Sobre a escrita

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

R@fa 05/03/2023

Não costumava ler muito livro de não ficção e este ano já é o segundo. É um gênero que está me conquistando aos poucos.
Stephen King é um dos meus escritores favorito e foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre a vida do mestre do terror.
King foi persistente em seguir seus sonhos, não desistiu diante dos Nãos que recebeu, e fazia de todo tempo livre, por menor que fosse, uma oportunidade para escrever.
Ele também teve que enfrentar desafios muito maiores do que a recusa de seus manuscritos, ele lutou contra o alcoolismo e foi persistente na difícil recuperação de um acidente que quase tirou a sua vida.
É muito bonito ver a relação de cumplicidade com sua esposa, seu apoio com certeza fez toda diferença em ser a pessoa e o escritor que é hoje.
Os diálogos com o leitor com dicas preciosas, a maneira simples como foi colocado pontos importantes para quem está começando a se aventurar nesse mundo fantástico da escrita, me deixaram com vontade de tirar os papéis da gaveta e retornar com a minha escrita. É um livro inspirador e mostra que a persistência e a dedicação é o caminho para o sucesso.
Stephen finaliza essa obra com uma lista com os melhores livros que já leu.

"A escrita não salvou a minha vida... Mas continua a fazer o que sempre fez: transformar minha vida em um lugar mais luminoso e agradável."
"... é uma carta de autorização: você pode, você deve e, se tomar coragem para começar, você vai. Escrever é mágico, é a água da vida, como qualquer outra arte criativa. A água é de graça. Então beba. Beba até ficar saciado."

jasmxndes 03/03/2023

Tentarei ser breve e simples, assim como King defende nesse livro. Ótima leitura, mesmo para aqueles que possam não concordar com o que King expõe. Há momentos de reflexões, de risadas e sinto que, dentre os seus pensamentos sobre a escrita, no fundo, esse livro é uma carta de amor de Stephen a sua vida e, principalmente, a sua esposa.

Riwsaa 25/02/2023

Aula sobre a arte de escrever!!!
Sobre a escrita é um livro sensacional do Stephen King que no qual eu vou usufruir no meu dia a dia como escritora. Ele aborda os os tópicos de uma forma fácil, sem ser chata e cansativa.

Stephen king falando sobre a seu currículo e a sua vivencia ao decorrer da sua escrita, (me faz sentir identificada com os surgimento de ideias, que surgem do nada) e desde a sua infância para a vida adulta, sua vivência tanto em momento bons e ruins ao longo da sua carreira fez com que a escrita, fosse um suporte para sua vida e como é citado a vida é um suporte para a arte.

Ótima experiência, me ajudou muito a abrir os olhos para partes gramaticais, ao que eu ainda não havia visto, pois só estrutura da história era o que eu tinha mais em mente, na história do livro em si.

" A escrita não é pra fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é para enriquecer a vida daqueles que lêem seu trabalho, e também para enriquecer sua vida."

" Escrever é mágico, é a água da vida, como qualquer outra arte criativa. A água é de graça. Então beba.
Beba até ficar saciado."

Obrigada pelo livro ????
CaioEdu 25/02/2023minha estante
QUE BOM QUE VOCÊ AMOU, MEU GIRASSOL

Riwsaa 25/02/2023minha estante
??????

bardo 20/02/2023

A despeito da proposta aqui ser um tanto específica, o autor se propõe ajudar os que querem se iniciar ou tenham dúvidas sobre o ofício da escrita; é inegável que um livro onde King dialoga com o leitor é quase irresistível. Se você for um dos intitulados por King “seus leitores fiéis” esse livro com certeza é para você, independente de seus interesses na arte da escrita.
Inicialmente o autor nos oferece seu Currículo, basicamente uma mini autobiografia onde somos apresentados a detalhes da vida do autor bem como paralelos com algumas de suas obras. Ele comenta por exemplo sobre O iluminado e Os Estranhos e principalmente o trecho sobre O Iluminado lança uma nova luz sobre a obra.
Em seguida somos apresentados a ideia da Caixa de Ferramentas que se está longe de ser original é extremamente precisa para elucidar o que é proposto. Ainda que o autor exemplifique em sua língua materna, o que é dito pode e dever ser extrapolado para qualquer idioma.
Finalmente inicia-se a parte mais longa do livro a Sobre a Escrita propriamente, onde o autor nos apresenta suas ideias e conselhos para aspirantes. De brinde discute com o leitor algumas de suas obras, as quais servem de exemplo para elucidar os conceitos apresentados. Aliás fica aqui a advertência, esse livro contem spoilers significativos de Carrie, Zona Morta, Salém, O Iluminado, Os Estranhos, Buick 8, Saco de Ossos e Dança da Morte.
A edição brasileira baseada na segunda edição norte-americana inclui ainda um pós-escrito sobre o processo de escrita do livro, um complemento a mini autobiografia onde o autor comenta de seu acidente em 1999 e um exemplo da forma como edita seus textos usando um trecho do conto 1408 . Temos ainda duas listas de indicações de leitura feitas pelo autor, nas palavras dele se não forem úteis podem proporcionar diversão ao leitor.
Um livro para ser lido e relido, mesmo para os que não pretendem se aventurar pela escrita trás questionamentos e apontamentos interessantes para reflexão. Cabe ainda dizer que apesar do autor se referir a escrita literária é perfeitamente possível extrapolar os conceitos expostos para outros tipos de escrita, criação de conteúdo e estudos. Leitura recomendadíssima.

Ju 20/02/2023

O poder das palavras
É como ter uma conversa produtiva com um professor, um daqueles raros que levamos para a vida.

Stephen é uma pessoa comum, com devaneios e catástrofes pessoais como todos nós. Mas preciso dizer, seu senso de humor é ótimo, sua capacidade de escrita e criação são impressionantes, sua forma de explicar é instigante e desperta a curiosidade.

Eu amei a experiência, são tantas dicas simples e úteis. Encontrei meus próprios erros nas explicações dele, e ri muito com tantas experiências de vida. Poderia voltas a le-lô agora mesmo.

Glory 19/02/2023

King saiu de sua zona de conforto
Quando você começa a se tornar um(a) leitor(a), começa a se apaixonar pelos mundos que atravesse a partir dos livros que lê, e você um dia vai querer escrever também, criar um mundo seu, ser sua própria admiração.

King entrega isso e não é atoa que está cada vez mais se tornando um possível autor favorito. Gostei do que ele entregou nessas páginas sobre a escrita, pequenos detalhes que deixamos passar constroem um escritor.

Só não dei 5 estrelas pelo fato do final ter informações que não considerei necessárias para a composição do livro, mas, como Stephen King diz: "aprendemos com todos os livros que lemos, com os bons e os ruins, até mais com os ruins".

Luana 11/02/2023

Vida longa ao King
Esse livro seria perfeito se eu não tivesse me entediado com o começo dele. Foi só por isso que ele ganhou 4,5 estrelas, não poderia ir contra meus princípios. Mas bem, vamos lá. Eu adorei as dicas do mestre, me senti muito mais inspirada e confiante para voltar a escrever. Me identifiquei com muitos pontos e até vi pontos em que eu estava pecando enquanto tentava escrever, e certamente isso me ajudará muito. Com a prática vem a perfeição ou a ideia que temos sobre a perfeição. E dicas tão valiosas vindas do mestre só podem ser coisa boa, afinal tem que ser muito foda pra escrever tantas obras boas.

Hammer.Mariana 11/02/2023

Aspirantes a escritores: leiam!
Um livro sincero, que mais parece uma conversa do que uma aula enfadonha!
Começa com uma breve e interessante biografia, seguida de uma série de dicas práticas para escritores - principalmente iniciantes.
Finaliza com uma longa lista de livros indicados pelo escritor.
Vale muito a pena!

Maria 08/02/2023

fascinante e muito gostoso de ler. como aspirante a escritora fiquei muito inspirada a voltar e tentar escrever um romance. mesmo que você não queira ser escritor, vale a pena tentar a leitura, especialmente se você curte os livros do King

batepapowall 07/02/2023

Sobre a escrita (mas não só sobre ela)
Entrei na leitura por ser um grande interessado na rotina do King, um dos autores mais prolíficos que conheço. Saio dela não só inspirado em fazer o que me deixa apaixonado, mas também mais crítico dos livros que leio.
Sobre a escrita é uma leitura leve, muito interessante e divertida. Aproveitei cada segundo e mal posso esperar para revisitá-lo, em alguns anos.

Amanda 03/02/2023

Demorei, mas...
... Essa foi a segunda vez que li este livro, e é possível que em um futuro eu torne a lê-lo. Tenho prazer imenso em ler a trajetória criativa de um dos escritores que mais gosto, de um gênero e de uma escrita que muito me agrada.

O livro busca elevar a forma como SK se projetou no universo da escrita. Quem tem bom senso não trata este livro como uma bíblia, mas talvez como um manual de bolso, onde você poder estar colhendo dicas valiosas (o que não quer dizer que você deva se obrigar a escrever, por exemplo, 2.000 palavras por dia). Acredito em metodologias pessoais e particulares; nem tudo é transferível; talvez quase nada, mas o conhecimento pessoal pode ser.

Na trajetória de SK o mais interessante para mim são os empecilhos. A parte de boa disso, é que nós, meros mortais, todos sem exceção, sofrem de inúmeros empecilhos. Talvez este seja o caminho mais rápido para mudanças e/ou aprendizados.

O maior conselho para mim sempre será o que nos diz para não desistir. Este livro tem muito sobre isso; em cada parte da vida de SK. Espero que você encontre nele a inspiração para continuar a fazer seja lá o que você esteja fazendo.

Isabelle L. C. 03/02/2023

a escrita do stephen king é tão boa que fez com que até um livro de não-ficção (gênero completamente fora de sua zona de conforto), produzido em um dos períodos mais conturbados da sua vida, me prendesse até a última palavra.

a primeira parte do livro foi excepcionalmente envolvente, por se tratar das histórias de infância e juventude do próprio autor (devorei 100 páginas de uma vez só). já a segunda parte, voltada para tratar a escrita técnica, estilo e linguagem, me deu luz à três hábitos que passei a aplicar assim que os li. o primeiro deles consiste em primeiramente ?escrever com a porta fechada? ou seja, escrever para si, e apenas em um segundo momento ?escrever com a porta aberta?, que envolve o compartilhamento de ideias e textos com pessoas de confiança. o segundo hábito citado é um que, confesso, já pratico há muito tempo, mas que é importante ressaltar. todo escritor deve ser apaixonado igualmente por leitura, e ler na mesma proporção em que escreve. por último, tem se a fórmula da reescrita: a segunda versão do texto = primeira versão -10%. isso me auxiliou muito a realizar revisões mais direcionadas e evitar que eu fique modificando eternamente minhas crônicas e poemas cada vez que abrisse o arquivo.

?sobre a escrita? não é um livro inspiracional, mas sim prático. e muito divertido. acredito que todos que sonham ou buscam ser escritores um dia tem por obrigação ler esta obra de arte.

Ana 02/02/2023

Escrita criativa
Neste livro de não ficção do Stephen King, ele começa contando um pouco sobre sua própria história, ou seja, colocando sua jornada na escrita. Contou desde que escrevia contos, sua primeira história até ele construir seu primeiro grande romance, Carrie, a estranha.
Ele deixa bem claro algumas coisas sobre a vida de escritor, rotinas e, como ele diz, sua caixa de ferramentas para a escrita. Ainda explica desde o começo, os primeiros contatos com a escrita até a publicação ou agentes literários.
Uma das partes que mais gostei sem dúvida é a parte em que ele mostrou como editar a história, escrever a segunda versão dela. Mostrou a fórmula e um exemplo muito bem explicado de como fazer os cortes, tirando partes desnecessárias.
Sem falar que, no final, deixou uma lista de livros que ele gostou e o ajudou a escrever, lógico, que a lista só vai até livros de 2000, já que o livro foi publicado a segunda versão nessa época.
Como sempre Stephen King não nos deixou na mão, é um livro de qualidade que ajuda outros escritores a entenderem seus erros.

nikkitaa 30/01/2023

sensível
o autor toca em assuntos delicados, tais como abuso de substâncias, traz memória pessoais, inclusive sobre seu casamento e como se tornou escritor
também dá dicas sobre como "escrever melhor"

Michelle.Goulart 30/01/2023

Uma conversa de bar
Um livro lindo e tão envolvente que eu não sei as razões para ter demorado tanto para finalmente lê-lo.
King é uma inspiração e tanto, a forma leve como ele traz as questões da escrita fazem com que autores iniciantes queriam continuar, e que os já experientes talvez pensem em resignificar o ato de escrever.
Contar histórias é um prazer, uma satisfação, e mesmo que seja uma profissão, ainda precisa ser feita dessa forma.
Se tornou meu livro de cabeceira, sei que voltarei nele por muitas vezes ainda.
Amei! Amei! Amei!