Não Há Dia Fácil

Não Há Dia Fácil Mark Owen...

Resenhas - Não há dia fácil

Rony 09/11/2012

Bom livro
Supostamente escrito por um participante da suposta missão que supostamente matou Bin Laden, cujo corpo foi supostamente lançado ao mar. Fora as suposições, é um livro interessante pois narra de forma cuidadosa com se desenrola uma operação das tropas de elite.

Literatura 11/11/2012

A guerra sempre é caótica
Quando foi anunciada a existência desta obra, ainda em sua versão original em inglês, fui tomada pelo questionamento universal: afinal, mataram mesmo Osama bin Laden?
A curiosidade é normal em qualquer ser humano, e no caso de UBL (código utilizado para referencia na CIA) a razão da intensidade advinha do hermético mistério em torno de sua real morte, pois até hoje não há foto nem mesmo de seu corpo morto antes do desmembramento e lançamento ao Oceano.

No entanto, Bin Laden é coadjuvante nesta obra. O que realmente pesa é a visão do valor do interesses políticos que permeiam cada manobra militar de uma potência.

Logo nas primeiras páginas, somos apresentados à um trecho que dita a narrativa em primeira pessoa, na qual Mark Owen, um militar que lida com armas desde a infância (típico da cultura de quem cresce no Alasca), nos leva a conhecer os dias nada fáceis de um combatente:

"Não somos super-heróis, nossa união vem do fato de nos dedicarmos a um objetivo maior que nós mesmos. A fraternidade nos mantém unidos e é esse vínculo que nos dá disposição para enfrentar juntos o perigo".

O mundo não é mais pacífico há muito tempo. A derrocada das práticas pacíficas para a quase inexistência intensificou-se com o desabar das Torres gêmeas no fatídico 11 de setembro de 2001, repleto de teorias de conspiração. Independente de suposições, há uma realidade da qual ninguém foge: o inimigo declarado, daquele dia em diante, já fora um aliado, ou já esquecemos que UBL lutou ao lado dos EUA, contra a Rússia, nos idos da Guerra Fria? O próprio autor não esqueceu, mas ignorou outras questões. Ele acredita que os EUA estavam em uma guerra que não tinham escolhido. Pobre ilusão.

Veja resenha completa no site:

gleicepcouto 05/12/2012

Realidade (?) que mais parece ficção

***

Ainda estão bem nítidas na memória minhas lembranças sobre o dia 11 de setembro de 2001. Estava em casa, escutando música, quando minha melhor amiga me liga: “Gleice, liga a tv agora! Bombardearam os Estados Unidos! É a 3ª Guerra Mundial!” Na hora, liguei a tv e vi chamas em uma das torres gêmeas. As informações eram poucas e acompanhei o quanto pude, pois tinha que trabalhar à tarde. Mesmo no trabalho, ligava constantemente para casa, a fim de obter mais informações. E assim foi ao longo do dia, semanas, meses… Os fatos foram, aos poucos, sendo elucidados e a palavra terrorismo ganhou uma amplitude tremenda. Tratava-se de um ataque terrorista aos Estados Unidos comandados pela Al Qaeda, liderada por Osama Bin Laden, que virou o inimigo número um dos norte-americanos.

A minha outra lembrança com o fato, me remete ao último período da faculdade de Jornalismo. A princípio, o tema da minha monografia (agora, chamado TCC) seria A Importância da Internet como Meio de Comunicação de Massa no Onze de Setembro. Fato notório que foi o veículo mais utilizado não só para propagação de informação, mas também contato de parentes com as vitimas daquela fatalidade. Meu orientador, porém, me fez mudar de ideia (graças a Deus, pois hoje percebo como não tinha base de pesquisa para tratar do assunto) e abracei o tema A Interatividade no Jornalismo Online.

Enfim, esse início contando sobre parte de minha relação pessoal com o 11 de Setembro é para mostrar que a data é emblemática. Todos se lembram do que faziam no dia, ou o tipo de ligação que tiveram com os atentados. Foi uma tragédia local (EUA), mas que teve repercussões globais. Então, quando soube do lançamento de Não Há Dia Fácil, de Mark Owen (pseudônimo), pela Editora Paralela, me empolguei. A promessa da obra era contar como a tropa de elite americana capturou e, consequentemente, eliminou Osama Bin Laden – após tantos “olês” que o terrorista deu nos americanos.

Mark Owen explica de antemão que o que narra do livro é baseado em suas lembranças exatas, porém, lógico, que omitiu certos detalhes com o intuito de preservar os colegas que também participaram da operação; assim como a própria operação para proteger a segurança nacional dos Estados Unidos.

O livro começa contando um pouco do início da carreira de Mark e os encalços pelos quais passou, até conseguir chegar ao Seal (tropa de elite americana) e, posteriormente, participar da operação. A narrativa flui bem e não é enfadonha, mesmo com os detalhes sobre armas etc etc etc. Talvez porque tenha tido a direção de Kevin Maurer, responsável pelo texto em si. Lá estão todos os detalhes (dentro do possível) sobre como foi arquitetada a operação e qual o seu papel nela. Gráficos, mapas e fotos fazem o papel de visualização do esquema. Ficou muito interessante e ajuda o leitor a se achar geograficamente

Não Há Dia Fácil é um livro interessante, que possui revelações atrativas ao cidadão comum. Mas é aquilo: se você é uma pessoa cética (como eu), continua duvidando dos fatos expostos. Acreditando ou não, o que não dá para negar é que o livro entretém e sacia a sua curiosidade.

Avaliação:(3/5)
Autor(a): Mark Owen, Kevin Maurer
Editora: Paralela
Ano: 2012
Páginas: 280
Valor: $20 a $30

Marina 02/01/2013

O livro me surpreendeu. Apesar de apresentar a visão floreada das forças armadas americanas, é uma trama interessante e bem escrita e ajuda bastante a entender a organização e a política por trás das corporações envolvidas. Valeu a leitura.

Diego 04/01/2013

'Não Há Dia Fácil' é um retrato da vida das equipes do Seal e um relato da Operação Lança de Netuno, realizada em 1º de maio de 2011, que resultou na morte do terrorista Osama Bin Laden. Desde a pane no helicóptero Black Hawk - que quase fez com que a missão fosse abortada - até o comunicado pelo rádio via satélite confirmando que o alvo estava morto, a operação dos vinte e quatro Seal na propriedade secreta de Bin Laden deve ser recontada em detalhes. Das ruas de Badgá ao resgate do capitão Richard Phillips no Oceano Índico; das montanhas ao leste de Cabul ao terceiro andar do esconderijo de Osama Bin Laden em Abbottabad, no Paquistão, 'Não Há Dia Fácil' coloca o leitor dentro da tropa de elite Equipe Seis do Seal.

Lincoln 26/05/2013

Cumpre com as expectativas legal
Adorei o livro. Conta boa parte da história do soldado protagonista que narra todo o evento; e esse fato de contar tudo deeede o princípio ajuda o leitor a se ambientar na vida de um Seal (soldado marinheiro) dos EUA. A verdadeira Tropa de Elite, na marinha.

SPOILER DAQUI PRA FRENTE:

Adorei mesmo a personagem mulher da inteligência, que venceu Bin Laden no campo intelectual, e nem sequer queria ver o corpo mas, num momento emocionante, seus colegas a levam para vê-lo.

E, claro, percebi que Bin Laden é um bundão meesmo, que nem defendeu-se do assalto à sua casa. Um líder de mentirinha.

Hannah 31/01/2013

Será que UBL foi mesmo morto?
Resenha publicada em: http://leitoradegalochas.blogspot.com.br/2013/01/nao-ha-dia-facil-mark-owen.html#more

Eu tenho esse livro há um tempo, mas resolvi lê-lo agora porque assisti ao filme Zero Dark Thirty (A Hora Mais Escura), que está concorrendo ao Oscar 2013 de melhor filme, entre outras categorias. O filme fala sobre a captura de Osama Bin Laden e como achei o filme meio chato, resolvi ler o livro para ver se os fatos eram os mesmos e se era mais empolgante que o filme.
Mark Owen, nome fictício, foi um Seal (um esquadrão da Marinha Norte-Americana) durante muitos anos e integrou o Team6 (um esquadrão de elite) e estava no lugar certo na hora certa, por isso que participou da misão de captura de Osama Bin Laden ou UBL como os militares o chamavam.
A maioria dos nomes utilizados no livros foram inventados para preservar a identidade os partipantes da ação.
Mark narra uma série de missões, treinamentos, exercícios militares das quais ele participou ao longo de sua carreira.
O livro é bem escrito se tratarmos os capítulos individualmente. O autor não consegue fazer muito bem a ligação entre um capítulo e outro. Talvez os detalhes das missões tenham sido perdidos ao longos dos anos de intenso treinamento, horário de trabalho e funções pouco convencionais.
Não consegui descobrir se o livro serviu de base para o filme, mas a parte da missão é bem parecida. Os nomes dos soldados que participaram da missão são diferentes e também a da agente que trabalhou por mais de 4 anos na captura de UBL. No livro ela se chama Jen e é loira, no filme ela se chama Maya e é ruiva, mas issso são detalhes.
No meio do livro há uma breve biografia de Bin Laden como se o autor quisesse frisar que eles estavam com a razão de caça-lo e mata-lo. Um ponto interessante é que Mark diz que a captura de Osama foi um fato político e que serviria para reeleger Obama, coisa que acabou acontecendo. O livro foi escrito e lançado antes das eleições americanas.
A missão foi planejada durante meses e durou menos de 1 hora (sem não considermos o tempo de deslocamento) e começou dando errado. O primeiro helicoptero que deixaria os militares no pátio da casa não conseguiu planar e eles cairam, mas a queda foi pequena e ninguém se machucou. Com isso o segundo helicoptero não desceu na casa, mas num terreno próximo e o portão de entrada teve que ser explodido para que os militares pudessem entrar. Com isso o elemento surpresa foi perdido.
As equipes entraram na casa e encontraram 3 homens e suas famílias. Eles não oferecerem resistência, ou melhor, os homens foram mortos antes de atingirem os inimigos. As mulheres e crianças não fizeram nada, só gritavam e choravam. E foi tudo conforme planejado.
Dai a gente fica pensando, mas com tudo isso dando errado, como eles conseguiram sem sofrer nenhuma baixa? Será que UBL está mesmo morto?? Como que o mentor de milhares de soldados jihad não apresentou resistência? Como ele só tinha 2 homens o protegendo? Por que as suas mulheres (sim, ele tinha duas) não atiraram? Não explodiram).
Enfim eu nunca acreditei nessa história de Osama Bin Laden e nem de que ele foi o autor dos ataques de 11 de Setembro.
No final do livro há fotos dos Seals em treinamentos, da base, plantas da casa onde morava UBL. Essa missão é a que é mais rica em detalhes, talvez por ser a última de Mark. Depois disso ele saiu das Forças Armadas.
O livro é interessante, pelo menos para quem, como eu, não conhece nada das Forças Armadas.

¨Tentem não acertar o filho da puta no rosto¨, disse Walt. ¨Todo mundo ai querer ver a foto.¨. Página 158

Depois de três dias tentando não pensar na missão, agora era impossível tirá-la da cabeça. Se tudo saísse como planejado, em menos de doze horas estaríamos escorregando pela corda para descer na propriedade de Bin Laden no Paquistão. Página 162

Desde a minha primeira missão como Seal e dos ataques de Onze de Setembro, eu sonhava em participar da missão para matar ou capturar Bin Laden. Tive a sorte de desempenhar essa função. É hora de ceder o lugar para outro. Página 234

HSouza 05/03/2013

Curiosidade e Emoção
O livro Não Há dia Fácil, é um relato de um agente da U.S Navy Seals na operação lança de netuno. A operação lança de netuno, foi a operação que resultou na morte do terrorista Osama Bin Laden. Neste livro Mark Owen o agente da U.S Navy Seals, relata em mínimos detalhes o que aconteceu na operação, deis do planejamento até a execução do terrorista. Eu gostei muito deste livro porque eu sempre estive muito curioso para saber o que havia acontecido nesta operação. Eu recomendaria este livro para quem é curioso, e também para quem adora histórias com muita ação e emoção.

Arthur Fontes 06/03/2013

Bom livro
Livro de leitura fácil e eletrizante. O leitor fica sempre curioso para saber como foi toda a operação. O livro é bem completado pelo filme A Hora mais Escura.
Agora, não se tem como comprovar a veracidade das informações e o oportunismo do lançamento do livro um pouco antes das eleições americanas.

Raffafust 09/04/2013

O Termo SEAL é explicado logo no início do livro, SE vem de SEA ( mar), A vem de AIR ( ar) e L vem de LAND ( terra!) , a chamada tropa de elite americana que estava no dia da captura de Osama Bin Laden no Paquistão em 2011 teve vários livros publicados sobre o tema, uns escritos por especialistas e outro por membros. Esse me chamou a atenção por ser escrito por um SEAL, Mark Owen é um nome fictício para um dos soldados que fazem parte do que eles chamam de Special Operate Forces, Mark relata desde sua infância até o dia que disse a seus pais que queria servir o país. Os pais contrários a vontade do filho, pediram que ele pensasse mais e que fizesse faculdade na esperança que mudasse de ideia.
Bem, pelo livro sabemos que de nada adiantou, no que muitos chamaram de "Guerra ao terror" após o dia 11 de setembro de 2011 , Mark teve sua vida focada na caçada ao terrorista número 1 do mundo!
O que impressiona no livro é a felicidade com que ele faz parte das coisas mais duras , dos treinamentos e viagens mais sinistros que eles enfrentam.
Não há moleza, na parte do livro em que ele descreve as amizades e perdas que teve antes do dia da captura senti um pouco de tédio, afinal por mais que me interessasse na vida de um SEAL o real motivo por comprar o livro era saber como foi a a captura de Bin Laden.
Por mais que já tenha visto quase todos os filmes e lido uma penca de livros, a visão de um SEAL me interessava, só a frase "O único dia fácil foi ontem" da contra capa já fez eu me interessar pelo livro.
Quando a equipe de Jen - acredito que a moça que fizeram o filme "A hora mais escura que planejou toda a captura do terrorista - o livro fica ainda mais interessante, achei bem legal as fotos no meio do mesmo explicando por mapas as áreas, fotos da região , dos equipamentos, das armas e da casa de Bin Laden .
Até o dia da captura vivemos junto com ele a apreensão até um dos SEALS achar Bin Laden e matá-lo , mesmo na frente da esposa e dos filhos pequenos, aliás uma das esposas dele, ele tinha 3!
Por mais que já saibamos do final, o relato das fotos que ele tirou do corpo , do rosto desfigurado pela bala até o encontro do corpo com Jen e a equipe e o encontro com Obama para felicitar pela operação bem sucedida.
Mark conta das fotos que tirou e que nunca chegamos a ver porque o governo americano não as liberou!
As fotos que o mundo queria ver como vimos Sadam, Kadafi e tantos outros líderes assassinados.
Um livro para quem tem interesse em saber a vida de um SEAL e o que eles passaram na captura de Bin Laden.

Jefferson 12/04/2013

Livro maravilhoso. Prende a sua atenção do início ao fim.

Marcio 28/04/2013

Esclarecedor
Descreve muito bem sobre essa operação e o que os soldados passaram para participar dessa, ação e também mostra coisas que os noticiários não mostraram como o acidente do helicóptero durante a missão.

Rodrigo 03/05/2013

O narrador do livro é um dos líderes de equipe que participaram da operação Lança de Netuno, responsável pela morte de Osama Bin Laden, no Paquistão no dia 01 de maio de 2011. O livro conta a trajetória de Mark Owen, nome fictício do autor do livro, desde o seu ingresso na marinha, até chegar a elite do mais treinado grupo de operações especiais do mundo, o DEVGRU, também conhecido como Grupo Seis do Seal. Uma vida de dedicação, entrega e renúncia. Um livro muito bem redigido, com um enredo bastante intrigante, que prende o leitor a cada página.

Ellen Macedo 16/05/2013

Concordo com o título!
Ótima leitura para quem pensa que tem uma rotina difícil. O foco, a disciplina e o poder de superação dos Seal é estimulante. Muito bem escrito. Um relato honesto sobre a maior caçada do século.