Norwegian Wood

Norwegian Wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

Luan 12/01/2024

Diário de Impressão, Norwedian Wood
"A partir da noite em que Kizuki morreu, não fui mais capaz de entender a morte (e a vida) de maneira tão simplista. A morte não é o pólo oposto da vida. Ela é parte integrante da minha existência desde o início, e é impossível ignorar esse fato por mais que eu me empenhe. Ao se apossar de Kizuki naquela noite de maio de seus 17 anos, a morte simultaneamente havia se apossado de mim”

Assim início mais uma obra de Murakami. E já estou 100% hipnotizado.
30/12/2023 (8%)

Tem algum tempo que tento decifrar a escrita do Murakami. Ela é singela e inteligente, carregada de metáforas e analogias que surpreendem por sua obviedade e originalidade. Mas o que me encanta mesmo são suas descrições econômicas e diálogos ricos. E que diálogos! Eles tem um quê literário que soam mundanos, natural. Apesar disso, de toda essa avaliação, ainda não sei se seria capaz de reproduzir tal escrita. É pura magia.
01/01/2024 (15%)

Já trouxe citação e falei sobre a escrita desse livro, mas preciso falar sobre o enredo. É uma história linda, intimista e insólita. Tem descobertas, amor, traumas e loucura. O tipo de mistura que acho deliciosa. Fico com vontade de ter tempo sobrando no dia só para voltar a leitura. Toru, o protagonista, é um personagem real demais para ser fictício. Tão bem trabalhado que fico pensando se ele está bem hoje.
04/01/2024 (41%)

Cara, que capítulo intenso. E quando digo intenso, é porque você fica quase sem fôlego ao terminá-lo. Passa a mão na cabeça, esconde o rosto. No fim, fica prostrado na cama olhando para o tento, perguntando-se o que diabos foi que você leu. É uma experiência estranha e surrealmente boa. Poucos autores tem a capacidade de fazer o leitor sentir emoções novas. Murakami já me mostrou que é mestre nisso.
06/01/2024 (58%)

Esse livro está falando tão profundamente comigo que acho que nunca vou esquecê-lo.
08/01/2024 (71%)

Previsível. Eu sabia que ia favoritar esse livro. Murakami, como já disse, carrega um estilo literário único. Parece simples, fácil de imitar, mas não é. Poucos autores conseguem fazer o que ele faz. Norwegian Wood é uma experiência. Nunca vou esquecer seus personages, tão cruelmente delicados e vivos.

"A morte não é o oposto da vida, mas uma de suas partes constituintes"
12/01/2024 (100%)

Duda | @livrosvorazes 11/01/2024

Um livro triste, de leitura extremamente fluida, do tipo que não dá vontade de largar.
Não gostei de algumas coisas que aconteceram no final, achei completamente desnecessário. Me incomodei também com a forma como as mulheres do livro foram descritas, mas acho que não dava para esperar muito além disso vindo do personagem principal.
Gostaria de ter visto ainda mais da Midori, gostei muito da personagem.
De modo geral, fiquei curiosa para ler mais livros do autor, a escrita é bem envolvente.

delirionocaixao 09/01/2024

And when I awoke
I was alone
This bird has flown
So I lit a fire
Isn't it good, Norwegian wood?

Admito que li só por causa do título ser uma das melhores músicas dos Beatles. E valeu a pena, que livro incrível.

Maria 07/01/2024

Murakami sempre me fazendo questionar
Esse é o segundo livro q eu leio do autor, depois de ler ?kafka a beira mar?, apesar do primeiro explorar mais o surrealismo ainda assim a escrita do murakami é bem presente nos dois. Norwegian Wood foi um livro q me deixou mto triste acho q de uma forma positiva o que chega a ser engraçado. É um livro denso, com mtas narrativas dentro de uma só, as últimas páginas me perderam um pouco e confesso que não fui fã da proposta final do livro, mas ainda assim não fui capaz de desgostar dele.
Murakami tem costume de colocar a parte sexual como uma forma mto presente na sua escrita e claramente repete situações bem constrangedoras q acabam recaindo sempre as figuras femininas, apesar disso, sua escrita é mto marcante e envolvente, no fim das contas, vc continua se apaixonando pelos livros dele.

leonardson 07/01/2024

Profundo
Fiquei muito tempo querendo ler um livro do Murakami, e após meu amigo (que me acha um meliante) falar que eu devia ler por que o personagem principal era um meliante de 19 anos na faculdade (igual eu).

Por mais que eu achei o Toru um pé no saco o livro me prendeu muito, acho que é por conta que a história faz refletir muito sobre a vida, inclusive sobre as banalidade do dia a dia.

Foi densa a leitura, mas não chata, apenas densa, demora pra ler mas vale a pena.
oMatheusFa 07/01/2024minha estante
como assim te acho um meliante

leonardson 07/01/2024minha estante
no sentido desempregado da palavra

Raquel.Molica 04/01/2024

Norwegian Wood
Possivelmente um dos melhores livros que já li na vida. me fez interessar muito por literatura japonesa, principalmente livros que retratam a depressão e a solidão. O jeito que Murakami usa as palavras mais lindas pra descrever as coisas mais feias que a vida pode nos oferecer, me destruiu. chorei horrores no final do livro e não esperava o que aconteceu. obrigada harry styles por me fazer ler esse livro!!

um bônus para a inclusão de músicas dos beatles (minha banda preferida) durante o livro todo!!

mdpotavio 31/12/2023

Extremamente melancólico
Nunca havia lido nada desse autor, e entrei sem saber sobre o que se tratava o livro.
Basicamente, a história gira em torno de Toru Watanabe, um jovem totalmente perdido e indiferente à vida (protagonista extremamente laconiano). A história também tem foco na relação de Toru com outros personagens: Naoko (uma das principais), Reiko e Midori. Alguns outros personagens acabam deixando resquícios e representam suma importância para a formação do protagonista, como é o caso de Kizuki, "o nazista" e Nagasawa (destaque especial ao Kizuki, cujo suicídio pode ser considerado o estopim de todos os acontecimentos e relações de Toru).
Nesse livro, acompanhamos o protagonista se deparando com diversos dilemas da vida, tais como: Amor, estudos, relações interpessoais, incertezas e solidão (tratando, por vezes, alguns desses temas com indiferença).
Algumas partes dessa obra são extremamente explícitas e carregadas de teor sexual (fica aqui o aviso). No geral, ela é narrada de uma forma extremamente melancólica e "sem esperança", senti como se estivesse lendo a cada página, a vida de um ser humano sem rumo algum, algo extremamente mecânico, repetitivo e sem sentido. Por vezes, não entendia o propósito de tudo aquilo. Não digo isso, porém, de uma forma negativa, pessoalmente, adoro livros que "não tem rumo", em que o foco do livro é o protagonista "vivendo um dia após o outro".
Apesar de achar algumas partes extremamente fortes, adorei a leitura e achei viciante, terminando-o em 3 dias.
Acho que as leituras orientais (apesar de murakami ser considerado ocidental, devido à sua forte influência de autores ocidentais) sempre apresentam uma psiquê diferente e extremamente válida.
Outro ponto forte do livro são as inúmeras referências a autores, livros e músicas (especialmente aos beatles, como denota o título do livro).
Acredito ser um ótimo passatempo, porém, não para qualquer um.
Com certeza lerei mais murakami.
Espero que a minha opinião sirva de ajuda para vocês, porém friso a palavra "opinião", não devendo ser tomada como verdade absoluta e sim, como base e inspiração.

h4gatha 29/12/2023

Como estragar um livro em quatro páginas
Meu segundo livro do murakami depois de me apaixonar pelo trabalho dele em "sul da fronteira oeste do sol". Dá pra notar bastante similaridades nos temas que ele trás pra narrativa: filhos únicos, infidelidade, protagonistas masculinos escrotos e personagens femininas idealizadas. Tudo isso enredado na melancolia, confusão de psiquês doentes e muita música boa

e embora a escrita continue mantendo muito a qualidade que encontrei no último romance, tive alguns problemas quanto a representação das personagens femininas. Tem uma objetificação beeem grande. É estranho que a primeira coisa que o Toru pense depois de receber a notícia da morte da Naoko seja como ela pagou um boquete pra ele e mais estranho ainda o fechamento com a Reiko e ele transando sem necessidade nenhuma (o que com certeza fez o livro cair em conceito pra mim)

Sei que é um livro de 87 e tudo mais, só que mesmo assim não sei como o murakami achou ok colocar uma mulher de 31 pra ser seduzida e abusada por uma menina de 13, sendo que tinha toda a abertura pra escrever algo respeitoso e até mesmo abordar a Reiko como uma mulher sáfica em vez de meter aquele discursinho de "adorei mas não sou lésbica"

Ressalvas feitas, gostei muito das nuances quanto a natureza e ações humanas ao lidar com sentimentos complexos como o amor a vida e a morte, principalmente quando pensamos em suicídio que é um elemento muito forte no Japão, gosto da escrita e da ambientação do Murakami e vou seguir minha jornada de ler e conhecer esse autor

Alana.Leitao 27/12/2023

Não sei nem o que pensar
Gostei bastante do começo do livro, mas sinceramente não sei o que pensar do final, fiquei perplexa e achei só um pouco bizarro. Acho que foi diferente de tudo que eu já li.

honey 25/12/2023

Não foi feito pra mim. sei lá pq mas não me envolvi na história, foi uma luta terminar e fiquei ????? em certos momentos

Capitu 24/12/2023

Que livro chato
A escrita é fácil, fluida, mas a história não me prendeu. De fato, eu não curti o livro, achei um tanto paradão, monótono, com muitas descrições enfadonhas, personagens que não conseguiram me cativar, exceto Midori.

h4gatha 29/12/2023minha estante
colocou em palavras tudo q eu pensei no final do livro