Norwegian Wood

Norwegian Wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

Wintruff 04/07/2023

Escrita impressionante, conteúdo complicado
Haruki Murakami escreve maravilhosamente bem, a leitura te engloba até o ponto que parece existir apenas você e o livro! Os momentos de solidão do personagem parecem meus, o que ele sente, sobre falta de sentimentos, eu sinto.

Dizendo isto, deixo claro que a leitura é misógina e coloca a mulher em um papel estereotipado de fragilidade e objeto sexual.

Vale a pena ler com a visão de que é um livro sim machista mas com uma escrita de tirar o fôlego.

Rebeca535 03/07/2023

Norwegian Wood
Eu tinha expectativas para esse livro, já fazia um bom tempo que tinha uma grande vontade de ler um livro do Haruki Murakami. Esse não me impactou tanto quanto eu achei que impactaria, apesar de ter sido muito interessante acompanhar a história de vida do Toru, os ensinamentos que ele aprendeu ao longo dela, as experiências, as pessoas que conheceu. O quanto as experiências da vida molda quem somos e o que levamos delas. É uma história interessante, mas tive que lutar um pouco para continuá-la. Não tenho o que dizer da escrita, o Murakami escreve lindamente. Irei insistir mais em seus outros livros, mas esse pra mim não fez muita diferença, só foi mais uma leitura que eu tive que me esforçar para terminar porque a história só ficava em rodeios. Eu gostaria de ter ouvido mais sobre o melhor amigo do Toru que se suicidou, mesmo ele não tendo nenhuma aparição acabou que ele foi o meu personagem favorito na história? é ai que se vê que esse livro não se tem lá os personagens mais cativantes. Não sei se recomendaria para alguém!

Víctor Morais 29/06/2023

O passarinho não voou, ele morreu com um tiro de espingarda!
Olha, eu acho que tenho algum tipo de azar com escritores que gosto muito do primeiro livro que leio, mas no segundo tudo desanda. Foi assim com Clarice Lispector, e se repete com Haruki. Caçando Carneiros está no meu top 3 de leituras desse ano. Pois foi tudo o que eu precisava, um livro cheio de metáforas que fez refletir minha vida inteira, minha cabeça explodiu...Já aqui em Norwegian Wood...

Pontos positivos? Talvez temos. A escrita te prende muito, e você sempre quer ler mais um capítulo...acaba aí.

Pontos negativos? Enfia cena mais dezoito onde não deve (qual o sentido? Não precisava de tanto). Personagens com muita falta de sal, e pouca coesão. Dramas que não precisavam existir. Páginas e mais páginas de diálogos intermináveis, que nunca levam a lugar algum...juntando tudo isso com as narrações patéticas do personagem principal (certo que ele é um adolescente e adolescentes tem seus hormônios. Mas ele precisa mesmo a cada cinco páginas falar de peitos ou masturb4ção ou filme porn0) e um romance sem um pingo de amor ou credibilidade. Saiu uma enorme decepção, e um enorme...vazio.

Eu sinto que eu li...mas ainda não comecei a ler. Ainda estou esperando abrir a primeira página do livro. Eu estava com Minha Querida Sputnik, na lista de próximo livro do Haruki...mas eu sinceramente estou com medo de ler mais um desses "romances".

Felipe688 23/06/2023

Individualidade, solidão, compreensão e evolução. É uma linda história que vou guardar com carinho na memória.

skuser02844 22/06/2023

Tenho muito pra comentar
queria não ter gostado, queria não ter refletido e queria não ter me visto no livro. talvez não me liguei muito ao toru (personagem principal) mas com certeza me enxerguei nas mulheres descritas, mesmo que digam que o haruki tem um visão totalmente sexista das mulheres. eu as entendi mas com a naoko eu a compreendi como se fosse eu mesmo sendo descrita. é um livro simples, com reflexões que não as tinha tido da forma como foi posto. mesmo não tendo vivenciado a morte com certeza ele exemplica perfeitamente como ela é. o livro me deixou em um estado melancólico que eu não imaginei que deixaria e eu o odeio e amo por isso.

*SPOILER* ??

unica coisa que quase me impediu de dar 5 estrelas é o fato de ele ter transado com a reiko, pra mim isso não fez nenhum sentido e estragou um pouco a personagem pra mim. outra coisa que gostaria de pontuar é que queria muito entender mais ainda da naoko, queria entender como a cabeça dela funciona mas como quem narra a história é o toru e ele não a entendia, não pude entender toda sua complexidade e principalmente a sua morte, o que será que ela decidira? por que desistira de tudo? mesmo sem nunca ter essas respostas continuo entendendo-a.

_cardosinho 06/06/2023

Onde você está agora?
Fui com grandes expectativas e ainda me surpreendeu e positivamente. Os personagens são excêntricos da forma que só murakami sabe escrever mas mesmo assim consigo ver humanidade em todos eles. Foi uma história que vai ficar comigo durante a vida toda e me identifiquei em vários momentos pelas dores do personagem principal. Amei a ambientação, as músicas citadas e como me senti dentro dessa história como se fosse participante ativa dela. Sem dúvidas se tornou um dos meus favoritos.

2r2s 05/06/2023

Muramurs
Honestamente comprei esse livro pois me recomendam muito ?kafka a beira mar? e não queria me decepcionar com a escrita do autor.
mas uau
simplesmente muito complexo e denso(não de uma maneiro ruim mas sentimental) os personagens.
apenas o suficiente. nem mais, nem menos. apenas o que precisa ser. levarei essa história comigo.
te amo reiko????

barbarag 02/06/2023

Emocionante
Ok, o começo o livro foi me prendendo bastante e eu fiquei mt obcecada com o livro ate q cheguei no final e fiquei ????? oq foi isso???. Apesar disso foi uma ótima leitura, no final eu ouvia aquela listinha de músicas dos beatles enquanto lia, amei
Mundus 02/06/2023minha estante
também ouvi as músicas enquanto lia. O final realmente foi um lixo.

arthur966 22/05/2023

A morte não é o oposto da vida, mas uma de suas partes constituintes.
continuei a caminhar por infindáveis círculos, imerso nessa sufocante contradição. vistos em retrospecto, sem dúvida aqueles foram dias estranhos. em plena vida, tudo girava em torno da morte.

baby targaryen 13/05/2023

Melancólico
Eu não posso definir esse livro de outro jeito que não seja melancólico. É um livro que fala muito sobre a transição da adolescência para a vida adulta, as descobertas sexuais, o amor, o amadurecimento e perdas. Eu gostei muito de todas as personagens femininas desse livro, em especial a Reiko, todas foram bem especiais e vou lembrar de cada uma delas e de seus jeitos pelo resto da vida, todas têm uma forma diferente de ver o mundo.
Esse é um daqueles livros que ecoam na sua mente por toda a sua vida.
"Estou acabada como ser humano. O que você tem diante dos olhos é um resquício da memória. O que havia de mais importante dentro de mim morreu há muito tempo e eu só funciono com a memória que restou."

Ricardo 07/05/2023

Um livro muito pacífico, eu fiquei esperando uma virada muito radical, e não veio. Não é uma crítica, eu não sabia muito bem o que queria. O protagonista, na falta de uma palavra melhor, é transparente. É um pouco mais que o narrador, mas na maior parte do tempo se você tirasse ele dali não mudaria muita coisa. O que me deu certo incômodo, fiquei esperando pra onde isso ia. E acabou não tendo lá uma grande mudança nele, apenas pequenas, mas pra ele talvez sejam grandes... Ele me lembra o Charlie de As vantagens de ser invisível, apesar de o Charlie eu ter a impressão que realmente não sabia qual era sua vontade própria. O Toru sabe, só não se incomoda em agir de acordo, ele vai com a maré. Eu nem sei dizer direito o que muda, mas algo sutil muda nele ao final. E um aspecto interessante dele ser tão inexpressivo é que acabei por facilmente me colocando no lugar dele, assumindo o lugar que parecia não assumir.
Nota especial pras 4 personagens femininas, absolutamente incríveis ao seu próprio modo. Retiro o que disse sobre o Murakami ter problema em escrever mulheres.

Mayara.Vighini 07/05/2023

Gostei e não gostei
O livro é muito machista, quando fui pesquisar sobre o murakami vi várias pessoas falando que ele é misógino e cria péssimos personagens femininos. nessa altura, eu já tinha lido quase metade e resolvi terminar. apesar de ter percebido situações sexistas de doer, o livro me prendeu. adoro livros tristes e esse é um dos mais tristes que li. só acontece desgraça e o personagem é bem solitário, a escrita de murakami é simples de ler e não é cansativa. não fossem realmente esses problemas eu daria nota máxima e adoraria devorar quaisquer livros dele. li 1Q84 mas não tinha a visão que tenho agora e tinha adorado, por isso resolvi ler norwegian wood, mas foi decepcionante.