Trilogia da Fundação

Trilogia da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Davi 18/09/2022

Gostei muito, não li muitas ficções científicas, mas essa deu para entender muito bem.

A história gira em torno da teoria de Hari Seldon (crise de Seldon), que conseguiu prever alguns acontecimentos do futuro com base na psicologia da história, ele calculou a porcentagem de tais acontecimentos acontecer.

A única parte que fique meio perdido foi no final, na época do comercial, mas logo tudo ficou claro quando Mallow explicou o que iria acontecer.

Benicio 15/09/2022

É um daqueles livros que todos devem ler uma vez na vida. As questões apontadas nele são de uma multipluralidade de camadas que todos que lerem vão tirar suas próprias reflexões. É um livro atemporal que merece o título de clássico.

rafaelluizeu 15/09/2022

Faz sentido ser o melhor.
De verdade, faz jus de ser chamado de a melhor ficção científica de todas! O Asimov consegue descrever a Fundação pelos eventos históricos e as pessoas importantes de um jeito que a gente se interessa pelo personagem do ?momento?. Mesmo que ele apareça pouco, você se apega e entende a importância. O primeiro livro é o mais esparso, os outros dois focam em períodos mais curtos e em personagens mais duradouros. Magnífico!

LelahP 14/09/2022

Foi uma leitura diferente pra mim. Uma pegada bastante futurista e politizada, mas de fácil compreensão.
Já estou doida pra ler o segundo livro kk

dmassler 12/09/2022

Asimov é gênio e isso não é
segredo, mas esse livro/ franquia
é uma obra prima, um futuro
distópico que parece MUITO mais
com o passado e o presente atual
do que parece. MUITOOOO bem
escrito e vale a pena DEMAIS
além de ter sido inspirado na queda
do império romano do ocidente!

vick 12/09/2022

Fundação
Livro totalmente político, Isaac Asimov não erra nunca, não dá um ponto sem nó, a escrita é imersiva e fácil. Porém eu acho que Asimov deveria ter descrito mais os cenários e os personagens, é uma coisa que deixa a desejar.

Filino 08/09/2022

Intenso e impressionante
Com uma escrita hipnotizante, Asimov apresenta um futuro no qual, a despeito de inúmeras inovações tecnológicas e do povoamento de toda a galáxia, os indivíduos e suas sociedades ainda se veem às voltas com problemas humanos, demasiado humanos. Sim, mesmo num futuro distante e tecnologicamente evoluído há conflitos pelo poder; ascensão e declínio de potências; religião e comércio desempenhando papéis fundamentais nos destinos das nações.

Esse primeiro livro abre as portas para um novo universo futurista, permeado por conflitos que, mesmo nos tempos de hoje, já conhecíamos há tempos. E na construção desse novo/velho estado de coisas, tanto no estilo como na trama, Asimov é simplesmente genial.

Daniel Hideki 04/09/2022

Simplesmente uma fundação do Sci-fi
Impressionante como a trilogia é ridícula de bem feita, imponente, épica, histórica, profunda e ao mesmo tempo divertida e emocionante de acompanhar. A cada trama nova é uma surpresa nova, reviravolta nova e debate sociológico novo. É fascinante como explora a evolução das sociedades e seus diversos componentes de uma sociedade. Uma obra prima e clássico universal, servindo de fundação para Star Wars e todas obras de Sci-fi

Pedro.Henrique 02/09/2022

Clássico temporal e atemporal
Um livro que é produto do seu tempo, mas tem muitos insights que são atemporais, comecei a ler por causa da série, que é muito melhor.

Yann Almeida 01/09/2022

Fundação é grandiosa
Fundação é uma obra grandiosa, não só relacionada ao seu tamanho mas principalmente pelo que ela representa. Todo o universo é ricamente criado, e a forma como acompanhamos a história dele, do universo como um personagem vivido pelas percepções de diversos personagens é algo genial. Asimov merece todos os louros que recebe, principalmente quando paramos para pensar no trabalho que deve ter sido unificar todas as suas obras em um único universo, mas enfim.

Sobre a Trilogia Fundação, achei uma história muito interessante. A premissa dos personagens e passagens do tempo é algo que dá uma energia à narrativa muito única, com expectativas bem diferentes das quais estamos acostumados. Porém, senti que talvez tenha lido o livro em um momento ?ruim?. Não me foi possível manter meu ritmo constante de leitura, sendo assim, leituras curtas e até espaçadas não estimularam uma grande vontade de ler a obra. Parecia que eu não conseguia me apegar aos personagens tão rápido e quando começava a gostar deles a narrativa já mudava o foco. Assim, a leitura pareceu muito arrastada, e eu já não aguentava mais ler esse livro.

Devido a tudo que me ocorreu, o final do livro foi muito arrastado e sinto que não gostei tanto quanto gostaria. Mas isso reconheço como algo meu, não diria que isso é algo geral do livro.

Luiz 26/08/2022

Leitura rápida e dinâmica
Até 2 meses atrás nunca tinha pesquisado nada a respeito dessa tal de Fundação, achei por acaso no Kindle Unlimited e fui ler de curiosidade. Que história incrível, li como se ela tivesse sido escrita a 2, 3 anos atrás, porém já tem quase 70 anos, quanta criatividade teve Asimov ao escrever esse livro!

Henrique.Tavares 26/08/2022

O protagonista é a própria história.
Gostei da ideia do livro de contar uma história Futurista, de um ponto de vista quase que historiográfico, Me dando a sensação de que o verdadeiro protagonista do livro e a sua própria história. Me fazendo querer sempre, saber mais sobre aquele universo.