Um Útero é do Tamanho de um Punho

Um Útero é do Tamanho de um Punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Thaisliz 02/04/2022

Muito sem graça... Não senti nenhuma emoção. Entre os poemas, só um achei interessante, de resto passam batido.

Igor.Veras 26/03/2022

Um útero é do tamanho de um punho
Tentando voltar as leituras de poesia e variar os gêneros.
São poemas curtos e que se complementam. Contam um pouco da história da autora e sua parceira.
A mulher de vermelho foi o meu favorito.

Mony 18/03/2022

O livro é muito bom, leitura fácil e rápida, super prende o leitor, me fez ficar refletindo por bastante tempo

Hugo.Barbosa 16/03/2022

im itiri i di timinhi di im pinhi
O tema feminista na obra é óbvio, apesar de implícito, e se sustenta pelas representações de situações e cenários que revelam o amálgama do "ser mulher". Dito isso, o livro é divertidíssimo, contendo muitas construções de períodos e sentidos geniais!

May 05/03/2022

Necessário
Os poemas são marcantes, te atravessam. A autora aborda vários temas em torno do ser mulher na contemporaneidade. Gostei muito, fiquei muito emocionada.

Mah 28/02/2022

O livro é dividido em sete partes, todas conectadas a partir do olhar sobre a mulher, evidenciando a violência naturalizada sobre ela. O movimento feminista não é citado diretamente em nenhum momento, mas em todas as abordagens é possível identificar assuntos muito debatidos pela militância. É uma forma diferente de revisitar e repensar tais pautas e suas diversas facetas.

Lara 07/02/2022

Leitura tranquila
A leitura é curta, consegue ler tranquilamente em uma sentada, a imersão poética é interessante, gostei.

Isa 02/02/2022

O livro em si é muito bom e traz um tema e uma abordagem muito interessantes, porém algumas partes específicas são bem complexas e exigem um conhecimento a mais pra entender as referências.

Literatura e Acessibilidade 01/02/2022

É um livro de poesias que centra no feminino e seus entrelaços com o útero, que tornou-se uma prisão que regra os gêneros e impõe a binariedade. A autora questiona as convenções a respeito das identidades de gênero e, ao meu ver, se O Segundo Sexo de Beauvoir fosse um livro de poesias, seria esse.

-Brenda Fernandes

mædu 31/01/2022

superestimado & confuso
eu havia visto boas críticas e avaliações dele mas eu definitivamente me decepcionei. já havia tempos que eu queria ler pelo fato de ser um livro de poesias e também, nacional mas me decepcionei.
em geral, é um livro interessante. alguns dos poemas são nus e crus, escritos com bastante franqueza mas outros são só... confusos.
os temas abordados são necessários mas acredito que na hora da autora colocá-los no papel não ficou algo muito claro.
foi uma leitura rápida e leve mas fiquei perdida muitas vezes. não faz muito meu estilo de leitura mas acredito que quem sabe depois eu leia de novo e consiga entender (?)

May André 29/01/2022

talvez o problema seja eu ?
eu tenho certeza que esse livro foi muito bom e teve algum impacto na vida de quem realmente entendeu, mas pra mim fora só alguns poemas meios sem sentidos, mas gosto é igual o furico cada um tem o seu né

Maria Fernanda Greiner 17/01/2022

Gostei de alguns poemas, com referências interessantes, mas não achei nada espetacular, senti outros poemas um pouco soltos pela obra.

Faltou trazer a profundidade das referências para a estruturação dos versos, na minha opinião.

Domi 15/01/2022

?não queria fazer uma leitura
equivocada
mas todas as leituras de poesia
são equivocadas

queria escrever um poema
bem contemporâneo?

Tarita.Souza 12/01/2022

O útero deixa de ser silêncio
Conheci Angélica pelas canções em parceria com Vitor Ramil. Primeiro livro que leio e não achei espetacular mas achei verdadeiro, real. Momentos surpreendentes abrem espaços internos para beleza onde antes haviam vazios. Para ler e reler e ler novamente.

Leticia.Fonseca 30/12/2021

não entendi nada k
sinto que esse livro é genial e uma puta obra feminista,mas tem que ter muuuito conhecimento pra pegar as referências,que é praticamente do que metade dos poemas são feitos,eu peguei algumas só,pouquíssimas,entao não absorvi a essência da obra,mas do que eu entendi essa autora é incrivelmente foda