Livro de Sonetos

Livro de Sonetos Vinícius de Moraes

Resenhas - Livro de Sonetos

Elaine 22/12/2022

Um mergulho em amores
Nunca tinha parado para ler Vinícius de Moraes. Sei que devo ter lido algo dele na escola ou ouvido alguém citar ele por aí mas não conhecia de verdade o poeta e por meio desse livro de sonetos conseguir conhecer.

Os sonetos são um um tipo de poema com forma fixa, eles sempre tem 14 versos e quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. Durante a leitura fiquei encantada com a criatividade, inteligência para fazer rimas, bom humor e a capacidade de falar sobre amor e sexo do Vinícius de Moraes dentro de somente 14 versos.

Super recomendo a leitura!

andregustxvo 20/11/2023

"Passam-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.

Faça-se a carne mais envilecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida."

EduardaMarquess 23/12/2023

Quem conhece Vinicius de Morais apenas pelas excelentes letras musicais românticas, pode estranhar alguns sonetos, que, apesar de vários serem expressão de romance, vários outros abordam temas distintos, de Garrincha (e a emoção do gol) ao certo e misterioso destino final. Há uma combinação legal de uma linguagem mais culta e a colocação de elementos mais populares do BR. Muitas metáforas, algumas com conotação bem? enfim, gostei da leitura, não gostei de alguns sonetos e amei outros. A edição é bem simples e bonitinha.

A estrutura do sonetos varia, alguns a métrica talvez ofendesse aos parnasianos, mas ps temas com certeza alegra aos modernistas, então está bem coerente, de modo que não há decepção alguma por em alguns momentos haver menos rigidez, pelo contrário, há a boa surpresas de em alguns haver.

Iasmin 16/05/2023

Lindíssimo!
Amo-te tanto, meu amor... não cante O humano coração com mais verdade..

Amo-te como amigo e como amante Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo, de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.

Sapere Aude 20/04/2020

Os sonetos desse livro, publicado pela primeira vez em 1967, foram escritos ao longo de trinta anos, a partir do início da década de 30. Apesar do vasto espaço de tempo que os separa, eles guardam uma semelhança que vai muito além da submissão ao formato clássico: para Vinicius de Moraes, os sonetos eram uma via de acesso ao sublime, mesmo quando essa elevação se processava por meio da linguagem prosaica do cotidiano aparentemente banal.Este é um atributo que sempre acompanhou o poeta: o poder de vislumbrar transcendência nas pequenas coisas. Nas mãos de Vinicius, os sonetos tornam-se um instrumento exigente e delicado, manejado com firmeza para sensibilizar a crista de banalidade que envolve o mundo real. Tornam-se ainda um recurso sofisticado que permite ao poeta contactar, com mais eficácia, a alma de outros artistas que tinha em alta conta, como Katherine Mansfield, Otávio de Faria, Cândido Portinari e Sergei Eisenstein.Esta edição do Livro de sonetos reúne também nove sonetos inéditos, pescados no baú de raridades que Vinicius de Moraes deixou com a família e que hoje está sob a guarda competente do Museu de Literatura da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Se o autor os relegou à sombra das gavetas, eles agora ajudam a compor, com mais nitidez, o pano de fundo, a trama secreta que animou o espírito do poeta.É justo falar em espírito, pois os sonetos de Vinicius de Moraes estão, em grande parte, imersos em dilemas metafísicos e impasses místicos. E naquele terreno pantanoso e fértil em que espírito e carne se confundem, conhecido por amor. Mesmo quando escreve a quatro mãos, com Paulo Mendes Campos, ou homenageia um amigo próximo como Rubem Braga, Vinicius não permite que seus sonetos percam de vista a face imutável do homem.A leitura deste livro provoca dois tipos de prazer: o que vem da perfeição da forma, exercitada com elegância, e o que se produz na sua ultrapassagem, momento em que a forma é mero condutor para o enobrecimento da realidade.

Nathália 06/06/2021

Comprei para conhecer um pouco mais do trabalho de Vinicius de Moraes, um conjunto de sonetos lindos e leves. O livro pode ser lido e relido em um dia, não é cansativo.

?Aquilo que eu ouso

Vida, quem me dera...
Amor, dura pouco...
Poesia, ai!...?

BArbara1326 24/05/2023

Muito bom, o Vinicius de Moraes retrata a poesia de forma leve, espontânea, sempre expressando as mais belas emoções

calebefernands 15/02/2023

Simplesmente vinicius
Não sou muito chegado a poesia, mas esse daqui de fato me encantou! - Vinicius era um mestre em desvendar os mais íntimos sentimentos humanos através dos seus sonetos. É o coração falando da primeira até a última página.

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/07/2018

O Poetinha
Aprendi a gostar de poesia, ouvindo as músicas de Vinícius de Moraes. Carioca da gema, apreciador de um bom whisky e das mulheres, soube louvar o amor como um sacramento cuja perfeição, senão encontrada em vida (foi casado nove vezes), foi perpetuada em sonetos que transpiram erotismo, de rígida métrica e sonoras rimas.

Nesse livro, são apresentados 75, sendo 9 ineditos, o que desperta especial interesse de seus admiradores. Alguns são muito conhecidos como o "Soneto da Fidelidade" e o "Soneto da Separação". Outros são uma fascinante descoberta como o "Soneto do Amot Maior", "Anfiguri" e "Poética" que transcrevo abaixo:

De manhã escureço /
Nasço amanhã /Ando onde há espaço: /
_ Meu tempo é quando.

Boa Leitura!
Débora 28/06/2020minha estante
Que lindooo. Quero muito ler esse livro.

Claudio 28/06/2021

Clássico, mas repetitivo
Lindos poemas, alguns clássicos. O prefácio e o posfácio são incríveis. O formato de soneto é bem repetitivo, prefiro livros de poesia com mais variedades de formas

Maria 29/03/2021

esse livro é resumido em: intimidade
"Que não seja imortal, posto que chama
Mas que seja infinito enquanto dure"

"Hei de morrer de amar mais do que pude"

"Deve andar perto de uma mulher que é feita
De música, luar e sentimento
E que a vida não quer, de tão perfeita"

"Uma mulher que é como a própria Lua:
Tão linda que só esponha sentimento
Tão cheia de pudor que vive nua"

"Não sei de onde venho
Mas sei para onde vou"

"-Como é que pode, digo me com espanto
A luz e a treva se querem tanto"

JAlia 11/04/2023

Mais um livrinho do booktok que não sei se me decepciona ou impressiona. Gosto da maior parte, mas não te roda parte

Juliana.Costa 26/12/2020

De tudo, ao meu amor serei atento
Seleção de sonetos lindos. Com requinte e romantismo, Vinicius transmite sentimentos universais através de suas belas composições de palavras.

Vic 30/01/2022

achei razoavel
Alguns sonetos me cativaram, outros não. Acredito que a linguagem utilizada me deixou confusa também