Sobre a escrita

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

Lígia 12/01/2023

No começo achei chato e tava me arrastando pra ler e ficava pensando "pq ele tá escrevendo tudo isso sobre a vida dele? Quando vai começar a falar sobre a escrita?" E só depois, quando chegou na parte que ele começa a falar sobre a escrita e explicou, eu finalmente entendi, mas achei meio desnecessário e cansativo em algumas partes. Pq vc me joga na história de toda a sua vida até o momento em q escreve o livro, quando eu esperava ver logo de cara algo relacionado ao seu jeito de escrever, dicas e etc, só achei confuso no começo.
Mas tirando isso gostei bastante do livro, as analógicas dele, suas dicas e até um dos exercícios ao longo do livro ajudam a perceber no que pode melhorar e no que já está bom.

Uly 12/01/2023

ICENTIVO
A PARTIR DESSA LEITURA DESPERTOU EM MIN O INTERESSE DE LER OUTROS LIVROS A CERCA DO TEMA QUE É ESCRITA CRIATIVA. A LEITURA É FLUIDA EXTREMAMENTE AGRADAVEL E POSSUI DICAS VALOROSAS. VALE MUITO A PENA QUEM PENSA EM ESCREVER. NESSE LIVRO O MESTRE DOTERROR COMPARTILHA DE FORMA MUITO AGRADAVEL SUA VIDA COMO ESCRITOR A FORMA COMO SE DESENVOLVEU ESSA PAIXÃO PORQUE NÃO DIZER AVENTURA NO MUNDO DAS LETRAS.

site: https://msha.ke/ulle_viviane/#sobre-min

Saldanha 08/01/2023

Que obra sensacional
É bizarro o quanto ele fez tudo que propôs nesse livro e mesmo sendo um material curto, resumir tão bem pontos tão importantes.

Alan Alves 06/01/2023

O 'Estevão Rei' é bom mesmo.
"A escrita não é pra fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é pra enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, e também pra enriquecer sua vida. A escrita serve pra despertar, melhorar e superar. Pra ficar feliz, ok? Ficar feliz."

'Estevão Rei' gentilmente capturado e copiado do Otávio Uga.

Colombo.Scardoelli 05/01/2023

Inspirador!
Pra quem ama escrever e ao mesmo tempo se inspirar ao saber sobre a trajetória de um gênio, esse livro é uma parada obrigatória!

Com uma narrativa autobiográfica e um toque de autoajuda para escritores em crise, esse livro nos apresenta opções, aprendizados e compreensão de como é o dia-a-dia de um escritor de sucesso. Sem romantismo, sem monotonia, apenas observações da vida real.

Li ?Sobre a escrita? na versão original em Inglês (recomendo também, pois é um show de vocabulário à parte) há muitos anos atrás e até hoje lembro não só do conteúdo, mas de como me senti ao avanço das páginas.

Sem contar que o leitor acaba tendo acesso ao backstage
das histórias conhecidas e consagradas que já amamos. Pura nostalgia.

Resumindo? Valeu muito a pena. Mesmo eu já sendo suspeita quando o assunto é Stephen King.

Leandro190 03/01/2023

Long live the King
Pra quem é fã pessoal do Stephen ou admirador dos grandes escritores, a leitura é obrigatória. O livro divide-se em duas partes distintas, sendo a primeira delas uma autobiografia resumida, mas impagável. A relação dele com as babás, quando criança, foi fantástica e a forma como ele descreve esse período é puro deleite. A segunda parte é sua descrição sobre como ele organizou o manejo da escrita. As técnicas, "manias", enfim todo a sua relação com a profissão que o elevou a categoria de gênio. Quando ele fala sobre as dificuldades do início, sobretudo as financeiras, lembrei-me de um documentário que assisti sobre Gabriel Garcial Marques, há muitas semelhanças entre as trajetórias iniciais de ambos. Não gosto de spoiler em resenhas, portanto, paro por aqui recomendando que leiam.
"Long live the King".

peregrinaverso 03/01/2023

"Aprendemos mais lendo e escrevendo muito, e as lições...
...mais valiosas são aquelas que ensinamos a nós mesmos".

Acho que esse trecho resume bem o foco desse livro.

Sou formada em Letras e, durante a minha formação, li muita coisa de não ficção (meio óbvio) de grandes nomes da linguística, como Sassure, Skinner e Chomsky. Depois de formada, não li mais nada de não ficção sobre gramática e técnicas de escrita, mas resolvi dar uma chance a "Sobre a escrita" pois amo os poucos livros que li de Stephen King e acho que ele tem muita credibilidade para falar sobre escrever.

Bem, livro favoritado, com certeza!

É muito gostoso ler sobre algo que você gosta de alguém que você admira e que coloca muito humor e descontração nas páginas, deixando a leitura leve e muito proveitosa.

Aqui, Stephen mostra na prática como estruturar uma boa história, com bons personagem e com boa técnica.

Ele separa os ensinamentos em seu Currículo (como ele aprendeu a escrever), Caixa de Ferramentas (as técnicas necessárias para escrever) e Sobre a Escrita (prática e talento), e cada parte desse livro é um tesouro a ser descoberto.

Vou ser a chata aqui e afirmar que, se você quer ser escritor ou até mesmo já está seguindo sua carreira como escritor e ainda não leu esse livro, você está fazendo tudo errado. "Sobre a escrita" é leitura obrigatória para qualquer autor iniciante!

Mas, se você não tem a ambição de lançar um livro, essa leitura também é para você: aprenda um pouco sobre escrita criativa e você nunca mais vai perder tempo lendo algo de que não gosta.

Amei demais esse livro. Na verdade, acho que criei um laço de obsessão como ele.

Vai reverberar por muito tempo no meu coração.

Daise Cardoso 29/12/2022

Muito mais do que dicas de escrita ou métodos, muito mais do que conselhos para jovens escritores, é a história de persistência, amor e vida de um dos maiores que temos. Tão bom que emprestei pro meu orientador, rs.

Barbara 26/12/2022

Nunca li nada do Stephen King, mesmo sendo uma pessoa que escreve e do tipo que gosta de ler "livros que todo mundo tem que ler". Comecei esse porque tava meio perdida na minha escrita e amei muito a leitura. Parte pq os ensinamentos são muito bons mas pq é meio que uma biografia junto e a leitura é muito boa. Amei muito e agr irei ler coisas do autor.

Luana 26/12/2022

Stephen king de outro ângulo
Stephen king é conhecido pelas obras de terror. Mas esse livro nos traz a base do porque ele escreve sobre esse gênero.
Afinal a escrita nos revela muito sobre a essência do escritor. E aqui temos informações sobre como foi a vida dele; cheia de episódios de verdadeiro terror.

Mas também nos presentri com suas técnicas de criação e revisão de textos e explica as ferramentas fundamentais para um bom texto.

A leitura flui naturalmente é os ensinamentos são valiosos.

Manezera 20/12/2022

Uma aula sobre escrita, apresentando o método usado no processo criativo de um dos maiores escritores da atualidade e mestre do terror Stephen King.

Bru 15/12/2022

Sobre a escrita
excepcional.

Me apaixonei demais nesse livro, o King foi contando tudo de uma forma tão leve e vai passando por várias etapas da vida dele, esse livro para quem é fã dele é divino!! Além de curiosidades pessoas do autor, vem curiosidades sobre as obras dele, amei cada uma, livros citados que eu ainda não li, me deixou ainda mais ansiosa para ler.

As dicas de escrita só mostra como ele realmente um mestre, e sabe muito bem do que está falando, além de falar sobre escrita/leitura com tanto amor, mostrando como ele é realmente apaixonado por isso. Tem muita interação, lição de casa que ele passou, mostrou o seu lado professor, e como ele foi aprendendo aquilo aos poucos e a escrita deve ser colocada em prática sempre, assim como ser um leitor ávido.

A lista de sugestões de livro no final, foi incrível, já peguei os títulos para colocar na lista, são de gêneros e épocas diversos. Sem contar nas diversas recomendações ao decorrer do livro que o Rei tb fez. Os exemplos e a dedicação de tentar esclarecer ao máximo questões da escrita foi feita com muito êxito aqui!

As histórias pessoais sobre a família dele foram incríveis!! Dei muita risada com os relatos dele criança/adolescente e as coisas que ele passou com o irmão, o jeito que foi tudo narrado é muito como se fossemos amigos íntimos.

As partes mais pesadas como a fase das vacas magras que ele passou, o problema com o álcool e o acidente foi contada de um jeito tão íntimo e sem comentários desnecessários, king disse que queria ser o mais objetivo nesse livro e ele foi. Tudo o que foi escrito nessas páginas vale a pena ser lido.

"A escrita não é a vida, mas acho que, algumas vezes, pode ser um caminho de volta a ela."

Maria 12/12/2022

Livro de cabeceira
Já li 3 vezes esse livro. Sempre me pego pensando nas diversas caixas de ferramentas que o King menciona para pensar numa boa escrita. Não é um manual, é quase uma autobiografia do mestre do terror e de sua relação com a criação.

Jaque Belo 05/12/2022

É mais do que escrita
Iniciei a leitura achando que seria um livro só sobre técnicas e conselhos para escrever melhor, mas fui surpreendida. Stephen, através de sua história de vida, nos ensina sobre tantas coisas. Nunca tinha lido nada do autor (e provavelmente não lerei, pois não gosto de terror), mas, sabendo do seu grande sucesso e através desta leitura comprovo que de fato ele é um baita escritor, além de muito divertido.
Gabriel.Oliveira 09/12/2022minha estante
Nesse livro ele ensina a descrever as coisas ? Descrever objetos , coisas do cenário e tal ?

Jaque Belo 09/12/2022minha estante
Primeiro ele conta a história dele, depois ensina os meios que ele usa para escrever um livro. Ele fala de "ferramentas" que acha essencial, como é o processo dele durante toda a escrita do livro, fala sobre a construção de bons personagens, como devemos escrever para ser melhor a história e etc. São dicas muito boas! Acho que quem sonha em escrever um livro precisa muito ler este livro :)

Letícia 03/12/2022

Autobiografia do Stephen King, junto com dicas de como escrever livros.
Algumas dicas são bem boas, mas é a experiência dele de escrever livros e não acho que seja válido para todo mundo.
Ele repete várias vezes que é necessário cortar boa parte do que foi escrito na primeira versão, mas para mim isso é só porque ele é bem detalhista e costuma escrever páginas e páginas para explicar um acontecimento rápido. (Não estou dizendo que isso é algo ruim, só que é o estilo dele).
Não sabia sobre o acidente que ele sofreu, e gostei de conhecer um pouco da vida dele e como se tornou um escritor de sucesso. Senti que ele tentou evitar dar mais detalhes sobre o abuso de drogas, mas deve ser um assunto que ele não gosta de falar.