Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

EstanteAmpla 12/07/2023

Divertidamente compreensível e engenhosa
Apesar de não ser uma obra totalmente pé no chão (como achei inicialmente), é muito curioso ver como Asimov, um escritor tão racional, lida com a fantasia em meio a personagens tão "cabeças".
Se a dificuldade de leitura é algo que lhe vem à mente ao pensar em motivos para não ler essa obra, tenho que deixar claro que essa edição em específico é de fácil compreensão. Digo que ela é feita para o público em geral e, por isso, é diferente de qualquer outra obra do gênero que eu já tenha lido. São 900 páginas para serem lidas em poucos dias.
Não conheço outro autor que goste tanto de brincar com pontos de vista diferentes e resolver problemas por meio do raciocínio. Ver todo esse universo, que é um "playground acadêmico" do Asimov, compilado em uma obra de fácil acesso é nada menos que grandioso.

Helena Dias 12/07/2023

Pelo espaço!
Fiquei bastante impressionada com a escrita de Asimov. Achei que seria complexa e densa, mas foi muito tranquila. No início, demorei pra engatar na leitura (provavelmente por ainda estar me acostumando com a ambientação), mas com o tempo peguei o jeito e fluiu super bem.

"Fundação" é um caminho pela política, economia e a sociedade. Cheio de reviravoltas, este livro fala sobre a queda de um império considerado inquebrável e de toda a destruição causada pela decadência de um sistema intergaláctico impecável.

O universo que o autor criou é muito original, diferente de todos que já li nos mais diversos livros de sci-fi. Adorei as descrições dos planetas, suas tecnologias e cultura. Os personagens se destacam dentro de suas personalidades, e os diálogos são naturais e explicativos, o que facilita o entendimento dos eventos apresentados. Além disso, iniciar cada parte da história com trechos da Encilopédia foi uma ótima sacada, capaz de aguçar ainda mais a curiosidade do leitor.

Meu único arrependimento foi não ter lido esse livro antes.

Adamastor Portucaldo 10/07/2023

A saga da Fundação
Talvez seja mais ficção social do que 'científica', posto que trata da decadência de um império devido às mazelas da humanidade. Tal qual nas descrições dos reis de Israel, no livro santo, dentre os imperadores, quase todos fazem guerras, poucos se salvam (ou seja, poucos prestam, fazem administração decente), tem a política perniciosa e a população, principalmente a classe dominante, nada evoluiu, apesar do progresso científico, material e dos séculos ou milênios passados! Só falta fazerem bezerros de ouro. Daí surge uma ciência (psicohistória que é alta matemática, com estatística, sociologia e psicologia de massas) que deduz o óbvio - ou seja, a derrocada do sistema - mas vem com uma boa proposta de reconstrução. Tanto no material quanto da outra parte (...). Asimov optou por restringir o universo à via láctea, pela energia atômica e por estarmos sós (sem ETs). Sem robôs, IA ou grandes invenções, exceto os saltos no hiperespaço, que não teoriza muito. A ficção explora mais comportamentos (religião, comércio, tecnologia, força - a velha técnica do porrete). Em algumas áreas, realmente há evolução do ser humano. É uma saga, pode ser viciante.

Talow_. 10/07/2023

Um livro que realmente me botou pra pensar, essa ideia da psico-história foi algo muito bom, que foi relevante ate o final do livro, as discussões políticas são fantásticas, o modo que eles sumiram as crises seldon é muito bom e empolgante ao mesmo tempo. A minha parte favorita foi a dos principes mercadores, mesmo sendo meio curta. Em geral, é livro muito bom, 5/5, realmente é um dos maiores da ficção científica

Sol 08/07/2023

Gostei, mas ainda preciso de mais
Foi um livro que eu começei a ler no avião então tenho bastante memória afetiva, masss não foi um livro tão fácil e imersivo. Acredito que seja porque é só o primeiro livro de uma trilogia e é bem introdutória.
Porém, isso não quer dizer que o livro é ruim, pelo contrário o livro é bem legal, só acho q nao foi o momoneto certo para ler ele. Queria ter dado mais atenção ao livro ao invés de ler picotado antes de dormir em uma viagem cansativa.
Recomendo bastantee para quem quiser entrar no mundo da ficcao científica.

Carla.Floores 05/07/2023

Pelo espaço! Que livro espetacular!
Depois de fechar a boca e voltar à realidade, fiquei me perguntando o que eu poderia falar sobre esse livro que ainda não o tenham feito, e a conclusão é óbvia: nada. Principalmente depois de ler a resenha do Brujo, impecável!
Se o objetivo da resenha é passar minhas impressões e tentar te convencer a ler, então vamos lá!
No primeiro livro vemos a criação do alicerce, uma ciência que mistura a história, psicologia, matemática( geometria probabilidade e estatística) e sociologia denominada psico-história. Basicamente ela usa a probabilidade com base no comportamento de massas para prever o futuro. Seu melhor especialista, Hari Seldon, previu a queda do Império. O imperador, assustado, mandou-o junto com sua equipe de quase mil pessoas a um exílio bem distante no extremo da galáxia. Aí temos todo o desenrolar da criação da Fundação. Cada um dos principais protagonistas contribuem com um tipo de desenrolar do Plano; no geral, criando moda, crenças, artefatos; ou tornando-os obsoletos.
Hardin fez da ciência uma religião.
Mallow era um Ilusionista comerciante.
Ambas foram usadas como forma de dominação.
No segundo livro temos Mulo, que tem uma atuação incrível, se passa por um mas é outro e no fim não é nada disso. Ele, com sua forma peculiar de dominação, tenta encontrar a Segunda Fundação. Ebling Mis e Bayta fazem parte dessa jornada e têm a atuação impressionante, principalmente Bayta.
No terceiro livro a busca continua e tudo se mescla; tecnologia, crença, dominação, guerra, blefe, psicodistória.
Um ponto que me incomodou foi que alguns personagens entram mas não saem, simplesmente não se fala mais neles. Dito isso, preciso ressaltar que o tempo na narrativa se passa de forma absurdamente rápida.
Uma dica: se tu tiver boiando, continua lendo, só vai! Uma série de interrogações surgem ao longo da narrativa, e quando tu menos espera, uma lâmpada acende sobre sua cabeça, seu coração dispara e você solta um c******, genial!
Acredito que a estrutura do livro é sobre formas de dominação; de mundos, de pessoas e vice-versa.
Se decidir entrar nessa aventura vai ter pitadas de sarcasmo, suspense, humor ácido, política, drama, uma boa dose de ação, diálogos muito bem construídos que te levam a entrar na cena, muitos blefes e plots, e inteligência, muita inteligência!
Brujo 05/07/2023minha estante
E não é que eu tive a honra de ser citado ?!?!?
Adorei também a tua resenha Carla, ficou ótima !!! ?

Wercton 06/12/2023minha estante
Esses três primeiros livros são fenomenais! A escrita do Asimov é muito inteligente, sabe nos guiar muito bem entre os muitos enredos que ele vai elaborando. Espero que o resto da saga esteja à altura.

Lucca 28/06/2023

Uma leitura OBRIGATÓRIA
Este livro é uns dos livros mais insanos que já li
Bem escrito ao ponto que eu devorei ele em 3 dias
Não é cansativo e extremamente envolvente
Não se deixe enganar pelo conteúdo futurista
Que sinceramente futurista são detalhes
Pois os debates existentes nessa história são mais atuais que nunca
Impressiona um livro da década de 40 escrever com tamanha precisão conflitos que estamos vivendo na sociedade atual
Enfim
Um clássico da literatura mundial
Merece ser lido e apreciado
Vou pro segundo da trilogia porque realmente tá valendo a pena
RECOMENDO

Maria 25/06/2023

Diferente
Esse ano está sendo muito complicado para minhas leituras. Sinto que estou numa ressaca eterna. Acho que isso afetou sim a leitura dessa obra.
Achei interessante, porém em vários momentos arrastado, daí não sei se o problema sou eu ou o livro ( provavelmente eu ).
Com o final até me deu vontade de ler a continuação, porém não no momento, talvez daqui um tempo.
De qualquer forma recomendo kkkkk

Lara07 23/06/2023

Tudo muito resolvido
Sou fascinada por ficção científica, principalmente quando ela foi escrita há tanto tempo atrás, um mundo galáctico já explorado com diversas culturas e costumes, não é todo autor que consegue desenvolver, mas ele, o brabo, sabe o quê faz.

No primeiro livro, é uma espécie de ambientação ao mesmo tempo em que o Asimov deduz que você já conhece o lugar (dá pra entender? É mais um sentimento meu rs), é bem puxado para o meio político e como vai seguindo a ?Fundação?.

Vinicius 20/06/2023

Passei por uma Crise Seldon durante a leitura.
Comecei a ler sem pesquisar nada sobre a obra - geralmente faço isso com todos os livros que leio, mas com A Fundação foi um erro ): se eu soubesse que o livro era lançado em formato episódico nos anos 50, tenho certeza que a leitura teria sido muito mais fluída.

Dito isso, me senti um pouco perdido no final do primeiro arco e início do segundo - e ainda mais no início do terceiro rs

Mas depois que tudo encaixou, foi revelada a grandiosidade desse livro. Definitivamente é um dos melhores livros do gênero de ficção científica; a psico-história, as crises e os desenrolares políticos e diplomáticos alinhados aos interesses imperialistas dos resquícios do império (oras!) são os temas centrais e que - não tão impressionante, ainda são muito atuais.

Leitura obrigatória!

Hmen0n 20/06/2023

O destino...
Não é possível prever o destino de uma única pessoa, mas de uma sociedade, usando a psico-história, uma mescla de história, sociologia e matemática avancada... já é outra coisa.
O mestre Asimov conta a história da queda e do levante do Império, e da Fundação, que apressaria essa restauração.

Guilherme.Luky 18/06/2023

Sem palavras.
Fundação literalmente é um livro que pega a gente de jeito e leva pra passear. Eu achei esse livro incrível d diversas formas mas até hoje não sei dizer o porquê gostei tanto dele. Não sei se foi a forma como a história foi contada, os acontecimentos, as reviravoltas ou simplesmente a forma inteligente de contar a história que Isaac Azimov encontrou mad foi simplesmente incrível.

Rozana 18/06/2023

50 anos em 5. Digo, 30000 anos em 1000
Seldon cria um plano para minimixar os efeitos da decadência do imperio e que não leve mais que mil anos (em vez de 30 mil) para que um segundo imperio se erga e se estabelece. O liberto contra como as crises previstas nos primeiros 200 anos foram contidas.

Nayany 14/06/2023minha estante
Só para incentivar um pouco, vc vai adorar Limites da Fundação. ?

Brujo 14/06/2023minha estante
Não tenho dúvida, Nayany! ?

Jak Diniz 14/06/2023minha estante
É incrível a sua paixão por Sci-fi, Ogro... Ler as suas resenhas são verdadeiras imersões nos livros citados com tantos detalhes, tanto intusiasmo e o indiscutível conhecimento que vc vem adquirindo nessa temática. Obrigada por dividir tudo isso com a gente. E que venham mais edições de livros maravilhosos para te dar de presente ?

Brujo 14/06/2023minha estante
Ai ai, Jaque! Você é demais! ??

bardo 14/06/2023minha estante
Curioso sobre quais serão suas impressões com as sequências e prequels. Aliás viu a série?

Brujo 14/06/2023minha estante
Ainda não vi a série, Rogério. Tô com um baita medo de me decepcionar...

Jeferson 14/06/2023minha estante
Brujo, cuidado que a série tem spoilers das prequels.

Brujo 14/06/2023minha estante
Opa, mais um motivo pra adiar então, Jeferson! ? Obrigado!!

Juliana-- 14/06/2023minha estante
Bela Resenha! Bela Trilha!

Obrigado, Juliana!!!?

bardo 14/06/2023minha estante
Opa eu esqueci desse detalhe, por mais que tenham algumas mudanças, pontos importantes estão lá. Mas tão logo leia os quatro livros que faltam, acho que vale a pena sim, pelo menos para conhecer. E já já vai sair a nova temporada.

Regis 15/06/2023minha estante
Maravilhosa resenha, Brujo. Parabéns! ????

Carla.Floores 15/06/2023minha estante
Não vejo a hora de clicar nesses "spoiler". Dedo chega a coçá

Brujo 15/06/2023minha estante
Me convenceu, Rogério! Assim que terminar de ler os quatro livros eu vou pra série !

Obrigado, Regis!!! ?

Brujo 15/06/2023minha estante
Hehe... Jajá você termina, Carla ! Vou querer ler a sua resenha também!

Wercton 06/12/2023minha estante
Pude finalmente matar linha curiosidade e ler essa resenha com spoiler ^^ texto sensacional, Brujo, passou muito da empolgação e experiência que foi ler esses três primeiros livros da saga.

Brujo 06/12/2023minha estante
Obrigado, Wercton!!!