Deixa Ela Entrar

Deixa Ela Entrar John Ajvide Lindqvist

Resenhas - Deixa ela entrar

Guto 01/06/2022

Um livro sobre vampiros que diz respeito a questoes humanas
Dês de que eu li a série Millennium do escritor sueco Stieg Larsson, a minha expectativa com livros de escritores suecos ficou lá em cima. É fato que a personagem Lisbeth Salander de Larsson é uma das minhas personagens femininas favoritas, me conquistou com sua personalidade única descrita em uma trama de muito suspense e ação e que trata de temas pesados como violência sexual, abuso de autoridade entre outros . Pelos motivos descritos, ao conhecer a temática do livro Deixa ela entrar, do também escritor sueco John Ajvide Lindqvist, minhas expectativas estavam altas, um livro de terror e vampirismo, o tipo de livro que me agrada.

Apesar de ter me chamado a atenção por ser um livro sobre vampirismo, Deixa ela entrar é um livro com o tema de vampirismo que não se trata apenas de vampiro. O autor aborda vários outros assuntos reais de uma forma nua e crua, como bulling, pedofilia, psicopatia, sexualidade etc. O livro mostra varias pessoas problemáticas e mostra como o ser humano é terrível.

Os livro conta a estoria de Oskar, um adolescente que sofre com severos bulling na escola, tem uma mente doentia, comete pequenos delitos. Sua vida muda quando conhece sua vizinha Eli, uma adolescente com mais de duzentos anos, uma vampira.
O livro inicia com uma cena brutal de assassinato logo nas primeiras paginas, e varias outras cenas brutais serão lidas no decorrer do livro, porem não espere ler aquele terror clássico que é esperado quando falamos de vampirismo. Em minha opinião esta mais para um romance policial do que para terror.

Gostei da forma que o autor trabalha com o vampirismo, não se trata de uma criatura com poderes sobre-humanos, aristocratas ou sedutores que brilham no escuro. O autor apresenta o vampirismo como uma forma de contaminação, um parasita ou simbiose com vontades e consciência própria e que permanecera vivo assumindo o controle do corpo do indivíduo mesmo que a pessoa morra. A coisa também possui um centro nervoso que se forma junto ao coração, por isso uma boa estaca no peito pode ser o fim da criatura.

Apesar de racionalizar sobre a questão do vampirismo, a criatura da obra de John Ajvide também possui o seu lado fantástico. Isso fica evidente com o próprio nome da obra, o titulo Deixa ela entrar diz respeito ao mito do vampiro que necessita ser convidado para poder entrar em uma casa, e não existe uma explicação racional para isso, o próprio personagem Oskar questiona sobre o porque Eli precisa ser convidada, ela não sabe a resposta, apenas demonstra o que acontece se entrar sem ser convidada. Outra questão interessante é que Eli consegue transmitir as suas próprias memorias para Oskar, o que demonstra uma capacidade telepática.

Para mim Deixa ela entrar é um livro sobre vampiros que diz respeito a questões humanas mais do que qualquer outra coisa.

site: https://resenhandoosete.blogspot.com/

null 23/04/2022

Inegável que o autor fez uma história original e que nos prende do início ao fim, seja pelos acontecimentos ou pelo carisma dos protagonistas.
No entanto, muitos acontecimentos relativos a pedofilia, abusos, escatologia ao longo da história se revelam repugnantes e não me pareceram melhorar em nada a narrativa e poderiam ter sido suprimidos sem prejuízo à história, como se deu nos filmes.

Lu 26/02/2022

Surpreendente.
Tive que reler essa história da relação de um menino e uma menina vampira. Longe de ser uma história meiga, é surpreendente reler e ir pegando as nuances no decorrer da narração.

Valéria Cristina 15/01/2022

Surpreendente
Tem vampiros nessa história e muito sangue. Mas tem ainda o sofrimento inconfessavel do bullying, a tristeza de vidas mal vividas, a solidão, o abandono, o medo. Enfim, personagens que te envolvem do início ao fim. O pequeno Oskar é enternecedor.

Edson Camara 23/12/2021

Não sou menino, nem menina, nem velho e nem moço. Eu não sou nada.
O autor começa a história com os dois pés no nosso peito, de cara já mostra o lugar onde o enredo vai ocorrer, um dos personagens que é atacado por bullying cruel, mas também revida de forma cruel e a caçada de uma vitima inicial

Este livro me causou todo tipo de sensação, curiosidade, ansiedade, nojo (há cenas repugnantes do comportamento humano) Tem muita gente envolvida e tramas paralelas acontecendo. E a construção do relacionamento dos dois personagens principais inicia devagar e vai deixando o rastro de curiosidade. Algumas revelações sobre o comportamento do contaminado pelo vampirismo quebram o encanto do vampiro. O autor não tem pena do leitor, sua escrita é ácida e dolorida

Gosto de escritores que conseguem fazer as palavras sumirem e se transformarem em imagens cinematográficas, este é o caso. Melhor ainda, há cheiros aqui, descrições de fedores que causam náusea. As cenas são rápidas, muita gente envolvida, mas o autor consegue ligar tudo e não nos deixa perdidos. Há uma cena de ataque da vampirinha, esqueça tudo que você já leu sobre isso. Neste, você vai viver a angústia e a dor, muita dor da vítima, a forma como a vampirinha chega nas veias do pescoço e como abraça a vítima com seu corpinho com uma força descomunal triturando a pele, sugando com força e esmagando o peito. Eu senti a dor. Isso faz um livro ser bom.

O que acontece se um vampiro entrar em sua casa sem ser convidado. Aqui acontece, e não é bonito

As cenas finais só não me deixaram mais chocado porque já tinha assistido o filme então não foi uma completa surpresa, mas mesmo assim foi aterrorizante.
Este livro é para fortes, se você não gosta de suspense, adrenalina e terror não leia este livro.

É uma história sobre a natureza humana, sobre a corrupção do poder e a infelicidade de quem pode fazer tudo, mas não pode fazer nada, é quase perfeito, um dos melhores livros que já li em minha vida.

Landerson 19/12/2021

Perfeito!
Cirúrgico, pesado, tenso, avassalador, perturbador, agoniante.
Demorei muitos anos ora ler esse livro e confesso que estou em choque e digerindo ainda.
Muito bom!
Recomendo demais.

Renan633 02/12/2021

Um livro excelente, A leitura é bastante fluida e você vai facilmente passar horas lendo, não acho que seja para pessoas mais sensíveis a temas mais pesados.

jotaefesanchez 08/10/2021

Terror no inverno da Suécia
Conheci o livro pelos filmes que o adaptaram. Acabei fazendo o "caminho inverso" recomendado, mas a qualidade excepcional da adaptação original sueca e da boa adaptação hollywoodiana, garantiram meu interesse pela obra. Portanto, o saldo foi positivo nessa inversão.

O livro tem momentos perturbadores e gatilhos pesados que podem incomodar, vale a pena se atentar a isso.

Apresentando uma construção de personagens profunda e coerente, com linguagem simples e narrativa muito fluída, toda a história é contada através de um estilo de leitura leve, que consegue traduzir muito bem os momentos de tensão que vão sendo introduzidos.

Os elementos de terror e suspense são bem desenvolvidos e, no fim de tudo, o que fica é um romance que envolve amor, amizade, poder, submissão, abusos, dependência e fragilidade.

Particularmente, foi uma das melhores obras que li este ano e possivelmente se mantenha como um dos favoritos da vida.

Ivan Ferraz 24/09/2021

Boa Leitura
Recebi a indicação deste livro da amada amiga Elaine e não me me decepcionei.
Diferente de outras obras vampiricas, gostei da forma que a histórica foi contada.
Talvez por conta das minhas necessárias pausas na leitura, a história não tenha me prendido como eu esperava, mas foi um aprendizado rico e uma oportunidade de conhecer outras formas de escrita.

June 31/08/2021

Tenho doze anos. Mas faz tempo que estou com essa idade.
Primeiro eu assisti o filme sueco em 2009, e me apaixonei. Depois eu li o livro, assim que lançou pela Editora Globo, em 2012, e definitivamente essa obra entrou na minha lista de favoritos. Após reler em 2021, continuo considerando esse livro um dos melhores do gênero de terror e vampiros. E por isso ele não sai da minha estante.
Esse livro deu origem a dois filmes, um sueco e outro americano, este segundo feito para aproveitar o sucesso do primeiro, no que falha terrivelmente, já que o primeiro é bastante superior e, inclusive, faz frente ao livro. Sim, esse é um caso em que o filme (o sueco) honra o livro.
Eu gosto de como o título do livro foi traduzido, pois remete à lenda vampiresca e à formação da amizade entre Eli e Oskar, mito e tema centrais da obra, respectivamente. Some a isso temas atemporais como bullying e descoberta da sexualidade mais investigação policial, diálogos orgânicos e realistas, e pronto, temos os ingredientes básicos para horas de leitura envolvente.
Destaco os vampiros suecos, que não são nada parecidos com galãs e divas, mas humanos em toda sua complexidade. Eles não são máquinas de matar, nem seres bonzinhos, mas seres humanos em toda sua complexidade com habilidades de um moderno Nosferatu. E embora tudo queira nos sugerir que Eli, nossa vampira de 12 anos, embora ela diga que não, seja nosso personagem central, ela não o é. Este papel cabe a Oskar, a quem o convite do título é feito.
Livro e filme possuem tons sombrios, com forte pegada gótica, e especialmente pesados ao inserirem crianças de 12 anos em um universo de vampiros, assassinato, pedofilia, violência, bullying, abuso infantil e um certo descaso social. Lembrando que os suecos tendem a deixar as coisas cruas. O livro é mais profundo na construção dos personagens, mas meio anticlimático no final, e em alguns outros momentos. A emblemática cena da piscina ficou melhor desenvolvida no filme, onde a sensibilidade das telas e cortes estratégicos, dá um ritmo mais moderno e envolvente, mas também mais superficial.

site: https://medium.com/@junealves/deixe-ela-entrar-john-ajvide-lindqvist-d7fe64b73c12

Victor 25/02/2021

Deixa ela entrar... É por sua conta e risco. Foi avisado.
Se Você busca um livro de terror de qualidade, Deixa ela entrar é perfeito para você, o autor desenvolve um ótimo enredo, exatamente como um bom livro de terror deve ser, ir ambientando e apresentando os personagens vagarosamente, mas sem se tornar massante, a medida que aprofunda os personagens e faz a trama andar, sempre dando pequenas pitadas de terror.

Em uma sinopse bem superficial(pois acredito que contar demais pode estragar parte da experiência da leitura), a obra conta a história de Oskar um jovem de doze anos que é aficionado por histórias de serial-killers, livros de terror e que vive sofrendo bullying e violência por parte de seus colegas de classe, certo dia no parquinho de seu apartamento, ele conhece Eli, uma misteriosa menina que carrega muitos segredos e pode ser mais do que aparenta.

Deixa ela entrar é uma leitura mais que recomendada aos fãs do terror, com um texto visceral e pesado, o autor não se amedronta em nada ao colocar exatamente o que quer nas páginas, com a obra apenas pecando um pouco com um final um tanto apressado, mas nada que retire os méritos da obra. O livro possui também uma adaptação cinematográfica muito bem elogiado, ao qual ainda não tive a oportunidade de assistir, mas ao fim da leitura certamente farei.

Deixar ela entrar é por sua conta e risco, apenas não diga que não avisei.

mariana 19/02/2021

diga que eu posso entrar.
uau! um terror visceral, com uma narrativa por vezes repulsiva e cruel, que vai muito além de um romance vampiresco, mais do que isso, nos deparamos como a maldade humana nos mais variados níveis. é fantástica a forma como a história é contada e como tudo se conecta no decorrer da leitura. terminei com um gostinho de quero mais.

Dayara 21/01/2021

Esse era um dos meus filmes favoritos da infância, e por mais que não seja uma leitura fluída e fácil, eu amei esse livro.
Ele é pesado e por muitas vezes visceral, do tipo que não é recomendado ler com um lanchinho do lado, mas ao mesmo tempo tem uma certa sensibilidade que torna ele bonito, com uma história bela e fofinha.
Elisa 21/01/2021minha estante
Um dos meus preferidos também. ?