A vez da minha vida

A vez da minha vida Cecelia Ahern

Resenhas - A Vez da Minha Vida

Tenyle 24/11/2013

Resenha: A Vez da minha Vida - Cecelia Ahem
Quero começar lhe fazendo duas perguntas. Que aparência teria sua vida se ela fosse uma pessoa? O que você tem feito da sua vida?

Lucy é uma mulher bem sucedida, com seu trabalho que a satisfaz, com um namorado lindo de doer, que a ama, sua família tem muito orgulho dela e seu pai a adora, seus amigos a tem em alta conta. Enfim, a vida de Lucy é perfeita! Ok, eu menti!

Bem, Lucy é uma mulher que está chegando nos seus 30 anos e está totalmente perdida e sua vida não tem brilho, não tem viço. Ela odeia o trabalho, não tem uma boa relação com o pai e ela foi deixada pelo namorado há mais de 2 anos e seus amigos pensam que foi o contrário, que ela o deixou. Então ela começa a receber uma série de convites para se encontrar com a sua Vida. Sim, a Vida de Lucy a chama para uma conversa e depois do primeiro encontro, que não foi muito legal, pois Lucy não gostou realmente de Vida, começa a desenrolar uma série de fatos para que Lucy se encontre, ou melhor, encontre o melhor de sua vida.

Apesar de todos os dramas da personagem (e com isso não quero dizer que ela é dramática, por que ela não é),pois bem, com todos os seus dramas, Lucy é bem humorada e divertida. A história é original e leve, apesar do seu conteúdo trazer uma reflexão de vida não só pra Lucy, mas pra Tenyle, pra Maria, pra Ana, enfim, pra quem está lendo também. Me identifiquei em diversos pontos com Lucy e com isso me diverti muito lendo esse livro.

Não sei ao certo o que me fez comprar esse livro, de inicio não me chamou tanta atenção, mas agora vejo que foi a Vida que trouxe ele pra mim! Mas enfim, super recomendo a leitura e acho que todo mundo deveria ler mesmo! Já tô perturbando minha irmã e minha prima pra ler! (risos) A única coisa que não gostei foi a capa! Achei meio pobrinha, faltou criatividade! Mas o conteúdo compensa. Cecelia ganhou uma fã!

Vou deixar aqui por último um conselho(meu!), que espero aplicar amim mesma, e o último trecho do livro (não é spoiller, tá?!)

Dê mais atenção a sua vida! Leve ela pra passear a beira mar, pra tomar um sorvete, a apresente a seus amigos, caso não o tenha feito! Não a tire de vista! Enfim, a ame! Ela é única!

“Enquanto você está por aí, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, sua esposa, seus pais, seus filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com sua vida, porque ela é sua, é você, e está sempre lá dando força para você, torcendo por você, mesmo quando você se sente fraco (…) E nós estaremos ali, um pelo outro, até os momentos finais, quando vamos nos olhar e dizer: Obrigado por ter ficado até o fim!”

*ESTA RESENHA FOI FEITA INICIALMENTE PARA O BLOG LEITURAS & LOUCURAS. (VISITEM!)

site: http://www.leituraseloucuras.com.br/

Greice Negrini 02/11/2013

Quero viver uma vida melhor depois deste livro!
O que você faria se a sua Vida marcasse um encontro com você para tentar te colocar no caminho certo?

Esta é a história de Lucy Silchester que está prestes a completar seus 30 anos mas que muda sua vida tão lentamente e fez as coisas tão sem gosto que Vida precisou intervir.

Lucy também não consegue esquecer seu ex-namorado, Blake, que agora viaja o mundo inteiro apresentando um programa de TV e que concretizou o seu lindo e maravilhoso sonho. Lucy passa muito tempo ao lado de seu lindo gatinho imaginando como seria se voltassem a ficarem juntos porque pareciam tão perfeitos, tão absurdamente iguais mesmo sendo tão diferentes.

Mas quem realmente é Vida? Vida é o nome da própria "vida" de Lucy, uma pessoa que conhece todos os seus segredos, que tem guardado toda a memória de sua vida e o pior de tudo é que externa em si o que ela é na vida de Lucy: sebosa, malcuidada, cansada e muito feia.
A proposta de Vida é simples: fazer Lucy encarar os fatos de sua vida e que ela precisa melhorar antes que não consiga mais dar a volta em si mesma.

Mas aí surge o problema. Lucy costuma esconder muitas verdades para fazer a bola de neve crescer mais e mais e uma das maior é que fala muitas línguas, as quais utiliza no seu chato trabalho como tradutora de manuais de instruções da empresa Mantic.
Isto até que Vida coloque a frase: "Você mente, eu conto a verdade".

E é nestas situações embaraçosas que Lucy vai viver, nas consequências que vai precisar encarar que ela vai desenvolver habilidades para tentar parar de mentir, ser mais confiável, ter mais sonhos próprios e fazer com que sua Vida se orgulhe dela.

Mas será que ela realmente vai querer encarar tudo isto?

Minha opinião:

E o livro é extremamente gostoso. Sou suspeita porque Cecelia é uma das minhas autoras favoritas.
Primeiro preciso citar como este tema em usar a sua Vida para fazer com que você olhe para dentro de si é espetacular. É como um livro de auto-ajuda, porém é uma história muito bem contada.
Eu ficava imaginando o que faria se isto acontecesse comigo e o que eu precisaria mudar para não deixar minha vida ser tão simples.

O livro mostra exemplos diários e sinceros de como a amizade, amor e família são importantes e como não devemos empurrar situações mal acabadas com a barriga, pois o futuro pode mudar.
Outra característica maravilhosa é de como Vida relembra momentos de Lucy em toda a sua vida e em como suas decisões afetaram todo o seu destino.

Ideias brilhantes e vontade de mudar muita coisa após ler este livro.
Com certeza sua Vida vai lhe agradecer!

site: www.amigasemulheres.com

Nanda 01/11/2013

Lucy Silchester leva sua vida a base de mentiras.Um dia depois de receber mais uma carta de sua Vida,Lucy se encontra com ele,no caso.Mentindo por tudo para todos,Lucy descobre o significado das amizades verdadeiras e sobre o Amor.

Biah @garotapaidegua 11/10/2013

Muito Bom!
Cecelia Ahern é uma autora muito comentada mundo afora. Muitos leitores se identificam sobremaneira com suas obras, seu personagens, suas tramas e as lições encerradas nelas. Eu sempre tive curiosidade sobre seus livros por causa desses comentários que eu via nos blogs internacionais. Eu tenho P.S. Eu Te Amo na estante há meses e ainda não consegui ler por saber que é um livro muito triste! Mas A Vez da Minha Vida não me pareceu ter esse lado triste, e assim eu matei minha curiosidade.

Lucy Silchester trabalha como tradutora de manuais, e despreza totalmente esse emprego. Também não tem amigos e se afastou de sua família desde que se separou de seu então namorado Blake. Ela tinha um outro emprego na época, e contou a todos que ela pediu demissão,mas a verdade é que foi demitida e não consegue conviver com a verdade. Ela também conta a todos que foi ela quem deixou Blake, quando na verdade foi ele quem a deixou. Resumindo que Lucy vive uma mentira total.

Porém ela tem recebido cartas assinadas por sua Vida, exigindo um encontro para que as coisas possam se consertadas. Lucy aceita, mas quando encontra-se com o homem que diz ser sua vida, percebe que se ele realmente refletir o que ela faz com sua vida então se significa que ela está acabada, pois sua vida não vai nada bem. E aí ela assume o compromisso de tentar mudar sua vida para melhor, mesmo que verdades tenham que ser reveladas e causem dor.

É uma estória bonita, sem dúvida, e bem contada. Cecelia escreve bem e te deixa totalmente no clima dos drama e desilusões da personagem principal, apesar de eu achar que Lucy exagerou no drama em alguns casos. Em algumas partes eu me emocionei, pois todos já cometemos erros na vida e sabemos que enfrentá-los nem sempre é fácil (quase nunca, na verdade). Foi legal ver o crescimento pessoal de Lucy ao longo da estória, vê-la enfrentar a opinião dos outros e dizer a verdade, por mais dolorido que fosse.

Não há muito romance na trama, pois apesar de mostrar que Lucy também precisa cuidar de seu coração, o foco é mais no seu amadurecimento. Mas apesar de não ser o foco, os momentos que ela passa com Don são muito legais, e por vezes hilários. Ela é tão obtusa às vezes, tão atrapalhada, que eu ficava de queixo caído de incredulidade, e depois morria de rir. Lucy é uma figura! E Vida é um personagem ótimo, adorei ele e seus comentários irônicos!

É uma leitura fluída, divertida, com alguns momentos de tédio, confesso, mas que deixa uma lição bem legal e um fim agridoce, com seus toques de alegria e de tristeza. Um ótima lição :)

site: http://garotapaidegua.blogspot.com.br/

Amanda 02/10/2013

E se você tivesse a chance de mudar a sua vida? Este livro mudou a minha...
Foi com toda certeza uma das melhores leituras que já fiz. Me impressionei com a rapidez com que li. Lucy é uma pessoa que tem tempo para os amigos, as aparências e as futilidades, mas não tem tempo para sua própria vida. Um dia, ela recebe uma carta, na qual sua Vida marca um encontro com ela!
A premissa do livro é fantástica! Encontrar a sua vida? Uma pessoa? Foi muito original. Cecelia Ahern me cativou com sua escrita.Talvez, o melhor deste livro não seja lê-lo procurando sua mensagem, mas, sim, descobri-la aos poucos e perceber o que Cecelia Ahern quis dizer quando colocou uma vida atrás de uma pessoa que perdeu o amor por viver.

site: instantedolivro.blogspot.com.br

Renata 01/10/2013

Um belo dia Lucy Silcherster recebe uma carta de sua Vida, marcando um encontro inadiável! Em se tratando de Lucy, isso parece muito comum! Uma moça de 29 anos, com a vida repleta de mentiras que foram se acumulando como uma bola de neve! Desde a perda de um ótimo emprego, o fim de um relacionamento com o homem da sua vida, até as suas relações familiares, tudo é sempre permeado por uma mentirinha na vida da protagonista de A Vez da Minha Vida!
Receber uma intimação da Vida não é nada comum, porém Lucy já leu sobre isso em uma revista e achou muito interessante! Porém não reage da mesma forma quando finalmente se encontra com sua Vida e ele, sim, a vida de Lucy é um homem, muito mal tratado, com mau hálito, mal vestido e despenteado, o que simboliza muito bem a vida dela, resolve se meter onde não é chamado?!
Vida tem o propósito de colocar os pingos nos is na vida de Lucy, e isso estressa demais a acomodada e trapalhona moça! A princípio, eu lia Vida como uma representação simbólica, desses momentos, principalmente perto dos trinta anos, nos quais a gente tem que repensar a nossa vida! E isso funciona algumas vezes!
Mas, quando todo mundo em volta pode ver a sua Vida como uma pessoa, a figura muda um pouco, e o simbolismo toma corpo, até porque, as pessoas interagem com a Vida de Lucy! Já ta parecendo conversa de maluco não é? Então, do meio pro fim desisti de assumir apenas um ponto de vista e fiquei com os dois, pois, cada um dá um charme especial à história!
A narrativa da Cecelia é bem divertida, repletos de diálogos inteligentes! Apesar de ser um texto leve, eu demorei um pouco pra terminar a leitura e inclusive pra me ater, me apegar à história! Sem dúvidas o livro melhor muito do meio para final! Os personagens são muito bons, os amigos chatos do antigo casal, Don e a própria vida de Lucy são muito divertidos! Lucy tem uma vizinha que tem uma história interessantíssima, eu gostaria de saber mais sobre ela! mas o que eu queria, de verdade, ar ligar para o número errado e ser atendida por Don ! Só!
“- Quer me dizer seu nome completo ou isso a fará quebrar o código de ética do número errado?
- Não tenho nenhum problema em dizer meu nome a um completo estranho. É Gertrude.
- É um nome adorável Gertrude – podia ouvir o sorriso na voz dele.
- Muito obrigada.
- Sou Gepeto.
- Prazer em conhecê-lo, Gepeto. Como vai Pinóquio?” (p.70)

É uma história para aqueles momentos em que você precisa se divertir, sem pensar em muita coisa, está super indicada para quem gosta de uma comédia romântica! A diagramação do livro está boa, eu, particularmente não gosto da capa, seria mais bonita se fossem só as cartas, sem a foto daquela moça com o dedinho na boca! Aff!

Eu sei que muita gente não gosta inclusive eu, de personificações de personagens, mas tenho que compartilhar com você que durante toda a leitura eu via Lucy como o Steven Seagal, esse, da foto aí do lado! ;) ——->

site: http://epigrafe.org/?p=101

Jeniffer 27/09/2013

A história fala de Lucy Silchester – uma mulher que, perdida no próprio caminho e afogada nas mentiras e traumas que criou e sofreu, encontra-se com sua própria vida: um homem de aparência repugnante, rude e desgostoso (com o constrangedor nome Cosmo) que não faz nada mais além de virar de cabeça para baixo sua rotina, relações e realidade, tudo para alcançar um objetivo que, para muitos de nós, parece ser simples: fazê-la enxergá-lo. Fazê-la enxergar e viver sua vida. Independente do quão árduo fosse chegar até lá.

A Vez da Minha Vida, para mim, foi, primeiramente, um suspiro de alívio: após sucessivas leituras densas e dramáticas, este livro leve e descontraído deu um ar de calmaria para minha vida de leitor. Só, por favor, não se engane com essa afirmação: ainda que leve, o livro de Cecelia Ahern é repleto de questões e linguagem metafóricas, o que faz dele um livro rico: rico em sua simplicidade. Tem uma escrita tão, mas tão saborosa que flui sem parar: é o perfeito tipo de livro para se acabar em uma semana (ou bem menos que isso), apesar de suas boas 384 páginas.

Com inteligentes jogadas de enredo, tem uma ironia divertida, descontraída e marota que persiste capítulo após capítulo, sendo impossível, de vez em quando, segurar um sorrisinho de lado – além de que possui uma coisa interessantíssima que percebi como um traço do estilo da autora: o inesgotável jogar, conversar com o leitor. De acordo com o passar da história, narrada de forma tão, mas tão leve (quantas vezes eu já repeti “leve” nessa resenha?), muitas vezes até mesmo divagadora e desinteressada, o texto cria tamanha intimidade com o leitor que parece ser uma bem-estruturada fofoca – contada pela sua melhor amiga de forma dinâmica e inteligente e protagonizada por uma destrambelhada tal de Lucy, que, de tão atolada nas próprias desventuras e decepções, precisa de alguém dizendo ser sua vida para perceber tê-la ignorado. E perdido.

Só mais um crucial comentário, já que essa resenha já está por demais grande: pode parecer meio bobo, mas o livro todo tem o perfeito enredo para uma linda e inteligente comédia romântica de cinema. Todas as situações, conversas, desfechos – tudo é meio cinematográfico, como se houvesse sido escrito para ser adaptado para as telonas. Tenho até quem seriam meus atores prediletos* numa adaptação! É um dos pontos mais fortes do livro, a meu ver: a bobice cômica e não-convencional que o torna tão real e identificável para nós, atores da vida real.

Sem dúvidas, emocionante: recomendo A Vez da Minha Vida para todos aqueles que curtem ler sem compromisso; que curtem, de vez em quando, ler para relaxar, rir e se ver retratado num caricato literário. Não há como não se apaixonar por este livro. Ainda mais se, em algum momento da sua vida, você já nela se perdeu.

Escrito por Breno Torres

site: http://mon-autre.blogspot.com.br/2013/07/resenha-vez-da-minha-vida.html

Janaina.Granado 27/09/2013

A Vez da Minha Vida
Depois de ler P.S. Eu te amo eu esperava me encantar por esse livro, mas não foi bem isso que aconteceu.
Eu dei muitas risadas com a Lucy, mas ela foi uma protagonista que não me conquistou.

O livro é narrado em primeira pessoa, pode ser que isso tenha atrapalhado um pouco. Lucy mora em um apartamento que na verdade é um estúdio super pequeno, vive com seu gato, o maior defeito dela é mentir demais e isso me irritou bastante, ela inventava mentiras para coisinhas bobas, até que chega uma hora que a vida de Lucy se baseia somente em mentiras, você não sabe mais o que é verdade, e tudo isso por que? Porque levou um pé na bunda do namorado, ou será que foi ela quem deu o pé na bunda? Difícil saber já que tudo que ela diz são mentiras.

Então em meio a todos esses acontecimentos Lucy recebe uma carta dizendo que ela tem um encontro com sua "vida", mas sua vida? Será isso mesmo?
Achei interessante essa parte da "vida" de Lucy. A "vida" dela foi o que fez a diferença para mim no livro.

Os personagens secundários ajudaram no desenvolver da história, os pais de Lucy são engraçados, a Vida de Lucy tem um humor sarcástico que fez eu me divertir muito durante a leitura.

O final do livro não me agradou, eu gostei de um fato que ocorreu, mas esperava mais, achei que a evolução de Lucy seria mais intensa. Mas eu recomendo o livro, vi opiniões de pessoas que gostaram bastante, o livro não é ruim apenas a personagem principal não me agradou, mas o livro vale boas risadas. Leiam e depois me contem o que acharam.

Resenha postada originalmente no Blog http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

larissa 21/09/2013

A Vez da Minha Vida
Lucy mora em Dublin, está beirando os 30 anos e está totalmente perdida em sua vida. Mas o pior é que ela não tem noção disso. Após o término de seu relacionamento de cinco anos com seu namorado perfeito Blake, sua vida dá uma salto, para baixo.

Em sequência Lucy perdeu o ótimo emprego e teve que se mudar do estiloso apartamento que dividia com Blake. Para evitar explicar o fim do seu relacionamento perfeito (o qual ela de fato não entendia o porquê de ter chegado ao fim), com a ajuda de Blake ela inventa uma mentira, e essa levou à muitas outras. Porém, para piorar, a mentira se torna algo tão intrínseco, que a primeira saída dela sempre é mentir, inclusive para si mesma.

Três anos após o fim do namoro com Blake, Lucy continua empurrando os problemas com a barriga e vivendo em uma rotina onde tem afastado e preocupado cada vez mais seus amigos e familiares, até que ela recebe uma carta marcando um encontro com a sua VIDA.
- Tudo bem, legal. Nós. Nós fizemos isso por você.
- Por quê? Estou legal. Está tudo legal.
- Isso é o que você sempre diz.
- Porque é isso que eu continuo querendo dizer – rosnei de volta. – Agora abra o portão!
Pág. 38
Depois de ter ignorado diversas cartas, ela acaba enfim indo ao encontro de sua VIDA e descobre que ela não é nem um pouco bonita, personificado em um homem mal vestido, com mau hálito, cabelos desgrenhados e sujo, representando o caos que a vida da personagem se encontra. Mas ainda assim, ela continua negando que exista algo de errado com sua vida.
A Vida. Ora, era óbvio.
Minha vida precisava de mim. Ela estava passando por um momento difícil e eu não estava prestando atenção suficiente nela. Tinha tirado os olhos da bola, me ocupei com outras coisas: vida de amigos, questões de trabalho, meu carro se deteriorando e sempre quebrando, esse tipo de coisa. Havia completa e totalmente ignorado minha vida. E agora ela tinha escrito para mim, me convocando, e havia apenas uma coisa a fazer. Tinha que me encontrar com ela, cara a cara.
Pág. 08
Porém sua VIDA não irá desistir assim tão fácil e passará a conviver diariamente com Lucy. Autodenominando-se Cosmo Brown, sua VIDA a acompanha em todos os lugares, ajudando-a a não mentir, identificar onde estão os problemas em sua vida e descobrir quem é de verdade e o que quer.
- Estou com raiva não só porque você não é feliz onde está, mas porque não consegue nem mesmo pensar aonde gostaria de chegar. O que eu acho… – ele procurou pela palavra – … triste. Não me admira que esteja presa numa rotina.
Pág. 196
Com a narrativa girando em torno de Lucy e de autoconhecimento, as pessoas a sua volta são fundamentais para entermos o quanto ela havia mergulhado em um mundo fictício. Eu odiei o pai dela, assim como me surpreendi com as atitudes de sua mãe lá pro final do livro. Amei o irmão mais velho Riley na mesma proporção em que o irmão do meio, Phillip não fez muita diferença, e, claro, me apaixonei de cara por Don, o número errado (piada interna, só quem leu vai entender essa, huashaushaushau)

Divertido, reflexivo, original. Para mim essas palavras definem a história de A Vez da Minha Vida, nos levando a parar para pensar em nossas próprias escolhas e atitudes. Como eu comentei com diversas pessoas assim que acabei o livro (que li inteiro em um domingo) ele mexeu muito comigo e acredito que deve ter feito o mesmo com muitas pessoas.

Li e sem dúvida recomendo à todos!

Gabi Fernandes 15/09/2013

"Sou sua vida e estou dizendo para você parar por um momento e pensar."

A vez de ler Cecelia Ahern ! O momento mais oportuno possível para ler uma história que aborda o ato de parar para conversar com a própria consciência.

"Você está doente, vai ao médico, toma antibióticos. Você está deprimido, conversa com um terapeuta, ele receita antidepressivos. Os buracos aparecem, você pode fechá-los. Mas, com a sua vida, você toma algumas decisões ruins, tem má sorte algumas vezes, que seja, mas tem de continuar, certo? Ninguém consegue ver quem você é por dentro e, nos dias de hoje, se você não pode ver, a crença é de que não existe. Mas eu estou aqui. Sou a outra parte de você. O raio X da sua vida. Um espelho é mantido diante de seu rosto e eu sou o reflexo: vou mostrar como você está sofrendo, como está infeliz. Está tudo refletido em mim."

Quando o mundo vira as costas para você, você vira as costas para o mundo, já dizia Timão em "O Rei Leão". Mas, o fato é que não dá para permanecer com as costas voltadas para o mundo eternamente. Uma hora, você tem que encarar o problema de frente. Deixar de viver no automático e consertar os erros. Por mais doloroso e exaustivo que possa ser no início. A melhor forma de fazer isso ? Ora, se despindo totalmente de hipocrisias. Usando a verdade como remédio. Nisto, eu não poderia concordar mais com o "Vida" de Lucy Silcheter.

" Lucy: - Eles me conhecem.
Vida : -Nem você se conhece, como pode esperar que a conheçam ? "

Lucy Silchester leva uma vida disfuncional resultante de uma sucessão de erros ligados à problemas de autoafirmação, amor próprio e, principalmente, na minha opinião, de "auto-sabotagem".

"O que há com você ? Por que sabota deliberadamente cada coisa boa que acontece em sua vida ?"

"O problema, Lucy, nunca foi sua capacidade de colocar outras pessoas em primeiro lugar, e sim sua total incapacidade de se colocar em primeiro lugar."

É mais ou menos como a fórmula de sucesso de chic lits/literatura de mulherzinha da melhor qualidade. Como se "Férias" encontrasse "Comer, rezar, amar". Uma jornada interna de autodescobrimento. Sendo assim, como não amar isso aqui ?

Tá, até teria como não amar. Se Cecelia Ahern falhasse em quesitos como desenvolvimento de personagens, escrita ou execução da trama. Só que isso não acontece. Nem por um segundo. A escrita da autora é refinada e ágil, a trama é muito bem executada e os personagens são maravilhosamente bem desenvolvidos. Senti profunda empatia por Lucy e Vida. E o resultado é que foi difícil largar este livro. Queria lê-lo o tempo todo. Queria aprender com ele. Queria conversar com a minha própria vida a partir dele. E, por muitas vezes, consegui. Foi, sem a menor dúvida, uma sensação de acréscimo incrível. Mais que isso, na verdade, de compreensão mesmo. Era quase como se Ceceia Ahern me entendesse e quisesse me dar dicas, valiosas dicas, para me ajudar a encontrar o equilíbrio.

"Lucy, você está correndo o risco de seguir, totalmente, na contramão. Não quero que se torne uma mulher egoísta , que fica sentada o dia todo falando de si mesma com a sua vida. Você precisa encontrar um equilíbrio. Cuidar de você, mas cuidar das pessoas que se preocupam com você também."

Equilíbrio é valorizar a si mesmo e a quem verdadeiramente nos ama. Os amigos mais leais e a família. É como eu ouvia nas músicas de Jota Quest durante a minha adolescência, às vezes o seu amor pode estar do seu lado. Não vale a pena perder tempo com idolatrias e "endeusamentos". Não é justo colocar os outros em pedestrais. Nem com os outros e nem consigo mesmo.

"Você fica tão limitada quando foca em Blake que jamais reconheceria o homem perfeito, o homem dos seus sonhos, mesmo se ele estivesse bem próximo a você."

É isso, ser feliz é questão de se se libertar. De abandoar idolatrias. De viver bem consigo mesmo, bem o suficiente para aceitar que tentar não significa ter êxito, mas que não ter êxito não significa ser incapaz. Ser feliz é uma questão de aceitação. De recíproca.

"Por dez minutos eu o ouvi falar sobre sua vida e, quando ele estava chegando ao fim, sabia porque estava aqui. Estava sentada na grama, ao lado dele, ouvindo aquele homem familiar parecendo um perfeito desconhecido e, em questão de minutos, estava me sentindo completamente diferente a respeito dele. Estava vendo-o como alguém, menos como um deus e mais como amigo, um amigo um pouco bobo, que tinha se perdido em seu caminho e encontrava-se obcecado com sua vida, com sua vida e não com a de qualquer outra pessoa, e, certamente, não com a minha, porque a minha estava lá dentro, bebendo cerveja e ouvindo música tradicional irlandesa, sozinha, depois que eu a arrastara até lá. De repente, queria deixar Blake e ir para dentro com Vida. Mas não podia, não até depois de ter feito o que eu tinha ido fazer ali. Ele terminou de falar e eu sorri, calma e serena, um pouco triste, mas me sentindo em paz, finalmente."

Verdade, amizade e recíprocas verdadeiras. Autoconhecimento e autoestima. Deixar o passado no passado e viver o presente. Amar a pessoa certa de agora.

"E apesar dos meus protestos emocionais internos, e apesar de me sentir rasgada por dentro, meu corpo não podia deixar de responder a ele e me perdi de novo."

E amor próprio. Amar a própria vida. No fim é tudo sobre respeitar a própria vida.

"Enquanto você está por ai, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, sua esposa, seus pais, filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com a sua vida, porque ela é sua, é você, e está sempre lá dando força pra você, torcendo por você, mesmo quando você se sente fraco. Desisti da minha vida por um tempo, mas o que aprendi é que, mesmo quando isso acontece, e especialmente quando isso acontece, a vida nunca, jamais, desiste de você. A minha não desistiu. E nós estaremos ali, um pelo outro, até os momentos finais, quando vamos nos olhar e dizer: ‘Obrigado por ter ficado até o fim’."

Por ter me mostrado todos esses elementos como elementos essenciais à felicidade e a paz interior eu devo meus mais sinceros agradecimentos a Cecelia Ahern. Primeiro livro da autora que leio. Primeiro de muitos. Com certeza.

Felipe Miranda 08/09/2013

Ju Zanotti 05/09/2013

[O que é identificável torna-se especial]
A vez da Minha Vida nos apresenta Lucy, um mulher que está beirando os trinta anos e fez de sua vida uma grande Teia de mentiras. Depois de ser deixada por Blake, o grande amor de sua vida, ela se vê em um embate, onde não sabe se dizer a verdade sobre quem terminou o relacionamento seria a melhor coisa a se fazer. Os Silchester se importam com a opinião dos outros, e ela não pode deixar que saibam que ela foi abandonada. Dois anos, onze meses e alguns dias depois da grande virada em sua vida Lucy começa a receber cartas de sua própria vida, e isso não lhe parece estranho, já havia lido uma matéria onde uma mulher dizia sobre sua própria experiência. Apesar de relutante Lucy não consegue fugir e acaba aceitando se encontrar com sua Vida. Mas esse encontro não vai ser nada fácil, pois apesar de algum tempo ter passado Lucy ainda não aprendeu a lidar com a verdade.

Antes de mais nada tenho que dizer que me identifiquei assustadoramente com Lucy, e isso pode soar estranho, mas na verdade acho que todos nós passamos por um momento de negação e na maioria das vezes tudo o que queremos é agradar as pessoas. Não que eu seja uma grande mentirosa, é só que as vezes fugir parece ser tão certo.
Confesso que julguei Lucy egoísta em alguns momentos, mas no fim das contas ela é apenas isso, alguém que quer agradar e tem medo de perder o que realmente importa. Apesar de não estar feliz com seu trabalho, não ter uma relação adorável com sua família e ter se afastado dos amigos ela acredita ser feliz e leva a vida do seu jeito, e envolta pela redoma que criou para si, onde apenas ela sabe das terríveis verdades que ocultou.

Lucy também passa boa parte de seus dias obcecada com seu ex-namorado, imaginando as aventuras que ele vem tendo, já que tem um programa de viagens o qual Lucy não perde um episódio, apesar de dizer aos amigos que nunca o assistiu. Ou até mesmo o caso amoroso que ela acredita que ele deva ter com sua assistente de produção Jenna, a Vaca Australiana, que Lucy não gosta desde o dia que a conheceu por que seu sexto sentido ter lhe dito que tudo que a outra queria era Blake para si. Além de ainda não conseguir lidar com o fato de ter sido deixada, enquanto Blake ia atrás de novas emoções e aventuras.

Quando Lucy conhece Vida, já é de se imaginar que ele não seria lá alguém muito agradável, já que Lucy não vem fazendo muito esforço para cuidar de sua própria vida, mas com o decorrer da narrativa vamos percebendo que tudo que ele quer é ajudar Lucy, e consequentemente ficar bem com isso. No início essa é uma tarefa quase impossível, já que a mesma está tão acostumada com suas mentiras e esquivas que não consegue simplesmente fazer algo para mudar. É quando o lindo e perfeito limpador de carpetes Donal entra na vida de ambos, tornando-se o melhor amigo da Vida de Lucy, que atende pelo nome de Cosmo Brown, e um pretenso caso de uma noite para a nossa querida mentirosa.

Tudo se desenrola de uma forma gostosa e fluente, cheguei a soltar gargalhadas enquanto lia e andava pela rua da cidade sem conseguir tirar os olhos do livro. Confesso que em algumas partes senti tanta raiva de Lucy que cheguei a xingá-la de todos os palavrões que eu tenho em minha extensa lista, mas a verdade é que nem isso me fez parar de ler. Acho que deveria dizer que a personagem me pareceu um pouco covarde e muitas vezes alienada em seu mundinho fechado, e também que o final acabou sendo um tanto quanto previsível. Mas eu sinceramente adorei o livro, tirando a parte de que me descobri um pouquinho nestas páginas, o que me deixou um tanto quanto receosa do que venho fazendo com minha vida.

A capa é simplesmente maravilhosa e a Novo Conceito acertou de novo nos trazendo mais um livro dessa excelente autora. Para quem leu P.S Eu te Amo talvez seja impossível não comparar certas características de Lucy com Holly, mas isso não é tão pronunciado e eu diria que é mais o lado negativo de ambas que se sobressai nessa comparação.
Não encontrei qualquer erro de ortografia no livro, mas também não sou uma grande especialista em letras. Enfim, recomendo é uma leitura gostosa e fluente.

Aline 04/09/2013

A Vez da minha vida!!!
A protagonista do livro é a irlandesa Lucy Silchester, 29 anos quase 30. Ela é sarcástica e está perdida, entediada e desmotivada, tudo por causa da separação do "homem da sua vida". Ela acabou permitindo que sua vida entrasse no completo caos, perdendo assim seu emprego e se fechando em um mundo de solidão e mentiras. Ela não consegue mais se comprometer nem com ela nem com ninguém, além de evitar assumir responsabilidades. Por não se relacionar bem com o pai (juiz criminal rígido) que espera a perfeição de todos, ela acaba se afastando do restante da família. Sua família é rica mas ela não recebe nem quer ajuda financeira.
Sua rotina atual se resume a um trabalho que ela conseguiu mentindo no curriculum, um kit net alugado mega bagunçado, por ter perdido o gosto de cozinhar ela vive comendo comida congelada, tem um fusca marrom sucateado e um gato hermafrodita. Ela passa a viver isolada nessa rotina até que recebe várias cartas a convocando para "um encontro com sua Vida". Lucy e sua família agem com naturalidade a isso e ficam curiosos para conhecê-la.

Confesso que fiquei o livro inteiro querendo saber se esse encontro era algo mágico ou um tipo de ajudar terapêutica existente no país, um tipo de auditoria na vida das pessoas que precisam. Mas isso não fica muito claro, mas não importa porque a evolução da personagem é tão intensa e verdadeira que você se envolve no processo em si.

O que posso dizer é que quando Lucy decide começar a refletir sobre suas escolhas e atitudes na vida, o processo de mudança e adaptação no começo é confuso e difícil, mas aos poucos tudo vai se resolvendo e Lucy percebe que atitude do passado desencadeou toda a confusão e começa a tomar as rédeas de sua vida. Muito bom acompanhar ela reorganizando cada campo da sua vida de forma honesta.

Tay 22/08/2013

A Vez (da mudança) Da Minha Vida
Lucy Silchester tem a vida perfeita, mora em um apartamento compacto porém interessante, trabalha como tradutora em uma empresa que adora, tem a certeza de ter os melhores amigos do mundo e saiu de um relacionamento por cima, superando tudo muito bem.
Ok, eu menti.
Morando sozinha com um gato hermafrodita que tinha tanta vida social quanto a dona vivendo escondido no apartamento, Lucy protela de todas as formas a única coisa que deveria realmente estar fazendo: cuidando da própria vida e faz isso através de inúmeras mentiras que conta a ponto de não poder dizer mais uma verdade mínima sem que todo o resto desmorone. Detesta o trabalho que tem, apelida os companheiros por nomes bizarros, não se relaciona bem com a família e insiste em arrancar a casca da ferida de ter sido abandonada assistindo dia após dia ao programa de tevê apresentado pelo ex.
Cecelia Ahern tem uma forma magnífica de tratar assuntos que caem tão bem em todas as vidas, inclusive nas nossas. Ainda que minta muito bem para os outros e tente fazer o mesmo consigo, Lucy se depara com a personificação de sua própria existência que, diga-se de passagem, está caindo aos pedaços: Cosmo Brown, o nome que sua vida carinhosamente recebe de Lucy passa a seguir todos os seus passos e aos poucos vamos aprendendo que não importa o quão bem contada seja uma mentira, ela não vai se tornar uma verdade.
Normalmente não percebemos o quanto nossa vida pode sofrer por nossas péssimas escolhas e nossa acomodação em relação a isso, A Vez da Minha Vida vai te mostrar que mesmo que você deseje do fundo a alma se enfiar em um apartamento de carpete imundo e se isolar da realidade sua vida não vai abandonar você.
Vida ou Cosmo, como preferir veio para ficar e vai transformar não só Lucy como cada um que virar as páginas, quando Lucy entende que não existe meio de fugir do que se é começa a encarar as verdades que Cosmo conta a cada mentira que ela profere e descobre que sua vida pode sim ser muito mais interessante. Redescobre que é capaz de amar e ser amada sendo ela mesma, a Lucy Silchester louca, irônica, desastrada e cheia de afeto para oferecer aos outros.
E se você tivesse a chance de se encontrar com sua vida e de mudar tudo, será que se lembraria de dizer obrigado por ela ter te trazido até aqui?
Talvez por eu ter piscado e em algum ponto importante deixado de reparar na minha própria vida tinha a sensação de que uma hora ou outra iria receber o envelope dourado marcando um encontro badalado da minha vida (muito bem vestida, de preferência) com a dona de toda aquela situação, eu. Lucy poderia ser qualquer uma de nós mesmo não sendo a personagem clichê de chick-lits, acontece que todo mundo tem um pouco de faz de conta e fantasia na própria história porque viver o tempo todo na realidade além de ser cansativo é um tanto sem glamour.
Cecelia faz nesse excelente romance aquilo que é do seu feitio e o faz com maestria, a cada página virada do livro vemos nossos próprios medos refletidos ali, a frustração por nem sempre conseguir ser o que se quer e o medo de reconhecer que quase sempre querer ser algo já é fugir de querer ser você mesmo. A Vez da Minha Vida vai mudar a sua, pode apostar!

site: http://sucrilhoseneuroses.blogspot.com

Beatriz 20/08/2013

A vez da minha vida foi escrito por Cecelia Ahern, foi publicado pela editora Novo Conceito e possui 384 páginas.

Eu comecei a ler esse livro sem saber o que eu ia encontrar pela frente e confesso que minhas expectativas estavam lá embaixo mas foi um livro surpreendente. Amei com todas as minhas forças.

Para quem não sabe, Cecelia Ahern é a mesma autora de Ps: eu te amo e não gostei muito do livro, já em A vez da minha vida foi super diferente e eu passei a ser fã da autora. O livro conta a história de Lucy, uma mulher que vive uma vida de mentira. Ela mora em um estúdio alugado minúsculo que cheira a peixe, perdeu o namorado há 3 anos atrás e desde então continua sozinha, tem um emprego que não tem nada a ver com ela, tem um fusca caindo aos pedaços e tem um relacionamento horrível com os pais. Diante de todas essas coisas nada animadoras, ela resolve mentir para si mesma e para todos a sua volta para não ter que dar explicações sobre tudo o que acontece na vida dela.

Lucy está vivendo aquela vidinha medíocre porque mentir é mais fácil. Poupa tempo, poupa explicações e poupa a vida sentimental dela. Mas ela não está feliz vivendo assim e então ela resolve dar atenção as cartas que chegam para ela todo dia. São as cartas da vida dela. Ela não entende muito bem e marca um encontro com a vida. Vida é homem feio, fedido e arrogante; e mesmo assim ela resolve dar uma chance a vida dela e aí que começa toda a história.

Falando assim parece até que Lucy é uma mulher deprimida mas quando você lê o livro, percebe que ela é totalmente o contrário disso. Lucy é divertida, engraçada, fala as coisas na lata e tem sempre uma resposta na ponta da língua. Ela também inventa apelidos para os amigos de trabalho e eu não vou contar aqui quais são porque foi muito engraçado quando eu li e eu fiquei ali meia hora rindo. Lucy é louca! Vida é demais e eu adorei ele. Tem o Don também que é um amor e é impossível não gostar dele. Na verdade, acho que todos os personagens do livro são únicos. Com certeza você vai se encantar com algum deles.

Ao contrário de Ps: eu te amo, esse livro foi uma leitura super tranquila e muito engraçada. Eu só não "comi" o livro porque não tinha muito tempo, mas eu parava de ler e já ficava doida para voltar e saber o que aconteceu. Eu dei 5 estrelinhas para o livro e super recomendo. É uma leitura que vale a pena.

É isso, espero que tenham gostado.