The giver

The giver Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Flavia 07/06/2020

Perfeito
A única coisa ruim deste livro, é que ele acaba.

Fernanda2477 21/05/2020

A história de "O Doador de Memórias" se passa em uma sociedade distópica, onde tudo é organizado, as pessoas são felizes, não há guerras ou conflitos. As funções desempenhadas pelas pessoas são determinadas por um conselho superior, e quando Jonas, o protagonista, é escolhido para ser o próximo recebedor de memórias, um novo mundo de conhecimentos e sentimentos é revelado a ele. Jonas percebe então que as coisas não são o que aparentam.
A leitura flui rápido, a história é bem trabalhada, mas alguns detalhes a mais poderiam tê-la deixado mais interessante. Desperta alguns questionamentos no leitor e também sentimentos de angústia e curiosidade no final.

Erica 20/05/2020

Um dos meus favoritos
Em uma sociedade controladora, marcada pela mesmice, Jonas, um garoto de apenas 12 anos, recebe uma importante função. Ele será o próximo a receber as memórias, e poderá finalmente conhecer o amor e a felicidade, mas também a dor.

O livro possui uma escrita leve, perfeito para todas as idades. É uma história curtinha, envolvente, do tipo que você pode ler em apenas um dia. Quando li o doador de memórias pela primeira vez há alguns anos, me encantei pela história de Jonas. Mas agora, relendo, percebo o quanto me apeguei ao personagem, sua trajetória tornou-se tão fantástica e especial. Eu com certeza recomendo esse livro.

T 17/05/2020

Surpreendentemente bom !
Comecei a ler acreditando ser um romance leve e sem muitas espectativas, mas me deparei com uma distopia bem construída e uma narrativa fluída e agradável !
Recomendo a todos! É bom relembra o quanto o direito de escolha deve ser valorizado e preservado :)
Aguardando 17/05/2020minha estante
Maravilhoso mesmo! Vontade de ler de novo

T 17/05/2020minha estante
Vou tentar ler os outros dois ainda essa semana :)

Aguardando 17/05/2020minha estante
Quais são os outros 2? Faz tempo q procuro e não acho :(

T 01/01/2021minha estante
São O mensageiro e A escolhida

Aguardando 01/01/2021minha estante
Obrigada!!!

Lizzie 10/05/2020

Doador de Memorias
.Primeiro livro e gostei muito. Uma distopia que em certos aspectos nos lembra como vivemos hoje

naara (@naara.readings) 09/05/2020

Jonas
Gostei muito dessa leitura, fluiu de maneira excelente, gosto quando as distopias ou esses mundos alternativos se mostram mais próximos do que a gente imagina. É uma história tão real que você não consegue não ler mais e mais. Lembro de ter assistido o filme e acho que tem alguns fatos diferentes, mas no mais só quero saber da continuação.

Michelle.Oliveira 08/05/2020

Imagine não ter escolha
Muitooooo bom. Uma distopia com críticas Mara a sociedade. Um livro cheio de aventura e um pouco de loucura

Mila 08/05/2020

Muito rápido, deixa mta coisa sem explicação tb. Mas gostei mt da história.

Jr. 23/04/2020

Mostra uma sociedade onde não existe dor, guerra ou desigualdade, aparentemente um mundo ideal.Mas por outro lado não existe sentimentos como amor, desejo e alegria.
Uma sociedade onde tudo é estritamente controlado pelos anciões, ninguém tem livre arbítrio, e não se inportam com isso.
Em O Doador de Memórias temos o despertar de Jonas ao se tornar Recebedor, aquele quem receberá as memórias do mundo anterior ao conhecido e ficará responsável por guardá-las quando o atual Guardador deixar de exercer sua função. A partir do instante em que ele passa a conhecer outras verdades, começa a questionar se as coisas são realmente certas desse jeito e se só ele tem o poder de mudar o mundo em que vive.

Renata 19/04/2020

Leitura de 2 dias
O livro é bom, principalmente o começo, mas depois de 40% do livro lido ele vai começando a perder o ritmo, não que o livro seja ruim, mas o começo é muito bem desenvolvido e com ritmo, gostaria de ler lido antes, na adolescência, acredito que aproveitaria mais.

Maria12652 18/04/2020

Maravilhoso...
Essa foi uma leitura que poderia ter sido muito mais rápida da qual eu tive, a narrativa no começo não me prendeu muito, mas a partir de quando o Jonas é escolhido para ser o novo recebedor de memórias, a história fica de fato mais interessante. Eles vivem numa realidade distópica, em uma cidade perfeita que tudo é controlado e eles não têm liberdade de escolhas, em compensação não existe racismo, diferenças de classes, guerras e fome porém é tudo comandado e dirigido pelo governo, eles não sabem como eram as civilizações antigamente, eles não conhecem cores, clima, estações do ano, não conhecem nada sobre como era o mundo antes. Nós acompanhamos a história do Jonas que é uma pessoa especial porque ele tem o dom de ver além, então ele tem relapsos de ver cores e a partir daí quando tem a cerimônia de escolha que é quando é escolhida as profissões dos jovens, o Jonas é nomeado o recebedor das memórias do passado, e quando ele começa o seu treinamento e a receber as memórias, primeiramente vem as felizes e a partir daí vem as memórias dolorosas, memórias de fome de guerra e afins. O livro é sim cativante a partir de um certo ponto e me conquistou, eu confesso que gostaria que ele fosse maior porque eu acho que tem pontos que poderiam ter sido muito mais explorados, eu gostava muito de ver o Jonas descobrindo coisas novas, mas é de fato um livro incrível, traz uma perspectiva maravilhosa do que poderia ser um um mundo perfeito só que obviamente com muitos problemas, nenhum deles tem sentimento, eles desconhecem o amor, eu mesma tentei e tentei, mas durante o livro não conseguia imaginar totalmente o mundo preto e branco que era como eles viviam, um mundo sem amor e sem sentimentos. O filme eu também assisti e confesso que foi uma experiência muito diferente, tem muitas coisas que mudaram, mas acho que foi sim tudo muito necessário por ser um filme, mas confesso que aconteceu algo raro que é eu ter me apegado mais ao filme do que ao livro, acho sim o livro maravilhoso, traz uma perspectiva nova e é muito muito mais amplo só que o livro não me emocionou como o filme. A relação do Jonas com o Gabriel também é maravilho e o final deles é em aberto, então estou já me preparando para dar continuidade a essa história com o segundo livro. Amei a experiência e super recomendo!!

Lannah 26/03/2020

Superou minhas expectativas. Deixei ele de lado por anos pois quando comprei ainda era muito nova pra entender e achei a leitura monótona. Não vou negar que realmente o início é meio parado mas depois de algumas páginas se torna um livro que te prende e te ajuda a perceber a importância das coisas simples.