A vez da minha vida

A vez da minha vida Cecelia Ahern

Resenhas - A Vez da Minha Vida

RUDY 12/01/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Lucy Silchester é uma jovem de cerca de 30 anos, mora só em um apartamento minúsculo, tem um gato hermafrodita a quem denomina de Peter (mas também outros nomes femininos...). Trabalha em uma empresa de aparelhos eletrodomésticos (como tradutora, fala várias línguas) o dia inteiro e não cuida bem da casa, do gato, da alimentação e de si mesma. É de uma família abastada, que procura evitar sempre que pode.
Recebe um envelope dourado. É um convite para encontrar-se com sua vida. Reluta, porém ao final, acaba por encontrá-la. Na verdade sua vida é 'ele', a quem apelida de 'Cosmo'. No primeiro encontro se assusta com a aparência de sua vida e faz tudo para escapar dos encontros com 'ele'. Sua vida passa a exigir que não conte mais meias verdades (mentiras) e isso é bem complicado para Lucy, já está acostumada a mascarar a verdade.
Blake seu ex-namorado é o maior responsável pelo descaso de Lucy consigo mesma e com sua vida. Claro que seu pai também uma grande participação em todo desgosto que ela sente. A mãe de Lucy é uma figura e a ama de verdade, além do irmão Riley que é advogado (uma das melhores personagens do livro) e do irmão Philip que é cirurgião plástico.
Conforme vai mudando sua atitude no decorrer do livro, com a ajuda de sua vida e do limpador de tapetes, podemos notar como tudo vai se encaixando, ela passa a mudar de humor e a tentar resolver todos os assuntos pendentes, mesmo com algum drama e sofrimento.

Para ler a avaliação completa, visite os blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/01/resenha-02-vez-da-minha-vida-cecilia.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2013/01/resenha-vez-da-minha-vida-cecilia-ahern.html
Michelle 16/12/2022minha estante
amo essa autora

Ana Luiza 28/11/2012

A vez de Vida e da verdade

Há quase três anos, a vida de Lucy corria perfeitamente. Ela tinha um emprego que pagava bem, um namorado bonito e divertido com quem dividia um apartamento maravilhoso e amigos divertidos e leis. Mas, tudo mudou quando Blake, seu namorado, terminou o relacionamento e se mudou do apartamento. No dia seguinte Lucy perdeu o emprego (e a carteira de motorista) e logo teve que vender o apartamento e se mudar.
Agora, Lucy vive em um apartamento minúsculo com seu gato hermafrodita (apesar de ser proibido animais no prédio) e trabalha em um emprego que odeia e que não a paga tão bem. A garota mal se encontra com os amigos e evita a todo custo ter qualquer contato com a família. Mas todos acham que Lucy está bem, inclusive ela mesma. Tudo começou com uma simples mentira, primeiro ela disse a todos que foi ela quem tinha dispensado Blake, depois que ela tinha decido largar o emprego e logo, Lucy estava cercada de mentiras, criando novas para cobrir as velhas.

"-Ajudaria todo o processo se você não mentisse para mim.
- Não são mentiras se o resultado é o mesmo.” (Pág. 46)

Mas Lucy até que estava conformada com a sua nova situação, mas aparentemente sua Vida não sentia o mesmo. Na terceira carta de convocação, a garota decide se encontrar com sua Vida. O encontro foi tão ruim quanto ela esperava. Sua Vida era um cara (sim, um homem!) mal vestido e mal educado que disparou verdades e insultos para Lucy. Ela abandona o encontro antes do esperado e decide nunca mais se encontrar com sua Vida.

“Em pouco menos de uma semana, eu me encontraria com minha vida. E minha vida era um homem. Mas por que eu? Achava que minha vida estava indo muito bem. Eu me sentia bem. Tudo na minha era, absolutamente, excelente. Então, me deitei no sofá para decidir o que vestir.” (Pág. 18)

Entretanto, Lucy pode ter desistido de sua Vida, mas Vida não desistiu dela. A garota começa receber cartas e mais cartas de Vida, assim como sua família e colegas de trabalho. Mas, Lucy só muda de ideia quando tem uma arma (que na verdade era uma pistola de água) apontada para a cabeça e uma das suas grandes mentiras reveladas.
O segundo encontro com Vida é um pouco menos desastroso e Vida decide que, para Lucy melhorar, ela terá que parar de mentir e que, para incentivá-la, ele contará uma verdade cada vez que ela contar uma mentira, o que resultará em muitas confusões para a garota.

" - Eu prefiro nos enxergar como uma equipe.
Você é a Lois Lane do meu Super-Homem.
O Pink do meu Cérebro."
(Pág. 129)

Assim, Vida passa a morar com Lucy e segui-la para todos os cantos. Apesar dos conflitos entre os dois, eles têm uma química instantânea e Lucy começa a apresentar pequenos progressos. Mas, o caminho a percorrer é longo e, até descobrir o que quer, quem quer e principalmente quem é, Lucy se meterá em situações pra lá de embaraçosas. Com Vida ao seu lado, ou não.

"-Se você tem um sonho, você deseja, ao menos, ser capaz de tentar alcançá-lo de alguma forma. Algo que deseja, aparentemente, fora do seu alcance, mas que você sabe que, com trabalho, pode conseguir. (...) Os sonhos devem fazer você pensar. Se tivesse a coragem de fazê-lo e não ligasse para opinião dos outros, isso seria o que você realmente faria.” (Pág. 194)

A vez da minha Vida é um livro divertido e fácil de ler. A principio, essa coisa de se encontrar com a própria vida parece surreal demais, até mesmo para um livro. Entretanto, os personagens lidam com a situação com tanta naturalidade que é impossível para o leitor não “desencanar” e curtir a trama, que por sinal, é muito bem feita e conduzida.
Ahern é uma escritora super talentosa e soube criar uma boa história, assim como bons personagens. A narrativa em primeira pessoa é leve e ágil, mas possui alguns trechos confusos. O desfecho foi satisfatório e coerente com trama. Os personagens são cativantes e únicos, destaque para Lucy e sua Vida, que foi meu personagem favorito graças as suas tiradas sarcásticas e o modo um pouco não convencional de ensinar uma lição.
A editora fez um bom trabalho. A tradução e diagramação estavam perfeitas, mas acho que eles pecaram um pouco na capa. A capa é bonita de longe, as cartas tem tudo a ver com a história, mas achei a expressão da modelo desconfortável de se olhar de perto.
Enfim, A vez da minha Vida é uma comédia romântica que conseguiu inovar em alguns quesitos da trama. O livro, além de divertir, nos faz refletir sobre nossas próprias vidas, o que faríamos se encontrássemos com ela e o que precisamos mudar para deixá-la melhor. Recomendo o livro para todos que gostam do gênero.

Autora da resenha: La Mademoiselle

Tay 22/08/2013

A Vez (da mudança) Da Minha Vida
Lucy Silchester tem a vida perfeita, mora em um apartamento compacto porém interessante, trabalha como tradutora em uma empresa que adora, tem a certeza de ter os melhores amigos do mundo e saiu de um relacionamento por cima, superando tudo muito bem.
Ok, eu menti.
Morando sozinha com um gato hermafrodita que tinha tanta vida social quanto a dona vivendo escondido no apartamento, Lucy protela de todas as formas a única coisa que deveria realmente estar fazendo: cuidando da própria vida e faz isso através de inúmeras mentiras que conta a ponto de não poder dizer mais uma verdade mínima sem que todo o resto desmorone. Detesta o trabalho que tem, apelida os companheiros por nomes bizarros, não se relaciona bem com a família e insiste em arrancar a casca da ferida de ter sido abandonada assistindo dia após dia ao programa de tevê apresentado pelo ex.
Cecelia Ahern tem uma forma magnífica de tratar assuntos que caem tão bem em todas as vidas, inclusive nas nossas. Ainda que minta muito bem para os outros e tente fazer o mesmo consigo, Lucy se depara com a personificação de sua própria existência que, diga-se de passagem, está caindo aos pedaços: Cosmo Brown, o nome que sua vida carinhosamente recebe de Lucy passa a seguir todos os seus passos e aos poucos vamos aprendendo que não importa o quão bem contada seja uma mentira, ela não vai se tornar uma verdade.
Normalmente não percebemos o quanto nossa vida pode sofrer por nossas péssimas escolhas e nossa acomodação em relação a isso, A Vez da Minha Vida vai te mostrar que mesmo que você deseje do fundo a alma se enfiar em um apartamento de carpete imundo e se isolar da realidade sua vida não vai abandonar você.
Vida ou Cosmo, como preferir veio para ficar e vai transformar não só Lucy como cada um que virar as páginas, quando Lucy entende que não existe meio de fugir do que se é começa a encarar as verdades que Cosmo conta a cada mentira que ela profere e descobre que sua vida pode sim ser muito mais interessante. Redescobre que é capaz de amar e ser amada sendo ela mesma, a Lucy Silchester louca, irônica, desastrada e cheia de afeto para oferecer aos outros.
E se você tivesse a chance de se encontrar com sua vida e de mudar tudo, será que se lembraria de dizer obrigado por ela ter te trazido até aqui?
Talvez por eu ter piscado e em algum ponto importante deixado de reparar na minha própria vida tinha a sensação de que uma hora ou outra iria receber o envelope dourado marcando um encontro badalado da minha vida (muito bem vestida, de preferência) com a dona de toda aquela situação, eu. Lucy poderia ser qualquer uma de nós mesmo não sendo a personagem clichê de chick-lits, acontece que todo mundo tem um pouco de faz de conta e fantasia na própria história porque viver o tempo todo na realidade além de ser cansativo é um tanto sem glamour.
Cecelia faz nesse excelente romance aquilo que é do seu feitio e o faz com maestria, a cada página virada do livro vemos nossos próprios medos refletidos ali, a frustração por nem sempre conseguir ser o que se quer e o medo de reconhecer que quase sempre querer ser algo já é fugir de querer ser você mesmo. A Vez da Minha Vida vai mudar a sua, pode apostar!

site: http://sucrilhoseneuroses.blogspot.com

Rainy Girl 23/12/2012

A Vez da Minha Vida - Cecelia Ahern
A autora Cecelia Ahern é mundialmente conhecida por causa de “P.S. Eu te amo”, que inclusive eu adoro, mas depois de ler “A vez da minha vida”, a autora me conquistou. A narrativa é divertida e conseguiu prender minha atenção totalmente, assim como os personagens bem construídos e um enredo simples e ao mesmo tempo diferente, divertido e ao mesmo tempo dramático. “A vez da minha vida” combina momentos de tristeza, auto depreciação, alegria, sonhos, amor e aventura na medida certa!

Lucy Silchester tem 29 anos e é uma mentirosa compulsiva. A única pessoa em sua vida que sabe realmente a verdade sobre ela é Sr. Pan, seu gato. Lucy sempre mente para seus colegas de trabalho, para seus amigos e para sua família. Seus dias são arrastados em mentiras e uma preguiça gigantesca, mas tudo muda quando ela recebe uma carta da sua vida. Isso mesmo. A Agência Vida proporciona um tipo de ajuda para as pessoas que perderam o rumo de suas próprias vidas. Lucy tenta não marcar o encontro, mas acaba marcando e indo nele, onde conhece Vida, um homem de aparência suja e extremamente irritante.

Ela parece incapaz de se comprometer com qualquer coisa, mas Vida esta encarregado de mudar tudo isso. Ele passa a acompanhar Lucy em todos os momentos, inclusive dormindo em seu apartamento. As situações em que Vida coloca Lucy são constrangedoras e ao mesmo tempo hilárias, ele faz com que ela aprenda a dizer a verdade para todos em sua volta e aprenda a batalhar por aquilo que deseja.

Grande parte da vida infeliz de Lucy tem haver com o término de seu namoro com Blake, e seus amigos pensam que foi ela quem terminou, mas uma mentira de Lucy. Ela ainda é obcecada por ele e sempre assiste seu programa de aventura. Certa noite, Lucy faz a ligação para a empresa de carpetes que a secretária da Agência Vida lhe deu, mas ela digita o número errado e acaba tendo um rápido bate-papo com um cara engraçado. A conexão entre eles parece instantânea e Lucy se vê dizendo a verdade para aquele completo estranho. Eles começam a conversar por dias e começam a tentar descobrir como o outro se parece, mas por mais que Lucy esteja encantada com Don ela não consegue ir adiante e pedir para se conhecerem. Porém, o destino ou será seu carpete inteiramente sujo, reservam algumas suspresas para a vida de Lucy.

Eu amei cada página e me diverti demais com as ligações entre Lucy e Don. Vida também é muito divertido, e a forma com que ele tratava Lucy só me fazia gostar ainda mais dele. O enredo em si parece o de um livro de auto-ajuda, mas o que encontramos mesmo é uma mulher na beira de um abismo que precisava apenas achar sua força interior para encarar seus problemas e seus medos e colocar sua vida no rumo certo.

A diagramação da editora Novo Conceito é simples, apresentando uma fonte de tamanho agradável e páginas amareladas, que facilitam a leitura. Não encontrei nenhum erro ortográfico. A capa é linda. Livro totalmente recomendado!!!

Danny 14/06/2013

Ótima para refletir !
Este é um livro divertido de se ler e ao mesmo tempo confuso (algumas vezes). Imagine voce interagir com sua "vida" como sendo uma pessoa. Confuso, estranho? Voce se acostuma com a leitura. rsrsrsrs

A estória é baseada em torno de Lucy Silchester, uma jovem beirando os seus 30 anos, desiludida com um término de namora há quase 3 anos, que mora sozinha em um minúsculo "apartamento-estúdio" com um gato hermafrodita que se chama Sr. Pan (mas que também tem outros nomes carinhosos, já que nem ela e nem o gato consegue decidir ser macho ou femea) rsrsrs.
Ela detesta o trabalho que tem, não se relaciona bem com sua família e vive se isolando de seus amigos e sua vida é baseada e conduzida por mentiras ... sim, muitas delas.

Certo dia, Lucy recebe um envelope dourado e `a partir daí, sua vida começa a mudar, pois esse envelope é um convite para se encontrar com sua vida.
Vida na verdade é "ele", a quem é apelidado de Cosmo Brown. Ele veio pra ficar e transformar a vida de Lucy em algo que valha a pena viver. A missão dele é que ela conserte as coisas e se redima com as pessoas, dando um jeito nas burradas que fez.
Sua vida passa a exigir que ela não conte mais meias verdades (mentiras) e isso é bem complicado para Lucy, já que ela está acostumada a mascará-las.

Lucy tenta fugir das coisas impostas por sua vida, mas quando ela percebe que não existe um meio de fugir do que se é, não há outro jeito a não ser encarar as verdades que Cosmo joga na cara dela e de qualquer pessoa que esteja perto, a cada mentira que ela resolve contar. Dessa maneira ela consegue ver que sua vida já foi e pode ainda ser muito mais interessante do que é hoje. Ela começa a perceber que suas péssimas escolhas teve péssimas consequencias em sua vida.

Este é um livro gostoso de se ler e também divertido, ao mesmo tempo em que ele aborda temas sérios ... como as coisas que vamos deixando de lado em nossa vida.
Percebemos nesse livro que o problema não são só as mentiras e sim TUDO que acabamos não dando importancia quando na verdade, todos os detalhes por menores que sejam, são sim importantes e não devem passar desapercebidos por nós.
É um livro que nos faz pensar realmente em nossa vida e como estando conduzindo-a. Posso até arriscar dizer que é um livro meio que de "auto ajuda", pois farão muitos pensarem o que realmente estão fazendo para sua vida e se ela é boa ou ruim.

Depende unicamente de nós fazer com que nossa vida valha `a pena, e voces verão nesta leitura que não é com mentiras que faremos nossa vida dar certo.

Refletindo?
Isso é ótimo, pois foi exatamente isso que eu fiz quando terminei de ler o livro.

Espero que tenham curtindo a resenha
;)

Greice Negrini 02/11/2013

Quero viver uma vida melhor depois deste livro!
O que você faria se a sua Vida marcasse um encontro com você para tentar te colocar no caminho certo?

Esta é a história de Lucy Silchester que está prestes a completar seus 30 anos mas que muda sua vida tão lentamente e fez as coisas tão sem gosto que Vida precisou intervir.

Lucy também não consegue esquecer seu ex-namorado, Blake, que agora viaja o mundo inteiro apresentando um programa de TV e que concretizou o seu lindo e maravilhoso sonho. Lucy passa muito tempo ao lado de seu lindo gatinho imaginando como seria se voltassem a ficarem juntos porque pareciam tão perfeitos, tão absurdamente iguais mesmo sendo tão diferentes.

Mas quem realmente é Vida? Vida é o nome da própria "vida" de Lucy, uma pessoa que conhece todos os seus segredos, que tem guardado toda a memória de sua vida e o pior de tudo é que externa em si o que ela é na vida de Lucy: sebosa, malcuidada, cansada e muito feia.
A proposta de Vida é simples: fazer Lucy encarar os fatos de sua vida e que ela precisa melhorar antes que não consiga mais dar a volta em si mesma.

Mas aí surge o problema. Lucy costuma esconder muitas verdades para fazer a bola de neve crescer mais e mais e uma das maior é que fala muitas línguas, as quais utiliza no seu chato trabalho como tradutora de manuais de instruções da empresa Mantic.
Isto até que Vida coloque a frase: "Você mente, eu conto a verdade".

E é nestas situações embaraçosas que Lucy vai viver, nas consequências que vai precisar encarar que ela vai desenvolver habilidades para tentar parar de mentir, ser mais confiável, ter mais sonhos próprios e fazer com que sua Vida se orgulhe dela.

Mas será que ela realmente vai querer encarar tudo isto?

Minha opinião:

E o livro é extremamente gostoso. Sou suspeita porque Cecelia é uma das minhas autoras favoritas.
Primeiro preciso citar como este tema em usar a sua Vida para fazer com que você olhe para dentro de si é espetacular. É como um livro de auto-ajuda, porém é uma história muito bem contada.
Eu ficava imaginando o que faria se isto acontecesse comigo e o que eu precisaria mudar para não deixar minha vida ser tão simples.

O livro mostra exemplos diários e sinceros de como a amizade, amor e família são importantes e como não devemos empurrar situações mal acabadas com a barriga, pois o futuro pode mudar.
Outra característica maravilhosa é de como Vida relembra momentos de Lucy em toda a sua vida e em como suas decisões afetaram todo o seu destino.

Ideias brilhantes e vontade de mudar muita coisa após ler este livro.
Com certeza sua Vida vai lhe agradecer!

site: www.amigasemulheres.com

Déia 14/03/2014

Surpreendeu!
Cecelia Ahern me conquistou facilmente com o livro Ps.: Eu Te Amo, que, por sinal, entrou na minha vida por acaso (comprado de presente de Natal para minha mãe) e foi devorado em poucos dias (antes mesmo dela ler).

Desde então tenho a autora como referência. Duas das minhas escritoras preferidas são Irlandesas, o que significa que eu adoro a ironia impressa nos acontecimentos dramáticos do dia a dia (gosto de rir das minhas próprias confusões e desgraças, sem deixar de refletir e aprender algo com elas).

Esse livro devolveu a Cecelia para o topo (minha opinião). Não gostei muito do Aqui é o Melhor Lugar, achei fantasioso demais e confesso que fiquei preocupada do A Vez da Minha Vida seguir o mesmo caminho.

Mas não, ele me surpreendeu! Ao contrário de todo livro que amo, esse não me fez derramar uma lágrima, o oposto do Ps: Eu te Amo, que chorei praticamente em cada página lida.

A Vez da Minha Vida é fantástico. Uma lição do início ao fim. Uma sacudida em como estamos encarando os acontecimentos da nossa vida. Uma comédia romântica ácida, meio dramática, cheia de boas mensagens que nos fazem refletir. Cheia de boas tiradas que me fizeram ri alto, onde quer que eu estivesse.

Um livro delicioso de ler que, mesmo com quase 400 páginas, li rápido. Capítulos curtos que geravam curiosidade para ler o próximo. Li no trabalho, no ônibus, deitada na cama, tomando café da manhã, almoçando.

Indico de olhos fechados! Amei.

site: http://andreiahomem.wordpress.com

Simone 02/12/2012

Eu adorei, aprendi que temos que fazer tudo pela nossa vida e não sermos vítimas de nossas escolhas e decepções, que vão aparecendo ao longo de muitos anos.

Ju Zanotti 05/09/2013

[O que é identificável torna-se especial]
A vez da Minha Vida nos apresenta Lucy, um mulher que está beirando os trinta anos e fez de sua vida uma grande Teia de mentiras. Depois de ser deixada por Blake, o grande amor de sua vida, ela se vê em um embate, onde não sabe se dizer a verdade sobre quem terminou o relacionamento seria a melhor coisa a se fazer. Os Silchester se importam com a opinião dos outros, e ela não pode deixar que saibam que ela foi abandonada. Dois anos, onze meses e alguns dias depois da grande virada em sua vida Lucy começa a receber cartas de sua própria vida, e isso não lhe parece estranho, já havia lido uma matéria onde uma mulher dizia sobre sua própria experiência. Apesar de relutante Lucy não consegue fugir e acaba aceitando se encontrar com sua Vida. Mas esse encontro não vai ser nada fácil, pois apesar de algum tempo ter passado Lucy ainda não aprendeu a lidar com a verdade.

Antes de mais nada tenho que dizer que me identifiquei assustadoramente com Lucy, e isso pode soar estranho, mas na verdade acho que todos nós passamos por um momento de negação e na maioria das vezes tudo o que queremos é agradar as pessoas. Não que eu seja uma grande mentirosa, é só que as vezes fugir parece ser tão certo.
Confesso que julguei Lucy egoísta em alguns momentos, mas no fim das contas ela é apenas isso, alguém que quer agradar e tem medo de perder o que realmente importa. Apesar de não estar feliz com seu trabalho, não ter uma relação adorável com sua família e ter se afastado dos amigos ela acredita ser feliz e leva a vida do seu jeito, e envolta pela redoma que criou para si, onde apenas ela sabe das terríveis verdades que ocultou.

Lucy também passa boa parte de seus dias obcecada com seu ex-namorado, imaginando as aventuras que ele vem tendo, já que tem um programa de viagens o qual Lucy não perde um episódio, apesar de dizer aos amigos que nunca o assistiu. Ou até mesmo o caso amoroso que ela acredita que ele deva ter com sua assistente de produção Jenna, a Vaca Australiana, que Lucy não gosta desde o dia que a conheceu por que seu sexto sentido ter lhe dito que tudo que a outra queria era Blake para si. Além de ainda não conseguir lidar com o fato de ter sido deixada, enquanto Blake ia atrás de novas emoções e aventuras.

Quando Lucy conhece Vida, já é de se imaginar que ele não seria lá alguém muito agradável, já que Lucy não vem fazendo muito esforço para cuidar de sua própria vida, mas com o decorrer da narrativa vamos percebendo que tudo que ele quer é ajudar Lucy, e consequentemente ficar bem com isso. No início essa é uma tarefa quase impossível, já que a mesma está tão acostumada com suas mentiras e esquivas que não consegue simplesmente fazer algo para mudar. É quando o lindo e perfeito limpador de carpetes Donal entra na vida de ambos, tornando-se o melhor amigo da Vida de Lucy, que atende pelo nome de Cosmo Brown, e um pretenso caso de uma noite para a nossa querida mentirosa.

Tudo se desenrola de uma forma gostosa e fluente, cheguei a soltar gargalhadas enquanto lia e andava pela rua da cidade sem conseguir tirar os olhos do livro. Confesso que em algumas partes senti tanta raiva de Lucy que cheguei a xingá-la de todos os palavrões que eu tenho em minha extensa lista, mas a verdade é que nem isso me fez parar de ler. Acho que deveria dizer que a personagem me pareceu um pouco covarde e muitas vezes alienada em seu mundinho fechado, e também que o final acabou sendo um tanto quanto previsível. Mas eu sinceramente adorei o livro, tirando a parte de que me descobri um pouquinho nestas páginas, o que me deixou um tanto quanto receosa do que venho fazendo com minha vida.

A capa é simplesmente maravilhosa e a Novo Conceito acertou de novo nos trazendo mais um livro dessa excelente autora. Para quem leu P.S Eu te Amo talvez seja impossível não comparar certas características de Lucy com Holly, mas isso não é tão pronunciado e eu diria que é mais o lado negativo de ambas que se sobressai nessa comparação.
Não encontrei qualquer erro de ortografia no livro, mas também não sou uma grande especialista em letras. Enfim, recomendo é uma leitura gostosa e fluente.

Amanda Nery 06/12/2012

Você está prestando atenção na sua vida?
A vez da minha vida é um livro um pouco estranho, principalmente no começo, mas é uma excelente experiência para quem o lê. E se você tivesse a chance de mudar a sua vida? E se você pudesse se encontrar frente a frente com a ela? Lucy Silchester recebeu um convite para se encontrar com a sua... Um não, vários convites. E ela recusou a todos, pois ela está bem, está feliz, e não existe necessidade alguma de se encontrar com a sua vida... E essa é uma das maiores mentiras que a Lucy já contou, pois ela mente pra si mesma.

Mas Vida não vai deixar as coisas seguirem como estão, ele vai forçar Lucy a se encontrar com ele, e repensar sobre o que ela anda fazendo com a sua vida, e o começo dessa mudança vai ser Lucy ter que aprender a contar a verdade, pois a vida de Lucy é uma mentira, as histórias que ela conta são mentiras, ela mente sobre qualquer coisa.

E não bastando as mentiras, Lucy ainda detesta o seu trabalho, não liga para a sua casa, seu carro é uma verdadeira lata velha (desculpa Sebastian, mas é verdade) e seu relacionamento com sua família e amigos não anda nada bem. Lucy precisa mudar, mas essas mudanças não serão nada fáceis pra ela.
E Vida vai ajudar Lucy em tudo, ficando sempre ao lado dela, e ela vai aprender a amar a sua vida de verdade. O mais estranho e legal no livro, é que a vida de Lucy é um homem, um homem mesmo de carne e osso. E como ele está é um reflexo da vida que Lucy está levando, por isso não se surpreenda quando ela se encontrar com ele pela primeira vez, ele está todo feio, mal arrumado, fedendo... ou seja, largado.

“Você está doente, vai ao médico, toma antibióticos. Você está deprimido, conversa com um terapeuta, ele receita antidepressivos. Os buracos aparecem, você pode fechá-los. Mas, com A sua vida, você toma algumas decisões ruins, tem má sorte algumas vezes, que seja, mas tem de continuar, certo? Ninguém consegue ver quem você é por dentro e, nos dias de hoje, se você não pode ver, a crença é de que não existe. Mas eu estou aqui. Sou a outra parte de você. O raio X da sua vida. Um espelho é mantido diante de seu rosto e eu sou o reflexo: vou mostrar como você está sofrendo, como está infeliz. Está tudo refletido em mim.”

De leitura rápida e que flui muito bem, A vez da minha vida é um livro que faz a gente pensar sobre o que nós estamos fazendo com a nossa vida, se a gente se encontrasse com ela em qual estado ela estaria? Ela estaria bem? Feliz? As mudanças não são fáceis, mas muitas vezes necessárias, parece uma temática de auto-ajuda, e mesmo sem ser o gênero do livro, ele nos faz refletir.

“Enquanto você está por ai, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, sua esposa, seus pais, filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com a sua vida, porque ela é sua, é você, e está sempre lá dando força pra você, torcendo por você, mesmo quando você se sente fraco. Desisti da minha vida por um tempo, mas o que aprendi é que, mesmo quando isso acontece, e especialmente quando isso acontece, a vida nunca, jamais, desiste de você. A minha não desistiu. E nós estaremos ali, um pelo outro, até os momentos finais, quando vamos nos olhar e dizer: ‘Obrigado por ter ficado até o fim’.”

E você está prestando atenção na sua vida?
Silvana Barbosa 24/07/2013minha estante
Boa resenha , Amanda .

Michele 23/11/2012

Como é a sua vida?
Para Lucy essa é uma pergunta descabida, afinal sua vida é otima nao é? NAO. Desde que Blake a deixou a quase tres anos Lucy tem contado mentiras atras de mentiras para todos que conhecem amigos, familias, colegas de trabalho engracado que pra um numero errado ela foi sincera!
Lucy sabe que sua vida esta fora dos eixos so nao quer acreditar nisso. mas quando a vida em pessoa aparece para fazer com que ela passe a viver ai sim ela vai ser obrigada a ver e rever tudo o que disse e o que essas " pequenas mentiras " causaram as pessoas a sua volta... afinal pra cada mentira a vida ira dizer uma verdade!
nao tem como falar do livro sem querer contar ele inteiro... principalmente o numero errado.. ai como me diverti com esse numero.. lia rindo. alias o livro é engracado flui de uma maneira mais que agradavel, eu sinceramente recomendo este livro, principalmente pra quem precisa de um descanso!
Guilherme 02/04/2013minha estante
quero ler....

@apilhadathay 12/10/2014

...
Você nunca se esquece das coisas que fez e que sabe que não deveria ter feito. Elas ficam vagueando por sua mente... Você as vê ali, nas proximidades, espreitando de preto e branco listrado, saltando para trás das caixas de correio logo que sua cabeça vira para encará-las. Ou então é um rosto familiar, em meio a uma multidão que você vislumbra, mas então perde de vista. Um irritante Onde está Wally? sempre escondido em cada pensamento, em sua consciência. O que você fez de ruim sempre está lá, para que você não se esqueça. (p. 6)

Então, eu não gostei do livro. Mas vou explicar por quê. Devo deixar claro que esta é a minha opinião. Outras pessoas podem ler e achar o livro fenomenal, como de fato muitas consideraram. Quando li a sinopse, achei a premissa bem legal: tipo, você ter a chance de se encontrar com a sua Vida? Que tudo! Por um instante, lembrei de "The Kid" (Duas Vidas), que foi chocante e emocionante. Porém a semelhança parou por aí. Consegui encontrar uns trechos e pensamentos bacanas, que enriqueceram a leitura

Você merece o que virá pra você. (p. 25)

Lucy perdeu o rumo.
Sua família abastada não a inspirou a seguir uma vida de sucesso. Mora num apartamento xexelento, com um gato que pode ser gata ou não, tem um emprego medíocre e um carro às vésperas de uma pane total. Sobretudo, suas relações com família e amigos e com o ex-namorado, Blake, são baseadas em tudo, menos Honestidade e presença. Lucy mente o tempo todo, escapa aos encontros com seus amigos, foge assim que chega e um lugar e se depara com um mínimo de pressão... Tudo isso, tentando aliviar a própria barra para parecer menos perdida do que está.

Às vezes, números errados são números certos. (p. 222)

O livro se estendeu mais do que deveria e tentei curti-lo como um todo, porém não foi um dos meus favoritos. Mas como todo livro e filme tem ao menos um personagem ou 5 minutos que fazem tudo valer a pena, eu continuei a leitura e fui premiada com a presença de Don Lockwood, que mudou o tom da história para mim, e foi o que tornou a narrativa um pouco mais interessante, da metade para o final. Porém, não foi a salvação.

Infelizmente, para mim, não foi uma boa experiência: comecei a ler há um tempão (no meio da Copa) e só terminei hoje; intercalei outras leituras e finalizei outros livros antes deste; porém recomendo que tentem. De repente, para mim, foi o momento. Em algum momento do futuro posso reler e gamar na história!

Janaina.Granado 27/09/2013

A Vez da Minha Vida
Depois de ler P.S. Eu te amo eu esperava me encantar por esse livro, mas não foi bem isso que aconteceu.
Eu dei muitas risadas com a Lucy, mas ela foi uma protagonista que não me conquistou.

O livro é narrado em primeira pessoa, pode ser que isso tenha atrapalhado um pouco. Lucy mora em um apartamento que na verdade é um estúdio super pequeno, vive com seu gato, o maior defeito dela é mentir demais e isso me irritou bastante, ela inventava mentiras para coisinhas bobas, até que chega uma hora que a vida de Lucy se baseia somente em mentiras, você não sabe mais o que é verdade, e tudo isso por que? Porque levou um pé na bunda do namorado, ou será que foi ela quem deu o pé na bunda? Difícil saber já que tudo que ela diz são mentiras.

Então em meio a todos esses acontecimentos Lucy recebe uma carta dizendo que ela tem um encontro com sua "vida", mas sua vida? Será isso mesmo?
Achei interessante essa parte da "vida" de Lucy. A "vida" dela foi o que fez a diferença para mim no livro.

Os personagens secundários ajudaram no desenvolver da história, os pais de Lucy são engraçados, a Vida de Lucy tem um humor sarcástico que fez eu me divertir muito durante a leitura.

O final do livro não me agradou, eu gostei de um fato que ocorreu, mas esperava mais, achei que a evolução de Lucy seria mais intensa. Mas eu recomendo o livro, vi opiniões de pessoas que gostaram bastante, o livro não é ruim apenas a personagem principal não me agradou, mas o livro vale boas risadas. Leiam e depois me contem o que acharam.

Resenha postada originalmente no Blog http://livrospuradiversao.blogspot.com.br