Sobre a escrita

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

Gabu 30/11/2022

O trabalho de escrever ficção é encontrar a verdade dentro da rede de mentiras da história
Uma das leituras mais fluídas que tive em 2022. Sobre a escrita é praticamente a autobiografia de King sobre a escrita (desculpe, não consegui resistir a piada sem graça). Enfim, aqui ele conta sobre determinadas fases de sua vida e como o ato de escrever andava de mãos dadas com essas respectivas épocas. Levando isso em consideração, no meio de tantas passagens interessantes, algumas dicas acabam sendo pessoais demais; afinal, se trata do estilo dele e do que funcionou para ele. Mas nem tudo é preto e no branco; eu peguei para mim apenas o que achei que me serviria, e até o que achei que não me serviria, acabou sendo útil em outros aspectos como tópicos a se refletir. Está tão recheado de trechos curiosos que até eu que não tenho o hábito de marcar livros físicos, o deixei parecendo um arco-íris de tanto stick note e marca texto.

Além disso, achei a leitura satisfatória porque houve muito apego emocional envolvido. Hoje em dia não escrevo mais, simplesmente só chegou um dia em que não consegui escrever mais nada sobre ficção, mas da minha infância até certa fase da adolescência eu amava escrever contos de terror baseados em jogos que eu conheci e em pesadelos que tive. Sinto falta de conseguir passar minhas ideias para o papel/computador, e Sobre a escrita me despertou um pingo de esperança. Com as dicas e trechos inspiradores que li, quem sabe alguma hora a chama da motivação acenda e eu possa voltar a fazer algo que amava. Recomendo a leitura!
Flávia Menezes 30/11/2022minha estante
Mas essa escrita reside em você. Porque existe essa essência na forma como você escreve. Bela resenha, apresentando uma visão importante sobre esse livro incrível! ????

Gabu 30/11/2022minha estante
Obrigada Flávia??seu comentário me deixou inspirada e com o coração bem aquecido!

lilithkatt 03/12/2022minha estante
Me senti tocada, eu também tenho esse sentimento de pode contar diversos Bestsellers dentro da minha cabeça e no papel não sair nada, enfim ótimo resenha amiga

Gabu 03/12/2022minha estante
Obrigada miga ? fé que um dia a gnt consegue escrever td oq tem já nossa cabeça

Gabu 03/12/2022minha estante
*na

Gabriel.Oliveira 09/12/2022minha estante
Nesse livro ele ensina a descrever coisas do cenário ? Descrever com detalhes

Dennis14 30/11/2022

Manualzão do SK
Isso aqui é um manual pra todo mundo que quiser escrever algo. Se você deseja escrever algo, leia. Vale cada centavo.

Lalves 30/11/2022

Parem tudo o que estão fazendo e leiam este livro
Steven King conseguiu,como sempre, fazer mais um livro ótimo, mas dessa vez a história é em boa parte dele mesmo. King retrata aspectos de sua vida para explicar e dar dicas sobre escrita e como criar histórias,ele como um escritor já renomado sabe dos percalços da profissão, e estimula os leitores a se tornarem escritores. Apesar de ser lento (como todos os livros do King por sinal) é também uma aula escrita de um dos melhores escritores do mundo.

elli elli 28/11/2022

Ótimo
Primeiramente: Tabitha, EU TE AMO.
Vamos ao livro, então. Eu gostei muito da escrita do Stephan, nunca tinha lido nada dele e esse livro despertou minha curiosidade. Gostei de toda a parte das memórias dele, tanto no começo quanto no final, é importante ouvir sobre as dificuldades do escritor e fica mais fácil aceitar seus conselhos conhecendo a sua pessoa, pelo menos um pouco.

As dicas sobre a escrita em si são valiosas (me tranquilizou achar um escritor que não planeja roteiros ou faz esqueletos, finalmente), sobre publicação, nem tanto. Com o mercado brasileiro atual é muito difícil achar utilidade no processo de publicação do Stephan. Recomendo pessoalmente lerem Um Teto Todo Seu além desse livro, ele institui uma visão mais real sobre a situação da "escrita de porta fechada".

Gostei bastante do livro, não foi muito técnico ou cansativo e pessoalmente, me senti incentivada. Foi uma leitura que valeu o tempo usado.

Paula 20/11/2022

Uma luta.
Esse livro me surpreendeu. Quando o comprei, acreditava estar diante de um livro que iria apenas me auxiliar no meu objetivo de conseguir escrever bem. Entretanto, mais do que isso, deparei-me com algumas memórias do autor que trazem à tona não apenas seu primeiro contato com a leitura e a escrita como alguns episódios de sua vida que, embora tenham sido difíceis de enfrentar, foram importantes para chegar onde chegou.

O autor não se furta em abrir suas feridas e mostrar o quão é necessário retirar dessas dores proveito para uma vida de qualidade e alcançar seus objetivos até então perdidos no vício do álcool e das drogas. O livro nos dá uma lição de escrita e de vida.

Após iniciar o livro contando suas memórias familiares e pessoais, há o capítulo onde dá dicas de escrita, do ambiente para a produção, destaca a importância da leitura, mas não apenas, além de usar metáforas para as dicas cruciais para uma boa escrita.

Esse capítulo das "ferramentas" me introduziu um novo jeito de escrever, um novo hábito a manter. Destarte, o vicinal capítulo me ensinou bases da escrita, além de me dar condições de deleitar-me sobre um relato inebriante de alguém que esteve à beira da morte e, ao ser salvo, viu na leitura e na escrita seu esteio para continuar vivendo. Mostra-nos que a dor, o desânimo e a falta de esperança vêm para testar nossa força e vontade de vencer e que a escolha em lutar pela vida não parte de ninguém senão de nós mesmos. É unicamente nossa a responsabilidade da derrota e da vitória, pois só nós mesmos, diante do caos que nos apresenta, arcaremos com a responsabilidade de nossas escolhas, sejam elas boas ou ruins e o autor deixa latente que vale a pena não desistir, que vale a pena o sofrimento do aprendizado.

Gostei bastante da obra.

Alexandre.Atanasov 12/11/2022

O Livro é muito bom! invadimos o mundo do King e viajamos em seus pensamentos, fontes literárias e gostos musicais (semelhantes aos meus!!!!).
King nos presenteia com dicas de escrita e explica como "a arte de contar histórias" está intrínseca em sua vida.
Ele contando sobre o acidente que sofreu é imperdível! Mais uma grande obra!

layllafly 30/10/2022

Sem comentários.
É um dos melhores livros que já li do Stephen King. Se eu escolhesse começar por este livro a entrar no mundo do Stephen, seria uma boa escolha. Sou grata demais ao meu amigo por emprestar esse livro, vou da a notícia de que terminei.

Samiley.Knight 21/10/2022

Este livro é um memoir, então eu já imaginava que ia contar um pouco da vida do autor e coisa e tal. Ele é bem interessante nessa parte também, afinal, ele é um escritor que sabe capturar a atenção do leitor. As partes sobre a escrita em si, são bem instrutivas e não são o que eu esperava, mas me ajudaram bastante. Ainda assim, tinha algumas coisas que foram narradas no livro "Misery" sobre escrita que me iluminaram um pouco mais nessa área, para dizer a verdade. Acho que os dois podem ser complementares para mim.

Lya 12/10/2022

Não pretendo ser escritora, mas sou muito fã do King, então foi ótimo ver ele falando um pouco sobre a vida e sobre o processo de escrita de seus livros. Ele cita vários dos livros dele e me deu muita vontade ler os que ainda não li e reler os que já li. Não sei avaliar se é de grande ajuda pra quem quer escrever, mas pra quem admira o trabalho do escritor é um prato cheio.

viterario 07/10/2022

33 POST-ITS
Ok definitivamente uma das obras mais incríveis que tive a oportunidade de ler. Apesar de ser um livro de não ficção, foi divertido e viciante como um. Sobre a escrita é um ótimo livro para pessoas que adoram a ficção e que adorariam escrever mas que se encontram inseguras e perdidas.

Gabriel Torres 25/09/2022

Eu sei do carinho que as pessoas tem por esse livro, mas sempre quando eu leio elogios eu me questiono o quanto a prosa do King é poderosa, porque ele consegue transformar um livro de conselhos para escritores, e no qual não há muitos conselhos realmente, em um papo entre amigos. O sujeito domina a relação de coloquialidade entre autor e leitor, fazendo uso do texto como instrumento, como ninguém. Pessoas se derretem por esse livro que me parece feito meio que de qualquer jeito e com histórias absurdas como a da babá que sentava no rosto dele e peidava e... Que isso. Tratam esse livro com um carinho que, sei lá, eu nunca tive. Mas aí é que está o poder do autor, essa capacidade de capturar o leitor e transformá-lo em um amigo. Sempre que começo a ler King eu ouço o barulho de uma latinha de cerveja sendo aberta.
Michelle.Gandolfi 25/09/2022minha estante
Bela resenha. Descreveu o que é ler King!

Luís Fernando 23/09/2022

Sinceramente esperava algo bem mais técnico e até mesmo tedioso, mas foi surpreendido com uma narrativa autobiografica do mestre Stephen King.

O autor usa de forma muito acertiva a sua propria história de vida para dar dicas valiosas para todos que querem se aventurar no mundo da escrita.

Sem duvida é um livro que usarei como base e relerei sempre que o "bloqueio criativo" se fazer presente.

Laís / @escritoralaisbarbosa 22/09/2022

Um tapa na cara
Apesar de uma coisa ou duas que eu não concordo, o livro é muito bom e acho que todo mundo que quer trabalhar com a escrita >DEVERIA< ler.
Ele é bem direto e objetivo e manda a real, com a visão de um escritor de best-seller, não um professor. Achei bem interessante.
Às vezes, precisamos que alguém nos diga para levar a escrita a sério. Esse livro faz isso

Ivanildo16 21/09/2022

King e sua escrita
Ainda não tive a oportunidade de ler um romance do mestre do terror, mas assisti vários filmes e séries baseadas em suas obras. King traz um pouco da sua história e seu começo com a arte de escrever. "Ler muito e escrever muito" não tem segredo. Quem almeija ser um escritor tem que se dedicar e ter paixão pelo que faz. Todo mundo pode contar uma história, mas poucos conseguem contá-la de uma maneira que façam seus leitores vivê-las através da leitura. Persistência é a palavra. Ser escritor não é só ter fama e dinheiro, mas também amar o que se faz.