O exército de um homem só

O exército de um homem só Moacyr Scliar

Resenhas - O Exército De Um Homem Só

Kalu 17/11/2012

o Capitao idealista
A forma como Scliar narra é muito fascinante. O jeito como ele transcreve a forma de pensar de uma cabeça sonhadora como a de Meyer (que é uma parte dele mesmo- autor). As indas e vindas percorrendo os anos da vida de Meyer, as repetições de trechos de narração encaixados cada vez em novos contextos (da mesma forma como nossa cabeça funciona)... E seu humor irônico! Muito Bom.

Cheguei a pensar que lia a história de um esquizofrênico (ele e seu mundo perfeito), o que me deixou mais instigada. Meyer é o idealista de um mundo só seu, não de uma transformação neste mundo de todos nós.
O ser humano é um universo fantástico!

Doug 09/02/2012

Um sonho utópico
O que se pode aprender com a utopia política do Capitão Birobidjan? Afinal, é saudável sonhar? Quando uma sonho vira utopia? E isso o que o grande escritor gaúcho Moacyr Scliar tenta nos passar com essa impressionante e viciante saga de um sonhador. Não existem palavras que descrevam essa incrível obra do Scliar.

iemai 24/08/2010

Desisti de ler em ebook. Quando cair em mãos, aí sim... :)

Labes 19/06/2009

Instigante. O capitão, afinal, representa uma classe de inúteis sonhadores ou pretende mostrar que, afinal, vale a pena viver em busca de seus ideais?
Parece-me um sussuro da esquerda em 1970, mas mais do que isso: o exército de um homem só pode muito bem ser a crítica do regime soviético ou, quem sabe - e eu acho que até mais - a valorização dos homens que não se encaixam direito no mundo - as passagens em que o capitão descreve sua filha mostram bem isso - porque simplesmente sonham, sem ter vergonha alguma disso.
Manu 11/02/2016minha estante
como faz para escrever uma resenha? Eu não encontro o lugar, neste site, para isso

Thaysss 21/01/2009

Livro com fina ironia!

Acredito que podemos interpretar de duas maneiras:

* como uma crítica não só do socialismo, mas de todas as ideologias que são corrompidas por seus pregadores quando tentam colocá-las na prática;

* deboche dos idealistas que não conseguem colocar o pé na realidade.

*************
Thays
Blog sobre leituras e escritos: http://literaturainformal.zip.net