um detalhe: foi impossível ler o livro e não ficar com a música de abertura do seriado The OC na cabeça :)
Flávia 22/01/2013minha estante
Oi!! Senti falta de mais da sua opinião sobre o livro. E você quase que conta tudo, Jesus!!! rsrsrsrs. Sei que você gostou por conta das suas estrelinhas.

Hannah 22/01/2013minha estante
hehehehhe, achei muito bom o livro e prefiro mil vezes o Chon do cinema do que o do livro, bem, eu não o imaginei tão ¨bem apessoado¨ assim, me surpreendi com ele no filme, huahuanauahauaa

Mas pior q é verdade, eu fui escrevendo, escrevendo e dai percebi q tinha contado o livro.

Flávia 22/01/2013minha estante
Ué, mas com a foto na capa do livro, eu já sabia quem era o Chon. E a interpretação dele ficou exatamente como imaginava no livro. A O. que achei sem sal.

Hannah 22/01/2013minha estante
Eu li em ebook, nem vi a capa, hhahahahahaha.

A atriz que fez a O é muito sem sal... eca... achei ela péssima no filme.

Tamires 20/09/2017

Totalmente inovador, Excelente.
Não costumo escrever resenhas mas esse livro merece uma.
Estilo de escrita muito inovador, engraçado, rápido e fácil....O autor simplesmente conversa com você, introduz os diálogos de forma que você se veja na situação, sentada ao lado dos personagens.
História muito interessante, com reviravoltas e te deixa ansioso de virar mais uma página.
Apesar de ser um livro de ação com muito tiro, porrada e bomba (kkkk) tem críticas bem sérias e inteligentes.
Um dos melhores livros que li ultimamente, fugiu do convencional, fugiu do clichê.
Amei, recomendo muito, e vou procurar outros livros do autor.

elisabeth.erran 31/12/2023

Não é bem o meu tipo de leitura, não gostei do personagem Chon que é preconceituoso e xenofóbico nem da personagem O.

otxjunior 11/02/2015

Selvagens, Don Winslow
O amontoado de referências populares, gírias, trechos de música, fragmentos de roteiro, onomatopeias, etc. que povoam a prosa de Don Winslow não conseguem distrair o leitor do verdadeiro trunfo de Selvagens, sua ótima história. Com seus capítulos curtos e ação desenfreada, o autor parece nos desafiar a interrompermos a leitura antes do fim. E que fim! Aliás, para os mais sensíveis, a capa desta edição (cartaz do filme homônimo de 2012) pode trazer spoilers, mas nada que estrague completamente a experiência.
Selvagens gira em torno de dois amigos, produtores e comerciantes de maconha, em Laguna Beach. Ben é um botânico brilhante e benfeitor liberal que gasta seu tempo livre e dinheiro em países do terceiro mundo na criação de hospitais e escolas. Chon é um ex-fuzileiro naval, com experiência no Iraque, "malportado" e selvagem, acredita que a maioria das pessoas está apenas fingindo civilidade. Apesar de suas diferenças, os dois são melhores amigos e amam igualmente a mesma mulher, ponto de equilíbrio desse relacionamento triangular, O. (ou Ophelia, "a queridinha bipolar de Hamlet"), que adora sexo e compras quase tanto quanto ama Ben e Chon. Eventualmente o negócio dos jovens amigos é ameaçado por um cartel mexicano... mas quem se importa para sinopses, quando temos o trio mais carismático de personagens: tinha tempo que eu não me importava tanto com os desfechos de pessoas de papel e tinta! De certa forma, eles vão levando esse relacionamento e a vida, em geral, seguindo uma filosofia que faz tanto sentido que realmente faz parecer que os selvagens são mesmo os outros, de forma que já estamos rendidos, no final, à... ah, o final!
Ainda cheio de humor sobre a sociedade contemporânea, Selvagens me deixou salivando para ler algo mais do autor. E não preciso dizer minha surpresa (e alívio) quando descobri que existe uma prequel, teoricamente a origem desses personagens já tão saudosos. O que justifica a abertura do livro com os versos da canção de John Mayall:
"Going back to California,
So many good things around.
Don't want to leave California,
The sun seems to never go down."

Vini Birkheuer 30/12/2016

bananabronzeada.blogspot.com / envie sua obra para receber uma resenha completa
⧫ Hoy abiguinhos

site: bananabronzeada.blogspot.com

Jeniffer 03/05/2013

Quando solicitei Selvagens de cortesia para a editora já sabia que seria uma leitura diferente, mais 'pesada' já por ter lido a sinopse, mas queria algo diferente mesmo e não me decepcionei com a escolha. Por mais que esse tipo de livro não traga um enredo que sempre me atraia ou que esteja entre os meus preferidos, a leitura foi muito boa, de um livro muito inteligente.

Ben e Chon são grandes amigos, compartilham o amor de O., na verdade, Ophelia. Eles são jovens, ricos, e tem personalidades diferentes: Ben o pacifista, o zen, o budista. Chon, ex-mercenário, cara de poucos amigos e que tem uma filosofia muito mais simples do que Ben. E O. a garota com tatuagens de golfinho, que não recebe aprovação e atenção de Rupa, Rainha do Universo Passiva-Agressiva, sua mãe, que não se chama assim na verdade. Eles, Ben e Chon, estão no mercado da venda de maconha, mas uma maconha diferente das demais, produto bom já que Ben é biólogo e entende do assunto; mas agora precisam enfrentar o Cartel de Baja, do México que pretende fazer 'negócios' com os dois e caso não ocorra um acordo, cabeças irão rolar. Literalmente.

Coisas ruins vão acontecer, a questão é saber quando. Deveriam bordar isso na bandeira.

Selvagens tem um enredo simples, mas com personagens nada superficiais e uma narração também nada superficial. A narração na verdade é bem simples, fora as referências que é contida ao longo da trama, que me deixou algumas vezes confusa por não entender, mas no geral, a narrativa é simples contendo muita informação, meio paradoxal?! Talvez.

Ao longo da narrativa conhecemos mais de cada personagem envolvido e também sobre o ambiente em volta deles. O autor parece nos explicar de uma forma bem humorada e várias vezes sarcástica a forma como tudo ali funciona. Em relação à venda de drogas, ao Cartel, ao negócio de Ben&Chon, à fronteira, ás diferenças entre americanos e mexicanos e nos faz ter uma leitura mais aprofundada sobre tudo isso, fazendo-nos ver de perto o que pode e está errado nisso tudo.

Não é um livro leve, mas em algumas partes é até divertido. Por incrível que pareça, no meio disso tudo, ainda encontramos 'romance', de um jeito diferente, claro. As reviravoltas em relação ao sequestro e ao o que os dois amigos precisam fazer para resgatar O. das mãos do Cartel é o ponto alto da trama e a apreensão é grande para saber como tudo isso irá terminar.

Enfim, Selvagens é mais do que recomendado a quem quer uma leitura diferente, inteligente e com ação, não de um filme hollywoodiano clichê. A edição está perfeita, a editora não deixa erros ortográficos e a capa com o cartaz do filme facilitou a leitura na hora de imaginar alguns personagens, não todos, claro. Dou ênfase à narração mais uma vez, é diferente de uma forma muito boa.
É um livro selvagem, sobre selvagens.

Publicado originalmente em: http://mon-autre.blogspot.com.br/2012/10/resenha-selvagens.html

Literal-Mente 05/02/2015

Resenha – Selvagens (Don Winslow)
Resenha: http://www.literal-mente.com/?p=2323
Facebook: http://on.fb.me/1trNRkv
Twitter: @literal__mente

site: http://www.literal-mente.com/?p=2323

Gleyse 06/02/2016

Pesado e cheio de ação
A primeira informação a respeito do livro está na capa, pois é um livro que originou o filme Selvagens (que dá título a essa edição), aparentemente já que eu nunca tinha ouvido falar famoso, dirigido por Oliver Stone, cujos personagens estão lá estampados. E isso nos ajuda a visualizar melhor a narrativa, mesmo que o próprio livro siga uma espécie de roteiro cinematográfico e você se vê acompanhando a história como se pudesse visualizar os personagens e a trama como em uma sala de cinema.

Contando a história de três amigos, Ben, Chon e O. (de Ophelia), o livro é ambientação na zona fronteiriça entre México e Estados Unidos, onde o carteis de tráfico de drogas e toda a sorte de mazelas compõe o cenário dessa história. Ben e Chon adquiram fortuna refinando e vendendo maconha de ótima qualidade, o que acaba despertando a inveja de outros traficantes, enquanto O. é a princesinha deles, formando um trio inseparável que vivem muito bem as custas do tráfico.

A narrativa do livro em si, é bem pesada, repleta de violência, linguagem vulgar e palavrões, além de muitas referências políticas, corrupção e mortes. Tudo muito bem descrito e elaborado, nos apresentando uma realidade nua e crua que não foge muito da realidade que conhecemos. Mesmo com todo esse contexto, a narrativa nos prende, especialmente a partir do ponto em que os amigos precisam agir para se safar dos carteis que querem tomar tudo que eles tem.

Misturando personagens marcantes, fortes e intensos, as vezes parece que não há mocinhos na história, pois todos parecem maus e prestes a esfolar qualquer um. Ben, como seu nome diz, é o cara do bem, filantropo, mas não deve ser subestimado, enquanto Chon é seu oposto, ex militar, frio e calculista, não pensa duas vezes antes de acertar uma bala em quem tenta fazer mal a ele e a seus amigos. Já O. é uma garota problema, que vive com a mãe, uma mulher mais louca que ela. Paralelamente temos os outros personagens, em sua maioria mexicanos, como Lado, um pau mandado que tentar dar a volta por cima em sua condição, Elena La Reina, a chefe do maior cartel de drogas da região, etc... Como fica claro, ninguém é confiável e até o desfecho do livro, cabeças rolam - literalmente.

O que mais me incomodou na leitura foi a forma como os parágrafos são narrados, especialmente nos finais de capítulos, quando no meio de uma frase o capítulo terminada e continuava no próximo. Além disso, os capítulos eram muito pequenos, o livro possui 285 páginas e 290 capítulos, o que eu achei desnecessário. Mas no geral é um livro bem escrito, uma história marcantes, cheia de ação, reviravoltas, perseguições, explosões, tiros, torturas e mortes na medida certa e em alguns momentos com algumas tiradas engraçadas. Para quem gosta desse ambiente a leitura é recomendada.

site: http://gleysevieira.blogspot.com.br/

Luciane 24/09/2013

Acabei dando três estrelas, pelo desenrolar do livro após o sequestro, pois no início imaginei dar uma ou duas, no máximo. Após o sequestro, o livro vira uma ação após a outra, o que dá mais vontade de lê-lo.
A forma como o autor escreve o livro é interessante, fácil de ler, o problema é o conteúdo, o qual achei extremamente pesado e pervertido.
Não faço a mínima ideia como ele foi eleito um dos melhores livros do ano.
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284
Lúcia Guimarães 11/11/2013minha estante
Luciane..
Estou com o livro aqui e pelo que vc comentou, já desisti de ler... Até pq, vc é uma das maiores leitoras que conheço e com certeza tem um excelente gosto. Minha filha leu e detestou. Bjks

Só Sobre Livros 04/11/2013

Adrenalina ao extremo
Confira resenha no blog.

site: http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/11/adrenalina-ao-extremo-kelly-santos.html

Duh 03/08/2015

Livro legal, história envolvente, muitas cenas de ações, personagens carismáticos e engraçados, porém tudo de bom que o livro tem, o autor deixou à desejar e muitooo no final. Ele deveria ter colocado mais umas 30 páginas no livro e escrito um final muito melhor. Final muito confuso e pobre de informações.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6