Não Há Dia Fácil

Não Há Dia Fácil Mark Owen...

Resenhas - Não há dia fácil

Felipe B. Cruz 17/10/2012

Ufanista
Um dos pontos negativos do livro é seu extremado ufanismo e parcialidade. Não espere ler críticas aos Estados Unidos ou as forças armadas. Na visão do militar, eles são incapazes de cometerem erros.

O livro, porém, mostra uma visão bastante realista de dentro das forças armadas americanas.

Vale a leitura
Alexandre 24/10/2012minha estante
Teria como você me emprestar o livro ou mesmo trocar ele comigo?

vitor f. avila 31/05/2018

Literalmente, "o único dia fácil foi ontem"!
Sensacional a leitura. Recomendo com muito entusiasmo! De início, não pensava que seria uma leitura muito agradável. Parecia correr o risco de ser ou ufanista ou tedioso. Mas a escrita do Mark Owen, embora utilizando esse pseudônimo, refletiu honestidade até além do que esperava, e algumas coisas que já esperava por conhecer uma pequena fatia dos bastidores das Forças Armadas (por ser parente de alguns servidores).
Bem detalhista, me convenceu pela honestidade e fica bem claro, inclusive, incríveis detalhes que no filme "Zero Dark Thirty" ("A Hora mais Escura", PT/BR) passaram despercebidos ou ignorados. Foi uma grande leitura.
Por um breve momento, surgiu aquele ímpeto da adolescência de servir as Forças Armadas, especialmente a FAB. Mas fico feliz que, muito embora esteja em outra carreira e com essa possibilidade descartada, posso honrar aos militares que efetivamente se sacrificam não somente pelo bem de uma operação, ou pela honra pessoal, mas pelo bem da humanidade onde residem e de inúmeras pessoas ao redor do mundo, combatendo com coragem os homens perversos que andam por aí trajados em coletes suicidas e acreditando somente na glória pessoal. Então, vida longa aos militares que doam suas vidas pelo bem comum, incluindo os familiares e compatriotas de terroristas megalomaníacos. Leia esse livro!

Literatura 11/11/2012

A guerra sempre é caótica
Quando foi anunciada a existência desta obra, ainda em sua versão original em inglês, fui tomada pelo questionamento universal: afinal, mataram mesmo Osama bin Laden?
A curiosidade é normal em qualquer ser humano, e no caso de UBL (código utilizado para referencia na CIA) a razão da intensidade advinha do hermético mistério em torno de sua real morte, pois até hoje não há foto nem mesmo de seu corpo morto antes do desmembramento e lançamento ao Oceano.

No entanto, Bin Laden é coadjuvante nesta obra. O que realmente pesa é a visão do valor do interesses políticos que permeiam cada manobra militar de uma potência.

Logo nas primeiras páginas, somos apresentados à um trecho que dita a narrativa em primeira pessoa, na qual Mark Owen, um militar que lida com armas desde a infância (típico da cultura de quem cresce no Alasca), nos leva a conhecer os dias nada fáceis de um combatente:

"Não somos super-heróis, nossa união vem do fato de nos dedicarmos a um objetivo maior que nós mesmos. A fraternidade nos mantém unidos e é esse vínculo que nos dá disposição para enfrentar juntos o perigo".

O mundo não é mais pacífico há muito tempo. A derrocada das práticas pacíficas para a quase inexistência intensificou-se com o desabar das Torres gêmeas no fatídico 11 de setembro de 2001, repleto de teorias de conspiração. Independente de suposições, há uma realidade da qual ninguém foge: o inimigo declarado, daquele dia em diante, já fora um aliado, ou já esquecemos que UBL lutou ao lado dos EUA, contra a Rússia, nos idos da Guerra Fria? O próprio autor não esqueceu, mas ignorou outras questões. Ele acredita que os EUA estavam em uma guerra que não tinham escolhido. Pobre ilusão.

Veja resenha completa no site:

gleicepcouto 05/12/2012

Realidade (?) que mais parece ficção

***

Ainda estão bem nítidas na memória minhas lembranças sobre o dia 11 de setembro de 2001. Estava em casa, escutando música, quando minha melhor amiga me liga: “Gleice, liga a tv agora! Bombardearam os Estados Unidos! É a 3ª Guerra Mundial!” Na hora, liguei a tv e vi chamas em uma das torres gêmeas. As informações eram poucas e acompanhei o quanto pude, pois tinha que trabalhar à tarde. Mesmo no trabalho, ligava constantemente para casa, a fim de obter mais informações. E assim foi ao longo do dia, semanas, meses… Os fatos foram, aos poucos, sendo elucidados e a palavra terrorismo ganhou uma amplitude tremenda. Tratava-se de um ataque terrorista aos Estados Unidos comandados pela Al Qaeda, liderada por Osama Bin Laden, que virou o inimigo número um dos norte-americanos.

A minha outra lembrança com o fato, me remete ao último período da faculdade de Jornalismo. A princípio, o tema da minha monografia (agora, chamado TCC) seria A Importância da Internet como Meio de Comunicação de Massa no Onze de Setembro. Fato notório que foi o veículo mais utilizado não só para propagação de informação, mas também contato de parentes com as vitimas daquela fatalidade. Meu orientador, porém, me fez mudar de ideia (graças a Deus, pois hoje percebo como não tinha base de pesquisa para tratar do assunto) e abracei o tema A Interatividade no Jornalismo Online.

Enfim, esse início contando sobre parte de minha relação pessoal com o 11 de Setembro é para mostrar que a data é emblemática. Todos se lembram do que faziam no dia, ou o tipo de ligação que tiveram com os atentados. Foi uma tragédia local (EUA), mas que teve repercussões globais. Então, quando soube do lançamento de Não Há Dia Fácil, de Mark Owen (pseudônimo), pela Editora Paralela, me empolguei. A promessa da obra era contar como a tropa de elite americana capturou e, consequentemente, eliminou Osama Bin Laden – após tantos “olês” que o terrorista deu nos americanos.

Mark Owen explica de antemão que o que narra do livro é baseado em suas lembranças exatas, porém, lógico, que omitiu certos detalhes com o intuito de preservar os colegas que também participaram da operação; assim como a própria operação para proteger a segurança nacional dos Estados Unidos.

O livro começa contando um pouco do início da carreira de Mark e os encalços pelos quais passou, até conseguir chegar ao Seal (tropa de elite americana) e, posteriormente, participar da operação. A narrativa flui bem e não é enfadonha, mesmo com os detalhes sobre armas etc etc etc. Talvez porque tenha tido a direção de Kevin Maurer, responsável pelo texto em si. Lá estão todos os detalhes (dentro do possível) sobre como foi arquitetada a operação e qual o seu papel nela. Gráficos, mapas e fotos fazem o papel de visualização do esquema. Ficou muito interessante e ajuda o leitor a se achar geograficamente

Não Há Dia Fácil é um livro interessante, que possui revelações atrativas ao cidadão comum. Mas é aquilo: se você é uma pessoa cética (como eu), continua duvidando dos fatos expostos. Acreditando ou não, o que não dá para negar é que o livro entretém e sacia a sua curiosidade.

Avaliação:(3/5)
Autor(a): Mark Owen, Kevin Maurer
Editora: Paralela
Ano: 2012
Páginas: 280
Valor: $20 a $30

Davi.Rezende 14/09/2017

Compensa mais assistir o filme "A Hora Mais Escura" (EUA - 2002)
É um livro agradável de ler e com um tema instigante de relatos de guerra, apesar de um tanto repetitivo. O grande porém, ao meu ver, é que no mesmo ano que foi lançado saiu também o filme de Hollywood que usou o livro como base para o roteiro (ou foi o contrário? - não sei ao certo). E o filme, da ótima diretora ganhadora do Oscar Kathryn Bigelow, é muito bom, ou seja, melhor que o livro. Aliás, o longa-metragem concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor filme e em outras categorias. Como cinéfilo que sou, entre um bom livro e um bom filme, escolho um bom filme, até por ser mais ilustrativo.

O livro fala praticamente tudo que é mostrado no filme, inclusive a ordem cronológica dos fatos. Não sei ao certo quem se baseou em quem. Creio que o roteiro do filme se baseou no livro, mas curiosamente o filme concorreu a melhor roteiro original. Enfim, compensa mais assistir o filme mesmo, ainda mais quem adora cinema, pois ele é muito bem feito e com um realismo que livro nenhum conseguiria recriar.

Eu também esperei mais do livro. Não apenas porque li depois de assistir o filme, e portanto nada me surpreendeu, mas também porque o livro nos induz a acreditar que revelará alguns "segredos" políticos ou militares ou fatos desconhecidos do grande público, mas nada disso acontece, e nem poderia, né? Portanto, qualquer pessoa bem informada sabe ou imagina tudo que é relatado.

Nota: 6, REGULAR.

Lido em 2016
Ribeirão Preto-SP.

site: http://www.cineplayers.com/filme/a-hora-mais-escura/13854

Maria.Carolina 05/03/2017

Super bem detalhado, emocionante e muito interessante!
O dia a dia dos homens do exército americano e as atividades rotineiras de treinamento, todas as dificuldades, a distancia da familia, os dias de folga e o campo.

A caça de Bin Laden e a descrição dos detalhes da ação são impressionantes.

Eli 08/05/2016

Cada detalhe da operação é minuciosamente detalhada pelo autor na narrativa, desde dias antes da partida dos helicópteros para o esconderijo de Osama, até a sua morte e evacuação, os nomes das pessoas com as quais tiveram confrontos, a disposição do terreno e da residência do terrorista também são detalhadas. É como ler um romance de ação, só que baseado totalmente em fatos reais, o livro é cheio de adrenalina com um toque de patriotismo, que se acentua ainda mais no final.

site: http://www.vestigiodelivros.com.br/2016/05/resenha-nao-ha-dia-facil-mark-owen.html

Diego 04/01/2013

'Não Há Dia Fácil' é um retrato da vida das equipes do Seal e um relato da Operação Lança de Netuno, realizada em 1º de maio de 2011, que resultou na morte do terrorista Osama Bin Laden. Desde a pane no helicóptero Black Hawk - que quase fez com que a missão fosse abortada - até o comunicado pelo rádio via satélite confirmando que o alvo estava morto, a operação dos vinte e quatro Seal na propriedade secreta de Bin Laden deve ser recontada em detalhes. Das ruas de Badgá ao resgate do capitão Richard Phillips no Oceano Índico; das montanhas ao leste de Cabul ao terceiro andar do esconderijo de Osama Bin Laden em Abbottabad, no Paquistão, 'Não Há Dia Fácil' coloca o leitor dentro da tropa de elite Equipe Seis do Seal.

Thiago 13/01/2013

Não há dia fácil
Sempre tive curiosidade em saber , com mais detalhes, como ocorreu a morte daquele que foi o responsável declarado pelo atentado terrorista ocorrido em 11 de Setembro de 2001. Queria uma versão diferenciada da oficial, daquela versão política típica do discurso que o presidente Obama realizou para a o povo americano em 2 de Maio de 2011.

Inicialmente o livro nos traz a história de Mark, sendo recrutado para a missão que todos os militares ansiavam em realizar, a captura de Bin Laden. De pronto, é feita uma pausa e Mark passa a descrever sua vida, sua afinidade com as armas desde a infância e sua vontade de entrar para as forças armadas. Até pouco mais da metade do livro a história se concentra na rotina de testes do autor até chegar na elite do batalhão de operações especiais da Marinha dos EUA, além do dia a dia das diversas missões que participou.

“O único dia fácil foi ontem”, essa é a filosofia do SEAL e, de fato, a rotina dos treinos descrita no livro é bastante exaustiva, inclusive para o leitor. Apesar do livro ser muito bem escrito, acho que a narrativa intensa de treinos, testes e missões me cansaram um pouco, talvez porque não esteja habituado a este tipo de leitura, talvez pelo fato de que este não foi o meu objetivo ao ler o livro, pois como mencionado no início da resenha, meu objetivo era tão somente o conhecimento de como fora realizada a missão que acabou com morte de Osama.

Por outra lado, os que têm interesse em saber da rotina dos combatentes nas forças armadas e de como se desenrolam as missões que os SEALs enfrentam, ainda que superficialmente, estes sim, terão um prato cheio com essa primeira metade do livro.

A segunda metade se foca na operação Lança de Netuno, realizada em 01 de Maio de 2011, resultando na morte do terrorista Osama Bin Laden, ou UBL, como era comumente conhecido pelos militares que participaram da operação.

Os relatos são precisos e muito bem escritos, e o leitor é imerso na operação como se fosse um dos militares, todos os detalhes da operação desde o problema com o Chalk Um a bordo do helicóptero Black Hawk, passando por todo o desenrolar da invasão no complexo onde de encontrava Osama, sua família e seus ajudantes, até a comunicação confirmando a morte de Osama, que de fato destoam da versão oficial até então conhecida. Essa parte é bastante envolvente, e toda a tensão vivenciada pelos soldados ante a provável investida das forças armadas do Paquistão é também sentida por aqueles que estão a folhear o livro.

Após isso o ufanismo toma conta da história, mas sinceramente, bem menos do que eu esperava (!), uma vez que se trata de uma das operações militares de maior destaque da história recente. Não chega a prejudicar o livro.

É um livro interessante, e quanto à veracidade dos fatos nele narrados, não há como se ter certeza, cabe a cada leitor decidir no que quer ou não acreditar.

Vale a leitura!

Avaliação:(3/5) - Bom

Edu Ribeiro 04/09/2013

Ação e aventura
Muito divertido! Não é um livro profundo, é o equivalente a assistir a um bom filme de ação. É bem escrito e prendeu bastante a minha atenção. Foi o primeiro livro que eu li no kindle.

Marcio 28/04/2013

Esclarecedor
Descreve muito bem sobre essa operação e o que os soldados passaram para participar dessa, ação e também mostra coisas que os noticiários não mostraram como o acidente do helicóptero durante a missão.

Rodrigo 03/05/2013

O narrador do livro é um dos líderes de equipe que participaram da operação Lança de Netuno, responsável pela morte de Osama Bin Laden, no Paquistão no dia 01 de maio de 2011. O livro conta a trajetória de Mark Owen, nome fictício do autor do livro, desde o seu ingresso na marinha, até chegar a elite do mais treinado grupo de operações especiais do mundo, o DEVGRU, também conhecido como Grupo Seis do Seal. Uma vida de dedicação, entrega e renúncia. Um livro muito bem redigido, com um enredo bastante intrigante, que prende o leitor a cada página.

RÔMULO. 02/07/2013

não há dia facil
livro muito bom, gostei principalmente da narrativa e a ousadia desse cara a revelar fatos que arriscaram ate sua segurança!