Trilogia da Fundação

Trilogia da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Fabio.Jackson 26/10/2022

Incrível
Falar de Isaac Asimov e da sua importância para a ficção científica é chover no molhado. Fundação é o início da sua tão aclamada trilogia que já começa com o pé direito.
Através de um estilo de escrita que privilegia o diálogo e a interação entre os personagens, Asimov, traz profundidade a trama e ao universo onde sua história se passa.
Sem dúvida um homem com a cabeça a frente do seu tempo.
Um livro incrível. Recomendo a todos a leitura.
...
"A violência é o último refúgio dos incompetentes"

Matheus 23/10/2022

Até o momento não tive a oportunidade de ler nenhum outro livro de ficção científica tão bom quanto ?Fundação?. Não sou muito chegado em tramas politicas no meio da ficção, mas no caso da fundação eu não tive problemas ele é incrível.
Junior 09/11/2022minha estante
Leia 2000 uma odisseia no espaço, não vai se arrepender.

Lucas 21/10/2022

Vale a pena o esforço
A trilogia da Fundação é espetacular, por mais que, vez ou outra, a leitura fique um pouco arrastada. Mas vale a pena o esforço, e o resultado é recompensador.

Em relação a edição, é um primor de beleza, com lindas ilustrações e uma diagramação que passa leveza. Meu único ponto é a cala branca, que já percebi ser um ímã para sujeira.

De resto, recomendo muito a leitura - apesar de achar a obra de Tolkien levemente superior. Mas o que sei é que, agora, quero conhecer os outros livros nessa linha que foram produzidos por Asimov.

Lora_Bee 16/10/2022

Tive minhas reticências no começo, mas recomendo
No começo do livro, logo que a crise dos prefeitos é instaurada, eu confesso que fiquei meio desanimada com a leitura. Me pareceu que as crises eram pouco orgânicas, porque o desenvolvimento do livro era muito rápido. Mas depois, a forma como a história foi se desenvolvendo e a inteligência com que cada um dos eventos foi se desencadeando me fez gostar bastante do livro.
Se você tem medo de ler por causa da linguagem, não precisa temer. É um livro bastante acessível e eu não tive dificuldade para entender a parte de ficção científica. Porém, é uma ficção científica com pouca ?ação?. No sentido de combate, batalha. Ela é mais política mesmo.
Estou bastante ansiosa pra começar o segundo e me aprofundar ainda mais no universo do Asimov.

Wyndissa 12/10/2022

Fundação
Dificilmente coloco nota baixa em um livro, pq acredito que cada tem sua maneira de passar uma msg, não acredito que a história seja só a que está explícita, sempre tem um aprendizado mais profundo em todo livro e principalmente em distopia... Adiei a leitura desse livro, mas realmente ele é tão incrível qnt dizem! Não costumo dar detalhes das minhas leituras, só vou deixar claro que as conspirações contra os governos, na nossa vida, são tão reais, qnt as descritas nos livros!

Erika655 10/10/2022minha estante
????????????

Luiza 06/10/2022

Muito além do scifi
Não é só um livro de ficção científica. Fundação é um livro sobre política, história, comportamento humano. Você lê uma história fictícia com a certeza de que isso já aconteceu em outro momento da história da humanidade (com detalhes diferentes). Mal posso esperar para começar o próximo volume...

César99 05/10/2022

A musa da ficção científica.
Fundação - 4.0
Fundação e Império - 4.5
Segunda Fundação - 3.5

Épica. Essa foi a única palavra que surgiu em minha mente ao tentar descrever resumidamente a trilogia para um amigo próximo. Afinal, de que outra maneira classificar uma obra que conta a história não apenas de um personagem ou povo, mas de toda uma civilização galáctica, tão interligada e complexa em sua existência e perpetuação do que a nossa própria.

A história começa com Hari Seldon, famoso psico-historiador no universo do livro, prevendo, através de complexos estudos sociológicos e cálculos matemáticos, a queda do Império Galáctico, mantenedor da ordem, civilidade e tecnologia avançada na galáxia. Nem tudo está perdido, entretanto, pois junto com tal previsão, o cientista social estabelece duas organizações para preservarem e desenvolverem as ciências tão necessárias a todos os povos: as duas Fundações. E assim nossa jornada junto à Primeira Fundação, em sua busca pela ressureição do Império, se inicia, seguindo não apenas a instituição em si, mas alguns de seus cidadãos mais influentes ao longo de 400 anos de intrigas políticas, crises econômicas e guerras devastadoras.

É uma pena, contudo, que a prosa acadêmica e engessada de Isaac Asimov, tal qual a maneira com que expõe informações e detalhes da história (jogando na sua cara e explicando em longos parágrafos tediosos), seja tão antagônica ao desenvolvimento da história e dos personagens. Essa trilogia com a prosa de Joe Abercrombie seria o livro perfeito.

Agatha.Uchoa 01/10/2022

???????
Perfeito! Eu já havia gostado muito do fim da eternidade pela história muito bem contada e pelas reviravoltas chocantes, mas fundação é tudo isso 10 vezes mais. Ainda abismada com a última frase do livro!

valentina 28/09/2022

Nunca tinha lido ficção científica antes, então não tinha muitas expectativas de gostar, apesar de saber que é um livro clássico, mas felizmente acabei me viciando na leitura, ansiosa para entender as ações dos personagens e como cada crise seria superada.

Achei muito interessante o formato do livro e a narração do Asimov, me passou uma sensação muito forte de estar assistindo a um documentário, aula de história, ou lendo um livro de teoria política, ao invés de uma ficção científica escrita nos anos 40 e que se passa 12 mil anos no futuro. No entanto, justamente por conta desse formato, acabou que ao final do livro eu não me conectei de verdade com nenhum personagem, no máximo um único que achei levemente carismático, mas também acho que essa história específica não tem os personagens como indivíduos como centro (o próprio livro trata um pouco dessa questão). Então apesar de ser uma experiência um pouco inusitada, não acho que atrapalhou de forma alguma no meu aproveitamento da leitura.

Outras questões que queria comentar é, primeiro, o ritmo acelerado da primeira e da última parte, que me deixou um pouco desorientada, tanto pela rápida sequência de acontecimentos, como nos frequentes saltos temporais, que me fizeram levar algum tempo para me situar na história. A segunda questão é que, antes de ler esse livro, comentaram comigo sobre casos de assédio do autor, que me vieram à mente durante a leitura quando notei a completa falta de personagens femininas. No total, temos 3 cenas envolvendo 2 mulheres em todo o livro, e delas, apenas uma tem falas, apesar de não sabermos seu nome e de suas duas cenas serem bem questionáveis no quesito de representação feminina.

Alison 24/09/2022

Uma obra-prima da ficção científica
Por mais que trate de temas políticos em um futuro distante, a linguagem é bem acessível. Grande parte da história se desenrola através dos diálogos entre os personagens. Existem alguns trechos de introdução e descrição de personagens e cenários, mas nada que seja cansativo.

Além disso, a narrativa tem um ritmo muito bom na minha opinião. Quando a história parecia que ia ficar repetitiva surge o personagem Mulo e depois os integrantes da segunda fundação e as coisas ficam interessantes novamente. Falando em surpresas, se prepare para os vários plot twists.

Conforme avançamos os capítulos temos alguns saltos temporais e enxergamos a história pela perspectiva de personagens diferentes em cenários distintos, passando por vários planetas. Gostei bastante da descrição do planeta capital do império galáctico, chamado Trantor.

Um ponto bem interessante foi que com o passar da história fui notando a relação das revoluções que vão acontecendo no futuro fictício com o passado histórico real da humanidade. Como por exemplo, o controle da sociedade pelas religiões e economia.

O único ponto que me incomodou e por esse motivo não dou nota máxima, foi em relação ao excesso de reviravoltas para revelar uma parte importante da história, que não vou comentar qual é pra não dar spoiler. Achei genial como esse ponto é desenvolvido, sem termos como identificar se as pessoas estão falando a verdade, mentindo ou sendo manipuladas. Porém, o problema é dado como resolvido em vários momentos e depois é completamente desconstruído.

Mas de qualquer maneira foi uma experiência muito bacana ler essa obra do Isaac Asimov e pretendo ler mais obras do autor no futuro.

Vaskar 22/09/2022

Não há livro igual.
Que livro perfeito. Não há como descrever melhor, ele é perfeito. Os personagens, mesmo que constantemente trocando por causa dos saltos temporais, são extremamente bons e bem desenvolvidos, e quando eles saem dá até saudade.

É maravilhosa a forma como o autor introduz os problemas e o jeito que ele os resolve. Os jogos de argumentação e poder, TUDO. Definitivamente o melhor livro que já li em toda minha vida, e que cem por cento de certeza de que nenhum irá superá-lo.

Se você tiver a chance de ler esse livro, por favor, faça esse favor à sua vida e O LEIA.

Max 18/09/2022

Muito bom!
As reviravoltas, as lutas politicas em meio a decadência do império galático e as soluções encontradas por Asimov são bastante originais dando um sentido a todo o épico. E que venha o segundo livro da trilogia!

Davi 18/09/2022

Gostei muito, não li muitas ficções científicas, mas essa deu para entender muito bem.

A história gira em torno da teoria de Hari Seldon (crise de Seldon), que conseguiu prever alguns acontecimentos do futuro com base na psicologia da história, ele calculou a porcentagem de tais acontecimentos acontecer.

A única parte que fique meio perdido foi no final, na época do comercial, mas logo tudo ficou claro quando Mallow explicou o que iria acontecer.