A vez da minha vida

A vez da minha vida Cecelia Ahern

Resenhas - A Vez da Minha Vida

gleicepcouto 26/12/2012

Prepare-se para um encontro emocionante com a sua própria (V)vida

***

A Vez da Minha Vida (Novo Conceito) é o quinto livro da irlandesa Cecelia Ahern. A autora, mais conhecida por P S Eu Te Amo (que, inclusive, foi adaptado ao cinema), é formada em Comunicação Social e já foi integrante de um grupo pop (Shimma), que ficou com a terceira colocação na final irlandesa do Festival Eurovisão da Canção.

Nesse lançamento, Cecelia nos apresenta Lucy Silchester – uma jovem que diz para todos, a todo tempo, que está tudo bem com ela. Nem que para isso tenha que inventar umas mentirinhas aqui e ali. Seja sobre sua vida afetiva ou profissional. Para evitar questionamentos alheios, acaba por fugir de sua família e amigos, tornando-se cada vez mais reclusa. Ela entra em um ciclo vicioso que não consegue ver o quanto está se prejudicando e afastando todos de si.

É aí que Vida entra em ação. Um dia, quando volta do trabalho, ela encontra um envelope no tapete de sua sala. Dentro, um convite marcando um encontro com sua vida, a Vida. Isso mesmo. Ela já até tinha visto algum anúncio sobre esse tipo de “serviço” em uma revista, mas Lucy não tinha tempo para “bobagens” como essa, claro.

O que ela não sabia, porém, é que sua Vida não desistiria dela tão fácil. Juntas, embarcam em uma viagem de descobertas que vai render muitas risadas, mas também lágrimas.

Alguns livros chegam sorrateiramente, como quem não quer nada. Começam devagar, um pouco chatinhos, mas aí, a história vai se desenvolvendo e quando você percebe, aquelas páginas já fazem parte de você.

Em A Vez da Minha Vida foi assim que aconteceu comigo, ao menos. Logo no primeiro capítulo com uma descrição gigante de um tapete me deu a falsa impressão de que o livro seria um saco. Ainda bem que fui insistente e continuei a leitura (aliás, só dormi quando terminei de lê-lo, às 4 da madrugada). Por conta disso, posso dizer que foi o melhor romance que li em 2012 – e um dos melhores, no geral.

É, gente. Não é pouca coisa. Mas gostaria de frisar que o livro parou na época ideal na minha mão. Impressionante. Era o que eu precisava ler naquele instante. Quase como um sopro de esperança no meu coraçãozinho já cansado.

A narrativa de Cecelia é fluida e de uma delicadeza camuflada. É o tipo de texto que, em um primeiro momento, parece comum, mas, ao olhar mais atentamente, você vê que ela insere tanto sentimento ali. As palavras são cuidadosamente escolhidas para expressar emoção, mas não de modo piegas ou exagerado. Não há espaço para firulas.

Mas há espaço para humor. O toque leve e divertido ao livro é muito bem dosado. Você consegue rir, gargalhar ou apenas sorrir. Depende da situação. Mas também tem aqueles momentos de sorrisos tristes, sabe? Muito delicados e sensíveis. E sim, tem romance, gente. Mas nada meloso. É fofo, com um quê de conto de fadas; mas muito legal e inusitado. Não é no estilo Vapt-Vupt, mas também não acontece em velocidade de lesma. Gostei bastante.

Os personagens são agradabilíssimos e coerentes. Toda as situações envolvendo Lucy e sua família parecem genuínas de tão bem escritas e embasadas. Ai, que vontade de socar o pai dela, gente. >.< Essa raiva toda é reflexo de personagem bem caracterizado – que ótimo!

O destaque, porém, vai para Lucy e Vida, que foram muito bem construídos. Você até sabe o que pode se esperar deles, mas quando eles fazem o contrário, você pensa… “Ops! Não os conheço tanto assim!” Mas isso é moderado, de forma que não torna os personagens bipolares. Além disso, o modo como Cecelia traz Lucy à vida é peculiar – muito difícil do leitor não se identificar com alguma característica dela.

Tracei vários paralelos para Vida, mas o principal foi Deus. Pensa comigo. Vida estava onde Lucy estava, absolutamente em todo lugar: vida profissional, pessoal, familiar… Sempre ao lado dela, mesmo quando ela não queria. Mesmo quando ela sequer acreditava em si mesma e muito menos nele. A relação dos dois é, definitivamente, o grande ponto alto do livro. Com o desenrolar dos acontecimentos ambos vão passando por mudanças graduais que culminam em um desfecho perfeito para a trama.

A Vez da Minha Vida é um livro para ser saboreado aos poucos, se deliciando em cada situação, atentando aos detalhes. Mas você tem que estar aberta para ele, deixá-lo entrar em sua vida, assim como Lucy deixou a Vida entrar na dela. Garanto que vai se emocionar e se surpreender com o que vai descobrir quando se encara de frente a própria (V)vida.

Laís 26/05/2020

Eu gostei, recomendo para quem gostou de PS: eu te amo

Luanna.Benfica 19/08/2020

Vida
Você cuida da sua vida? Nessa história Lucy não cuida nada da dela, então ela no caso ele, resolveu vir até ela e mostrar o quando sua vida é importante e merece toda a sua atenção.

Saleitura 22/04/2013

E se você tivesse a oportunidade de se encontrar com a sua vida? Parece loucura, mas não é. Em "A vez da minha Vida", Lucy Silchester, a protagonista é quem narra a história. Com seus 29 anos, anda muito acomodada com o rumo que sua vida vai levando. Ela mora sozinha em um apartamento pequeno e bagunçado, tem a companhia de seu gato hermafrodita, o Sr. Pan, tem um carro "caindo aos pedaços", trabalha como tradutora de manuais em uma empresa da qual não gosta, foi abondonada há três anos atrás pelo namorado Blake, não costuma se encontrar muito com seus amigos e sua família e quando se encontra nunca fica até o final, pois sempre inventa uma desculpa para poder ir embora, enfim, sua vida andava de mal a pior.

Desde que foi largada por Blake, Lucy não conseguia dar mais atenção para a sua vida, vivia desmotivada em relação a tudo ao seu redor. Começou a mentir para todos, pois para ela não importava como uma história era contada se o resultado seria o mesmo. Suas mentiras acabavam se tornando uma verdadeira "bola de neve", porém Lucy não tinha coragem de começar a dizer verdades para as pessoas, afinal sabia que não deveria mudar o que já estava feito. Mentiu sobre o fim do seu namoro para seus amigos e família, dizendo que foi ela que terminou o namoro. Mentiu no trabalho para sua chefe e colegas dizendo que sabia falar espanhol. Lucy vivia em seu mundo repleto de mentiras fingindo que era uma mulher feliz.

No início do livro, ela recebe uma carta da Agência Vida convocando-a para um encontro com sua vida. Lucy tenta de todos os modos fugir dessa reunião, não achava que isso era necessário, porém recebe várias cartas e graças a insistência, ela vai conhecer finalmente sua vida que na verdade é um homem.

"Minha vida precisava de mim. Ela estava passando por um momento difícil e eu não estava prestando atenção suficiente nela. Tinha tirado os olhos da bola, me ocupei com outras coisas: vida de amigos, questões do trabalho, meu carro se deteriorando e sempre quebrando, esse tipo de coisa. Havia completa e totalmente ignorado minha vida. E agora ela tinha escrito para mim, me convocando, e havia apenas uma coisa a fazer. Tinha que me encontrar com ela, cara a cara." (página 8)

Ao conhece-lo, Lucy tem uma enorme surpresa, o homem que é sua vida não tem uma aparência muito agradável, pois ele tem cara de acabado, se veste mal e tem o cabelo desgrenhado.

"- Isso não é As patricinhas de Beverly Hills, Lucy, não sou um projeto. Você não pode passar um dia polindo minhas unhas e fazendo permanente em meu cabelo e tudo ficará bem e maravilhoso.
- Que tal uma depilação completa?
- Você é nojenta e tenho vergonha de ser sua vida." (página 137)

No decorrer da leitura, Vida acaba acompanhando a moça durante 24h por dia, no trabalho, em casa, junto com os amigos e família. Apelidado por Lucy, Vida ganha o nome de Cosmos para se apresentar diante das pessoas. Logo de início Vida faz um pacto com Lucy, a cada mentira contada por ela, Vida revelaria uma verdade em público, desse modo foi gradativamente transformando Lucy em uma nova pessoa. Durante esse processo, acontecem diversas situações hilárias envolvendo esses dois, além de momentos mais reflexivos, pois fazer com que alguém acomodado e desesperançoso se apaixone novamente por sua vida não é uma tarefa muito fácil.

"Ele é como o Pinky e eu, o Cérebro - disse. - Ou sou o pé quebrado e ele é o raio X. - Tentei explicar, mas fiquei confusa. - Ele é o nariz e eu sou o Pinóquio - disse e sorri: o último eu tinha explicado direito." (página 164)

Lucy também encontra pelo seu caminho novas pessoas que a fazem analisar sua vida de maneira diferente. Faz amizade com uma vizinha que esta com sérios problemas psicológicos. Liga para um número errado e acaba conhecendo Don, um homem misterioso com quem troca sms durante um tempo. Tenta se aproximar mais de seus amigos e família. Tudo isso, aos poucos e com a ajuda de Vida, vai fazendo Lucy enxergar que precisa dar valor as pessoas que a amam de verdade , além de dar valor a sua própria vida e não deixa-la de lado.

" Vida era como um tio bêbado em um casamento ruim, tentando dançar como John Travolta em uma mistura bizarra de Pulp Fiction com "Stayin' Alive", mas estava feliz e me fez sorrir. Então, fiz um pouco de Uma Thurman e dancei com Vida como se ninguém estivesse vendo, até que éramos os últimos na pista e os últimos a sair. Ele era persuasivo: a vida tem um jeito de conseguir o que quer quando realmente sabe o que quer." (página 170)

"- Lucy, você está correndo o risco de seguir, totalmente, na contramão. Não quero que se torce uma mulher egoísta, que fica sentada o dia todo falando de si mesma com sua vida. Você precisa encontrar um equilíbrio. Cuidar de você, mas cuidar das pessoas que se preocupam com você também. " (páginas 190 e 191)

O livro é belo e apaixonante, uma leitura simples e agradável para qualquer idade. Soa como um auto-ajuda, mas na verdade é um romance muito bem escrito por Cecelia Ahern. No início, principalmente nos primeiros capítulos, a história não empolga muito, mas com o desenrolar da leitura, acabei me envolvendo e simpatizando com a personagem principal e a sua busca, mesmo que resistente, por uma mudança em sua vida. Tanto, Lucy como Vida, são personagens fantásticos e engraçados também. Dei boas risadas com essa dupla.

Para quem é fã de Cecilia Ahern e amou o livro "Ps. Eu te Amo" assim como eu, pode ter certeza que "A vez da minha vida" será mais um livro da autora que não irá sair da sua estante. São dois livros com histórias distintas, por isso prefiro não comparar um do outro, pois os dois são muito bons e não consigo achar qual deles é o melhor, cada um é especial e faz muito bem tanto aos olhos e como ao coração. Se "A vez da minha vida" fosse retratado para a telinha dos cinemas com certeza faria bastante sucesso como fez "Ps. Eu Te Amo". Agora estou na expectativa para ler o " O Livro do Amanhã" da mesma autora.

Recomendo a leitura principalmente para as pessoas que estão precisando cuidar do seu bem mais precioso e único, que é a sua vida.

"Desisti da minha vida por um tempo, mas o que aprendi é que, mesmo quando isso acontece, e especialmente quando isso acontece, a vida nunca, jamais, desiste de você. A minha não desistiu. E nós estaremos ali, um pelo outro, até os momentos finais, quando vamos nos olhar e dizer: "Obrigado por ter ficado até o fim!" (página 383)

Resenha por Irene Moreira

Link postagem Saleta de Leitura
Pandora 23/03/2014minha estante
A julgar pela sua recomendação Irene, eu estou precisando ler esse livro urgentemente.

Val 28/03/2014minha estante
Estou curiosa por esse livro, principalmente depois da resenha!

stsluciano 24/04/2013

Um bom começo para minhas leituras de Cecelia Ahern
Meu primeiro livro da Cecelia Ahern – a resenha de PS Eu Te Amo foi feita aqui pela Jaci – e me deixou em maus lençóis. Por um lado eu gostei dele, mas, por outro, não posso deixar de ficar pensando: então, é isso?

No livro, Lucy é uma mulher quase balzaquiana que de muitas formas não está satisfeita com sua própria vida: solteira, e com um relacionamento mal resolvido no currículo, um emprego que odeia mas que serve para pagar as contas, um apartamento minúsculo e uma relação complicada com sua família.

Mas o pior mesmo é que Lucy montou ao redor de si uma teia de mentiras que, grandes e pequenas, servem para blindá-la dos julgamentos do mundo exterior. É aquela velha história: contamos uma mentirinha aparentemente inocente aqui e logo ali nos pegamos tendo que justificá-la com outra mentira. Isso acontece. E, no caso de Lucy, ela foi criada em uma família onde se espera que se mantenha a compostura, e que se realize grandes feitos pessoais e profissionais: nada de ser demitido, de ficar bêbado, de chorar, e de, caso você seja cirurgião plástico, ganhar a vida implantando silicone.

Para não ser crucificada a cada reunião familiar ou com os amigos, Lucy vai se esquivando da verdade, até que recebe uma carta que pode mudar sua vida.

E a carta é da Vida dela.

Eu sei, não faz sentido e isso me incomodou durante o livro inteiro. Como assim uma carta de sua própria vida lhe “intimando” para, juntos, resolverem todos os problemas que a cerca? E que tipo de pessoa mentalmente sã se predisporia a aceitar se encontrar com um completo estranho que se apresenta como “sua vida” e conhece seus segredos mais sujos e vexatórios?, e ainda tem uma aparência horrível para representar que sua própria vida está em péssimas condições?

Bom, Lucy aceita, pois o livro tem que seguir.

Vida a acompanha em casa, no trabalho, e diz que a cada mentira que ela contar ele revela uma verdade em público. Isto serve de motivação para que ela venha a se tornar uma pessoa mais transparente em suas relações, e que possa se dedicar mais à sua vida.

Tirando a estranheza natural com relação à Vida, Cecelia Ahern construiu um bom texto. Ela é uma narradora competente, assim como o é enquanto criadora de personagens e cenários. O apartamento minúsculo de Lucy e seu emprego ganham vida com a escrita da autora, e se tornam paisagens palpáveis na imaginação do leitor. E o mesmo ocorre com os personagens. Lucy é carismática e o leitor torce por ela mesmo em meio à confusão que seu personagem é no início do livro.

Claro que a narrativa em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Lucy, ajuda nesta identificação. E o tom de bom humor mesmo durante os queixumes a torna mais agradável, mais fácil de aceitar, embora não tenha compreendido a Vida dela como um personagem.

Acho que a principal falha do livro é justamente com relação à Vida. Se uma pessoa me escrevesse insistentemente dizendo que tenho que cuidar da minha vida eu responderia com um “Helloooooooo! Então por que raios não cuida da sua, atrevido!” E isto pode ser um problema se se considerar que o livro gira em torno disso: Lucy lidando com sua Vida – e ela na forma de um sujeito às vezes bem desagradável. Mas daí temos que considerar que esta é uma obra de ficção, e que, em muitos casos, uma boa dose de “licença poética” faz muito bem.

E, por fim, me fica aquela sensação de “é isso?” que mencionei no começo da resenha. Apesar de bem escrito, o livro pareceu entregar pouco em comparação com as reações que a autora desperta nas redes sociais. Não entendi todo o frisson, a histeria, a ansiedade. É bom, sim, mas não é pra tanto. Em todo caso, pegaria algo mais dela para ler. Vai me entender.

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2013/03/a-vez-da-minha-vida-resenha-114.html
Tânia Regina 31/05/2013minha estante
A mentira não leva a lugar nenhum, pois não dura pra sempre. Vou gostar de ler este livro, quem sabe vou poder ver um "mentiroso" com outros olhos.

Gabi l Vai um spoiler aí? 03/06/2013minha estante
Gosto de livros divertidos e personagens carismáticos e posso ver que com esse não será diferente. Amei a resenha e toda a história do livro. Me interessei por ele, principalmente por causa do título e da capa. São lindos.

Camila 05/06/2013minha estante
só pela capa e pelo nome já me interessei pelo livro! depois de ler a resenha só aumentou, haha, estou louca pra ler!

Kelry 09/06/2013minha estante
Realmente não têm como não gostar da escrita da Cecelia. Sou fã dela e sempre quando tenho tempo leio algum livro dela. Eu tenho esse livro e confesso que não gostei muito, comecei a ler o inicio e não estava entendo nada rsrsrs. Mas prometo que vou terminar.

Beth 13/06/2013minha estante
Adoro os romances da autora e não há como não amar suas obras.Vai pra minha estante.

Saleitura 05/07/2013minha estante
Li Ps Eu te amo e gostei muito. A Cecelia Ahern me impressionou muito com sua narrativa e como diz é uma excelente contadora de histórias.Ainda não li A Vez da Minha Vida e confesso que estava empolgada, mas vejo que a história tem seus "senões". Agora não seria a Vida dela o seu eu pedindo um basta com suas mentiras? Acho que ela criou um mundo que depois de um tempo não cabia mais continuar alimentando uma farsa para ela mesma.

Leandro | @obibliofilo_ 18/12/2012

Quando eu vi a capa deste livro, me apaixonei imediatamente. Eu a acho simples e linda, e capas assim sempre me encantam. Então, quando eu comecei a leitura desse livro, esperava que ele fosse muito bom. Porém, estava enganado. Este é o segundo livro que eu leio da autora e confesso que ela ainda não me surpreendeu.

[SINOPSE] Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

O livro mostra a história de Lucy, que está completamente sem saber o que fazer. Perdeu o namorado, com quem tinha um relacionamento de mais de cinco anos. Não se relaciona muito bem com os amigos. Também não tem uma boa relação com a família. E para complicar mais ainda, perdeu o emprego que tanto gostava.

Ela mora sozinha em um apartamento simples com seu gato hermafrodita. Até que inesperadamente ela começa receber cartas de uma pessoa que se diz ser sua vida e que quer encontrá-la. De imediato, ela não se importa, mas quando ela percebe que a situação em que sua vida se encontra está fora do controle, ela decide ir.

Mas será que sua vida irá melhorar após esse encontro?

"—Se você tem um sonho, você deseja, ao menos, ser capaz de tentar alcançá-lo de alguma forma. Algo que deseja, aparentemente, fora do seu alcance, mas que você sabe que, com trabalho, pode conseguir. (...) Os sonhos devem fazer você pensar. Se tivesse a coragem de fazê-lo e não ligasse para opinião dos outros, isso seria o que você realmente faria.”
Pág. 194

Eu sinceramente tentei em vários momentos não me irritar com a Lucy, mas muitas vezes foi impossível. Ela consegue ser imatura de uma forma tão natural, que eu queria muitas vezes queria dar uma sacudida nela e tentar chamá-la para a realidade. Por várias vezes, ela mentia e quase sempre sem motivo.

Algumas de suas atitudes eram justificáveis para mim, porque eu percebi que, pela maneira como ela foi criada, agir daquela forma era apenas uma consequência.

No começo, foi bem complicado para a leitura engrenar. Eu demorei até mais do que o necessário para concluir a leitura, porque a história não me envolveu; eu não consegui me sentir envolvido. E eu achei a história, em alguns momentos, muito desinteressante e até um pouco surreal.

Enfim, não foi uma leitura agradável e nem um bom livro. Eu esperava muito mais da história e um desenvolvimento mais elaborado, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Se você quer muito ler esse livro, leia e tire suas próprias conclusões. Caso contrário, talvez não seja uma ideia interessante.

Fica a dica!

Anna 20/12/2012

Resenha no blog http://pausaparaumcafe.com.br/
Comecei a ler com uma certa resistência, no final eu estava AMANDO LER ESSE LIVRO!
A Vez da Minha Vida é um livro LINDO! Um livro que daria um bom filme com certeza. Todos já conhecem a autora de P.S. Eu Te Amo, livro que confesso, não consegui terminar a leitura.
Por esse motivo, A Vez da Minha Vida teve um momento conflitante. Eu tive muito medo de que a narrativa fosse depressiva e triste como em Ps. Eu te Amo. E me surpreendi.

O livro tem vários diálogos incríveis, é transparente e tem uma protagonista que consegue conquistar qualquer leitor. Com uma vida de “bosta” a personagem vive em um momento onde nada realmente tem uma boa solução, vivendo sozinha e inventando mentiras para encobrir outras mentiras ela passa os dias com seu agradável gato chamado Sr. Pan.

Lucy não é a melhor pessoa do mundo, preguiçosa e sem motivação para a maioria das aventuras começamos aos poucos descobrir os passos que a levaram até ali.

Um livro onde todos os pontos se encaixam e a protagonista consegue ter um verdadeiro ENCONTRO COM A VIDA.

E eu estou aqui recalcada porque adoraria ter tido essa ideia antes! Foi genial o estilo usado por Cecilia para retratar essa “Agencia Vida” pela qual Lucy foi escolhida e teve essa aventura real com a própria vida.

Além de uma protagonista que poderia ser qualquer um encontramos um sidekick incrível. Sério a VIDA é demais!

Só posso dizer que vocês precisam correr na livraria e comprar o livro para descobrir o final.
Eu não posso dizer muitas coisas sem acabar soltando algum spoiler idiota e comprometer a experiência de leitura de vocês, mas digo apenas que…. A VERDADE VOS LIBERTARÁ!

O livro leva para casa 4,5 xícaras de café quentinho, perde pontos pela capa que poderia conter muitos itens que melhor descreveriam essa história, não curti.

Danii 30/07/2016

"A vida nunca, jamais, desiste de você"
Já pensou em encontrar sua Vida cara a cara? Já pensou se ela fosse uma pessoa? Não do tipo meloso "Amor, você é minha vida" (pausa para vomitar), mas uma pessoa que representa como a sua vida é, como ela está? Se você não pensou não se preocupe, a Cecelia Ahern pensou e escreveu um livro com isso!
Para ficar mais fácil de compreender, digamos que a sua vida seja uma vida maravilhosa, então ela teria a aparência de um cara lindo, de tirar o fôlego e tal; e se fosse uma vida ruim seria um cara feinho, com acne, manchas na pele, gordura localizada... Talvez sem nenhum dente sequer se a sua Vida estiver numa fase beeeem ruinzinha.
Pensando bem, isso é um pouco preocupante, estou com medo de achar que minha vida é bela e ela aparecer na minha frente parecendo que foi atropelada por um caminhão (duas vezes). Melhor parar de pensar nisso, né? Vamos focar na vida alheia, ou melhor, na vida da Lucy. (Só na dela, ok? Não estou incentivando a fofoca aqui).
Amo a Vida da Lucy, não o jeito de viver da protagonista, mas o personagem Vida, deu pra entender? Para ajudar, a partir de agora vou chamar a Vida dela de Cosmo (ideia da Vida, não minha), ok? E o Cosmo é um cara (sim, é um homem, tenha a mente aberta!) bem judiado pela Lucy, por causa das mentiras, das más escolhas dela; por ela ser do tipo que empurra a vida com a barriga.
Mas ela nem sempre foi assim. Tudo começou a desandar quando o relacionamento de cinco anos que ela tinha com o seu ex, Blake, terminou e ela começou a mentir. A primeira mentira foi incentivada pelo Blake (leia o livro para entender), e para sustentar essa mentira ela foi contando outras, e para sustentar essas outras ela foi mentindo cada vez mais, e desse modo, sua vida se baseava em uma bola de neve de mentiras que estava rolando ladeira abaixo levando a sua felicidade junto.
Nessa ladeira, depois de quase três anos mentindo às pencas: ela evitava a família; fugia ou não era muito verdadeira com os amigos; não ligava muito para o seu trabalho, era só algo para ter como pagar as contas; morava em um cubículo com os seus vestidos como cortina; adotou um gato "hermafrodita" (mais gato menino que gata menina fisicamente, mas mais gata menina psicologicamente, eu acho), o Senhor Pan; tinha um carro (Sebastian) que era uma risco para a sua vida; e ainda pensava no Blake (muito!). E não fazia nada para lidar com isso, até o Cosmo aparecer.

"- Suponha que você tivesse um amigo, que sempre a apoiasse e você sempre o apoiasse, mas ele não está mais tão presente na sua vida quanto costumava estar, [...] ele se afasta de você cada vez mais, não importa o quanto você tente alcançá-lo. [...] Ele anda tão ocupado com seu trabalho, com seus amigos e com seu carro! Como você se sentiria?
- Veja, suponho que você esteja se referindo a mim nessa hipótese, mas isso é ridículo. [...] Eu nunca trataria um amigo assim.
- Mas você faria isso com sua vida."

O Cosmo não apareceu do nada, ele é um funcionário que trabalha na "Agência Vida", que objetiva colocar a vida das pessoas nos eixos, as ajudando a dar mais atenção às suas vidas. E para ajudar Lucy, Cosmo marca um encontro (precisou de muita insistência), depois outro (precisou de mais insistência ainda) e por fim, vai morar com a Lucy, vai com ela para o trabalho... Enfim, vira a sombra (nada muda) dela.
Engano seu se acha que o Cosmo é todo polido para lidar com a nossa protagonista, ele implica e discute com ela, pega no pé, puxa a orelha, desmente ela na frente das pessoas... Ele vira um auditor do cotidiano da Lucy, aponta os erros e a ajuda (do seu jeito) a corrigi-los.

"- O que você está aqui para corrigir?
- Não sei, é uma cirurgia exploratória. Eu examino todas as áreas e vejo qual é o problema.
- Então, você é o endoscópio retal.
Ele fez uma careta.
- Mais uma vez estamos tendo problemas de metáforas."

Mas ele total razão em ser implicante, né? É a Lucy que toma as decisões e é ele quem sofre as consequências! Já pensou se tudo o que você faz de bom e de ruim fosse refletido em uma pessoa? Então, no caso da Lucy é tudo refletido no Cosmo. A aparência, a saúde e o humor dele são consequências das atitudes da Senhorita Silchester. E ele é o melhor personagem de longe; com um humor meio sarcástico, ácido e negro, sabe? Na boa, a Vida da Lucy (Cosmo) é uma pessoa apaixonante. #VidaTeAmo
Falando em pessoa apaixonante, o Don também é. Ele é o número errado que é o certo para causar suspiros. #DonTeAmoTambem (Mas amo mais o Cosmo, óbvio).
Enfim, você deve ter percebido que A vez da minha vida é um livro divertido e reflexivo ao mesmo tempo, que nos faz dar boas risadas e refletir como estamos tratando a nossa vida. Então o leia, o ame, e pense: Como anda a minha vida? Como ela pode melhorar? Será que ela precisa mais de mim?

"Enquanto você está por aí, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, sua esposa, seus pais, filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com sua vida, porque ela é sua, é você, e está sempre lá dando força para você, torcendo por você, mesmo quando você se sente fraco."

site: http://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/07/a-vez-da-minha-vida.html#more

Rafaela.Oliveira 01/04/2020

Saindo um pouco da minha zona de conforto esse livro me surpreendeu com uma história super diferente e me fez rir em muitos momentos,essa perspectiva de vc ver sua vida como uma pessoa é bem interessante,e nos faz refletir em como seria a aparência da minha vida e será que realmente eu estou dando a atenção que ela merece?

Erica 22/07/2020

Agora é a vez da minha vida.
Vi esse livro disponível no prime e decidi dar uma chance. Achei que seria uma leitura leve com a finalidade principal de "passar o tempo", mas me enganei. Com certeza, para mim, foi mais do que isso.
Ao aceitar sua vida e amá-la com todos os seus defeitos e incertezas, Lucy nos ensina a amar nossa própria vida. É incrível observar (e sentir) o seu amadurecimento mesmo que muitas vezes relutante. Eu me vi em muitas passagens e acredito que outras pessoas também. Muitas vezes conviver -verdadeiramente- com a nossa própria vida é uma tarefa árdua. Mas Lucy me ensinou que é necessário e muito, muito, muito libertador.
Obrigada, Lucy. Obrigada vida da Lucy.
Agora é a vez da minha vida!

Vanessa Vieira 12/07/2013

A Vez da Minha Vida_Cecelia Ahern
O livro A Vez da Minha Vida, de Cecelia Ahern, nos conta a história de Lucy Silchester, uma mulher que, literalmente, vai empurrando a vida com a barriga. Um dia, quando acaba de chegar do trabalho, ela se depara com um envelope dourado jogado no chão do seu apartamento. Dentro dele, tem um convite propondo a Lucy que se encontre com a Vida - sua própria vida.

Apesar de soar um tanto surreal, Lucy já tinha visto um artigo em uma revista a respeito disso. Porém, de qualquer forma, ela não poderá ceder aos encantos da "Vida", já que está estupidamente ocupada desprezando seu emprego, seus amigos e sua família.

A vida de Lucy não é o que parece ser. Tentando desviar dos problemas, ela acaba se tornando uma mentirosa compulsiva. Quando ela conhece o homem que se autointitula sua "Vida", todas as meias-verdades que sustentou ao longo dos anos, vem à tona, com força total. "Vida" propõe um acordo com a moça: se ela passar a trilhar um caminho de retidão e ser sincera, seus segredos permanecem no mais absoluto sigilo. Caso contrário, para cada mentira que ela disser, uma dura e massacrante verdade será revelada.

Lucy acaba se comprometendo com "Vida", mesmo sem querer, e acaba por ter uma oportunidade áurea que pode mudar seu cotidiano para melhor.

A Vez da Minha Vida foi um livro que me surpreendeu bastante. Me decepcionei um pouco com P. S. Eu Te Amo, uma das obras mais aclamadas da autora, e confesso que comecei a ler A Vez da Minha Vida com um certo receio. Felizmente, a leitura foi ótima e empolgante, além de trazer uma temática super original e envolvente. Narrado em primeira pessoa pela Lucy, encontramos um verdadeiro brinde à vida - tanto a dela, como a nossa.

"A Vida. Ora, era óbvio.
Minha vida precisava de mim. Ela estava passando por um momento difícil e eu não estava prestando atenção suficiente nela. Tinha tirado os olhos da bola, me ocupei com outras coisas: vida de amigos, questões de trabalho, meu carro se deteriorando e sempre quebrando, esse tipo de coisa. Havia completa e totalmente ignorado minha vida. E agora ela tinha escrito para mim, me convocando, e havia apenas uma coisa a fazer. Tinha que me encontrar com ela, cara a cara."

Lucy é uma personagem engraçada, e apesar de bem atrapalhada e mentirosa, tem o seu carisma peculiar. Ela é um exemplo, ou melhor, um espelho do que pode acontecer com qualquer um de nós, caso deixemos de prestar atenção no que realmente é importante em nossas vidas. Ela mentiu demasiadamente - tanto para contornar os seus problemas, quanto para agradar aqueles que lhe são caros - e acabou por se envolver em uma bola de neve. Mesmo que tente falar a verdade, devido ao emaranhado de mentiras lá atrás, opta pela segunda opção. E isso vai lhe desgastando dia após dia, e a afastando das pessoas especiais. Ela recebe uma nova oportunidade para colocar sua vida nos eixos, tarefa que se mostra dia após dia imprescindível para o seu bem-estar, porém, um tanto árdua, já que sabemos de cor e decorado o quanto a verdade machuca.

Sua "Vida", ou melhor, como Lucy o apelidou, Cosmo, tem uma importância descomunal no enredo. À primeira vista, ele aparece mal vestido, com mau hálito, cabelos desgrenhados e sujo para representar o caos que a vida da personagem se encontra. Mas, de acordo com a evolução e conscientização da protagonista, seu aspecto passa a tomar formas melhores. Os diálogos entre os dois são hilários, e lá no fundo, transmitem uma mensagem muito positiva. Gostei muito também do gatinho hermafrodita da Lucy, que ela mantém escondido em seu apê, pelo fato de não ser permitido animais no prédio, e que lhe coloca em aventuras hilárias.

Em suma, posso afirmar que a autora foi muito feliz neste seu enredo e trouxe uma temática bem original, tratada com humor, ironia, e até mesmo, comoção. A Vez da Minha Vida foi um livro que conseguiu chamar a minha atenção, e me entreter bastante. Gostei da capa e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo. ☺

site: http://www.newsnessa.com/2013/07/resenha-vez-da-minha-vida-cecelia-ahern.html

Dani 10/09/2015

Tive a oportunidade de ler este livro logo no início do ano.
Achei o título sugestivo quando iniciei a leitura, pois todos nós (mesmo que involuntariamente) fazemos planos para o ano que se inicia e o título se encaixa muito com uma das inúmeras promessas que anulamente fazemos.
Cecelia Ahern é, atualmente, uma das minhas autoras favoritas, ocupando lugar cativo no meu TOP 5 Autores.
O que eu gostei de fato foi do romance do casal, pena que foi pouco explorado (mesmo não sendo um dos assuntos centrais do livro, mas se deu margem, que explore, haha).
O livro é bom, mas não é um dos meu favoritos da autora, teve partes que se tornou cansativo e arrastado e até me fazia perder um pouco da concentração na leitura, mas no geral, ele é bom. Acho que merece sim uma chance de ser lido
Duda 10/09/2015minha estante
Oi Dani, qual livro dela tu achou melhor? beijos

Dani 11/09/2015minha estante
Vai soar clichê, mas ñ tem como desmerecer P.S. Eu te amo.
Entrei em uma enorme ressaca literária quando o terminei, rs.

Duda 16/09/2015minha estante
Ai Dani, tenho no livreiro ele e não li ainda. Eu não consigo ler livro que já vi o filme, eu ganhei o livro e ta lá parado... é muito diferente do filme? penso que chorarei litros, rsrs :)

Dani 16/09/2015minha estante
Sim. A essência é a mesma do filme, mas o livro tem diferenças boas em relação ao filme. Vou te dizer que entre os dois, primeiro vem o filme. Dê mais um tempo, depois você lê!

Duda 16/09/2015minha estante
Obrigada pela dica. Alguma outra escrito para me indicar? Do estilo CECELIA?

Emy 22/05/2023

Excelente, ao mesmo tempo que o livro nós faz refletir sobre questões da nossa vida, ele é engraçado e leve.

MirelaFontanelli 20/04/2020

Apesar de trazer algumas reflexões interessantes, a leitura desse livro pra mim foi lenta. Levei tempo pra me conectar com a personagem, isso só aconteceu da metade do livro pra frente. Apesar disso, recomendo a leitura porque adoro a escrita da Cecelia Ahern.

Simone 02/12/2012

Eu adorei, aprendi que temos que fazer tudo pela nossa vida e não sermos vítimas de nossas escolhas e decepções, que vão aparecendo ao longo de muitos anos.