Livro de Sonetos

Livro de Sonetos Vinícius de Moraes

Resenhas - Livro de Sonetos

Lilia27 15/09/2022

Esse livro tem sonetos de diversos temas e coisas, o soneto de fidelidade presente numa música do Vinícius de Moraes tem nesse livro e lendo ele vejo tamanha intensidade e poesia q era o Vinícius de Moraes

Marcela262 29/12/2022

Revisitando a minha adolecencia, relendo meu poeta favorito e comstatando que ele permanece sendo meu favorito da vida .

liagalathynius 05/01/2023

Vinícius eu te amo
conheci Vinícius de Moraes ainda pequena, pelas suas músicas, que sempre me tocavam como um lugar confortável e tranquilo.
há uns anos, me vi apaixonada pela poesia. a poesia virou meu conforto, meu lugar tranquilo... ler e escutar as músicas e os poemas do Vinícius, me levam até minha infância de novo, as boas partes dela.
a poesia me mantém em pé.

Isnayaellen 23/01/2023

?Louco amor meu que quando toca, fere E quando fere, vibra, mas prefere
Ferir a fenecer ? e vive a esmo.?

Algumas lembranças do ensino médio e o prazer de reler Vinícios sempre que posso.

Flor de louro 02/02/2023

Sinceramente,é inegável que ele escreve bem. Uns sonetos eu gostei, mas nenhum cai de amores num tanto que dá vontade de tatuar. Não curto muito como eles escreve sobre as mulheres, isso me incomodou um pouco, mas é um livro bom que recomendo

Vitoria.Milliole 07/02/2023

Sempre gostei de sonetos, são a estrutura poética que mais me fascina. Já é bem difícil escrever um poema bem rimado, ritmado e coerente em versos livres. Numa estrutura tão fechada como o soneto, acho que o desafio é ainda maior: você precisa dizer o que quer dizer seguindo o padrão que o texto pede, precisa rimar as palavras certas sem perder o sentido. Acho que por isso me encantam tanto.

Apesar disso, e talvez por isso, acho que faltou profundidade nos poemas selecionados nesse livro. Ou talvez seja porque a maioria fala sobre sentimentos românticos ou de afeto do poeta, ou mesmo de coisas frívolas, e eu gosto mais dos textos que falam sobre a vida, sobre as dores e sobre as montanhas-russas.

Fato é que os sonetos de Vinicius de Moraes, ao menos a maioria dos contidos nesse livro em específico, são mais recitáveis do que profundos, e recitá-los, na verdade, torna ainda mais clara a falta de profundidade. As rimas são boas, a escolha de palavras é inteligente, é quase impossível não ler cada um em voz alta só pra ouvir como soam em voz alta (e soam muito bem). Mas, ao fazer isso, você também percebe que essas palavras bonitas raramente dizem alguma coisa.

Na minha experiência, os poemas Poética I e II fizeram valer toda a leitura. Os demais... bom, não é que eu preferia não ter lido, mas ter lido também não me acrescentou em nada.

Magnus 15/03/2023

Gostosinho
Esse Vinicius é um safadinho isso que ele é kkkkk foi muito divertido ver os momentos que esse homem estava com muito T. Dá de ler o horny kk.. Só ler a segunda parte do soneto dos quatro elementos, a da terra, onde há:
"Mas eu que não sou bobo, digo nada...
Ah, é assim...(só penso). Muito bem:
Antes que a terra a coma, como eu"
iiiiiih Vinicius de Moraes seu sem vigonha!

Alguns são mais românticos sim, outros mais sensuais e outros pareciam uma homenagem mesmo.
Meus sonetos favoritos foram: "soneto de fidelidade", "do amor total" (excelentes para dedicar à sua pessoa amada) e o "soneto do gato morto" que achei in-crí-vel.

bia :) 24/03/2023

ótima leitura, muito inspirador e bonito! as poesias de vinicius tocam não só o coração mas, também, a alma! me encantei com vários poemas, alguns que certamente levarei para a vida.

Luiz H. 23/04/2023

"Mas que seja infinito enquanto dure."
Amo-te tanto, meu amor
Não cante o humano com mais verdade
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente

E por te amar assim, muito e amiúde
É que em um dia, em teu corpo, de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude

Obrigado, Vinicius.

NotCrazyLimitedEdition 12/05/2023

Tão tão lindo. Da orgulho de ser brasileiro. Minha cópia foi do meu vô pra mim. Algo precioso. Se tiver chance, leia

Maria 27/05/2023

Nada melhor do que uma boa poesia brasileira
Leitura maravilhosa, Vinicius de Moraes sabe escrever de forma espontânea e muito poética.
Gostei bastante de alguns sonetos específicos que já havia lido. Recomendo, podem ler sem medo!

Isabely126 08/09/2023

Maior amor nem mais estranho existe
Que o meu, que não sossega a coisa amada
E quando a sente alegre, fica triste
E se a vê descontente, dá risada.
E que só fica em paz se lhe resiste
O amado coração, e que se agrada
Mais da eterna aventura em que persiste
Que de uma vida mal-aventurada.
Louco amor meu que quando toca, fere
E quando fere, vibra, mas prefere
Ferir a fenecer ? e vive a esmo
Fiel à sua lei de cada instante
Desassombrado, doido e delirante
Numa paixão de tudo e de si mesmo.

Quando chegares e eu te vir chorando
De tanto te esperar, que te direi ?
E da angústia de amar-te, te esperando
Reencontrada, como te amarei?
Que beijo teu de lágrimas terei
Para esquecer o que vivi lembrando
E que farei da antiga mágoa quando
Não puder te dizer porque chorei ?
Como ocultar a sombra em mim suspensa
Pelo martírio da memória imensa
Que a distância criou ? fria de vida
Imagem tua que eu compus serena
Atenta ao meu apelo e à minha pena
E que quisera nunca mais perdida...

De repente do riso fêz-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fêz-se a espuma
E das mãos espalmadas fêz-se o espanto.
De repente da calma fêz-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fêz-se o pressentimento
E do momento imóvel fêz-se o drama.
De repente, não mais que de repente
Fêz-se de triste o que se fêz amante
E de sozinho o que se fêz contente
Fêz-se do amigo próximo o distante
Fêz-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

São demais os perigos desta vida
Para quem tem paixão, principalmente
Quando uma lua chega de repente
E se deixa no céu, como esquecida.
E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher.
Deve andar perto uma mulher que é feita
De música, luar e sentimento
E que a vida não quer, de tão perfeita.
Uma mulher que é como a própria lua:
Tão linda que só espalha sofrimento
Tão cheia de pudor que vive nua.

Guria dos livros 03/12/2023

Bem que disseram que ele é namorador KKKKK
Eu amei, achei incrível a criatividade do Vinicius de Moraes para criar os sonetos.
Só não dei 5 estrelas porque ao ler alguns fiquei com vergonha KKKK
Quinta série existe em mim para fazer piadas e sentir vergonha com coisas bobas também ?

Rbk.006 12/01/2024

Espontaneidade
Depois de tanto tempo, fora a primeira obra completa que li de Vinícius. Além de ser encantada pela forma que ele escreve, encanta-me também os eu líricos dos sonetos, e as emoções postas em cada um. E como boa parte dele em conjunto poderia ser transformado em romance, já que pode seguir uma 'historinha'. Confesso que não tenho um favorito, e creio que é quase impossível ter, mas sim alguns que acho geniais. Como disse Mannuel Bandeira, Vinícius tem o fôlego dos românticos, a espiritualidade dos simbolistas, a perícia dos parnasianos (sem refutar a sutileza barroca) e a liberdade dos modernos.

JCruz 16/01/2024

Clássicos
Neste livro, diversos sonetos ao longo dos anos de vida de um dos pais da Bossa Nova se fazem presentes. Dentre eles se encontram alguns dos clássicos e mais conhecidos versos de Vinícius de Moraes, que continuam a valer muito a pena.

"De manhã escureço
De dia tardo