Sobre a escrita

Stephen King

Resenhas - On Writing

Luana 11/02/2023

Vida longa ao King
Esse livro seria perfeito se eu não tivesse me entediado com o começo dele. Foi só por isso que ele ganhou 4,5 estrelas, não poderia ir contra meus princípios. Mas bem, vamos lá. Eu adorei as dicas do mestre, me senti muito mais inspirada e confiante para voltar a escrever. Me identifiquei com muitos pontos e até vi pontos em que eu estava pecando enquanto tentava escrever, e certamente isso me ajudará muito. Com a prática vem a perfeição ou a ideia que temos sobre a perfeição. E dicas tão valiosas vindas do mestre só podem ser coisa boa, afinal tem que ser muito foda pra escrever tantas obras boas.

Hammer.Mariana 11/02/2023

Aspirantes a escritores: leiam!
Um livro sincero, que mais parece uma conversa do que uma aula enfadonha!
Começa com uma breve e interessante biografia, seguida de uma série de dicas práticas para escritores - principalmente iniciantes.
Finaliza com uma longa lista de livros indicados pelo escritor.
Vale muito a pena!

Maria 08/02/2023

fascinante e muito gostoso de ler. como aspirante a escritora fiquei muito inspirada a voltar e tentar escrever um romance. mesmo que você não queira ser escritor, vale a pena tentar a leitura, especialmente se você curte os livros do King

Wallace.Randal 07/02/2023

Sobre a escrita (mas não só sobre ela)
Entrei na leitura por ser um grande interessado na rotina do King, um dos autores mais prolíficos que conheço. Saio dela não só inspirado em fazer o que me deixa apaixonado, mas também mais crítico dos livros que leio.
Sobre a escrita é uma leitura leve, muito interessante e divertida. Aproveitei cada segundo e mal posso esperar para revisitá-lo, em alguns anos.

Amanda 03/02/2023

Demorei, mas...
... Essa foi a segunda vez que li este livro, e é possível que em um futuro eu torne a lê-lo. Tenho prazer imenso em ler a trajetória criativa de um dos escritores que mais gosto, de um gênero e de uma escrita que muito me agrada.

O livro busca elevar a forma como SK se projetou no universo da escrita. Quem tem bom senso não trata este livro como uma bíblia, mas talvez como um manual de bolso, onde você poder estar colhendo dicas valiosas (o que não quer dizer que você deva se obrigar a escrever, por exemplo, 2.000 palavras por dia). Acredito em metodologias pessoais e particulares; nem tudo é transferível; talvez quase nada, mas o conhecimento pessoal pode ser.

Na trajetória de SK o mais interessante para mim são os empecilhos. A parte de boa disso, é que nós, meros mortais, todos sem exceção, sofrem de inúmeros empecilhos. Talvez este seja o caminho mais rápido para mudanças e/ou aprendizados.

O maior conselho para mim sempre será o que nos diz para não desistir. Este livro tem muito sobre isso; em cada parte da vida de SK. Espero que você encontre nele a inspiração para continuar a fazer seja lá o que você esteja fazendo.

Isabelle L. C. 03/02/2023

a escrita do stephen king é tão boa que fez com que até um livro de não-ficção (gênero completamente fora de sua zona de conforto), produzido em um dos períodos mais conturbados da sua vida, me prendesse até a última palavra.

a primeira parte do livro foi excepcionalmente envolvente, por se tratar das histórias de infância e juventude do próprio autor (devorei 100 páginas de uma vez só). já a segunda parte, voltada para tratar a escrita técnica, estilo e linguagem, me deu luz à três hábitos que passei a aplicar assim que os li. o primeiro deles consiste em primeiramente ?escrever com a porta fechada? ou seja, escrever para si, e apenas em um segundo momento ?escrever com a porta aberta?, que envolve o compartilhamento de ideias e textos com pessoas de confiança. o segundo hábito citado é um que, confesso, já pratico há muito tempo, mas que é importante ressaltar. todo escritor deve ser apaixonado igualmente por leitura, e ler na mesma proporção em que escreve. por último, tem se a fórmula da reescrita: a segunda versão do texto = primeira versão -10%. isso me auxiliou muito a realizar revisões mais direcionadas e evitar que eu fique modificando eternamente minhas crônicas e poemas cada vez que abrisse o arquivo.

?sobre a escrita? não é um livro inspiracional, mas sim prático. e muito divertido. acredito que todos que sonham ou buscam ser escritores um dia tem por obrigação ler esta obra de arte.

Ana 02/02/2023

Escrita criativa
Neste livro de não ficção do Stephen King, ele começa contando um pouco sobre sua própria história, ou seja, colocando sua jornada na escrita. Contou desde que escrevia contos, sua primeira história até ele construir seu primeiro grande romance, Carrie, a estranha.
Ele deixa bem claro algumas coisas sobre a vida de escritor, rotinas e, como ele diz, sua caixa de ferramentas para a escrita. Ainda explica desde o começo, os primeiros contatos com a escrita até a publicação ou agentes literários.
Uma das partes que mais gostei sem dúvida é a parte em que ele mostrou como editar a história, escrever a segunda versão dela. Mostrou a fórmula e um exemplo muito bem explicado de como fazer os cortes, tirando partes desnecessárias.
Sem falar que, no final, deixou uma lista de livros que ele gostou e o ajudou a escrever, lógico, que a lista só vai até livros de 2000, já que o livro foi publicado a segunda versão nessa época.
Como sempre Stephen King não nos deixou na mão, é um livro de qualidade que ajuda outros escritores a entenderem seus erros.

nikkitaa 30/01/2023

sensível
o autor toca em assuntos delicados, tais como abuso de substâncias, traz memória pessoais, inclusive sobre seu casamento e como se tornou escritor
também dá dicas sobre como "escrever melhor"

Michelle.Goulart 30/01/2023

Uma conversa de bar
Um livro lindo e tão envolvente que eu não sei as razões para ter demorado tanto para finalmente lê-lo.
King é uma inspiração e tanto, a forma leve como ele traz as questões da escrita fazem com que autores iniciantes queriam continuar, e que os já experientes talvez pensem em resignificar o ato de escrever.
Contar histórias é um prazer, uma satisfação, e mesmo que seja uma profissão, ainda precisa ser feita dessa forma.
Se tornou meu livro de cabeceira, sei que voltarei nele por muitas vezes ainda.
Amei! Amei! Amei!

Beatriz 26/01/2023

King não promete nada e entrega tudo! Até em um livro de não ficção, que ele busca ?ensinar? truques para a escrita, ele consegue prender a atenção e deixar fissurado nas páginas. Depois desse livro da até vontade de escrever algo? hahaha
Mulher dos Livros 26/01/2023minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro ?

Rodrigo.Macedo 23/01/2023

Inspirador
A partir do momento que comecei lecionar passei a me preocupar mais com o bom uso do meu limitado vocabulário. Eu precisava me fazer entender. A escrita, ainda, não fazia parte das minhas preocupações.

Portanto, passei a dedicar mais horas do meu dia à leitura, na expectativa de melhorar minha comunicação verbal. Não sei se estou progredindo, talvez esteja (preciso de um feedback das crianças).

Numa dessas leituras topei com um prefácio do King, em que dizia sobre ser verdadeiro na escrita. Lembro que gostei muito da dica e fiz uma anotação mental de que precisava ler algo sobre escrita dele. E aqui estou.

Não existem milhares de dicas nesse livro e isso é bom. Existem conselhos fundamentais para se aventurar no universo da escrita ficcional ou não. Não pretendo ser escritor. Quero melhorar apenas minha escrita pessoal e profissional. Mas teve momentos que me senti igual criança quando acaba de assistir um filme de lutinha e fica pagando de lutador com os amigos. Pois é, antes de acabar o livro já estava pagando de escritor.

Livro inspirador!
Geice.Chaparro 23/01/2023minha estante
Muito interessante. Quero melhorar minha escrita também.

Rodrigo.Macedo 23/01/2023minha estante
É difícil, mas to tentando.

Henrique.Zara 22/01/2023

Um manual ou biografia?
Nesse livro King mostra um pouco do seu processo (ou a falta dele) de criação ao mesmo tempo que conta muito de sua história. Sem dúvidas uma leitura obrigatória para os fãs do autor.

gabisneubert 17/01/2023

Ler esse livro foi como conversar com um velho amigo
Eu precisava muito dessa leitura. Conversou direitinho com o momento que estou vivendo.
Não sei se as dicas do King vão servir para todos (acho que não, algumas nem serviram pra mim), mas com certeza vale a pena saber sobre elas.
Além de falar sobre várias questões importantes sobre a vida de um escritor, o King faz algo sensacional e que me ajudou muito: ele te AUTORIZA a ser um escritor. Talvez muitas pessoas não precisem disso e já se sintam confortáveis com esse título, mas não era o meu caso.
A verdade é que se o Stephen King disse que eu POSSO SIM ser escritora, todos os meus problemas com autossabotagem e síndrome de impostora podem ir pro ralo.
Obrigada, King.

LariReis 13/01/2023

Escrita é pensamento refinado
Não existe apenas um modo de fazer, mas não tenho dúvida de que conhecer o processo e receber dicas de ninguém menos que Stephen King dá um BAITA norte para quem quer escrever ou aprimorar a escrita criativa.

Muito bom!

cib3lle 13/01/2023

Incrível
"Sobre a Escrita" é um livro em que King alterna entre relatos pessoais de toda a sua trajetória - até o ano de 1999 - e dicas de escrita criativa.

Esse detalhe, que me pareceu um pouco exaustivo e confuso no início, passou a fazer sentido e me fez engatar profundamente nas palavras quando compreendi o propósito. Seria muito difícil entender o peso das orientações dele sem conhecer antes o contexto em que o autor foi criado.

Apesar dele mencionar diversas vezes ao longo do livro que o objetivo não era publicar uma apostila de exercícios, eu acredito que a obra também cumpre essa função em determinados pontos. Além de uma instigante atividade sobre enredos, King traz também diversos fragmentos de textos sem revisão, seguidos de páginas marcadas por ele mesmo para demonstrar como é o processo de realizado.

Esse livro me trouxe sentimentos bons e se tornou mais um dos motivadores para resgatar contos que comecei a escrever a anos atrás. Não sei que rumo vou levar com eles, mas acredito que essa leitura vai me nortear no processo.

Recomendo muito esse livro para todos aqueles que também pensam em se aventurar pelas narrativas.