As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

Pedro3146 09/04/2024

As vantagens (e desvantagens) de participar
Essa é a segunda vez que leio esse livro e devo dizer que a experiência foi bem diferente. Na primeira vez me identifiquei fortemente com o Charlie, as reflexões da mente jovem dele, a forma como ele vê o mundo, as dificuldades em geral. Dessa vez eu pude analisar a obra mantendo uma certa distância e isso foi interessante.
A obra aborda muitos temas, mas os mais recorrentes têm suas raízes em traumas e ciclos viciosos. O automartírio é notável em alguns personagens. Porém, há personagens que puderam se desenvolver e se tornaram melhores como pessoas no decorrer da história.
No fim de tudo, a jornada do Charlie é dolorosa em diversos momentos, porém também é muito gratificante, os laços que se formaram resistiram às dificuldades e são tanto firmes quanto preciosos.

PS: Acho importante destacar três personagens: O primeiro é o pai do Charlie é um homem excepcional, foi constante durante toda a história e também foi de um caráter irretocável. O segundo é Bill, o professor de literatura, foi um ótimo exemplo para o Charlie e também fomentou o crescimento pessoal dele. A terceira é a irmã do Charlie, essa foi, na minha opinião, a personagem que mais se desenvolveu na obra (depois do Charlie), ela saiu de uma cretina quase completa pra uma irmã em quem se pode confiar.

Isabela777 09/04/2024

Livro muito bom e emocionante indico para todos os adolescentes passando por fases muito difíceis!!!

nicolli30 09/04/2024

As vantagens de ser invisível
Posso dizer que esse livro não é bem o que eu tava esperando. Me surpreendeu muito. Não porquê a história é algo fora do comum ou inovadora, mas porquê eu tava esperando algo mais adolescente e com intuito de entreter. Mas não é sobre isso o livro. Eu realmente acho que esse livro deve ser lido por adolescentes, mas não apenas por eles, por qualquer pessoa que esteja se sentindo parado no tempo e só existindo, ao invés de vivendo. Essa leitura não é a ideal para quem procura um romance, uma aventura ou algum livro com foco no entretenimento do leitor. Ele é mais para uma reflexão interna sobre nossos sentimentos e os momentos da nossa vida na adolescência. Por ser do ponto de vista de um adolescente depressivo e aparentemente, apático, tende a ser um pouco monótono, mas isso funciona perfeitamente com o que o autor quer os passar. Faz com que nós consigamos sentir e entender melhor a forma como o Charlie se sente. Achei a obra como um todo muito boa e bem escrita, gosto do formato dos capítulos serem em cartas que parecem escritas para o leitor e os personagens são cativantes. Porém, ainda queria o mínimo de entretenimento, apesar de entender o motivo do livro não entregar isso de maneira convencional.

anninha 09/04/2024

Com amor, charlie
Não favoritar esse livro depois da leitura, pra mim, é um crime. que livro perfeito meu deus!!! a cada página que o charlie se sentia incompreendido eu queria entrar dentro do livro e falar ?charlie, ta tudo bem!!! eu entendo vc!!!?. acredito que essa história tenha sido uma das que mais me fez refletir e pensar sobre o personagem. charlie, vc é encantador. o desenrolar da história, por mais que lento, é instigante. não é um livro extremamente movimentado, mas conta a história de um menino perdido na maionese que finalmente encontra seu lugar ao lado dos amigos e passa a entender mais sobre ele! amei!!

Tha_Conha 09/04/2024

Ótimo livro, um dos melhores que já li.
Realmente refleti muito lendo esse livro, acho que pensei muito na vida em geral.
Foi emocionante ver o Charlie se desenvolver socialmente e angustiante descobrir o que aconteceu com ele quando criança.
Eu havia visto e filme e amei, desconfiei que a tia Helen havia feito, agora que li o livro e tenho certeza percebo o quanto o filme não retrata esse lado, o livro me tocou muito mais nesse sentido.
Obviamente todo livro vai ser melhor que o filme, claro a exceções, mas no geral tem essa regra. O filme na minha percepção é muito vago em alguns assuntos, claro entendo que é por conta de ser um tempo curto, porém acho que algumas coisas precisam ser mais explicadas.
Algo que no livro podemos ver com clareza é o fato do Charlie ser autista, bom na minha percepção, obviamente, em várias partes do livro enquanto lia havia indícios de traços autista. Não sei se é confirmado, e se não for não me arrisco em dizer que estou correta nisso, pois é um palpite.
Algo muito bom no livro é o fato de não ter censuras, tipo o Charlie fumar um baseado ou usar drogas, ou a Sam e o Patrick serem cigarros ambulantes, pode ser simples mas isso faz falta no filme, pois isso é parte dos personagens, parte do que eles são. O incrível é que o filme, mesmo falando muita coisa, ainda sim consegue ser perfeito.
Acho que não tenho muito mais o que falar, a não ser que o livro é bom.

Carol851 07/04/2024

Faz você refletir sobre a vida
Esse livro pode não ser um dos mais intrigantes por não ser um livro que te prende. Mas é um livro que busca transmitir uma mensagem. Eu adorei esse livro e acho q todos devem ler ele pelo menos uma vez na vida. Vai contar sobre os sentimentos e descobertas de um menino na adolescência por meio de cartas anônimas que esse garoto envia para alguém que não é falado na história. Um jeito diferente de contar sobre os mais profundos acontecimentos na vida desse personagem.

Yasmin462 07/04/2024

As vantagens de ser invisível resenha
Essa é a utima vez que leio o fim de uma carta com "com amor,charlie" ?
Mds como é bom ler sobre a vida de um adolescente quando você é um adolescente, que sensação de estar em casa e de ser compreendida kkkkkkk é bom se identificar com os sentimentos de charlie. Agora com o fim da leitura acredito que o "querido amigo" em que charlie tanto falou,somos nós leitores, eu e amei ser sua amiga,charlie kkkkkkkkkkkkk
O extra desse livro acabou comigo,mds

Julia3753 07/04/2024

Sinceramente não achei que ia gostar desse livro, só que foi totalmente diferente, me apaixonei nesse livro e na forma como ele retrata a adolescência e nas dificuldades que podemos passar. Em relacionamentos, amizades, em questão de se assumir, e até mesmo em problemas de infância.

Sofia 06/04/2024

Acho que esse foi um dos melhores livros que li em toda minha jornada como leitora, um livro que me senti representada do começo ao fim, muito bom saber que ?depois de uma tempestade o sol sempre sai? e tudo sempre fica bem, sei que parece clichê, mas esse foi um dos livros mais lindos que eu já li de verdade. Recomendo para todos!

eeduardoo 06/04/2024

Com Amor, Charlie
Esse livro foi uma experiência de aprendizagem, eu senti tudo que você possa imaginar. Eu definitivamente o li no momento certo da minha vida, não sei nem como escrever essa resenha porque ainda estou sem palavras e não vou conseguir expressar a complexidade dessa historia e o que eu senti ao ler. Esse livro fez com que eu me sentisse infinito
?E estranho descrever a leitura de um livro como uma experiência maravilhosa, mas foi o que eu senti. E um livro diferente dos outros, porque eu não estava sendo um garoto. E não foi como O estrangeiro ou Naked Lunch, embora eu ache que foi de certa forma filosófico.
Mas não foi como se você tivesse de pesquisar filosofia.
Foi mais simples, eu acho, e a melhor parte é que peguei o que a autora escreveu e adaptei à minha vida.?
.betii 07/04/2024minha estante
arrasou

luvaa 06/04/2024

Livros verdes são incríveis
Já assisti o filme, amei e resolvi ler o livro. devorei essa pérola em 2 dias e hoje sou simplesmente apaixonado por ele.
se tivesse lido um pouco antes, sinto que seria o meu livro favorito por falar de temas que, mesmo sensíveis, são importantes de ser abordados; e me identifiquei até demais com o Charlie em certos aspectos

Lena156 06/04/2024

Naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos
Um livro muitos bom e surpreendente.
Muitas reflexões sobre o por quê das pessoas agirem de tal forma, todos tem uma história, uma cicatriz.
A história de adolescentes, seus diversos problemas mas também o se sentir infinito, é uma fase muito confusa, tudo é complicado, parece o fim do mundo, não se sabe como lidar com as coisas que aparecem mas também é uma fase de novas experiências, experimentar a vida, sonhar e se sentir infinito.
Me surpreendeu muito, não esperava o final e terminei sem conseguir parar de chorar.
Todos deveriam ler e saber que não estão sozinhos, que tudo vai dar certo.

Ciro_42 06/04/2024minha estante
NOTA: como não dá pra editar vou consertar meu erro aqui nos comentários. A nota final foi 2.5 não 3.5

SamUel396 06/04/2024

As vantagens de ser invisível
"As Vantagens de Ser Invisível" é uma obra que toca profundamente o leitor, explorando temas universais como amizade, amor, solidão e aceitação. A narrativa em forma de cartas escritas por Charlie permite uma conexão íntima com seus pensamentos e emoções, proporcionando uma experiência de leitura envolvente e comovente.

O autor, Stephen Chbosky, retrata de forma autêntica e sensível as lutas internas do protagonista e de seus amigos, abordando questões delicadas como abuso, depressão e identidade sexual com sinceridade e empatia.

Os personagens são complexos e realistas, cada um com sua própria jornada de crescimento e autodescoberta ao longo do livro. A escrita é fluida e cativante, envolvendo o leitor desde o início até o final da história.

No entanto, algumas críticas podem apontar para situações previsíveis na trama ou clichês típicos do gênero. Apesar disso, a mensagem de esperança e a importância do apoio mútuo ressoam fortemente, tornando este livro uma leitura poderosa e inspiradora para muitos.

ninis1 06/04/2024

Especial
Vou dar 5 justamente por não ter nada que represente mais uma fase complicada e solitária como um adolescente. livro emocionante, não consegui escapar de acabar me identificando diversas vezes com o protagonistas e suas vivências. foi uma leitura importante pra mim, essa idade nunca some então reforçar a esperança de um futuro feliz é necessário pra não se perder com a realidade.