Um útero é do tamanho de um punho

Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Christine.Cardoso 18/07/2023

Leitura obrigatória UFRGS #2
Comecei o livro super empolgada por conta do título e terminei com um tédio imenso achando uma chatice completa e total.

Maria.Eduarda 23/07/2023

Socorro
Quando o livro chegou na minha casa estranhei por ser pequeno e curto. Reservei uma tarde pra ler tudo de uma vez e me arrependi: não entendi a maior parte dos poemas. Por ser difícil, procrastinei horrores pra terminar até o dia de hoje.
Os poemas retratam a realidade feminina de uma forma subjetiva e utilizando palavras do cotidiano. O que me ocorreu diversas vezes foi entender o texto até a metade, mas surgir um nome, local ou situação que me pareceu ?perdida? ali no meio, desfazendo todo o sentindo construído até então. Vou ter que reler e procurar umas explicações jkkkj (?)

GabyCaetano 25/07/2023

Um útero é do tamanho de um punho.
Gostei muito do livro, é uma série de poesias que trata sobre as mulheres e o papel na sociedade entre tanta outras coisas, é um livro muito bom mas confesso que não leria, pelo menos não por agora, se não fosse uma das leituras obrigatórias da Ufrugs.

Manuela.Bochi 10/08/2023

???
Não entendi NADA! Eu já não entendo poesia naturalmente então esse livro só me confundiu mais. A UFRGS se puxou na lista desse ano

@lidcomisso 15/11/2016

Impressões
Um livro de poesia contemporânea que trata do mundo feminino de modo simples e crítico. Vale a leitura! "[...] não queria fazer uma leitura equivocada mas todas as leituras de poesia são equivocadas"

site: https://www.instagram.com/lidicirilo/

Camis 03/03/2017

"Um útero é do tamanho de um punho" é o livro de poemas de Angélica Freitas, que reúne 35 poemas sobre a mulher. Não espere que este livro apresente-se como sensível, frágil e feminino.

O livro é dividido em 7 partes. A primeira se chama A MULHER LIMPA, a segunda MULHER DE, a terceira, A MULHER É UMA CONSTRUÇÃO, a quarta, UM ÚTERO É DO TAMANHO..., a quinta, POEMAS COM AUXÍLIO DO GOOGLE, ARGENTINA e O LIVRO ROSA DO CORACAO DOS TROUXAS.

Os poemas se propõem a mostrar a mulher como um ser revolucionário, independente e que tem muitos sonhos e desejos. Além de trazer muitas referências, trata da questão de gênero e feminismo, perceptível em poemas como "Mulher depois". Angélica em seu livro, nos leva a refletir a condição da mulher contemporânea, com liberdade no verso, despida de pudor e de forma direta nos convida a conhecer e a mergulhar na mulher que somos ou que almejamos ser... Na mulher sempre em construção... Sobretudo este é um livro no qual a mulher requere o seu lugar ao sol.

Ísis 04/04/2019

Não gostei
Particularmente, a maioria das poesias não me tocou. Não sei o porquê, mas não foi um livro que me instigou. Poesias eu levo a sério, precisam me fazer vivenciar cada verso. Isso não ocorreu como eu desejava...

KeylaPontes 04/07/2019

Confesso que eu esperava um pouquinho mais

Helissa 31/01/2021

Poesia contemporânea
A poesia contemporânea é carregada de ironias e referências aos clássicos. Tudo isso numa versão transgressora para além dos padrões da modernidade. A ruptura da ruptura.
Isso acontece no livro de Angélica Freitas. Sua aleatoriedade é intencional.

Elis146 12/02/2021

Um poema bem contemporâneo
Alguns são até divertido, outro um pouco doidinhos. Mas a leitura flui rápido, tem seu proveito.

Jay 28/02/2021

Rápido mas confuso para os inexperientes em poesia
Em ?Um útero é do tamanho de um punho?, livro de poemas da gaúcha Angélica Freitas, a autora busca subverter imagens já bastante gastas, mas ainda presentes, do que se espera da mulher em nossa sociedade. Consegui perceber esse propósito com bastante clareza em certos poemas (?porque uma mulher boa é uma mulher limpa?), porém, um muitos momentos do livro eu me senti confusa e com dificuldades para entender a mensagem. O estilo é diferente do da Rupi Kaur, por exemplo. Atribuí a dificuldade a minha própria inexperiência com poesia, mas, como escreve a própria autora:

?não queria fazer uma leitura
equivocada
mas todas as leituras de poesia
são equivocadas?.

itsmarianita 03/05/2023

Poesia contemporânea e inebriante
É o que pode definir esse livro. Senti-me em meio de divagações da madrugada, repletas de vivências pessoais. Também são analisados e questionados pensamentos da sociedade sobre a mulher.
O livro é cru, acerta na crítica e nas ironias, com um estilo único.
Tem poemas diferentes, com temas fora do comum, refletindo a vida da autora pelotense.
Em alguns tem alguma referência gaúcha, mas pouca. Fala também sobre personalidades famosas e, suponho, sobre conhecidos da escritora.
São, em essência, escritos criativos sobre a existência da mulher, seja quem escreveu o livro, seja na questão geral.

Elleeen 29/06/2023

Esse livro definitivamente não é para mim. As poesias são tão cansativas que nem tive vontade de entender algo além do escrito.